Juniores - 2017/2018

Pois eu mantinha o Leão nos júniores. Não o vejo com características para render a segundo avançado ao nosso nível e acho que é a PL que pode ter mais futuro. E aí, na B, já há dois séniores a lutar pelo lugar, Ronaldo Tavares e Pedro Marques.

Subia o Thierry à B até para abrir espaço nos júniores a outros defesas-direito (sobretudo o muito bom João Oliveira, mas também Diogo Rodrigues - caso o João conte para o meio-campo - e Bernardo Prego), o Miguel Luís porque já tendo estado num Mundial sub-20 não faz sentido continuar no escalão júnior e o Max para poder subir o Pedro Silva ao lugar do Jug (3º da A, ocasionalmente a manter o ritmo na B).

Temos muita qualidade nos juvenis que não pode correr o risco de ficar 1 ano como suplente dos atuais juniores de 1º ano. Bragança/Miguel Luis, Thierry, Leão/Baldé pelo menos estes têm que ser integrados a full time na equipa B.

Baliza

Certezas - Contratação ( GR ), Filipe Semedo ( GR )

Aqui, precisamos claramente de contratar um guarda-redes de qualidade, porque não o temos. O Semedo dos juvenis já foi várias vezes ao banco dos júniores este ano e parece-me que pode continuar a ir no próximo.

Defesa

Certezas - João Oliveira ( DD ), Diogo Rodrigues ( DD ), João Riciulli ( DC ), Tiago Djaló ( DC ), Miguel Lopes ( DC ), João Goulart ( DC ), Gonçalo Costa ( DE )
Dúvidas - Bernardo Prego ( DD ) ou Ivo Cláudio ( DE )

Aqui a única dúvida, para mim, seria quem ficaria como 4º lateral, entre dois jovens que passam a júniores este ano. Um seria emprestado, outro ficaria no plantel.

De resto, seria João Oliveira (grande qualidade!) e Diogo Rodrigues para a direita e Gonçalo Costa para a esquerda (de primeiro ano, mas pela qualidade tem de ser aposta já).

No centro, Tiago Djaló seria a referência (a jogar do lado esquerdo), Riciulli e Miguel Lopes rodariam como centrais do lado direito. João Goulart cresceria na sombra.

[center]Meio-campo[/center]:
Certezas - Bavikson Biai ( MD ), Rodrigo Vaza ( MD ), Daniel Bragança ( MD/MC ), Edmilson ( MC )
Possíveis aparições - Miguel Luís ( MC, Equipa B ), Félix Correia ( MC, u17 )

Bavikson e Bragança para mim seriam os titulares, sendo dois jogadores que se complementariam muito bem. Miguel Luís (presença no Mundial Sub-20, no Europeu sub-19…) subiria aos júniores.

Como alternativas, o Vaza que me parece que pode ser um grande médio-defensivo (ao nível de um Dier!) e o Edmilson para médio-centro, que dá capacidade física e transporte de bola. Possíveis aparições: o Miguel Luís, em jogos da Youth League decisivos, e o Félix Correia, que ficaria nos juvenis mas a poder ser chamado aos júniores.

Médios-ala

Certezas - Leandro Tipote ( ED ), Nuno Moreira ( EE ), Diogo Brás ( ED ), Bernardo Sousa ( EE )
Dúvidas - Babacar Fati ( EE ) ou Sérgio Velosa ( ED )

Aqui, teria um trio muito forte a rodar durante a época (Tipote, Nuno Moreira e Diogo Brás), um jovem a crescer com os colegas e a esperar oportunidades (Bernardo Sousa) e uma quinta opção (que pode ser ou o Babacar Fati ou o Velosa), também para crescer nos treinos, com os colegas e treinadores, e ter mais oportunidades no seu 2º ano de júnior. O que não for escolhido, destes dois, podia rodar um ano, sendo já utilizado no escalão por um outra equipa (regressando depois na época seguinte).

Avançados

Certezas - Elves Baldé ( 2º AV ), Tomás Silva ( 2º AV ), Rafael Leão ( PL ), Rúben Teixeira ( PL )
Dúvidas - Douglas Aurélio ( PL ) ou Tiago Rodrigues ( PL )

Para segundo avançado, forte aposta no Elves Baldé, jogador que acho que pode fazer um percurso de carreira semelhante ao Mané, como segundo avançado, a jogar “vagabundo”, a desequilibrar e atacar a área. Como concorrente, o Tomás Silva, jogador também bastante bom entrelinhas.

