Juniores: Setúbal 1 - Sporting 1 (Crónica)

A deslocação era curta e lá fomos até Setúbal para assistir a mais um encontro dos nossos juniores. O jogo desenrolou-se no complexo desportivo do Vitória, num terreno relvado de dimensões reduzidas e sem bancadas, pelo que tivemos que assistir ao jogo de pé. Foram muitas as pessoas que assistiram ao encontro, numa tarde de céu pouco nublado e algum vento. As condições de trabalho não eram as melhores mas cá estamos para vos narrar os acontecimentos.

Registámos as presenças de José Manuel Torcato e dos juniores não convocados Marco Lança, João Gonçalves e Tiago Jorge. Do lado do Setúbal, vimos Quinito e Carlos Cardoso. Destaque também para o guarda-redes do Setúbal, Moretto de seu nome, irmão mais novo do homónimo que joga no Benfica. Quem também esteve a assistir à partida foi um emissário do Chelsea.

A nossa equipa durante o aquecimento.

Ontem o Sporting registou algumas mudanças no onze inicial. Daniel Carriço e Fábio Paim ficaram de fora, tendo os seus lugares sido ocupados por Simão Coutinho e Sebastião Nogueira. O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Simão Coutinho e Paulo Renato como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão) a trinco, Pedro Celestino sobre a esquerda e João Martins sobre a direita. A linha da frente foi composta por David Caiado na esquerda, Diogo Tavares no meio e Sebastião Nogueira na direita. O banco do Sporting apresentou o guarda-redes juvenil André Marques, os defesas Tiago Pires, Daniel Carriço e Vasco Campos, o médio Bruno Pereirinha e os avançados Tomané e Fábio Paim. O trio de arbitragem veio de Évora.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Pedro Celestino, Simão Coutinho, Diogo Tavares, Paulo Renato, Zezinando e Rui Patrício; João Martins, Tiago Pinto, David Caiado, André Nogueira e Sebastião Nogueira.

Pontapé de saída do jogo.

O jogo iniciou-se com o Setúbal a querer tomar rapidamente o domínio da partida, beneficiando da pequena dimensão do campo, que prejudicou o estilo de jogo do Sporting. A equipa leonina tentou reagir a essa pressão inicial, equilibrando a partida mas a luta a meio campo era o aspecto predominante. Apenas aos 11 minutos, o Sporting conseguiu rematar à baliza, por intermédio de João Martins que recebeu a bola, após passe de calcanhar de Diogo Tavares, mas Moretto defendeu. O jogo não estava a ser bonito nem bem disputado, dado que a bola andava muito pelo ar e longe das balizas. O Setúbal usou e abusou de alguma dureza na disputa dos lances, que o trio de arbitragem não sancionou devidamente, ao longo de todo o jogo. Aos 21 minutos, David Caiado sofreu uma entrada mais dura e merecedora de cartão amarelo, que o árbitro optou por não mostrar. No minuto seguinte registou-se a ocasião mais perigosa do jogo. David Caiado bateu um canto do lado esquerdo, com a bola a atravessar a pequena área sem que ninguém a tocasse.

Por esta altura, o Vitória dominava territorialmente mas sem provocar grande perigo. As faltas ao contrário eram a tónica do trio de arbitragem, o que contribuiu para o enervamento dos nossos jogadores. À passagem da meia hora, houve duas ocasiões de golo mas Diogo Tavares rematou à figura e Tiago Pinto, na cobrança de um livre directo, rematou por cima. Aos 39 minutos, o Setúbal teve a sua oportunidade mais flagrante, com um dos avançados a isolar-se mas Rui Patrício, com uma boa saída, fez a mancha e defendeu para canto.

O nosso guarda-redes também merece destaque, ei-lo incentivando os seus companheiros.

Ao minuto 42, o SCP inaugurou o marcador. Após um cruzamento para a área e alguma disputa da bola pelo ar, Diogo Tavares ficou isolado perante Moretto e rematou para o fundo das redes. Estava feito o 0-1. Até ao intervalo destaque para um remate de David Caiado ao lado.

Na segunda parte, o Vitória tornou a entrar mais forte e a prova disso é que empatou o jogo aos 51 minutos. De um cruzamento da esquerda, Rui Patrício defendeu com uma palmada e a bola ficou à mercê de um vitoriano, isolado e sem marcação, que só teve que a empurrar para o fundo da baliza. Estava feito o 1-1. O SCP tentou reagir de pronto, aproveitando igualmente a quebra física dos jogadores do Vitória. Tiago Pinto, em novo livre directo, rematou ao lado da baliza.

