Juniores: Casa Pia 2 - Sporting 2 (Crónica)

Esta tarde deslocámo-nos até Pina Manique para assistir ao jogo da última jornada da 1ª fase do campeonato de juniores. O jogo realizou-se no campo n.º 2 do recinto, que tem piso sintético. Esteve bom tempo, com céu pouco nublado e algum calor, com vento à mistura. Várias dezenas de pessoas assistiram ao encontro, a maioria afectas à equipa visitada.

Estiveram presentes os juniores não convocados David Caiado, Sebastião Nogueira e João Gonçalves a dar apoio aos seus companheiros.

A nossa equipa durante o aquecimento.

Da esquerda para a direita, João Martins, André Pires, Tomané, Bruno Pereirinha, Diogo Tavares, Vasco Campos, Tiago Pinto, Nuno Silva, Simão Coutinho, Daniel Carriço, Zezinando.

O Sporting apresentou-se em 4-4-2, com uma estreia na baliza. O guarda-redes Nuno Silva, ainda juvenil, ocupou o lugar entre os postes. Vasco Campos jogou a defesa direito, Daniel Carriço e Simão Coutinho constituíram a dupla de centrais e Tiago Pinto foi o defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão de equipa) a trinco, Bruno Pereirinha na esquerda, André Pires na direita e João Martins como vértice mais avançado do losango. Na frente estiveram Diogo Tavares e Tomané como dupla de pontas de lança. O banco do Sporting apresentou apenas seis suplentes com o guarda-redes Rui Patrício, os defesas Paulo Renato e Tiago Pires e os avançados Fábio Paim, Alison e Ricardo Nogueira. O trio de arbitragem veio de Setúbal.

O Sporting entrou mais rápido no jogo, pertencendo-lhe as primeiras iniciativas de ataque, conduzidas por Bruno Pereirinha que aproveitou para fazer o 1º remate ao minuto 7. Iria, no entanto, à figura. Aos 10 minutos, João Martins bateu um livre directo frontal, que saiu por cima. Aqui fica o registo do momento em que o livre foi cobrado.

Aos 20 minutos, Bruno Pereirinha lançou Diogo Tavares pela direita, com este a corresponder e a rematar à baliza. O guarda-redes defendeu para canto. Do mesmo, João Martins quase que ia marcando de forma directa com nova defesa para canto. Do terceiro canto, surgiu um remate de Daniel Carriço, no coração da área, com a bola a ir ao poste. Seguiram-se alguns momentos de “tiro ao boneco” até que a defesa do Casa Pia conseguiu finalmente afastar o perigo. Aos 31 minutos, Diogo Tavares, de fora da área, tentou fazer um chapéu a que o guardião casapiano correspondeu com boa defesa.

No minuto seguinte, começou o espectáculo dado pelo árbitro de serviço, Nuno Borba, de Setúbal. Num lance de ataque do Casa Pia, a equipa da casa ganhou um canto que o árbitro transformou em pontapé de baliza para o Sporting. Um avançado casapiano protestou e viu o cartão vermelho directo. Pareceu-nos exagerado para a situação. Aos 35 minutos, Tomané viu o cartão amarelo, por uma falta a meio campo, mais uma vez exagerado. O pior viria logo depois. Junto à bandeirola de canto, Tiago Pinto disputou um lance com um adversário, acabando os dois por ir ao chão. De onde estávamos não tínhamos possibilidade de ver o lance na totalidade mas a verdade é que o árbitro mostrou o vermelho directo ao nosso lateral esquerdo. Tiago Pinto saiu inconsolável e revoltado, perante a injustiça da expulsão (pareceu-nos que o árbitro quis compensar a expulsão do jogador do Casa Pia), agravada pelo facto de ficar dois jogos de fora, justamente agora que vem aí a fase final. :frowning: Esta expulsão obrigou Luís Martins a mexer na estrutura da equipa. Vasco Campos passou para lateral esquerdo e Bruno Pereirinha passou a encarregar-se de todo o flanco direito. Nada mais de relevante ocorreu até ao intervalo.

O segundo tempo começou com a 2ª expulsão no Casa Pia, por acumulação de amarelos de um defesa. Mesmo reduzidos a nove elementos, o Casa Pia nunca deixou de atacar, tendo rematado com perigo aos 51 minutos. Aos 53 minutos, Nuno Silva fez uma boa defesa para canto a uma tentativa de chapéu do Casa Pia. Aos 55 minutos, o Sporting inaugurou o marcador. João Martins bateu um canto do lado esquerdo e Diogo Tavares cabeceou fazendo o 1-0. O SCP justificava o porquê de ter um homem a mais mas o Casa Pia, mesmo com nove, reagiu muito bem. Logo após o golo, saiu Bruno Pereirinha e entrou Fábio Paim, para se ocupar do lado direito. Aos 57 minutos, João Martins viu o cartão amarelo por uma entrada mais dura. Dez minutos depois, foi Vasco Campos que viu o cartão da mesma cor, por motivo semelhante. Aos 71 minutos, saiu Diogo Tavares e entrou Ricardo Nogueira.

