Juniores: Sporting 1 - Nacional 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Nacional da Madeira e venceu por 1-0, com um golo de Yannick Pupo.

Numa tarde agradável e com muito público a assistir, destaque para as presenças de Bruno Pereirinha, dos juniores Adrien Silva, Marco Lança, Tiago Pinto, Tiago Pedrosa e Bruno Matias, de vários juvenis e iniciados, de Jean-Paul, Pedro Mil Homens, Carlos Bruno e do ex-técnico adjunto de Boloni, Rolão Preto.

Quanto à equipa do Nacional, destaque para o treinador Jokanovic e para um casal de adeptos que trouxeram uma corneta e um par de chocalhos. Fizeram uma chinfrineira descomunal durante toda a partida, mas pelo menos não trouxeram as sirenes… :?

O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito; Daniel Carriço e Jorge Abreu foram a dupla de centrais e Vasco Campos jogou a defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por André Santos a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Yannick Pupo sobre o lado direito, ficando o ataque entregue a Alison na esquerda, Sebastião Nogueira na direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, os defesas Rui Figueiredo e David Santos, o médio Rui Lopes e os avançados Vivaldo Arrais, Marco Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Setúbal.

André Pires a cumprimentar Adrien Silva, a recuperar da lesão sofrida na passada semana.

Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, João Gonçalves, Jorge Abreu, André Santos, Sebastião Nogueira, Vasco Campos, Ricardo Nogueira, Yannick Pupo, Alison e André Pires.

Resumo da 1ª parte:

O primeiro sinal de perigo veio logo no minuto inicial, através de um remate de Vasco Campos, de meia distância, que saiu por cima da baliza. O Sporting procurou o golo desde muito cedo e, aos 7 minutos, André Pires desmarcou Yannick Pupo e este entrou na área pelo lado direito e cruzou rasteiro com perigo. Infelizmente, ninguém acorreu ao cruzamento e a bola perdeu-se. Depois o jogo passou por alguns minutos de apatia em que o jogo parecia não estar muito definido, com o Nacional a tentar contrariar o ímpeto inicial do SCP. Pouco a pouco, a equipa leonina começou a instalar-se no meio campo adversário. Aos 18 minutos, Sebastião Nogueira teve um cabeceamento ao lado. O Sporting insistia e, apesar da boa oposição do Nacional, acabou por inaugurar o marcador aos 24 minutos. Sebastião Nogueira serviu Yannick Pupo à entrada da área e este rematou cruzado, forte e colocado, fazendo o 1-0.

O Sporting não tirou o pé do acelerador e, ao minuto 32, Vasco Campos fez um cruzamento perigoso do lado esquerdo com Ricardo Nogueira a falhar a emenda. Depois foi Alison que rematou ao lado, aos 36 minutos e, no minuto seguinte, Sebastião Nogueira teve uma boa iniciativa pelo lado esquerdo, cruzando a bola para a área mas ninguém respondeu à chamada. A cinco minutos do intervalo, Alison cruzou da direita e Sebastião Nogueira recebeu bem a bola mas desequilibrou-se no momento do remate e a bola saiu fraca. O mesmo aconteceu dois minutos depois, com uma boa jogada de entendimento entre Sebastião Nogueira e André Pires, com mais uma bola cruzada para a área mas sem ser aproveitada. No último minuto da 1ª parte, o Nacional fez o 1º remate digno desse nome, de meia distância. Rui Patrício, até então pouco em jogo, respondeu com boa defesa, mostrando que os bons guarda-redes são aqueles que dizem “presente” quando é preciso.

Resumo da 2ª parte:

A 2ª parte começou sem grandes alterações no ritmo do jogo. Surpreendentemente, aos 54 minutos, Sebastião Nogueira (que estava a ser dos melhores em campo) foi substituído por Marco Matias que foi jogar para a ala esquerda, passando Alison para a direita. Aos 58 minutos, Yannick Pupo bateu um canto do lado esquerdo e João Gonçalves cabeceou por cima. À passagem do quarto de hora, o SCP provocou algum perigo, primeiro com um bom cruzamento de João Gonçalves da direita e, logo a seguir, com uma jogada individual de Marco Matias com o remate a sair por cima. Aos 65 minutos, uma contrariedade. Daniel Carriço levou uma pancada no joelho e ficou a coxear. Acabou por ser substituído por David Santos, que foi ocupar o mesmo lugar, passando a braçadeira de capitão para João Gonçalves.

