Judo

SEIS LEÕES NOS EUROPEUS DE JUDO

Por Sporting CP
16 Mar, 2021

JUDO

Prova decorre em Lisboa de 16 a 18 de Abril

O Sporting Clube de Portugal vai contar com seis atletas integrados na selecção nacional portuguesa nos próximos Campeonatos da Europa de judo, que se vão realizar entre 16 e 18 de Abril na Altice Arena, em Lisboa.

Na competição feminina, vão estar em prova as Leoas Maria Siderot (-48kg), Joana Ramos (-52kg) e Wilsa Gomes (-57kg). Já em masculinos, os Sportinguistas convocados são João Fernando (-73kg), Jorge Fonseca e Diogo Brites (ambos em -100kg). Para além dos judocas, também Pedro Soares, treinador verde e branco, foi convocado para orientar a selecção.

Com seis atletas dentro de um total de 18, o Sporting CP é o Clube mais representado na selecção nacional para os Europeus de Lisboa.

2 Curtiram

JOANA RAMOS DE BRONZE

Judoca do Sporting bateu Larissa Pimenta no combate pelo terceiro lugar

Duarte Pereira da Silva

Texto

26 de Março 2021, 15:59

Joana Ramos conquistou, esta sexta-feira, 26 de março, a medalha de bronze na categoria de -52kg do Grand Slam de Tbilissi.

Após ter batido Taciana César e Yasmin Javadian, a judoca do Sporting foi derrotada por Odette Giuffrida. Porém, na repescagem, Joana Ramos venceu Naomi van Krevel e, no combate de atribuição da medalha de bronze, superou a brasileira Larissa Pimenta.

Lembre-se que, nos próximos dias 16,17 e 18 de abril, irão decorrer, em Lisboa, os Campeonatos da Europa da modalidade, onde os leões terão seis representantes: Maria Siderot (-48kg), Joana Ramos (-52kg), Wilsa Gomes (-57kg), João Fernando (-73kg), Jorge Fonseca e Diogo Brites (ambos em -100kg).

Fotografia de Sporting

JOANA RAMOS: “ESTA MEDALHA SIGNIFICA SUPERAÇÃO”

Por Sporting CP
26 Mar, 2021

MODALIDADES

Judoca verde e branca conquistou o bronze no Grand Slam de Tbilisi

Joana Ramos, judoca do Sporting CP, conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze na categoria de -52 kg do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia.

“Esta medalha significa superação, nunca deixar de abraçar desafios nem de lutar pelos nossos sonhos. Aos 39 anos, é impossível para outros, mas não para mim. Nunca desistam antes do tempo”, afirmou a Leoa após a entrega da medalha.

A atleta, 24.ª do ranking mundial, começou por levar a melhor sobre a guineense Taciana César e a britânica Yasmin Javadian, mas depois caiu aos pés de Odette Giuffrida, quarta do ranking, no embate que poderia ter dado o acesso às medalhas de prata e ouro.

Já na repescagem, Joana Ramos superiorizou-se à holandesa Naomi van Krevel, antes bater por fim a brasileira Larissa Pimenta (10.ª do ranking), por ‘ippon’, no primeiro minuto do ponto de ouro do combate, o que lhe valeu a primeira medalha portuguesa na prova.

Wilsa Gomes, após eliminar a húngara Andrea Karman, na categoria de -57 kg, acabou por ceder na segunda ronda diante de Daria Mezhetskaia, da Rússia.

João Fernando e Jorge Fonseca entram em acção apenas no sábado e no domingo, respectivamente.

1 Curtiu

Pensava que isto já fosse a Liga dos Campeões, mas afinal são os Europeus.

TRÊS LEOAS EM ACÇÃO NO PRIMEIRO DIA DO EUROPEU DE JUDO

Por Sporting CP
16 Abr, 2021

JUDO

Maria Siderot, Joana Ramos e Wilsa Gomes caíram na segunda ronda

Esta sexta-feira, em representação da selecção nacional, Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) foram as primeiras judocas do Sporting Clube de Portugal a entrar em acção no Campeonato da Europa de judo, que decorre entre os dias 16 e 18 de Abril, na Altice Arena, em Lisboa. Embora as três Leoas tenham caído na segunda ronda das eliminatórias, Joana Ramos e Wilsa Gomes venceram os seus primeiros combates.

No início da manhã, na categoria de -48kg, Maria Siderot (número 28 do mundo) foi a primeira a combater e, já na segunda ronda, caiu às mãos da eslovena Marusa Stangar, 11.ª do ranking mundial, por ippon.

