Juniores - 2025/2026

Sporting CP assina contrato profissional com José Fernandes

Por Sporting CP
28 Nov, 2025

Juniores

Futebolista de 17 anos é extremo direito e faz parte do plantel dos sub-19 Leoninos

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato profissional com José Fernandes, avançado que joga mais como extremo direito e que faz parte do plantel sub-19 do Clube Leonino. O acordo deixou o jovem futebolista, de 17 anos, honrado.

“É um sentimento de orgulho assinar contrato profissional. Quero agradecer ao Sporting CP pela confiança depositada em mim, agradecer à minha família e agradecer a Deus, porque sem Ele nada disto era possível”, disse aos meios de comunicação do Clube o futebolista que esta época tem estado em recuperação de lesão e por esse motivo ainda não tem jogos oficiais realizados.

Inspirado pelos jogadores do plantel principal do Sporting CP, é nele que encontra o maior exemplo. “A minha referência na equipa A é o Maxi Araújo, pois é um jogador que entra sempre com audácia, quer sempre ganhar os jogos e são coisas com as quais me identifico muito”.

Ambicioso, mas sempre consciente do quanto é preciso trabalhar, José Fernandes desvendou o grande sonho que tem a curto-prazo. “O meu sonho é chegar à equipa A, não só por mim, mas também pelo meu pai, porque sei que era algo que o ia deixar orgulhoso”.

O jovem futebolista deixou uma mensagem aos Sportinguistas. “Sportinguistas, é um dia muito feliz para mim, continuem a apoiar a formação, pois temos muita qualidade aqui”, referiu o jovem atleta, que reconstituiu o trajecto até agora no futebol:

“Comecei a jogar futebol na minha aldeia, Associação Desportiva Penamacorense, depois vim para o Sporting CP e estou cá quase há dez anos”.

E o Duarte Correia sempre ficou?

https://x.com/SportingCP/status/1995498891379343760?t=XDJrgZSBSrvC6oaE8lJ_Aw&s=19

0-1, Miguel Almeida

0-2 Sergio Siza

1 Curtiu

Parece que está a ser feita uma muito boa rotação de todos os jogadores entre sub23/Youth/B, só tenho pena da questão do Bafdili até Janeiro sendo que o patamar sub23 já é curto para ele, e do Iago que dificilmente conseguirá mostrar alguma coisa este ano.

o Iago provavelmente so lá para o final da época.

https://x.com/SportingCP/status/1995521433213206958?s=20

0-3 Simão Soares

0-4 Miguel Almeida

0-5 Diogo Martins

2 Curtiram

Mão cheia de golos

Por Sporting CP
01 Dez, 2025

Juniores

Sub-19 vencem o CD Mafra por 0-5

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu na tarde desta segunda-feira o CD Mafra por 0-5, em jogo a contar para 12.ª jornada da Série Sul do Campeonato Nacional.

No Campo do Texugo, os Leões assumiram desde cedo o controlo da partida, com posse de bola e presença constante no meio-campo adversário. A vantagem chegou ainda nos minutos iniciais, aos 5’: Diogo Martins aproveitou um atraso arriscado para o guardião da casa, forçou o erro e foi derrubado já dentro da área. Chamado à conversão, o capitão Miguel Almeida manteve a serenidade e fez o 0-1 de penálti.

Com o relógio a avançar, a equipa orientada por José João Gomes manteve o ritmo e a iniciativa. O segundo golo surgiu aos 35’, novamente após uma recuperação de bola no meio-campo adversário. Estefânio Domingos arrancou em condução, rompeu pela faixa central e, já dentro da área, descobriu Sérgio Siza à direita. O médio recebeu e, com uma trivela de excelente execução, colocou a bola no fundo das redes para o 0-2 com que os Leões chegaram ao intervalo.

Na segunda parte, o Sporting CP manteve a mesma personalidade competitiva, sem nunca permitir ao CD Mafra ganhar ascendente no jogo. A equipa verde e branca geriu bem a vantagem e foi empurrando o adversário para trás - até que, já nos minutos finais, se mostrou uma autêntica máquina de eficácia.

Aos 80’, Simão Soares aproveitou mais um erro na saída de bola dos anfitriões, avançou para a área, deixou dois adversários pelo caminho e, com sangue-frio, rematou rasteiro para o 0-3. Cinco minutos depois, chegou o 0-4 e o bis de Miguel Almeida: após uma jogada de insistência pela direita, André Machado cruzou para o capitão finalizar de cabeça.

Mas ainda houve tempo para a mão cheia de golos. Aos 88’, agora pelo corredor esquerdo, Frederico Gomes entrou pela área como um míssil e tentou o cruzamento-remate; a bola sobrevoou a pequena área e sobrou, ao segundo poste, para Diogo Martins, que não perdoou e fixou o 0-5 final.

Com uma exibição autoritária, os juniores Leoninos conquistaram uma robusta e convincente vitória fora de portas, antes de na próxima jornada receberem o FC Alverca na Academia Cristiano Ronaldo. A cinco pontos do primeiro lugar, mas com dois jogos em atraso, os jovens verdes e brancos estão invictos há oito partidas e atravessam a melhor fase da temporada.