Aos 67 minutos, Yannick Pupo cruzou para a área e Ricardo Nogueira rematou à figura. No minuto seguinte, Alison saiu e entrou Vivaldo Arrais para a ala direita. Ao minuto 70, pontapé na monotonia. Yannick Pupo arrancou uma boa jogada individual, avançou em progressão no terreno, entrou na área e rematou à trave. A partir deste momento, o SCP caiu um pouco de rendimento e o Nacional aproveitou para subir no terreno, tentando chegar a um eventual empate. O Sporting apostava agora em contra-ataques esporádicos, com André Pires e Vasco Campos a arriscarem o remate, mas sem sucesso. Aos 82 minutos, Marco Matias rematou mas o guarda-redes defendeu para canto. Os últimos minutos foram de algum sufoco para a defesa leonina, com o Nacional a bombear bolas para a área. Contudo, a defesa aguentou-se bem. No último minuto, destaque para um cruzamento perigoso com Jorge Abreu a falhar o remate.

João Gonçalves, André Pires, Marco Matias, Vivaldo Arrais, Yannick Pupo e André Santos, cumprimentando o público presente.

Vitória justa mas sofrida do Sporting por 1-0.

Na próxima jornada, no dia 10 de Março, o Sporting desloca-se a Oeiras.

Trio de arbitragem – Fez um mau trabalho, sobretudo do ponto de vista técnico. Deixou passar em claro muitas faltas cometidas sobre os jogadores leoninos e permitiu o jogo duro dos madeirenses.

Nacional – Equipa muito combativa mas que joga de forma muito atabalhoada. Bateram-se bem, sobretudo a nível da defesa e meio campo, mas o ataque foi inócuo.

Sporting – Fez uma primeira parte razoável mas caiu de rendimento no 2º tempo. Entrámos com uma atitude pressionante, em busca do golo, mas não soubemos “matar” o jogo na 2ª parte.

Rui Patrício – Mais um jogo em que teve pouco ou nenhum trabalho. Respondeu com uma boa intervenção no único remate perigoso do Nacional.

João Gonçalves – É um jogador inteligente, o que lhe permite adaptar-se a uma posição que lhe é estranha. Esteve em bom plano, realizando muitas subidas e combinações, já que a defender teve pouco trabalho. Foi dos que mais tentou levar a equipa para a frente, quando era necessário segurar a vitória. :slight_smile:

Daniel Carriço – Numa tarde de pouco trabalho, esteve regular. Acabou por ser penalizado por uma entrada violenta, que obrigou à sua substituição.

Jorge Abreu – Teve uma tarde relativamente tranquila dada a inoperância do ataque adversário. Esteve seguro nas suas acções, subindo uns furos de produção relativamente ao jogo anterior.

Vasco Campos – Cheio de energia no primeiro tempo, subindo muitas vezes pelo seu flanco, foi autor de alguns cruzamentos e remates. Na segunda parte teve mais trabalho do ponto de vista defensivo, o que lhe causou algumas dificuldades, falhando alguns passes.

André Santos – Jogando mais uma vez adaptado a trinco, foi ainda assim importante nas transições defesa-ataque. Recuperou muitas bolas e iniciou várias jogadas de ataque. Tem boa capacidade de passe e visão de jogo.

Yannick Pupo – O MVP!! =D> =D> Começa finalmente a mostrar sinais de evolução para uma maior consistência exibicional. Esteve bem ao longo dos 90 minutos, não “desaparecendo” do jogo. Mostrou-se importante na arrumação do meio campo e na construção de jogadas de ataque, fazendo bom uso da sua qualidade técnica. Marcou o único golo leonino com um bom remate e ainda mandou uma bola à trave, depois de jogada individual.

André Pires – O “carregador de piano” do costume, trabalhando muito na recuperação da bola e compensando defensivamente, sempre que necessário. No segundo tempo, caiu um pouco de rendimento, mantendo o empenho e entrega para garantir a vitória.