O espectáculo dado pelo árbitro continuou. Após uma falta contra o Sporting mal assinalada, Paim protestou, chutando a bola para fora e viu o cartão amarelo aos 73 minutos. Logo depois, sofreu uma falta dura a meio campo mas desta vez, não houve direito a sanção disciplinar. Por incrível que pareça, o Casa Pia mandava no jogo e o Sporting é que parecia ter uma unidade a menos. O golo do empate surgiu aos 78 minutos e já se adivinhava. O avançado do Casa Pia ganhou uma bola dentro da grande área a Simão Coutinho, fez a rotação e rematou sem hipótese de defesa, fazendo o 1-1. No minuto seguinte, o SCP tentou reagir, com Tomané a rematar fraco à figura. Aos 81 minutos, saiu Zezinando e entrou Alison, que viria ainda a destacar-se. Aos 87 minutos, Fábio Paim rematou à entrada da área, do lado esquerdo, com muito perigo. No minuto seguinte, o Sporting chegou novamente à vantagem. Em bom lance de ataque, Tomané desmarcou Alison que, isolado na direita da grande área, rematou e fez o 2-1. Parecia que o jogo estava ganho mas ainda houve muito que contar nos cinco minutos de desconto (não se compreende o porquê de tanto tempo).

O Casa Pia rematou uma bola à trave logo no início dos descontos. Logo depois, em lance disputado na nossa grande área entre Daniel Carriço e um adversário, os dois jogadores chocaram e caíram, com o nosso capitão (depois da saída de Zezinando) a ficar muito queixoso. O árbitro, vá lá saber-se porquê, marcou penalty. :? O Casa Pia fez 2-2, com Nuno Silva a adivinhar o lado mas a não conseguir defender. No reatamento do jogo, Ricardo Nogueira foi “ensanduichado” por dois adversários dentro da área mas neste caso, o inenarrável Nuno Borba mandou seguir. Em grande!! :twisted:

O empate pode ser considerado justo, tendo em conta o rendimento das duas equipas. Só é pena que o jogo, que não foi nada agressivo, tenha sido estragado pelo árbitro e a sua chuva de cartões.

O Sporting concluiu a primeira fase do campeonato nacional de juniores no primeiro lugar da zona sul. A fase final será disputada com o Estoril, o FC Porto e o Boavista.

Trio de Arbitragem – Desastroso. No aspecto técnico, cometeu falhas grosseiras. No aspecto disciplinar, foi igualmente incompetente.

Casa Pia – Bateu-se muito bem, nunca virando a cara à luta. Tem uma boa organização colectiva, tendo feito um campeonato tranquilo.

Sporting – Não foi uma grande exibição nem se compreende tantas dificuldades jogando em superioridade numérica. Esperemos que na fase final, estejamos à altura para revalidar o título.

Nuno Silva – No seu jogo de estreia nos juniores, acaba por não ter grandes motivos para sorrir. Esteve bem nos cruzamentos, cantos e remates efectuados, tendo feito inclusive uma boa defesa. Pareceu-nos algo inseguro nas reposições de bola com os pés. Nos golos sofridos, pouco podia fazer. Na parte final do jogo, perante a pressão do Casa Pia, parecia algo intranquilo.

Vasco Campos – Fez uma exibição regular. Revelou as falhas habituais mas não cometeu tantos erros como em outras partidas.

Daniel Carriço – Foi o melhor elemento da defesa verde e branca. Cortou inúmeros lances de ataque adversário e não se coibiu de subir até à área casapiana. Não nos parece que tenha cometido grande penalidade.

Simão Coutinho – Esteve globalmente bem, mas caiu um pouco de rendimento na segunda parte, ficando marcado pelo lance do 1º golo do Casa Pia.

Tiago Pinto – Até ao momento da expulsão, estava a jogar bem, fechando o seu flanco de forma eficaz.

Zezinando – Fez mais um jogo de constante vaivém entre as intermediárias. Muito activo nos roubos de bola, na luta a meio campo e nas saídas para o ataque.

Bruno Pereirinha – Foi um dos melhores em campo na 1ª parte, em que foi o grande dinamizador do ataque leonino. Está em grande forma, o que vem mesmo a calhar para a fase final que se aproxima. :smiley:

André Pires – O MVP!! =D> =D> Irrequieto, incansável e inquebrável. Roubou imensas bolas ao adversário, sendo uma autêntica formiguinha no nosso meio campo. Destacou-se também a lançar o ataque leonino. Na fase de maior pressão do Casa Pia, esteve sempre disponível para o que fosse necessário.

