Jovane Cabral (Empréstimo: Olympiakos)

Pois, para mim foi. De certeza que não consegues arranjar dez extremos melhores que ele (de 2000 até hoje).

Gostei muito do Bryan em 15/16. Embora tenha atravessado não apenas o falhanço contra os vermelhos, mas também na jornada anterior. Portanto em momentos decisivos, não correspondeu.

Insuficiente nas épocas seguintes.

Não podemos analisar só assim. Dou-te um exemplo: revê o cruzamento que faz aos 90 minutos no jogo contra o Braga, em casa. Essa assistência permitiu-nos vencer um jogo que estava praticamente perdido.

Teve um falhanço escandoloso contra o Benfica, isso é verdade e dificilmente será esquecido, mas ninguém fala da escorregadela do William que permite o golo do Mitroglou, por exemplo.

O Bryan teve lances maus e lances geniais, mas o balanço geral é extremamente positivo.

1 Curtiu

Eu disse “quem nos dera ter um Bryan Ruíz” como quem diz “quem nos tera ter um Acosta ou um Mário Jardel”. Não me estava a referir ao jogador atualmente, claro, até porque já anda pela liga do seu país natal - o que é mais ou menos sinónimo de reforma.

No entanto, gostava de ter por cá alguém com um perfil semelhante. Faz falta um criativo no nosso plantel. Desse género, só temos o Vietto quando lhe apetece e diria que o Pote também pode ser útil nesse aspeto (o Bragança também pode entrar neste leque, se for aposta e confirmar todas as expetativas).

Foi grande contratação. Muita classe naqueles pés. Marcou um grande golo aos russos.

Não temos nem 1 com a qualidade dele - naquele início - neste plantel.

1 Curtiu

Brian Ruiz era um craque e fez grandes jogos mas ficará sempre lembrado pelos 3 FALHANÇOS (2 em Guimarães e 1 em Alvalade diante o slb) que apenas 1 golo nesses 3 lances valia o campeonato… É verdade que este “carimbo” na carreira do jogador pode ser injusto, na verdade ao longo da época muitos falharam e várias vezes… mas aqueles 3 FALHANÇOS pelo momento e pela forma escandalosa são de facto inesquecíveis.

3 Curtiram

Pedro Barbosa
De Franceschi
João Pinto (Que muitas vezes jogou a extremo)
Sá Pinto
Mpenza
Quaresma
Cristiano Ronaldo
Izmailov
Vuckevic
Gelson Martins

Se fosse apenas pela época 15/16, concordava contigo. Mas não foi a única dele, no Sporting.

Não só. Contra o Guimarães falhou, no primeiro ou segundo jogo da liga em casa contra o Paços tb teve uma falha que me ficou na Retina por nos ter custado 2 pontos…também gostei dele em termos gerais. Mas aqueles falhanços todos acabaram por fazer a diferença pela negativa.

Ok, conto para aí seis ou sete que não se aproximam dos números do Bryan Ruiz, mas está bem.

1 Curtiu

Premium# Adaptação tem saído melhor do que a encomenda: Rúben puxa por Jovane

Bruno Fernandes/Duarte Tornesi

06 Setembro 2020 às 22:07

Jovane tem estado em foco na pré-época do Sporting

Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Comandante leonino está entusiasmado com a explosão no último terço, embora entenda que o extremo só pode ser alternativa válida a Sporar com um maior sentido coletivo e visão de jogo.

Solução encontrada para fazer face à escassez de opções para o lugar de ponta de lança, a adaptação de Jovane tem saído melhor que a encomenda a Rúben Amorim, que pretende dar sequência aos testes do extremo convertido a avançado na preparação para a nova temporada.

RELACIONADOS

Nos últimos dez jogos de 2019/2020, Jovane só conseguiu ter mais de 50% de acerto no alvo em um jogo

Será que Sporting desistiu contratar um ponta de lança, ao ponto do Rúben Amorim já estar a ensaiar um plano B ?

Um Gedson, por favor!

1 Curtiu

Não basta ir buscar o Ruiz de há 5 anos. Tinhas que ir buscar toda a equipa de há 5 anos atrás. O Ruiz acaba por resultar bem porque aquela equipa tinha vários jogadores que eram extremamente inteligentes em posse e eram extremamente evoluídos que conseguiam construir jogo com uma facilidade brutal e em termos defensivos tinham um equilíbrio extraordinário. Ter o Ruiz e o João Mário a auxiliar um Adrien e um William no meio campo, com o Slimani a pressionar forte os defesas e o Teo a queimar linhas para a recuperação de bola, foi meio caminho andado para o sucesso do Jesus. Aliás, o futebol que se praticou naquela temporada acaba por ser fruto do afastamento do Carrillo, o qual começou como titular com o JJ e onde o Sporting CP até se apresentava de uma maneira diferente.

Na temporada seguinte, sai o João Mário, o Slimani e o Teo e aquilo para o Bryan Ruiz foi um descalabro. Os pormenores técnicos e a inteligência em campo não conseguiam esconder as deficiências físicas que tinha.

2 Curtiram

Ainda ontem estive a ver o jogo das galinhas, vi o Pedrinho e o cebolinha, jogadores com grande técnica é verdade, bons jogadores sem dúvida alguma.

Lembro-me de pensar, estes são muito bons mas não são tão perigosos para os adversários como o Jovane, não é um jogador com muita “finesse” mas desequilibra enormemente os adversários com o jeito desengonçado dele e depois tem uma pedrada e uma capacidade de assistir os colegas incríveis. Pensar em vender o Jovane por 20 milhões é um novo crime contra o Sporting.

2 Curtiram

Realmente a primeira coisa que me vem à cabeça quando vejo o Cebolinha a jogar é que não é tão perigoso como o Jovane.

4 Curtiram

…até porque se o Jovane confirmar esta época o que tem vindo a demonstrar, é caso para valer bem mais que esses 20M.

Temos que pensar é em ir buscar outro Jovane e nao pensar em mandá-lo embora.

É esperar que o Jovane não tenha uma época com tantas lesões e depois comparar as estatísticas dos jogadores, em número de assistências e golos.

Posso estar enganado e tenho consciência que a grande maioria até discorda da minha opinião, mas é o que me veio a cabeça ao ver o jogo de ontem.

1 Curtiu

Atenção que gosto do Jovane e se mantiver consistência pode se tornar num jogador muito interessante para a segunda linha de equipas europeias. Mas até chegar ao nível do Cebolinha vai um grande caminho (se lá chegar)…