Sebastião Nogueira – Foi uma das unidades mais desequilibradoras e interventivas na manobra ofensiva da equipa. Teve muitas iniciativas pelos flancos, com cruzamentos perigosos, em que revelou a sua apurada técnica e velocidade. :slight_smile:

Alison – Exibição esforçada e um pouco mais objectiva que em jogos anteriores. Destacou-se por um par de bons cruzamentos e remates. Continua a revelar lentidão na hora de soltar a bola.

Ricardo Nogueira – Passou um pouco ao lado do jogo, embora tenha trabalhado e se esforçado muito como é seu timbre. Revelou pouco poder de fogo e inspiração na hora de finalizar.

Marco Matias – Entrou bem no jogo, com um par de boas iniciativas pelo flanco esquerdo. Cruzou e rematou sempre que teve hipótese. É veloz e joga de olhos postos na baliza.

David Santos – Controlou a sua área de jurisdição, sem grandes problemas, numa altura em que o Nacional atacava mais.

Vivaldo Arrais – Revelou o seu carácter irrequieto, fazendo bons passes e desmarcações. Todavia, a sua compleição física penaliza-o perante o jogo duro do adversário.

Obrigado pelo excelente trabalho mais uma vez.Pelo menos os j´nuiores nao nos desiludem.
Pena o A.Cacito e o Br.Matias nao estarem a evoluir da maneira que se previa há uns poucos aninhos…

Se não jogam, não podem evoluir…

Parabens pelo excelente trabalho…mais um vez!!!

Sabes se a lesão do Carriço foi grave?

Pois… ainda não tenho a certeza da gravidade da lesão. Foi uma pancada forte no joelho e ele saiu a coxear. Temos que aguardar.

Hoje pela primeira vez tambem fui ver os juniores.
Fora de campo destaque para a familia Pupo que estava ao meu lado e festejou exuberantemente o golo, para o chocalho dos madeirenses, e para o adepto Sportinguista inconformado com o trio de arbitragem mas mais com o fiscal de linha que era calvo: “haviam-te de nascer 3 olhos nessa careca ó boi, para ver se abres a pestana, só vês para um lado”, algo do género. Risada geral.

Trio de arbitragem – Não sei como costumam ser os jogos mas esta foi vergonhosa, o senhor arbirto tinha a mania que era o maior da sua rua, nada fez para proteger os jogadores e caía em todas as fitas do lateral esquerdo do Nacional. Muito mal nos critérios.

Sporting – No geral fiquei com a ideia de que somos possantes na condição física, mas parece-me haver alguma anarquia táctica. Tecnicamente temos bons executantes e em velocidade e leitura de jogo pareceu-me uma equipa bastante desenvolvida.

Rui Patrício – Acho que suei mais que ele.

João Gonçalves – Para mim reparte o prémio com Pupo, foi o segundo melhor em campo. Dizem que é médio, mas a lateral limpou tudo e iniciou bastantes jogadas. Muito bom toque de bola. Como o Ricardo já disse: “muito inteligente” e é mesmo. Gostei muito dele!

Daniel Carriço – Foi com grande expectativa que o observei. Ultrapassou-as todas. Capitão? Aquilo é um General!!!

Jorge Abreu – Pareceu-me um jogador certinho mas nada do outro mundo.

Vasco Campos – Discreto. Bons cruzamentos mas não me encheu o olho…

André Santos – Gostei muito deste rapaz. Chamam-lhe Pini? Muito enérgico e sempre disposto a receber o passe e a soltar rápido. Gostei especialmente da sua habilidade em roubar a bola aos adversários com muita naturalidade. Parecia fácil.

Yannick Pupo – O MVP!! Para mim tambem foi o melhor em campo. Devo dizer que após o Ricardo ter dito num comentário dito que este e Ronny foram fiascos, fui com má imagem dele para alcochete, mas cedo começei a perceber que me tinha enganado. Não sei se joga sempre assim mas hoje esteve em todo o lado, a 10, a extremo, a ajudar na média-defensiva. Tem um jeito meio molengão, vê-se a deambular pelo terreno algumas vezes. mas o que interessa é que esteja no sito certo na hora H, e assim acontece. Gostei bastante dos seus pormenoes e mudanças de velocidade pela linha, não tem grandes fintas mas soube guardar a bola e soltar sempre correctamente.
Marcou o golo num remate cruzado e colocado e ainda rachou os rins a dois defesas na área disferindo um remate á trave. A sua familia (creio) estava radiante!
A andar lembra-me o Duscher e em jogo lembra-me o Deco. Muito bons pézinhos e muito boa técnica. A qualidade de passe é fenomenal e a calma e leitura de jogo tambem. Espero que se mantenha a bom nível!