João Martins – Esteve uns furos abaixo relativamente a exibições mais recentes mas é preciso dizer que, a partir da expulsão de Tiago Pinto, teve que se limitar a tarefas mais defensivas. Por isso, não se destacou tanto a atacar. Todavia, foi ele que bateu o canto que originou o 1º golo.

Tomané – Fez alguns remates, na sua maioria frouxos e sem consequências. É presa fácil para o adversário que lhe rouba a bola. Fez a assistência para o 2º golo.

Diogo Tavares – Muito empenhado mas pouco eficaz. Contudo, picou o ponto, ao marcar o golo inaugural da partida.

Fábio Paim – Entrou bem no jogo, dinamizando o ataque leonino. Esteve rematador e interventivo.

Ricardo Nogueira – Não teve muito tempo nem espaço para se mostrar, dado que entrou na fase de maior reacção do Casa Pia. Sofreu falta para grande penalidade num dos últimos lances da partida, que o árbitro não assinalou.

Alison – Entrou e marcou o 2º golo, quase logo a seguir. De resto, uma ou outra iniciativa sem consequências de nota.

[...] Tiago Pinto disputou um lance com um adversário, acabando os dois por ir ao chão. De onde estávamos não tínhamos possibilidade de ver o lance na totalidade mas a verdade é que o árbitro mostrou o vermelho directo ao nosso lateral esquerdo. Tiago Pinto saiu inconsolável e revoltado, perante a injustiça da expulsão [...]

Será que sai ao pai? :twisted:

Um empate imprevisivel, com a ausência de alguns habitués segundo me pareceu. O meu habitual obrigado Ricardo pela reportagem. :wink:

Obrigado mais uma vez.

Esperamos que os seniors ao menos facam o mesmo resultado.

[...] Tiago Pinto disputou um lance com um adversário, acabando os dois por ir ao chão. De onde estávamos não tínhamos possibilidade de ver o lance na totalidade mas a verdade é que o árbitro mostrou o vermelho directo ao nosso lateral esquerdo. Tiago Pinto saiu inconsolável e revoltado, perante a injustiça da expulsão [...]

Será que sai ao pai? :twisted:

Não, de todo. O Tiago é um miúdo extremamente correcto a jogar à bola. É muito destemido, vai a todos os lances com virilidade mas sem dureza. Acho que foi a primeira vez que o vi ser expulso. Até os adeptos do Casa Pia achavam que a expulsão era totalmente injustificada e que o árbitro é que não tinha mesmo categoria. Além disso, ele não sai mesmo ao pai, porque é capaz de entrar em campo mudo e sair calado. É dos juniores que menos se manifesta dentro do campo, nunca protestando com árbitros ou adversários. Daí a revolta com que saiu do terreno de jogo. É lamentável porque ficámos sem o nosso habitual lateral esquerdo para as duas primeiras jornadas da fase final.

O Nuno Silva é ainda de primeiro ano. Na época passada era o guarda-redes dos Iniciados de um clube de Sintra - o 1ºDezembro. Para primeiro ano no Sporting… ainda se sagra campeão nacional (esperemos) em Juniores e Juvenis. É o que se chama subir na vida. lol

[...] Tiago Pinto disputou um lance com um adversário, acabando os dois por ir ao chão. De onde estávamos não tínhamos possibilidade de ver o lance na totalidade mas a verdade é que o árbitro mostrou o vermelho directo ao nosso lateral esquerdo. Tiago Pinto saiu inconsolável e revoltado, perante a injustiça da expulsão [...]

Será que sai ao pai? :twisted:

Não, de todo. O Tiago é um miúdo extremamente correcto a jogar à bola. É muito destemido, vai a todos os lances com virilidade mas sem dureza. Acho que foi a primeira vez que o vi ser expulso. Até os adeptos do Casa Pia achavam que a expulsão era totalmente injustificada e que o árbitro é que não tinha mesmo categoria. Além disso, ele não sai mesmo ao pai, porque é capaz de entrar em campo mudo e sair calado. É dos juniores que menos se manifesta dentro do campo, nunca protestando com árbitros ou adversários. Daí a revolta com que saiu do terreno de jogo. É lamentável porque ficámos sem o nosso habitual lateral esquerdo para as duas primeiras jornadas da fase final.

Sim, eu tinha essa opinião do puto, sempre me pareceu envergonhadito, no género, “fonix que azar ser filho deste gajo”. A minha pergunta foi apenas académica, mas despropositada. Obrigado pelo esclarecimento, e pelas magníficas crónicas!

Mais uma vez fico muito agradecido pela excelente reportagem! :slight_smile:

Os tópicos sobre os jogos dos nossos juniores são certamente os que consulto com maior interesse, curiosidade e entusiasmo :smiley:

Espero poder acompanhar alguns jogos da fase seguinte para observar in loco os nossos futuros craques 8)