A ponta-de-lança, o Rafael Leão como jogador alvo (coisa que não pôde ser esta época, devido ao Pedro Marques, que estaria na B com o Ronaldo Tavares) e o Rúben Teixeira (que teve um óptimo rendimento nos juvenis, há um ano) como alternativa.

Para 5ª opção de ataque, uma dúvida: ficar com Douglas Aurélio e emprestar Tiago Rodrigues (avançado que este ano foi titular nos juvenis), para que este último possa ter já tempo de jogo durante a época, ou integrá-lo durante o ano, para crescer sobretudo com os treinos, com o treinador e com óptimos colegas que puxem por ele?

[member=22933]GonçaloC, e o que se faz a estes atletas ?
Baliza = Rafael Miranda com contrato.
Defesa[/b][/center] = João Silva com contrato Profissional…
E vamos ver os experiencias a contratar.
SL

Boa análise!

Duas perguntas em relação a posições preferenciais de jogadores:

Porque consideras o Bernardo Sousa um extremo esquerdo? sempre me pareceu mais um médio ofensivo/10/2º avançado, um jogador para desequilibrar a partir do corredor central.

Repito a pergunta para o Diogo Brás, porque o consideras um extremo direito? sempre o vi jogar e desequilibrar mais a partir da esquerda com as suas diagonais e a explorar o pé de dentro, com a incerteza que causa nos defesas adversários.

SL

[member=22795]scouting o Miranda pode ficar, podemos ter 3 GR. Quanto ao João Silva, por mim, seguia carreira noutro lado. A não ser que se ache que ele é superior ao Miguel Lopes e aí teria de sair o Miguel (também aceito, mas acho que não concordo).

[member=19315]Diogre, o Bernardo é um 10 mas num 4x4x2, acho que encaixa melhor como falso ala esquerdo do que como segundo avançado. Não sendo se calhar titular indiscutível para o ano, seria interessante ir trabalhando-o ali com tempo. Se jogarmos em 4x3x3, cai na perfeição como 10, mas a equipa principal não joga assim…

Quanto ao Brás, acho-o um ala-esquerdo em 4x3x3 (muito forte nas diagonais da esquerda para dentro, em direcção à baliza) mas num 4x4x2 trabalhá-lo-ia a ala-direito. Até porque, nos A, não jogam destros à esquerda nem canhotos à direita (regra essencial do Jesus). O Nuno Moreira contaria para a esquerda, sim, mas porque é muito bom e tem mesmo de jogar para o ano.

E o Mitrevski? Que é de 1º ano? Acho que tem potencial, mas teve a infelicidade de se lesionar.

Óptima análise [member=22933]GonçaloC , concordo quase na íntegra. Só discordo num par de aspetos:

  • Vaza poderá dar um bom médio, mas acho que se perde um óptimo central (tenho a mesma opinião em relação ao Dier). Ter experimentado várias posições foi útil para a sua evolução este ano, mas espero que estabilize a central e que não se abuse da sua polivalência (como fizeram com o Paz recentemente)

  • Bernardo Sousa é um craque mas a jogar como médio ofensivo centro, não tem velocidade de deslocamento para jogar a extremo. Ao meio tem tudo para dar craque. Espero que seja o 10 do XI base dos juniores para o ano, a pautar todo o jogo ofensivo.

  • Trocava a ordem entre Tipote e Babacar; o primeiro parece ter estagnado, sempre viveu um bocado da potência física e não lhe reconheço grande margem de evolução, enquanto o segundo tem qualidades inatas interessantíssimas: muito ágil, forte nos movimentos a partir da direita para o meio, e com uma mudança de velocidade estonteante. Acho inclusive que é um jogador algo desvalorizado no fórum.

Não conheço o Mitrevski [member=20462]LeãoBB. Oxalá seja bom!

Quanto ao Vaza: penso que pode ser muito bom nas duas posições. Acontece que, nesta fase, o Sporting está mais carenciado de bons médios-defensivos (só há o Bavikson, e mesmo este tem de crescer um pouco fisicamente) do que de bons centrais (onde há o Tiago Djaló como grande aposta de futuro, e ainda o Goulart, Ricciulli - de quem o TF gosta bastante -, Miguel Lopes, JP Silva…). Pelo que acho que, pelo menos no curto prazo, vão tentar trabalhá-lo ali. Vamos ver se me engano.

Quanto ao Bernardo, discordo. Depende do modelo e sistema utilizado. O ano passado, jogámos com dois alas que são tudo menos rápidos e dávamos chocolate jogo atrás de jogo. As características dele não são de extremo puro, mas também não têm de ser para jogar bem como ala-interior de um 4x4x2 (sobretudo se tiver no seu corredor um lateral como o Gonçalo Costa, que dá grande profundidade na linha, a atacar). Tudo depende do esquema que o Tiago utilizar. Este ano foi o 4x4x2, maioritariamente. A manter-se, cai melhor como ala interior, a pisar a zona 10, do que como segundo-avançado, em minha opinião.

Em relação ao Tipote e Babacar, não sei. Acho que o Fati tem bastante potencial, mas o Tipote nas temporadas anteriores a esta também mostrou qualidade, nesses escalões (que o Fati tem agora pisado) e nas selecções jovens. Vamos ver. É um jogador mais maduro fisicamente, também, não sendo nenhum Encada (que é maioritariamente físico e boa vontade). É bom haver tanta qualidade, o míster depois que decida semanalmente.

Conforme aqui foi dito, acho que este ano temos que subir alguns médios à equipa B. Bavikson, Bragança, Miguel Luís, Bernardo Sousa… Pelo menos 1 terá que subir, na minha opinião.

Relativamente a Guarda Redes, depende do que se pretende fazer com o Pedro Silva. Por mim seria emprestado a uma equipa da 1ª liga, passando o Max para a equipa B (se não me engano fez-se o mesmo com o Pedro Silva, tendo apenas regressado aos júniores na última fase).

Já agora, aí nessa lista não falta o Thierry Correia?

TIAGO FERNANDES RECUSA O ATROMITOS Treinador dos juniores renovou recentemente pelos leões

Tiago Fernandes, treinador recém-sagrado campeão em título pelos juniores leoninos, recusou uma proposta do Atromitos, segundo Record apurou. O 8º classificado da liga grega na época passada perdeu recentemente o seu treinador, precisamente Ricardo Sá Pinto, antigo jogador, treinador e dirigente dos leões, que aceitou um convite dos belgas do Standard Liège.
Tiago Fernandes foi o eleito pelos responsáveis deste clube, mas a intenção dos mesmos esbarrou na duração do vínculo. O nosso jornal sabe que o Atromitos ofereceu um contrato de um ano ao técnico leonino, liminarmente recusado, entre outros motivos, pela escassa duração do vínculo.
Tiago Fernandes, de 35 anos, chegou a ser sondado por clubes ingleses no defeso, mas acabou por renovar contrato com o Sporting por mais duas temporadas com outra de opção.

Record

O Gonçalo Costa vai continuar, ou seja, o interessa do Barça não passou de um rumor ou ele preferiu ficar.

Boas notícias.

Já agora, uma curiosidade: o Bernardo Sousa no outro dia disse que só começou a marcar livres nos sub 14 pela indicação do Tiago Fernandes. :wink:

Hélio Sousa revelou este domingo a lista final para o campeonato da Europa que se vai realizar na Geórgia.
Já são conhecidos os 18 convocados de Hélio Sousa para a fase final do Europeu de sub-19, que se vai realizar na Geórgia, entre os dias 2 e 15 de julho.
No Euro’2017, a Seleção de sub-19 vai defrontar a anfitriã Geórgia (dia 2), a República Checa (dia 5) e a Suécia (dia 8).

  • Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto) e Daniel Figueira (V. Guimarães);

  • Defesas: Abdu Conté (Sporting), Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), João Queirós (Braga) e Diogo Dalot (FC Porto);

  • Médios: Bruno Paz (Sporting), Domingos Quina (West Ham), Florentino (Benfica), Gedson Fernandes (Benfica), Miguel Luís (Sporting) e Rui Pires (FC Porto);

  • Avançados: João Filipe (Benfica), José Gomes (Benfica), Mesaque Dju (Benfica), Rafael Leão (Sporting) e Rui Pedro (FC Porto).
    SL

Muito boas notícias :slight_smile:

A caminho para sub19 e B:

Pelo que li, tem ido às seleções jovens mexicanas, que seja uma mais valia.

Aqui está um vídeo dele.

Espero bem que estejas correcto. Gosto muito do jogador e acho que pode a vir a dar num lateral de nivél para a A. Dos melhores laterais que formamos nos ultimos anos.

Excelente notícia para o Sporting e para o atleta! Estas mudanças nunca são benéficas em tão tenra idade.

Agora apostem nele já no próximo ano, um lateral-esquerdo com este potencial não é assim tão fácil de encontrar, não o deixem na jarra.