Depois, em -52 kg, a experiente Joana Ramos (número 21 do ranking mundial) entrou em acção com um triunfo por ippon sobre a georgiana Tetiana Levytska-Shukvani (30ª mundial). No combate da segunda ronda, contudo, seria afastada no ponto de ouro, depois dos quatro minutos de combate, pela vice-campeã olímpica e campeã europeia em título, a italiana Odette Giuffrida (número quatro do ranking mundial).

Por fim, também Wilsa Gomes, atleta Leonina de 23 anos e número 53 do ranking mundial, abriu a sua prestação com uma vitória sobre a eslovaca Viktoria Majorosova (137ª mundial), que acumulou três castigos. No segundo combate, Wilsa Gomes teve pela frente a exigente Sarah Leonie Cysique, judoca francesa e sexta melhor judoca do mundo, que acabou por bater a jovem Leoa através de um ippon a cerca de dois minutos do final.

Com seis dos 18 judocas portugueses, o Sporting CP é o clube português mais representado na selecção nacional e conta ainda com Pedro Soares, treinador do judo verde e branco, como um dos dois técnicos da equipa portuguesa. Depois das prestações das três atletas Leoninas no primeiro dia do Europeu seguem-se os judocas masculinos João Fernando (-73 kg), no sábado, e Jorge Fonseca e Diogo Brites (ambos em -100 kg), no domingo, completando o lote de Leões que vão representar Portugal na prova.

Durante este fim-de-semana, Lisboa acolhe o Campeonato da Europa da modalidade, no qual estarão em competição cerca de 400 atletas em representação de 40 países e que servirá também de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

JOÃO FERNANDO CAI NA TERCEIRA RONDA DO EUROPEU DE JUDO

Por Sporting CP
17 Abr, 2021

JUDO

Único Leão em acção no segundo dia da prova em Lisboa

João Fernando (-73 kg), judoca do Sporting Clube de Portugal em representação da selecção nacional, combateu durante este sábado no segundo dia do Campeonato da Europa de judo, que decorre entre os dias 16 e 18 de Abril, na Altice Arena, em Lisboa. O atleta Leonino caiu na terceira ronda, depois de se ter estreado com uma vitória na eliminatória anterior.

Durante a manhã, no seu primeiro combate na pool D na categoria de -73 kg, João Fernando, atleta de 21 anos e número 91 do ranking mundial, entrou com o pé direito e bateu o esloveno Martin Hojak (38.º mundial) com um waza-ari seguido de um ippon, sensivelmente a meio dos quatro minutos regulamentares.

Seguiu-se, na terceira ronda, Tommy Macias, judoca sueco e dono do 9.º lugar no ranking mundial, contudo, desta vez, o jovem Leão não conseguiu levar a melhor sobre o campeão europeu em 2019 e foi eliminado por ippon, sendo afastado às portas dos quartos-de-final do Campeonato da Europa.

Com seis dos 18 judocas portugueses, o Sporting CP é o clube português mais representado na selecção nacional e conta ainda com Pedro Soares, treinador do judo verde e branco, como um dos dois técnicos da equipa portuguesa. Depois das prestações das Leoas Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) no primeiro dia do Europeu e do Leão João Fernando (-73 kg), este sábado, Jorge Fonseca e Diogo Brites (ambos em -100 kg), no domingo - dia do terceiro e último dia da prova - completam o lote de Leões que representam Portugal no Europeu.

Durante este fim-de-semana, Lisboa acolhe o Campeonato da Europa da modalidade, no qual estarão em competição cerca de 400 atletas em representação de 40 países e que servirá também de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

CAMPEÃO MUNDIAL JORGE FONSECA É ELIMINADO E TERMINA EM SÉTIMO LUGAR

JUDO 14:20

Jorge Fonseca, campeão mundial da categoria de -100 kg, foi eliminado este domingo na repescagem nos Europeus de Liaboa, diante do francês Alexandre Iddir, e termina a sua participação no sétimo lugar.

Fonseca teve vitórias diante do grego Georgios Malliaropoulos e do estónio Grigori Minaskin e derrotas nos dois combates seguintes. Perdeu no acesso às meias-finais com o russo Niiaz Iliasov.

JORGE FONSECA E DIOGO BRITES ENCERRAM PRESTAÇÃO LEONINA NO EUROPEU

Por Sporting CP
18 Abr, 2021

JUDO

Campeão mundial em 2019 ficou em sétimo em Lisboa

Jorge Fonseca e Diogo Brites, ambos atletas do Sporting Clube de Portugal, participaram, este domingo, no terceiro e último dia do Campeonato da Europa de judo, em Lisboa, em representação da selecção nacional na categoria de -100 kg.

