Jovens na equipa principal

Novos diamantes por lapidar

Paulo Bento há muito que vem planeando
a próxima época, juntamente com Carlos Freitas, sendo seguro que a aposta na formação é um dado a reforçar. Nessa perspectiva, um novo quarteto oriundo dos juniores prepara-se para desfilar na pré-temporada, ao qual se devem juntar Miguel Veloso, Djaló e… Ronny
ANTÓNIO BERNARDINO

“Esta Academia será uma fábrica de talentos” – foi desta forma que Miguel Ribeiro Telles, então presidente da SAD, apresentou o espaço por altura da sua inauguração. Um rótulo que comunga com a política preconizada pelo clube, em que a aposta no sector da formação é uma prioridade.

Nesta perspectiva, um novo filão de diamantes está às portas do plantel principal, sendo garantido que Rui Patrício, Daniel Carriço, Zezinando e Fábio Paim vão ser observados por Paulo Bento no estágio de pré-temporada. Quatro jogadores que o técnico bem conhece, dos tempos em que orientou a equipa júnior, e cujo brilho cedo despertou a atenção dos responsáveis leoninos.

Deste quarteto, apenas Zezinando (actual capitão da equipa júnior) será jogador sénior na próxima época, enquanto os restantes ainda poderão actuar pelos juniores, situação semelhante à vivida por André Marques esta temporada – ou João Moutinho em 2004/05.

Conhecedor profundo da realidade vivida no sector da formação, Paulo Bento já demonstrou não ter qualquer problema em apostar nos jovens talentos, como ficou demonstrado pela afirmação de Nani e pelas oportunidades concedidas a André Marques. Aliás, nomes como Paulo Renato, David Caiado ou Bruno Pereirinha também estão bem referenciados entre os responsáveis pela equipa principal.

Tendo em conta a carga competitiva a que os leões serão sujeitos na próxima época (Liga dos Campeões, Liga e Taça de Portugal), será importante formar um plantel com várias alternativas, sendo seguro que a formação é uma aposta firme (os leões apenas recorrerão ao mercado exterior para garantir reforços muito acima da média).

Contudo, para já, esta quarteto terá carimbado, apenas, a possibilidade de mostrar o respectivo valor entre o plantel sénior na pré-temporada, dependendo depois de vários factores a sua afirmação no grupo gerido por Paulo Bento.

ZEZINANDO Gomes Correia
Data de Nascimento: 01/01/1987 (19 anos)
Estatuto competitivo em 2006/2007: Sénior
Posição: Médio
No Sporting desde: 1990/2000
Contrato até: 2008

DANIEL Filipe Martins CARRIÇO

Data de Nascimento: 04/08/1988 (17 anos)
Estatuto competitivo em 2006/2007: júnior
Posição: Defesa-central
No Sporting desde: 1999/2000
Contrato até: 2010

RUI Pedro dos Santos PATRÍCIO

Data de Nascimento: 15/02/1988 (18 anos)
Estatuto competitivo em 2006/2007: Júnior
Posição: Guarda-redes
No Sporting desde: 1990/2000
Contrato até: 2009

FÁBIO Miguel Malheiro PAIM

Data de Nascimento: 15/02/1988 (18 anos)
Estatuto competitivo em 2006/2007: júnior
Posição: Médio ofensivo/Avançado
No Sporting desde: 1997/1998
Contrato até: 2010

in jogo.

Malheiro???

(...) um novo [b]filão de diamantes [/b]está às portas do plantel principal (...)

Acho que se enganaram… é mais: às portas das mãos do Freitas e desejoso de efectuar a venda para cobrar a sua comissão"zinha" (então não é que isso acontece “em todo o lado” portanto, porque haveria o Sporting de ser diferente?)… há quem lhe chame em linguagem técnica: “um bom negócio para todas as partes!!!”

Mal posso esperar para ver se o Fábio Paím realmente corresponde ao mito que tem vindo a ser criado em seu torno desde os tempos do Championship Manager :smiley:

Mal posso esperar para ver se o Fábio Paím realmente corresponde ao mito que tem vindo a ser criado em seu torno desde os tempos do Championship Manager :D

Deixem-se dessas coisas com o Paim.Ele no Cm com 13 anos ja era o meu melhor no ManU.

F.Paim e um extremo rapido com boa tecnica mas nao esperem dele que finte todos os adversarios e entre com a bola na baliza…

[b]Ronny certo... Yannick espreita[/b]

Ronny também deve integrar a próxima pré-época leonina. O lateral-esquerdo contratado ao Corinthians está a trabalhar na Academia desde Janeiro e, nas últimas semanas, tem-se treinado com o plantel principal. Com apenas 19 anos, é tido como uma esperança do futebol brasileiro, podendo evidenciar as suas qualidades a partir de 14 de Julho. Outro brasileiro que veio do Corinthians é Yannick (17 anos), que, tal como o compatriota, vem treinando às ordens de Paulo Bento, não estando descartada a sua presença na fase de pré-temporada.

Veloso e Djaló vão regressar

Quem também deve integrar os trabalhos de pré-temporada são Miguel Veloso (defesa) e Djaló (avançado). Dois jogadores que foram importantes na conquista do campeonato nacional de juniores da época passada, sob o comando de Paulo Bento, e que esta época estiveram emprestados ao Olivais e Moscavide e ao Casa Pia, respectivamente. Ambos atingiram níveis competitivos interessantes, com Veloso a afirmar-se numa equipa (Olivais e Moscavide) que conquistou o primeiro lugar na Série D da II B, ao passo que, nos gansos, que desceram à III Divisão, Djaló foi o melhor marcador, somando 12 golos.

in: o jogo

Abro aqui um parêntesis para destacar o excelente trabalho que tem sido realizado até ao momento pela equipa técnica e pelos responsáveis pelo futebol.

Abro aqui um parêntesis para destacar o excelente trabalho que tem sido realizado até ao momento pela equipa técnica e pelos responsáveis pelo futebol.

Exactamente. Plenamente de acordo :wink:

Também estou com enormes expectativas em relação aos nosso jovens, espero que apostem neles e eles correspondam. E quanto a aquisições façam-nas pela Qualidade e não Quantidade.