Também gosto muito dele, mas vai com opção de compra
Estas opções de compra não fazem sentido nenhum.
qual o valor da opção de compra?
Vai com opção de compra, não percebo… este miudo tem potencial
Estas opções de compra são incríveis. O que ganhamos com isto?
Bem ao menos o Arouca consegue vender bem, não costuma oferecer os atletas por tuta e meia.
Basta ver o caso do Chico Lamba que conseguiu 6M€.
Alguma vez esta estrutura conseguia fazer um negócio destes?
Mas agora emprestamos na esperança que os outros vendam por nós? Mas que raio de modelo de gestão é este?
Vender o Chico Lamba por 6M? Talvez se o Chico Lamba jogasse na equipa A, não é?
Se o clube não deixar estes jogadores sair para estes clubes, eles também não vão valorizar e ser vendidos por esses valores porque cá não têm nível para jogar na nossa equipa A. É lógico.
a ideia de meter jogadores noutro clube, que não nos interessam é o os valorizar. Ah… e vendemos o Chermiti por 12 ou 13…
isto, a malta acha que iamos vender o lamba nos B por 6 m
Epa é triste mas é a realidade, o Sporting não consegue fazer bons negócios com jogadores que não contam para o totabola ao contrário dos outros.
Basta ver o caso mais recente do Afonso Moreira.
No verão é este e o Travassos.
A opção de compra deve rondar os 2/3M, aposto. É à Chico Lamba. Acredito que o Sporting vá apostar no Travassos para a direita, para o ano. Espero que sim. Ter Fresneda e Vagi, de novo, não me cabe na cabeça.
Que negócios é que os outros fazem?
Acho injusto pôr aí o Afonso porque esse foi, na minha opinião, um dossier que o Sporting efetivamente geriu mal. E disse-o na altura, no momento da venda, que nos íamos arrepender. Sporting nunca tentou valorizar o jogador
Um dossier entre muitos mal resolvidos quando se trata de formação ou jogadores que passaram na formação.
Não vejo os outros clubes libertarem os jogadores a custo zero ficando com 50% do passe, e se existe são muito poucos esses negócios e têm sempre contrapartida de terem uma cláusula que lhes permite recuperar quase a preço de tostões.
Vejo mais emprestarem os jogadores e depois fazerem praticamente um leilão com o jogador emprestado.
Não é verdade, o Benfica faz isso constantemente e é um modelo que faz todo o sentido. Tanto o Benfica como o Sporting formam dezenas de jogadores de qualidade, mas que não têm espaço para vingar nas equipas A dos respetivos clubes - deixar sair a 0 para clubes da Liga mantendo 50% de uma futura venda é um incentivo a que outros clubes dêem oportunidade a esses jogadores, já que cá não a iam ter, para o Sporting depois ir buscar metade dos lucros.
E até te digo mais - apesar de haver dezenas nestas circunstâncias, foi a rara a vez que geraram algum tipo de receita para o clube. Nos últimos 5 anos lembro-me apenas destes:
Chico Lamba, Pedro Mendes, Tiago Santos (do qual inicialmente tínhamos 50% e opção de recompra) e Kiki Kouyaté. Em todos os outros casos de jogadores que sairam nestes moldes, estamos a falar de receitas residuais ou inexistentes.
Isto já não é como dantes. Os clubes da 1a Liga para apostarem nos jovens só tendo 50% do passe. Faz sentido este modelo de negócio e todos ganham
Sobre o José Silva, vou um pouco contra a corrente e deixo aqui a minha opinião:
Há um ponto negativo nesta saída - o José andava a ser titular na equipa B na ausência do Blopa e estamos numa altura em que o objetivo da equipa B (manutenção) ainda não está cumprido. Nesse aspeto saímos a perder, mas acho que até o Blopa voltar o Gião deverá apostar no Daniel Costa ou colocar o Rodrigo Dias à direita. Veremos.
Agora, do ponto de vista geral acho que é uma saída que faz sentido, e explico porquê. O Sporting tem neste momento 2 laterais na equipa A, um dos quais foi contratado neste verão. Não acredito que se queira desistir já do Vagiannidis, mas assumindo que sim, há um Travassos emprestado e com contrato com o clube até 2030. Além disso, há Blopa que era titular de B, 2 anos mais novo que o José, e há Daniel Costa, da idade do Blopa. O próprio Daniel já foi titular em vez do Blopa na Seleção por várias vezes - ou seja, o Sporting tem aqui 2 laterais da Seleção Sub-19 2 anos mais novos que o José.
Indo agora à situação do José - tem contrato até 2027. Face ao que referi acima (Travassos 2030, Blopa 2030, Daniel Costa), o mais provável é que não haja interesse de nenhuma das partes em prolongar este contrato. Portanto, vejo 2 cenários para o José:
- Dá-se bem no Arouca (não vai ser fácil em pouco tempo tirar o lugar ao capitão…) e o Arouca exerce a opção (de quanto?)
- Não justifica para o Arouca e o Sporting liberta no verão por um valor reduzido ou a custo 0, mantendo 50% ou semelhnte de venda futura (um bocado como o que aconteceu com o Arreiol, que saiu por 500k + 250k + 40% da mais-valia)
Acrescentar que vejo no José um projeto de lateral interessante, para fazer carreira numa Primeira Liga ou num nível ligeiramente acima, talvez. Tem algumas limitações técnicas (diria até que, da equipa B, é dos mais limitados), mas tem outras características excelentes - veloz, muito bom cruzamento, por exemplo.
Mais um jogador que não volta. Um empréstimo com opção de compra a um clube que nem está a precisar de um lateral direito… genial.
Exatamente isto.
Faria-me sentido o emprestimo mas para voltar com bagagem de primeira liga