Juniores 2009/2010

Só uma pergunta, para quem acompanha os nossos miúdos, o esquema táctico já foi alterado para o mesmo que os seniores ou ainda estamos a formar jogadores para descartar? Não deveria haver uma ligação entre as diferentes camadas de modo a que quando chegasse à principal não se ressentisse?

O sistema tactico definido pelas camadas jovens leoninas, bem como a maioria das camadas jovens dos outros clubes é o 4-3-3, isto porque é o sistema mais “correcto” encontrado para formar jogadores. Isto devido ao modelo deste sistema, às transições, às ocupações de espaços à largura e profundidade que dá ao jogo.
Como estamos a formar nos escalões de formação usa-se o modelo de formação e não um modelo pré competição.

Mas por exemplo o Ajax tem um modelo implementado nas suas camadas jovens que são as mesmas que na principal para quando forem promovidos não haver o choque de integração.
Pelo menos o 4-4-2 clássico, um modelo também fácil, penso eu, já que nesse esquema os médios alas, pela ausência de número 10, devem ter um papel mais criativo e dinâmico, fechando o meio sempre que for necessário. Um pouco há imagem de médio interior, como faz o Vuk, não o Moutinho.

mas pelo que vi nos poucos jogos a que fui esse 4x3x3 é muito móvel principamente devido ao modo como se organiza o meio campo…

por exemplo… nos jogos de iniciados que vi o esquema táctico varia entre 4x3x3 ou um 4x2x3x1 e quase um 4x4x1x1 ou um 4x4x2…

mas parece-me que a intenção é formar jogadores para todas as posições e de preferencia passarem por mais do que uma posição…

em relação aos extremos, por exemplo, costumam existir 3 tipos de jogadores que jogam como extremos (ou até mesmo 4): os extremos puros, que só rendem a extremo (ex: quaresma), os extremos/médios, que são jogadores que podem jogar encostados à linha ou como médios ofensivos mais interiores (é o caso do nani ou do rosado), e os extremos avançados, que são jogadores que tanto podem jogar encostados à linha como numa dupla de avançados (por exemplo o wilson eduardo ou o djaló)… normalmente os jogadores na formação vão fazendo os 2 lugares a que melhor se adaptam de modo a, se houver alguem de inegavel valor, serem integrados na equipa sénior independentemente do esquema táctico…

Uma boa filosofia. Pena é que o esquema táctico dos seniores não aproveita todas as posições. Aliás, sou mais a favor do 4-4-2 clássico, tipo Juventus, que propriamente o 4-3-3. Se aparece lá um novo Quaresma farto-me de rir…

A questão da tactica é devido às funções dos jogadores em campo. Num 4-4-2 ficam mais limitados a acções, que a um 4-3-3. Desde a parte defensiva à ofensiva. Há mais largura e profundidade no jogo, logo é o ideal para a formação.

Acredito. Não vou insistir mais :great:. Apenas acho que o esquema dos seniores deveria ser igual há das camadas. Não haveria desperdício ou problemas de adaptaçao, só isso!

Nesse aspecto seria bom, se os juniores subissem a séniores e ficassem na equipa principal. Geralmente os jovens saidos da formação vão rodar para outros clubes para se ambientarem ao futebol profissional e à realidade sénior.
Outra questão seria as mudanças. Cada vez que o plantel sénior alterasse o modelo de jogo, as camadas jovens também teriam de mudar? Seja por troca de treinador, pelo plantel.

Não nada disso, por exemplo o 4-3-3. Se é o mais fácil para as camadas e um dos dos melhores, que diga o Barça. Se somos um clube de formação então os treinadores deveriam perceber, assim que tomassem conta do Sporting, dois pontos:

1. Somos um clube de formação e como tal é obrigatório haver pelo menos 2/3 promoções por época
  2. O esquema seria sempre o mesmo, independentemente de quem vier
    Claro que para isso era necessário haver consciência na hora da contratação do treinador. Escolher quem mais serve os interesses do Sporting

O que é feito de Diogo Rosado e Wilson Eduardo

Estão a jogar no Real Massamá.

Vê no Academia de Talentos :smiley:

Amanhã vou a Belém ver o jogo…
É no campo de treinos do Belenenses, junto ao estádio do Restelo, certo?

Já confirmei que sim.
Vou ver o jogo, alguém que esteja aqui pelo fórum durante a hora do jogo e seja Vodafone? Posso ir informando as alterações no marcador :great:

Alguem que tenha acompanhado de perto os juvenis a epoca passada, sabe dizer se o Ameli tem potencial para vir a integrar a equipa senior? è que dado á falta de qualidade dos nossos seniores para essa posição, eu arriscava me a lançar um puto com potencial… ainda por cima com 1.86m de altura, é o que está a faltar.

O Ignacio Ameli é júnior de 1º ano e à frente dele para essa posição tem pelo menos o Pedro Mendes (Real Massamá) e o Nuno Reis (Juniores). E o tamanho não é tudo!

Alguém conectado que possa informar como está o jogo?

Parece que sim. :great:

SL

Sabe informar como está o jogo lá?

Onze inicial(Karkov mandou-me sms):

Ruben Luís
Cedric
Nuno Reis
Matheus
Garza
Renato Neto
José Lopes
Luís Almeida