Juniores - 2020/2021

Este miúdo não era nenhum dos 12 que renovaram… o que se passou ao certo não faço ideia, tanto é que este ano teve parado e não jogou por ninguém!

Não estava em lado nenhum, não jogou esta época, só treinou no Porto.

Admira-me como um miúdo tão novo, numa fase da sua evolução importantíssima, abdica de um ano inteiro só para poder assinar por outro clube… mas eles lá sabem, veremos a carreira que irás ter nos porcos…

Dinheiro

1 Curtiu

vai ser craque num Leça ou assim , com essa mentalidade vai ser craque. Então no Porco que aposta na formação que é uma coisa.

Jovem chinês do Sporting lembra o dia em que foi chamado para travar Bruno Fernandes e Mathieu

Jogador natural de Hong Kong falou da sua experiência no clube de Alvalade

Ng Yee-sun tem 17 anos, chegou ao Sporting há quase dois anos , mas mesmo assim já viveu momentos para mais tarde recordar. Integrado na equipa de juniores, o guarda-redes ainda não se destacou dentro do campo - até porque a sua integração nos leões apenas foi oficializada no início do mês -, mas a sua envergadura chama à atenção de todos, mercê dos seus quase dois metros. E talvez por isso tenha sido, ainda na época passada, o escolhido para ajudar Bruno Fernandes e Mathieu a testar a pontaria. Uma história que o próprio recordou à imprensa do seu país, numa entrevista na qual se mostrou encantado com toda a experiência.

“Naquele dia estava a treinar com os juniores e um dos adjuntos da equipa principal veio ter connosco e disse que precisavam de um guarda-redes do lado onde os seniores estavam a treinar. O meu treinador de guarda-redes virou-se para mim ‘Sun, vai com eles’. Estava muito entusiasmado, porque foi a primeira vez que estive com o Bruno e o Mathieu. Foi uma experiência especial. Mesmo pelo Mathieu, um defesa central que jogou pelo Barcelona. É um bom defesa, mas é muito mais do que isso, é um excelente avançado”, atirou o jovem guarda-redes, em declarações ao jornal ‘South China Morning Post’.

“Na minha equipa sou o único asiático. A maior parte da equipa é da Europa, América do Sul e África. Representam as suas nações ao mais alto nível e têm imensos troféus. Eu apenas quero provar o meu valor e mostrar que se trabalhares no duro somos todos iguais. Nós asiáticos até podemos ser melhor do que eles”, frisou o guardião, que atribui aos seus pais uma grande responsabilidade pela possibilidade estar a perseguir os seus sonhos: “A maior parte das famílias em Hong Kong querem que os seus filhos sejam advogados ou médicos, mas o futebol é a minha paixão e sempre quis ser futebolista profissional. E os meus pais deixaram-me perseguir esse sonho”.

O início de um sonho que obrigou a derrubar muitas barreiras, a começar desde logo pela burocracia. “O meu primeiro ano foi passado em conversações com o governo, a tratar de papelada e da questão da residência. No segundo ano tratei dos papeis e a FIFA iniciou o processo. Demorou imenso tempo, mas valeu a pena. Estou muito honrado de fazer parte do Sporting, uma equipa que teve jogadores muito bons, como o Cristiano Ronaldo, Figo ou Nani. É uma plataforma muito boa para evoluir”, assumiu o jogador, que apenas no início deste mês viu a FIFA oficialmente confirmar o seu estatuto de jogar do Sporting.

E quanto a objetivos? “Primeiro é chegar à equipa principal e jogar pelo Sporting. Quero dar tudo de mim. O meu sonho sempre foi jogar numa das principais ligas europeias. E mesmo parecendo que tive um arranque bem sucedido, é tudo muito imprevisível. Hoje podes ser um bom jogador, mas amanhã nunca se sabe”.

A finalizar, o guardião chinês assume estar a esforçar-se para aprender a falar português. “Passo imensas horas na Academia, mas continuo a estudar. Já consigo comunicar com os meus treinadores, colegas e amigos. Comecei a ter aulas de português mal tive oportunidade e os meus colegas até se mostram muito contentes por termos a possibilidade de comunicar entre nós”.

Record

Curioso para ver a evolução do Vasco Gaspar (GR), David Monteiro (DD), Miguel Menino (MC), Nazinho (DE/ED), André Gonçalves (EE) e Skoglund (PL) neste escalão, no próximo ano.

Espero que somem muitos minutos!

1 Curtiu

O David Monteiro para o ano ainda é juvenil, mas concordo que deva começar a ganhar minutos nos juniores, o nosso futuro na posição de lateral direito reside nele.

Para mim devia já ser… titular dos júniores. Terá menos um ano do que o Eduardo Quaresma, Bruno Tavares e outros tinham este ano quando foram titulares… dos sub-23. E terá a idade que o Joelson tinha este ano, penso. Portanto pode ser já titularíssimo nos júniores.

Tem demasiado potencial (pode ser craque absoluto!) para não saltar etapas.

1 Curtiu

Espero que o David Monteiro faça campeonato nacional de júniores! De facto um dos jogadores mais promissores nos nossos quadros. Já o André Gonçalves penso que se possível, faria mais sentido integrar em contexto sub-23 (se me recordo corretamente, chegou a fazer alguns jogos pelo escalão).

Penso que não, só fez alguns jogos pelos júniores (e não se afirmou inteiramente neste escalão).

Não diria que não, mas é preciso ver se o Diogo Brás sai dos sub-23 ou não. Na ala contrária devia jogar o Geny e a 10 o Tiago Ferreira.

De facto é possível ter sido isso. Mas sim o próprio Geny deve ser integrado nos sub-23 completamente de acordo. O Tiago vamos ver, tem uma qualidade brutal. Muito expectante para perceber o que faz na próxima época, tal como o Gonçalo Batalha que espero que seja integrado no plantel de sub-23.
Já agora, o Duarte Carvalho que está no Estoril continua a fazer parte dos nossos quadros ou foi mesmo dispensado?

Não faço ideia…

O Gonaçalo Batalha pode ir a seleção, mas n consigo ser apreciador deste jogador…

Eu levava o Gonçalo Batalha para os sub-23, mas não para titular (e concordo que não é um predestinado). O mesmo para o Edson e o Lobato.

O meu meio-campo dos sub-23 à partida seria João Daniel, Daniel Rodrigues e Tiago Ferreira. Embora com isto da equipa B a coisa possa-se complicar, têm nível para jogar no CNS se necessário.

Falta aí o Chico lamba, Adriano, Lucas Dias e o Gilberto e penso que está aqui a equipa sub 19 da proxima época… o outro central deverá ser o Rafael fernandes, mais coisa menos coisa irá ser mais ou menos isto!

1 Curtiu

Hoje concordo ctg!

O Batalha claramente não é um predestinado, mas eu pessoalmente considero-o um jogador competente, especialmente em criação e finalização. Também não seria titular, eu colocaria o Samuel Lobato. Ainda há a questão de em que equipa iria ser inserido o Bernardo Sousa!

Penso que o Rafael Fernandes não ficará “retido” mas que ocasionalmente poderá jogar no escalão. Penso que o Frobenius será o outro central.

1 Curtiu

O Frobenius vai ser aposta certamente, até por razões extra-futebol