Jorge Fonseca, número quatro do ranking mundial, terminou a prova no sétimo lugar. Depois de, durante a manhã, ter batido o grego Georgios Maliaropoulos (110.º do ranking) e o estónio Grigori Minaskin (número 21 mundial) na pool B, o campeão mundial em 2019 caiu para a fase de repescagem ao ser derrotado por Niias Iliasov, judoca russo e quinto do ranking mundial. Aqui, Jorge Fonseca também não iria conseguir levar a melhor sobre o francês Alexandre Iddir (13.º do ranking), sendo eliminado.

Na mesma categoria, mas na pool C, o Leão Diogo Brites, de 22 anos, estreou-se num Campeonato da Europa com uma derrota no primeiro combate. Ainda assim, o jovem judoca conseguiu levar o bielorrusso e número 25 mundial Mikita Svyrid a prolongamento, onde cairia por ponto de ouro.

JUDO

Masculino

Seniores - Campeonato da Europa

-73 kg: 9.º João Fernando (1 V / 1 D) - notícia

-100 kg: 7.º Jorge Fonseca (2 V / 2 D) ; 17.º Diogo Brites (1 D) - notícia

Feminino

Seniores - Campeonato da Europa - notícia

-48 kg: 9.º Maria Siderot (1 D)

-52 kg: 9.º Joana Ramos (1 V / 1 D)

-57 kg: 9.º Wilsa Gomes (1 V / 1 D)

JUDO

Masculino

Seniores - Open Europeu de Zagreb

-73 kg: 3.º João Fernando (4 V / 1 D) - MEDALHA DE BRONZE

-100 kg: 9.º Diogo Brites (1 D)

Feminino

Seniores - Open Europeu de Zagreb

-57 kg: 3.º Wilsa Gomes (4 V / 1 D) - MEDALHA DE BRONZE

Preciso de entrar em contacto com o judoca João Martinho.
Alguém faz o favor de me dar o telefone dele?
Explico por mp o motivo.

Foto José Lorvão

CINCO JUDOCAS CONTINUAM DE LEÃO AO PEITO

Por Sporting CP
28 maio, 2021

JUDO

Renovações na secção que tem dominado a modalidade em Portugal

João Fernando, Jorge Fonseca, Maria Siderot, Miguel Alves e Wilsa Gomes, judocas do Sporting Clube de Portugal, vão continuar de Leão ao peito. Os cinco atletas assinaram esta sexta-feira um novo vínculo com o emblema de Alvalade - Bicampeão da Europa e dono da hegemonia da modalidade em Portugal - válido até 2022.

Com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP, e de Pedro Soares, mestre do judo verde e branco, os cinco Leões oficializaram o prolongamento da ligação ao Clube e não esconderam a satisfação, até pela confiança renovada em vésperas dos Campeonatos do Mundo (em Junho, na Hungria) e dos Jogos Olímpicos (em Julho, no Japão).

“Não há palavras para descrever o que estou a sentir. Estou feliz por renovar o contrato com o Sporting CP, que era o meu objectivo. Agora é trabalhar para voltar à alegria e ao sucesso. (…) Agora quero fazer um bom resultado no Campeonato do Mundo, mas o meu grande objectivo são os Jogos Olímpicos. É para isso que estou a trabalhar, mas vou ao Campeonato do Mundo fazer o meu melhor e tentar chegar ao pódio”, começou por dizer Jorge Fonseca, Campeão do Mundo na categoria de -100kg, aos meios de comunicação do Sporting CP.

João Fernando também frisou a alegria de continuar no Sporting CP. “Estou muito feliz por continuar a representar este Clube e prometo dar o meu melhor enquanto estiver aqui. (…) Agora queremos renovar o título de Campeões da Europa por clubes e vou dar o meu melhor no Mundial. Vou deixar lá tudo”, garantiu, tendo-se seguido Miguel Alves. “Estou muito grato e orgulhoso por confiarem em mim. Prometo que vou dar o meu melhor e trazer o maior número de títulos para o Clube. (…) Já estou no Sporting CP há sete anos e o momento mais marcante foi ganhar a Liga dos Campeões em Portugal. (…) Quero fazer uma boa caminhada até [aos Jogos Olímpicos de] 2024, em Paris. É o meu principal objectivo”, contou.

No feminino, Maria Siderot e Wilsa Gomes também continuam Leoas e a primeira realçou o prazer de renovar a ligação ao Sporting CP.

“É sempre uma honra renovar o contrato com este grande Clube. Já dei grandes conquistas ao Clube e espero ter ainda mais sucesso de Leão ao peito. Desde 2011 que estou a representar bem o Sporting CP, com honra, sacrifício e dedicação. Para mim, é uma alegria estar aqui hoje. (…) Vou ao Campeonato do Mundo fazer o meu melhor. Luto sempre pelas medalhas e estou numa categoria [-48kg] em que me supero sempre. Respeito as minhas adversárias e elas também me respeitam. Sou uma das candidatas a medalhas. É combate a combate e vamos trabalhar”, considerou Maria Siderot.

