Só uma pergunta, para quem acompanha os nossos miúdos, o esquema táctico já foi alterado para o mesmo que os seniores ou ainda estamos a formar jogadores para descartar? Não deveria haver uma ligação entre as diferentes camadas de modo a que quando chegasse à principal não se ressentisse?
O sistema tactico definido pelas camadas jovens leoninas, bem como a maioria das camadas jovens dos outros clubes é o 4-3-3, isto porque é o sistema mais “correcto” encontrado para formar jogadores. Isto devido ao modelo deste sistema, às transições, às ocupações de espaços à largura e profundidade que dá ao jogo.
Como estamos a formar nos escalões de formação usa-se o modelo de formação e não um modelo pré competição.
Mas por exemplo o Ajax tem um modelo implementado nas suas camadas jovens que são as mesmas que na principal para quando forem promovidos não haver o choque de integração.
Pelo menos o 4-4-2 clássico, um modelo também fácil, penso eu, já que nesse esquema os médios alas, pela ausência de número 10, devem ter um papel mais criativo e dinâmico, fechando o meio sempre que for necessário. Um pouco há imagem de médio interior, como faz o Vuk, não o Moutinho.
mas pelo que vi nos poucos jogos a que fui esse 4x3x3 é muito móvel principamente devido ao modo como se organiza o meio campo…
por exemplo… nos jogos de iniciados que vi o esquema táctico varia entre 4x3x3 ou um 4x2x3x1 e quase um 4x4x1x1 ou um 4x4x2…
mas parece-me que a intenção é formar jogadores para todas as posições e de preferencia passarem por mais do que uma posição…
em relação aos extremos, por exemplo, costumam existir 3 tipos de jogadores que jogam como extremos (ou até mesmo 4): os extremos puros, que só rendem a extremo (ex: quaresma), os extremos/médios, que são jogadores que podem jogar encostados à linha ou como médios ofensivos mais interiores (é o caso do nani ou do rosado), e os extremos avançados, que são jogadores que tanto podem jogar encostados à linha como numa dupla de avançados (por exemplo o wilson eduardo ou o djaló)… normalmente os jogadores na formação vão fazendo os 2 lugares a que melhor se adaptam de modo a, se houver alguem de inegavel valor, serem integrados na equipa sénior independentemente do esquema táctico…
Uma boa filosofia. Pena é que o esquema táctico dos seniores não aproveita todas as posições. Aliás, sou mais a favor do 4-4-2 clássico, tipo Juventus, que propriamente o 4-3-3. Se aparece lá um novo Quaresma farto-me de rir…
A questão da tactica é devido às funções dos jogadores em campo. Num 4-4-2 ficam mais limitados a acções, que a um 4-3-3. Desde a parte defensiva à ofensiva. Há mais largura e profundidade no jogo, logo é o ideal para a formação.
Acredito. Não vou insistir mais :great:. Apenas acho que o esquema dos seniores deveria ser igual há das camadas. Não haveria desperdício ou problemas de adaptaçao, só isso!
Nesse aspecto seria bom, se os juniores subissem a séniores e ficassem na equipa principal. Geralmente os jovens saidos da formação vão rodar para outros clubes para se ambientarem ao futebol profissional e à realidade sénior.
Outra questão seria as mudanças. Cada vez que o plantel sénior alterasse o modelo de jogo, as camadas jovens também teriam de mudar? Seja por troca de treinador, pelo plantel.
Não nada disso, por exemplo o 4-3-3. Se é o mais fácil para as camadas e um dos dos melhores, que diga o Barça. Se somos um clube de formação então os treinadores deveriam perceber, assim que tomassem conta do Sporting, dois pontos:
Somos um clube de formação e como tal é obrigatório haver pelo menos 2/3 promoções por época
O esquema seria sempre o mesmo, independentemente de quem vier
Claro que para isso era necessário haver consciência na hora da contratação do treinador. Escolher quem mais serve os interesses do Sporting
Já confirmei que sim.
Vou ver o jogo, alguém que esteja aqui pelo fórum durante a hora do jogo e seja Vodafone? Posso ir informando as alterações no marcador :great:
Alguem que tenha acompanhado de perto os juvenis a epoca passada, sabe dizer se o Ameli tem potencial para vir a integrar a equipa senior? è que dado á falta de qualidade dos nossos seniores para essa posição, eu arriscava me a lançar um puto com potencial… ainda por cima com 1.86m de altura, é o que está a faltar.
O Ignacio Ameli é júnior de 1º ano e à frente dele para essa posição tem pelo menos o Pedro Mendes (Real Massamá) e o Nuno Reis (Juniores). E o tamanho não é tudo!