Como se não bastassem as faltas ao contrário e a permissividade para com a dureza dos setubalenses, o árbitro encarregou-se de admoestar os jogadores do SCP, em várias ocasiões. Ao minuto 57, André Nogueira viu cartão amarelo por empurrar um adversário, ao tentar que este despachasse um lançamento. O mesmo André Nogueira viria a sair lesionado um pouco mais tarde, dando o seu lugar a Vasco Campos. Aos 65 minutos, João Martins bateu um livre e Simão Coutinho cabeceou ao lado. Na jogada imediata, o Setúbal rematou por cima. Ao minuto 70, mais um remate sadino dentro da nossa grande área a que Rui Patrício respondeu, defendendo com os pés. De seguida, saiu Sebastião Nogueira entrando Bruno Pereirinha. Não concordámos com a saída do pequeno extremo-direito, dado que estava a fazer uma boa exibição.

Aos 75 minutos, Pedro Celestino rematou por cima. Na jogada seguinte, ataque do Vitória com nova defesa de Rui Patrício. Pouco depois, a última alteração do Sporting com a saída de Diogo Tavares e a entrada de Tomané. Mais uma vez, consideramos que Luís Martins foi pouco ousado nas substituições, limitando-se a trocar um ponta de lança por outro numa altura crucial da partida, em que ainda havia tempo suficiente para marcar o golo que nos daria a vitória. Na jogada imediata Bruno Pereirinha foi travado em falta na área sadina, ficando um penalty por assinalar. O defesa sadino, derrubou Pereirinha, prendendo-lhe as pernas! Os nervos dos jogadores leoninos aumentavam e João Martins, sempre inconformado, rematou de longe mas ao lado.

Até ao final da partida houve tempo para mais manifestações de incompetência por parte do árbitro. Mostrou cartão amarelo a Bruno Pereirinha por mão na bola, quando esta tinha sido rematada à queima-roupa por um adversário. Num lance de ataque do SCP, Moretto defendeu um remate de longe, não agarrando a bola. Tomané foi mais rápido, chegou primeiro e rematou contra a cabeça do guardião brasileiro. Levou cartão amarelo, porque o árbitro considerou que Moretto tinha a bola em seu poder. Os sadinos pediam cartão vermelho. Não o mostrou a Tomané mas mostrou-o directo a Zezinando, por uma entrada mais dura a meio campo, que talvez justificasse apenas o cartão amarelo. Isto numa fase em que o Sporting tentava o tudo por tudo, com Tomané, Bruno Pereirinha, David Caiado e João Martins a evidenciarem-se na busca do golo.

O jogo terminou empatado a uma bola, resultado que consideramos justo, tendo em conta o que foi produzido por ambas as equipas.

Apreciações:

Trio de Arbitragem – Péssimo. Quer no campo técnico, quer no disciplinar, deixou-se influenciar pelo ambiente em torno do campo, prejudicando quase sempre o Sporting. :twisted:

Vitória FC – Equipa muito combativa mas pouco produtiva do ponto de vista ofensivo. O guarda-redes e o meio campo foram os sectores mais fortes.

Sporting – Mais uma vez, não jogámos bem. Sobretudo do ponto de vista ofensivo, a equipa está a produzir pouco.

Rui Patrício – Foi um dos melhores em campo, num jogo em que teve muito trabalho. Revelou-se sempre seguro, com um par de boas intervenções e controlando os lances aéreos. No lance do golo, pouco mais podia ter feito. :slight_smile:

André Nogueira – Esteve uns furos abaixo do que é habitual. A pressão adversária impediu-o de subir tantas vezes como gosta. Deixou-se contagiar pelo nervosismo criado pelo ambiente.

Paulo Renato – Fez um jogo regular. Se por um lado foram muitos os lances de perigo que cortou, por outro continua um pouco precipitado com a bola nos pés, manifestando dificuldades ao nível do passe.

Simão Coutinho – Uns furos acima do seu companheiro de sector, resolvendo sempre com mais eficácia e segurança.

Tiago Pinto – Fez um jogo positivo, atacando e rematando sempre que possível.

Zezinando – Um jogo talhado para as suas características, com muita luta a meio campo. Nem sempre clarividente, também não deslustrou. Foi expulso quase no final, talvez injustamente.