Wilsa Gomes é da mesma opinião.

“Estou muito feliz porque trabalhei muito para isto. Comecei a fazer judo no Sporting CP e espero acabar aqui a minha carreira daqui a muitos anos com bons resultados. Agradeço muito ao Sporting CP a oportunidade e prometo dar o meu melhor. (…) No Mundial, o meu objectivo é dar o meu melhor e ir o mais longe possível. Quero sair sabendo que dei o melhor. Espero lutar por uma medalha e trazê-la para casa, para o Sporting CP”, admitiu.

Por fim, Pedro Soares explicou que estas renovações são a continuidade natural do trabalho que tem sido feito na secção de judo do Sporting CP.

“É um prazer e uma satisfação enormes dar continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar ao longo dos anos e que tanto sucesso tem trazido ao nosso Clube. Grande parte deles nasceu e cresceu aqui, no Sporting CP. À excepção do João Fernando, todos vieram para cá muito jovens. Sinto-me completamente realizado quando tenho resultados com atletas formados no nosso Clube. É uma dupla satisfação. A renovação com estes atletas passa por dar continuidade ao que temos vindo a fazer desde o início. Alguns até já são Campeões do Mundo, algo que seria impensável quando vim para o Sporting CP em 2007. Trata-se de dar uma continuação lógica a um trabalho muito bom que tem sido feito pelo Sporting CP”, afirmou o treinador.

o joao martinho alguem sabe se se mantem no sporting , e que reforços e constituição de equipa , os vermelhos estão cada vez mais perto e se se reforçarem para o campeonato cuidado

JUDO

Masculino

Taça Internacional de Cadetes

-50 kg: 3.º Bernardo Silva (1 V / 2 D)

-55 kg: 7.º Francisco Caravana (2 V / 2 D); 9.º Rafael Rico (2 D); 9.º Nika Kvantidze (1 D)

-60 kg: 9.º Diogo Fonseca (1 V / 1 D); 9.º Guilherme Costa (1 V / 1 D); 9.º Tomás Fonseca (1 V / 1 D); 17.º Francisco Almodôvar (2 D)

-66 kg: 2.º Rodrigo Janeiro (4 V / 1 D); 9.º Vasco Dinis (2 D); 17.º David Luís (1 D)

-73 kg: 7.º Eduardo Simonetta (2 V / 2 D); 9.º Rodrigo Branco (1 D); 9.º Tiago Coutinho (1 D)

-81 kg: 7.º Tomás Catita (3 D)

Feminino

Taça Internacional de Cadetes

-52 kg: 9.º Inês Arriaga (1 V / 2 D)

1 Curtiu

QUINTO LUGAR PARA JOANA RAMOS NOS MUNDIAIS

Por Sporting CP
07 Jun, 2021

JUDO

Judoca Leonina perto do bronze em Budapeste

Joana Ramos, atleta do Sporting Clube de Portugal, terminou, esta segunda-feira, os Mundiais - que se estão a realizar em Budapeste, na Hungria - na quinta posição na categoria de -52kg.

Isenta da primeira ronda, Joana Ramos (23.ª do ranking mundial) superou Bishrelt Khorloodoi (Mongólia, 27.ª do ranking mundial) por waza-ari na segunda eliminatória. Na terceira ronda, contra Evelyne Tschopp (Suíça, 13.ª do ranking mundial), a experiente portuguesa voltou a ser mais forte, vencendo desta feita por ippon (vantagem máxima).

Nos quartos-de-final, contudo, a história foi diferente e Joana Ramos perdeu no golden score contra a japonesa Ai Shishime, actual terceira do ranking mundial. Na repescagem, a Leoa voltou a rugir mais alto e bateu Amber Ryheul (Bélgica, 41.ª do ranking mundial) por ippon com grande superioridade.

Já na parte da tarde, Joana Ramos defrontou Fabienne Kocher, outra atleta suíça que ocupa a 21.ª posição do ranking mundial, no combate pela medalha de bronze. O combate foi muito disputado e a portuguesa, natural de Coimbra, esteve muito perto de pontuar, mas Fabienne Kocher acabou por vencer no golden score , amealhando o bronze.

Aos 39 anos Joana Ramos participou nos Mundiais de judo pela 13.ª vez, igualando o melhor resultado (quinto lugar) obtido em 2019. A judoca tem ainda no palmarés uma medalha de prata (2011) e outra de bronze (2017) em Europeus, assim como muitos pódios em Grand Slam, Grand Prix e Taças do Mundo. A atleta do Sporting CP participou também em duas edições dos Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016).