André Pires – Juntamente com o outro André montaram um belo meio campo de combate. Tinha curiosidade neste e não saí desiludido com ele, muito batalhador, incansável. Muito prático na abordagem aos lances e sempre lúcido do que tinha de ser feito.

Sebastião Nogueira – Mal o vi a correr velozmente com a bola lembrei-me de J.V.Pinto ou Messi. Não pára quieto nos flancos e juntamente com Alison foram os malabaristas de serviço. O que me preocupa mais nele é a compleição física, não sei se assim vingará. “Seba” de seu nome de balneário, foi uma agradável surpresa para mim! Acabou queimado pelas fitas do lateral que foram atendidas pelo arbitro com um amarelo e foi susbtituido.

Alison – Ronaldinho Gaucho misturado com Varela, creio que tem futuro. Tem boa finta, rapidez de execução das mesmas, mas claro: como mago que é agarra-se muito à cartola. Pelo que vi hoje não posso queixar-me, devo até dizer que nos falz falta um deste nos seniores para quebrar uns rins. Mas o Ricardo diz que ele é meio “fussão”. Algo a rever então!

Ricardo Nogueira – Não gostei dele, mas a posição é ingrata. Talvez seja um finalizador nato dentro da área mas hoje do que vi não me convenceu minimamente. Parece-me que é geral a falta de jeito das mães portuguesas em fabricar pontas de lança!

Marco Matias – De destaque teve uma boa jogada pela esquerda após paragem de peito perfeita, que daria em grande golo não fosse o corte do defesa. Como o Ricardo já disse: “Entrou bem no jogo, com um par de boas iniciativas pelo flanco esquerdo. É veloz e joga de olhos postos na baliza.”

David Santos – Central tranquilo, meio invísivel até. Teve um corte excepcional “á Polga” num lance em que um jogador do Nacional se poderia isolar.

Vivaldo Arrais – Sinceramente eu já vi jogadores franzinos e magrinhos mas este exagera! As pernas dele parecem dois palitos, literalmente. Não dava nada por ele devo dizer, mas mal vi o toque de bola calei-me logo. Bom jogador!

Mais uma derrota com o Sporting destas vacas loucas do Nacional. Incha!

Obrigado pela informação. Coração e Majestade. :arrow:

Só 1-0 :twisted: ?

Sim senhora Majestade quanto mais opinioes se le,melhor!

Majestade, obrigado pelo teu contributo, porque é sempre bom haver mais opiniões e perspectivas sobre os miúdos. Não me surpreende que tenhas gostado do Daniel Carriço, do João Gonçalves e do André Pires. Não é difícil gostar deles. Só alguns comentários/achegas:

Trio de arbitragem – Não sei como costumam ser os jogos mas esta foi vergonhosa, (...)

Tirando raras excepções, a qualidade das arbitragens nos jogos de juniores deixa muito a desejar.

Sporting – No geral fiquei com a ideia de que somos possantes na condição física, mas parece-me haver alguma anarquia táctica.

O que se passa é que estamos a jogar com dois laterais adaptados e um trinco adaptado. As rotinas colectivas ressentem-se, como é evidente.

Yannick Pupo – [b]O MVP!![/b] Para mim tambem foi o melhor em campo. Devo dizer que após o Ricardo ter dito num comentário dito que este e Ronny foram fiascos, fui com má imagem dele para alcochete, mas cedo começei a perceber que me tinha enganado. (...)

Cuidado com as leituras rápidas e na diagonal. Não disse que o Pupo era um fiasco. O que eu disse foi:

- O ano passado, num processo semelhante, vieram Ronny e Pupo. Se o primeiro começa agora a mostrar o seu real valor :sick: , o segundo é de tal maneira irregular nas suas exibições que ainda não me conveceu se está ali reforço para a equipa principal (...)