Onze do Sporting CP: Luka Petric [GR], André Machado, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Sérgio Siza, Sandro Gamboa, Miguel Almeida [C], Diogo Martins, Estefânio Domingos. Treinador: José João Gomes.

Importante aqui a recuperação de alguns jogadores que estiveram algum tempo lesionados, temos que começar a estabilizar o 11, e a chegada de jogadores como o Atanásio, Mota e Gamboa vem trazer mais qualidade do que os que andavam a jogar.

Temos de voltar a estar na fase final, o que se passou a época passada foi vergonhoso.

Já estamos a perder ao intervalo e a jogar com menos 1 desde os 5 minutos. Enfim.

1-1 Miguel Almeida

1-2 que miséria

Leões mereciam mais

Por Sporting CP
06 Dez, 2025

Juniores

Derrota dos juniores na recepção ao FC Alverca

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 1-2 na recepção ao FC Alverca para a 13.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional.

Começou melhor o emblema de Alvalade, que criou perigo logo aos 2’: belo trabalho de Argyris Christodoulou a assistir para Miguel Almeida ficar na cara de Alexey Perestov, guarda-redes visitante que defendeu para canto.

No entanto, tudo ficaria mais complicado logo aos 6’, quando Simão Soares viu o cartão vermelho num lance com Alexey Perestov, precisamente, o que fez com que o Sporting CP tivesse menos um ao longo de praticamente 90 minutos.

Mesmo com menos um, contudo, o conjunto de José João continuou por cima durante algum tempo. Sandro Gambôa cabeceou para fora aos 10’ e, aos 19’ e noutro canto, a bola passou por uma zona muito perigosa, mas ninguém conseguiu finalizar. Do outro lado, Rodrigo Martins tentou a sua sorte, mas sem qualquer pontaria.

Já com Cristiano Palamarchuk em campo no lugar do lesionado Rodrigo Quintiães, o FC Alverca começou a subir no terreno e tanto Miguel Grilo como Rodrigo Martins ameaçaram. Aos 40’, Nathan Malaca atirou para grande defesa de Luka Petrič. Na resposta, Estefânio Rúben apareceu com perigo, mas o remate saiu ligeiramente por cima numa das melhores ocasiões do primeiro tempo.

Ainda assim, foi mesmo o FC Alverca a marcar mesmo em cima do intervalo e graças a um cabeceamento certeiro de Duarte Rolo. No final da primeira parte, 0-1 em Alcochete.

Sergio Siza e Estefânio Rúben deram lugar a José Mendes e Frederico Gomes para o segundo tempo e o Sporting CP começou a procurar o empate aos 47’, num cabeceamento sem perigo de André Machado. Pouco depois, nova investida pelos ares resolvida por Alexey Perestov.

Na resposta, o FC Alverca assustou por Miguel Grilo, mas Luka Petrič defendeu novamente e Alexandre Saraiva, na recarga, falhou o alvo. Os forasteiros ficaram muito perto do 0-2 aos 63’, quando Kevin Neves teve tudo para marcar, mas atirou para fora.

A perder e com menos um, o Sporting CP não baixou os braços. Miguel Almeida, sempre muito esforçado, conseguiu cabecear de forma ameaçadora, obrigando o guardião a defender para canto. A 20 minutos do fim, foi a vez de Argyris Christodoulou dar lugar a Duarte Rosa, que, aos 74’, enviou um livre directo… ao poste. Seria um golaço do recém-entrado.

A atitude verde e branca deu mesmo frutos no minuto seguinte, quando Miguel Almeida apareceu no coração da área para cabecear para o fundo das redes e empatar a partida. Golo merecido para o capitão, que muito fez pela equipa.

Contudo, o FC Alverca voltou a atacar. Já depois de Kevin Neves bater um livre para boa intervenção de Luka Petrič, Ayase Miguel conseguiu marcar e voltar a colocar a sua equipa na frente aos 79’.

Ayase Miguel voltou a tentar marcar aos 83’, agora sem sucesso, e Erik Ingebrethsen foi lançado (saiu Jakub Stasiak) para os minutos finais na tentativa de voltar a chegar ao empate. Aos 90’, José Mendes procurou o golo num remate acrobático, mas Alexey Perestov defendeu.

Até ao final, o 1-2 não sofreu mais alterações e o Sporting CP acabou derrotado no Estádio Aurélio Pereira.

Os Leões voltam a jogar no próximo fim-de-semana, recebendo o SCU Torreense.

Sporting CP: Luka Petrič [GR], André Machado, Jakub Stasiak (Erik Ingebrethsen, 88’), Rodrigo Quintiães (Cristiano Palamarchuk, 26’), Daniel Lopes, Sandro Gambôa, Sergio Siza (Frederico Gomes, 45’), Simão Soares, Miguel Almeida [C], Argyris Christodoulou (Duarte Rosa, 70’) e Estefânio Rúben (José Mendes, 45’).

Não valem nada

Lá vão eles passear aos EAU a nossa pala enquanto as melhores Academias jogam a fase final

:face_without_mouth: