Pois :inde: Eu só fui ver os na academia e pela tv o que fizémos na lixeira do seixal.
Eu gosto tanto do J.Mário como do J.Carlos. Acho que são os dois muito bons jogadores, mas não sei até que ponto têm qualidade para fazer a posição nos séniores. Espero bem estar enganado…
Como já o tinha referido anterior,o que me preocupa mesmo é não fazer ideia do que faremos com tanto talento. Perdemos basicamente Taira e Zézinho e ganhámos mais uma remessa de grandes jogadores. Vai ser complicado pois não vejo a direcção a oferecer contracto a mais do que 5 jogadores…
Sim…mas a questão passa por não teres onde meter os miúdos. Tendo em conta que os miúdos nem custam assim tanto manter, só pela questão do nº de jogadores é que consigo perceber a não oferta de contracto sénior a alguns miúdos (estamos a falar de jogadores que aos 19anos, pertencem ao top que Portugal tem disponível).
Por mim, era avançar já com equipa B e depois trabalhar junto da federação (ou liga) para ver se a mesma poderia subir para a Orangina. Meter um limite de idade de 23 anos (excepto para jogadores da A que iriam para a B até recuperarem a forma) e siga para bingo.
Esta geração promete, mas também temos de ter calma…Eles não ganharam nos juvenis na época passada, nem esta. A ver este ano mostram o que valem, como colectivo.
Não haveria tanta urgência se o Sporting fizesse o mesmo que o porco, como é que eles com uma formação de muito menos valia conseguem meter jogadores saídos dos juniores a rodar em equipas da orangina e 1.º liga, a jogar a titular na sua maior parte ?
Eu não sei como, mas se fosse eu o dono desta pasta no Sporting trataria de saber.
Dispenso que o SCP copie os modelos corruptos do porto.
O modelo deles é: “A gente empresta e paga ordenado enquanto estes jogarem. Se não jogarem, pagam vcs!”. Assim, garantem que os miudos joguem, tornam as pequenas equipas refens dos jogaodres deles, etc…
Isto devia ser como em Inglaterra onde os clubes só podem emprestar 2/3 jogadores dentro da mesma Divisão.
Nós deveremos procurar é uma equipa B, à semelhança do Barcelona.
A parte de acompanhar outra equipa do Sporting consesso que me agrada, mas tenho dúvidas quanto à utilidade, quando tivémos equipa B no passado que jogadores se revelaram lá ? os muito bons ou bons passaram imediatamente para o plantel principal, o quaresma e o hugo viana tinham uns 18/19 o ronaldo 17.
É claro que se for tudo bem estruturado e o treinador não for um gajo qualquer pode ter sucesso e dar frutos, mas enquanto a equipa b não chegar a patamares competitivos interessantes era de pensar melhor onde se põem os mais jovens a jogar.
Quando no passado os jovens eram chamados para a equipa A, começavam logo a jogar, como uma espécie de obrigação de puxar pela equipa. Podemos ver isso no Ronaldo, Nani, Moutinho, Veloso, Viana, etc…mesmo A.Santos, Carriço e Patricio.
Isso tem de mudar. A integração no Barcelona tem de ser exemplo. O Messi não passou automaticamente a titular. O Barcelona não começou logo a depender do Messi. A integração do Pedro também foi feita por fases, tal como está a ser feita a do Thiago Alcantara e será também feita com outros.
A equipa B tem de servir para os miúdos evoluirem, jogando, com séniores (Orangina ou na 2ªB), para que quando forem chamados à equipa A, estejam em condições para mostrar o seu valor. A integração dos melhores tem de ser feita de forma faseada, sejam eles prodígios ou não.
Que formação tem o Sá Pinto para educar miúdos??? Isto é que é dar um tiro no pé. Querem destruir a formação? Anda gente a tirar cursos superiores e a estudar futebol, para depois darem empregos na formação a tipos que tiraram um curso de verão?? :wall:
Triste notícia, mas que eu já estava à espera :inde:
Já tinha avisado, inclusivé, o @reilagarto, o único treinador que realmente precisávamos de mudar, é o único que se vai manter, o dos juvenis!
Este último campeonato foi disputado com uma equipa titular em que mais de metade dos miúdos eram de 1º, o que quer dizer que são os mesmos que no ano passado, foram rasgados nos juvenis. Como 1º ano de juniores, ficaram em 2º, muito devido a apenas dois deslizes.
Não percebo esta mania de intervirem onde não devem :wall: :wall: :wall:
Acabem lá com o departamente do Aurélio Pereira e destruam lá tudo aquilo que nos permite ter uma vantagem competitiva em relação aos nossos rivais :cartao:
O problema é que os outros tinham experiência na formação de jovens jogadores. Quando vieram, já tinham mostrado trabalho. Sá Pinto tem zero de experiência. Nem vou entrar noutros pormenores, basta-me esse.
Estamos a falar de um escalão de muita importância, estamos a falar de um trabalho muito importante no Sporting e não deve ser tratado como um “tacho”.
Quanto ao que permite aos outros grandes terem jogadores a rodar e a competir noutros clubes, que realmente os colocam a jogar (diferente dos nossos): muitas das vezes tem a ver com outras alianças. Coisa que o Sporting não tem (mas devia de ter).
Eu tinha menos duvidas disso no ano passado. Como já estava a advinhar, o ter ficado mais um ano nos juniores, fez com que ele pouco ou nada evoluisse.
Concordo com tudo, menos com a parte final. “Alianças”, só se forem fora da mesma liga. O que o porto faz no nosso campeonato, deveria ser ilegal, tal como é em Inglaterra. Ou arranjamos equipaB ou teremos de arranjar uma equipa estilo Fátima para colocar os nossos ex-juniores.
Dever devia, mas não é. Com alianças ou sem alianças, defendo sempre uma equipa B. E empréstimo pontuais de jogadores que necessitem de ganhar calo e rodagem na Liga principal e não sejam opção no imediato.
[size=20pt][b]Sá Pinto motivado com projeto dos Sub-19[/b][/size]
Ricardo Sá Pinto será o treinador da equipa de Sub-19 do Sporting a partir da próxima temporada, abraçando uma nova faceta na sua carreira profissional ligada ao futebol há mais de 20 anos. Depois de ter sido futebolista de primeiro nível (Salgueiros, Sporting, Real Sociedade e Standard Liège, além de ter efetuado 55 jogos pela Seleção Nacional), teve uma primeira experiência como dirigente no Sporting, que não acabou bem, tendo feito a estreia como treinador na U. Leiria, como adjunto de Pedro Caixinha.
O regresso ao Sporting, a convite de Godinho Lopes, está a ser encarado por Sá Pinto com enorme entusiasmo, não só por se tratar do clube do seu coração, mas também porque ele próprio terá ficado agradavelmente surpreendido com os sentimentos vividos na pele de treinador, em Leiria. Aos 38 anos, o antigo futebolista não perdeu tempo na preparação do seu futuro fora dos relvados, assim que pendurou as botas, em 2007. No ano seguinte tirou o curso de treinador de nível 3 UEFA Advanced, realizado em Rio Maior pela FPF, mas não se ficou por aqui e em 2009 foi um dos primeiros formandos do curso de elite para dirigentes.