Pedro Celestino – Fez uma boa exibição, procurando sempre levar a equipa para a frente e rematando sempre que teve oportunidade.

João Martins – O MVP!! =D> =D> Claramente o jogador mais inconformado e lutador do meio campo leonino. Construiu jogo, rematou e foi dos que mais tentou remar contra a maré.

Sebastião Nogueira – Uma das melhores exibições de ontem. Muito combativo e rápido, participou em muitos dos lances do ataque leonino, procurando sempre cruzar para a área e assistir os companheiros. Muito bem! :smiley:

Diogo Tavares – Esteve pouco em jogo, dado que não foram muitas as vezes em que foi servido em condições pelos restantes companheiros do ataque. Marcou o golo leonino.

David Caiado – Foi um dos jogadores mais prejudicados pelas reduzidas dimensões do campo, uma vez que precisa espaço para correr e fazer diagonais. Embora se tenha esforçado bastante, este aspecto condicionou muito a sua exibição tendo, por isso, passado praticamente ao lado do jogo.

Vasco Campos – Entrou a frio, devido à inesperada lesão de André Nogueira. Mais uma vez, não conseguiu dar conta do recado, mostrando muitas dificuldades em travar e marcar convenientemente o seu opositor directo, algo que temos vindo a constatar praticamente em todos os jogos em que actua.

Bruno Pereirinha – Mais uma vez, entrou muito bem no jogo. Sempre rápido e objectivo, foi um dos elementos mais desequilibradores na última fase da partida. A sua velocidade, aliada à grande qualidade técnica é desconcertante. :slight_smile:

Tomané – Entrou igualmente bem na partida, num regresso que se saúda após longo período de ausência por lesão. Tentou dar sempre o melhor rumo aos lances em que se envolveu e consideramos que devia ter entrado em campo mais cedo, tendo em conta o resultado que o marcador registava e a nossa pouca produtividade ofensiva.

=D> =D> =D>

Mais uma vez, os parabéns e o obrigado sincero! Que gosto! Abraço.

tambem agradeco mais uma vez pelo trabalho (muito bem) feito.
gostei que o paim e o carrico tivessem ficado no banco num dia onde la estava um emissario do chelsea…hehe nao viu dois futuros craques.

gostei que o paim e o carrico tivessem ficado no banco num dia onde la estava um emissario do chelsea...hehe nao viu dois futuros craques.

Pensei o mesmo no final da partida. O gajo foi lá e acabou por assistir a um jogo de futebol muito mal jogado.

Quem também esteve a assistir à partida foi um emissário do Chelsea. ... Daniel Carriço e Fábio Paim ficaram de fora, ...

hmmmm! 8)

Obrigado outra vez! :slight_smile:

[quote=“Coração de Leão”]Apreciações:

Sporting – Mais uma vez, não jogámos bem. Sobretudo do ponto de vista ofensivo, a equipa está a produzir pouco.

David Caiado – Foi um dos jogadores mais prejudicados pelas reduzidas dimensões do campo, uma vez que precisa espaço para correr e fazer diagonais. Embora se tenha esforçado bastante, este aspecto condicionou muito a sua exibição tendo, por isso, passado praticamente ao lado do jogo.

Bruno Pereirinha – Mais uma vez, entrou muito bem no jogo. Sempre rápido e objectivo, foi um dos elementos mais desequilibradores na última fase da partida. A sua velocidade, aliada à grande qualidade técnica é desconcertante. :slight_smile:

Estou ansioso por ver ambos no plantel principal. Presumo que o sobrinho do Futre é mais Nº8 do que outra coisa?

O Caiado no computo geral é melhor que o Paim e o Alison?

Quando é que correm com o Luis Martins e o Justino? Pelo pouco que tenho visto esta equipa de juniores tem mais talento que a do ano passado mas o Luis Martins não é nenhum Paulo Bento.

André

Presumo que o sobrinho do Futre é mais Nº8 do que outra coisa?

Desculpa lá, mas estás a referir-te a quem?

O Caiado no computo geral é melhor que o Paim e o Alison?

Em termos de objectividade e pragmatismo, sim.

Quando é que correm com o Luis Martins e o Justino? Pelo pouco que tenho visto esta equipa de juniores tem mais talento que a do ano passado mas o Luis Martins não é nenhum Paulo Bento.

Este plantel de juniores é claramente superior ao da época passada. Só que a qualidade de jogo era superior quando estavam sob o comando do Paulo Bento.