O Pupo mostrou até agora uma grande irregularidade exibicional, o que também acontecia devido a jogar apenas uns bocadinhos nas segundas partes, quando saía do banco de suplentes. Nos últimos dois meses tem jogado mais minutos (e mais vezes a titular) e tem evoluído na sua consistência de jogo. Ontem fez a sua melhor exibição desde que cá chegou (e já vi 17 jogos dos juniores esta época). Por conseguinte, ainda tenho esperança que o Pupo se torne um verdadeiro reforço.

Sim o que quis dizer é que baseado nesse teu comment e nas análises aos seus jogos, fui para lá sem “nenhuma” esperança nele, do género “ah ok vamos lá então mas é ver se o Alison e o Carriço são as pérolas o que dizem” nem me lembrava do Pupo. Mas eu adorei o estilo de jogo dele, é possível manter-se? Só outra questão: ele é de que posição-raiz mesmo?

compreendo a situação dos laterais, mas o Tiago Pinto e o lateral direito de raiz estão lesionados? E outra coisa: O meio campo pelo que posso concluir é onde temos melhores jogadores: André Pires, João Gonçalves, Adrien Silva, João Martins, André Santos… Pelo que leio das tuas análises e noutros blogs qualquer um tem futuro. Mas eu queria um olho mais selectivo nisso. Qual terá mesmo “A” chance?

Muito obrigado a “ambos os dois” pelo excelente momento. :wink:

Confesso que tenho enorme esperança no Pupo. Era bom que conseguisse evoluir da forma que todos nós desejamos para poder ser um elemento futuro importante, na equipa principal. Daí que costume fazer algumas perguntas sobre ele, ao Ricardo.

Boa vitória e o bichinho sempre presente. Se eu mora-se em Lisboa ou perto, tenho ideia de que seria sempre companheiro do Ricardo nestas lides. :wink:

eu pensei foi que a Academia fosse mais perto. Fiz quase 100 km ontem, a brincar a brincar…

quais sao os extremos dos nossos juniores com mais hipoteses de chega aos seniores?

na minha opinião e pela lógica será o Alison. Tem mais “caparro” e finta.

Amigos meus que moram no Brasil disseram me quando vieram o Ronny e o Pupo que o Ronny era um pé torto e o Pupo um génio do futebol

eu pensei foi que a Academia fosse mais perto. Fiz quase 100 km ontem, a brincar a brincar....

Já lá estive algumas vezes e por isso aquele bichinho. Até já lá almocei e tudo e aquilo é de uma qualidade enorme. Ainda foi na era do Boloni e quando lá cheguei, numa manhã estávamos a vencer o Porto e ainda tirei uma foto ao Zezinando que estava a aquecer. Nunca mais esquecerei esse dia. :wink:

A andar lembra-me o Duscher e em jogo lembra-me o Deco.

Quando vi jogar o Pupo foi exactamente o Deco o jogador que ele me fez lembrar em termo de estilo de jogo (técnica e passe), e em termos de características físicas. Mas para conseguir chegar ao nível do Deco vai ter que comer muita batatinha…

Mas eu adorei o estilo de jogo dele, é possível manter-se? Só outra questão: ele é de que posição-raiz mesmo?

Majestade, como queres que eu saiba se o estilo de jogo dele se pode manter? Acaso sou adivinho? Quanto à posição de raíz do Pupo, sempre ouvi referirem-se a ele como médio, suponho que organizador, tanto mais que ele assume sempre esse papel.

(...) compreendo a situação dos laterais, mas o Tiago Pinto e o lateral direito de raiz estão lesionados?

O lateral direito de raíz é o Vasco Campos, que tem jogado a lateral esquerdo. O Tiago Pinto está lesionado e ainda não está apto. Então passaram o Vasco Campos para a esquerda e adaptaram o João Gonçalves a defesa direito, apesar de haver outra opção no plantel para esse lugar.

E outra coisa: O meio campo pelo que posso concluir é onde temos melhores jogadores: André Pires, João Gonçalves, Adrien Silva, João Martins, André Santos... Pelo que leio das tuas análises e noutros blogs qualquer um tem futuro. Mas eu queria um olho mais selectivo nisso. Qual terá mesmo "A" chance?

Adrien Silva. Os outros também a poderão ter mas o Adrien parece-me ser mais que evidente.