[quote=“Coração de Leão”]

Presumo que o sobrinho do Futre é mais Nº8 do que outra coisa?

Desculpa lá, mas estás a referir-te a quem?

Não estou a falar do Artur Futre. Mas sim do Bruno Pereirinha.

André

Eu também não estava a falar do Artur Futre. Além disso, no Sporting, que eu me lembre, só está o Cláudio Futre.

Não tenho a indicação de que o Bruno Pereirinha seja sobrinho do Futre. Nunca ouvi falar em tal coisa.

Muito boa reportagem! =D> =D> =D>

Nas tuas crónicas tens destacado sempre o Zezinando e o Carriço… como os descreves como jogadores? Que qualidades/defeitos destacas ? Achas que têm nível para o plantel principal?

Outra questão que te gostava de colocar… Porque achas as escolas do Sporting são pródigas a formar extremos e não são tão boas a formar outro tipo de jogadores? Lembras-te de algum g.r. ou avançado centro formado nos últimos 10 anos no Sporting que tenha nível de selecção?

(...) o Zezinando e o Carriço... como os descreves como jogadores? Que qualidades/defeitos destacas ? Achas que têm nível para o plantel principal?

O Zezinando é um trinco muito completo que, quando está em forma, é o autêntico motor do meio campo. Forte fisicamente, sabe sair com a bola controlada e destrói e constrói jogo com a mesma qualidade. Há quem o ache baixo mas penso que isso não será obstáculo para a sua afirmação. O Daniel Carriço é um defesa central que já é excelente mas que poderá atingir patamares muito altos. É forte no jogo aéreo, forte na marcação homem a homem e sabe sair da defesa com a bola controlada. Também marca uns golos de vez em quando. Se juntarmos a isso uma enorme garra e espírito de liderança… bom, um dia vocês verão com os vossos olhos! Com isto que escrevi já percebeste que, em minha opinião, têm nível para integrar o plantel principal. E não será para ficarem no banco…

Porque achas as escolas do Sporting são pródigas a formar extremos e não são tão boas a formar outro tipo de jogadores? Lembras-te de algum g.r. ou avançado centro formado nos últimos 10 anos no Sporting que tenha nível de selecção?

Ora aí está uma questão interessante à qual não te sei dar uma resposta, mas que só por si merecia um tópico à parte. Nos últimos 10 anos não formámos nenhum guarda-redes ou ponta de lança que alcançasse patamares semelhantes a Futre, Figo, Ronaldo, Quaresma ou Viana. Em minha opinião isso está a mudar. Dentro de muito pouco tempo, estarão prontos para despontar jogadores de bom nível em posições muito variadas.

Olha que em relação ao LMartins conta-me quem trabalha (também) com ele que é competente e metódico e que a equipa a este nivel está bem entregue!

Já em relação ao Justino completamente de acordo! Quando lá entrou fez tábua rasa do trabalho do Peres alegando que as práticas e as metodologias eram manias de putos que só tinham teoria! A verdade é que a mesma fonte me reporta que o Patricio não anda muito contente e todos nós podemos ver a diferença na confiança e na maneira de abordar os lances no Ricardo (mesmo com a melhoria da coesão defensiva da equipa).

Eu também não estava a falar do Artur Futre. Além disso, no Sporting, que eu me lembre, só está o Cláudio Futre.

Não tenho a indicação de que o Bruno Pereirinha seja sobrinho do Futre. Nunca ouvi falar em tal coisa.

Que eu saiba é mas não ponho as mãos no lume.

Nada mais fácil, pergunta-lhe, encosta o chavalo á parede e a Felina esbofeteia o gaiato até ele dizer umas verdades.

Nem sei quantos rapazes chamam o Paulo Futre de Tio, se calhar são muitos. Eu se calhar até sou parente do Altafini de Sernache.

Claudio Futre não conheço mas o Fábio Futre joga nos Juvenis do Atlético de Madrid.

É Futres até dizer chega.

André

Nada mais fácil, pergunta-lhe, encosta o chavalo á parede e a Felina esbofeteia o gaiato até ele dizer umas verdades.

Tens um sentido de humor um pouco estranho. :roll:

Olha que em relação ao LMartins conta-me quem trabalha (também) com ele que é competente e metódico e que a equipa a este nivel está bem entregue!

Acredito mas no que toca a ler o jogo e a fazer substituições é pouco audaz. Acho que ficou com tiques peseirianos. :x