José Maria Ricciardi

Eles diz que ,quem manda no Sporting são os socios,não os bancos. :roll:

“Apoio por inteiro a candidatura de Filipe Soares Franco”
“Os activos a alienar não têm nada a ver com o futebol. O Sporting tem de diminuir os seus passivos, tem de ter um serviço da dívida menor, de forma a libertar mais dinheiro para a SAD”
ANTÓNIO TAVARES-TELES
Com o mundo sportinguista agitado (embora no bom sentido, é claro) com a apresentação do projecto de Filipe Soares Franco ao Conselho Leonino, e a sua aprovação por esse Conselho de resto, assim como com vitória na Luz sobre o Benfica, procurei na semana passada contactar José Maria Ricciardi, não só um grande “leão” mas igualmente, como se sabe, figura proeminente do Grupo Espírito Santo, parceiro do Sporting, para obter o seu comentário sobre esses dois acontecimentos. Ele encontrava-se porém no estrangeiro, donde o adiamento desta conversa para hoje, de resto já com mais uma vitória (passe a expressão) “no papo” contra o Nacional, e com mais uma derrota do Benfica e um empate do FC Porto para festejar. Resultados esses que recolocaram sem dúvida Paulo Bento e os seus pupilos na rota do título.

Mas vamos à conversa.

  • Que é que se passa? Procurei falar-lhe na semana passada…

  • Não estava cá, estava em Goa, mas acompanhei essa grande vitória lá longe, de resto num local - Goa, justamente - que continua muito ligado ao nosso país, onde é muito comovente até verificar a forma como existe essa ligação a tudo o que é português, inclusive aos nossos principais clubes de futebol.

  • Mas entretanto o Sporting já voltou a ganhar, assim como o Benfica a perder e o FC Porto a empatar… Que me diz a isso?

  • Digo que de facto, ao contrário daquilo que apregoavam algumas aves agoirentas, o Sporting está a trilhar um caminho correcto, e que a escolha do Paulo bento para treinador, mesmo nas circunstâncias em que se verificou, foi acertada, acabando nós por, com uma equipa, digamos assim, económica, estarmos indiscutivelmente a lutar pelo título.

  • Uma boa “performance” do referido Paulo Bento, pois…

  • Exactamente, trata-se de uma excelente "performance da sua parte, ele que é um treinador perfeitamente identificado com a casa, sem esquecer é claro o mérito, num momento difícil, da decisão do dr. Filipe Soares Franco de promovê-lo como promoveu.

  • Outra boa notícia é a de que Liedson vai continuar de verde-e-branco…

  • Pois, é uma coisa que me parece muito importante, porque o Liedson é um dos grandes jogadores do nosso campeonato.

  • Para além disso, Filipe Soares Franco viu aprovado pelo Conselho Leonino o seu projecto para o Sporting, pelo que vai candidatar-se às próximas eleições. Que pensa disso?

  • Entendo que o dr. Filipe Soares Franco é sem dúvida a pessoa que reúne as melhores condições para ser o presidente de que o Sporting precisa. Não querendo eu deixar de aproveitar esta oportunidade para publicamente manifestar por inteiro o meu apoio à sua candidatura, um apoio no qual espero ser aliás acompanhado pelas grandes figuras do Sporting, pois entendo - repito - que o dr. Filipe Soares Franco reúne as múltiplas qualidades que farão dele um excelente presidente.

  • Aprovou o projecto que ele apresentou, está visto…

  • A esse respeito, quero dizer o seguinte. Em primeiro lugar, que muito provavelmente até irei integrar uma das listas que o dr. Filipe Soares Franco apresentar. Em segundo lugar, que o dr. Filipe Soares Franco não só tem uma reputação irrepreensível, como já deu muitas provas da sua capacidade de gestão, recuperando empresas em dificuldade e tornando-as lucrativas, rentáveis, com um grande futuro à sua frente. Para além de que é um homem que ouve os outros e partilha com eles as suas decisões.

  • Mas quanto ao projecto, concretamente?

  • É verdade que passa por uma alienação de activos, mas que são activos que não têm nada a ver com o futebol ou com as outras actividades desportivas, dado que o Sporting tem de diminuir os seus passivos pois, apesar de já apresentar uma exploração completamente equilibrada, tem de ter um serviço da dívida menor, com menos juros, de forma a libertar mais dinheiro para a SAD, com o objectivo de tornar uma equipa de futebol cada vez mais competitiva.

  • Houve, durante a elaboração do projecto de Filipe Soares Franco, alguma concertação com o BES, por exemplo?

  • Não, não houve nenhuma especial concertação, no seguinte inclusive por uma razão: o dr. Filipe Soares Franco tem plena consciência de que existem dois bancos que são os principais financiadores do Sporting - o BES e o BCP - que não querem mandar no clube mas tão-somente, como qualquer outro banco, que os financiamentos concedidos lhes sejam pagos. Estando aí aliás outra razão pela qual o dr. Filipe Soares Franco é um excelente candidato à presidência do Sporting: porque tem uma longa e óptima experiência de lidar com os bancos, nas empresas onde esteve e onde agora está e que, como disse, em circunstância difíceis, recuperou, abrindo-lhes o caminho do futuro.

  • A terminar: é um homem do Grupo BES. Quer pois dizer que o BES também vê com bons olhos a candidatura de Filipe Soares Franco?

  • Eu estou aqui a falar como José Maria Ricciardi, sócio do Sporting, não como banqueiro. Mas não tenho qualquer dúvida de que tanto o BCP como o BES reconhecem altas qualidades de gestão ao dr. Filipe Soares Franco, embora quem escolha o presidente do Sporting não sejam obviamente os bancos, mas sim os sócios do clube.

interessante :think: como um personagem que faz parte da estrutura do sporting há uns bons quinze anos (se não estou em erro) tem um topico criado e não há assunto/opinião a debater, deve ser uma figura irrelevente.
como não encontro outro topico dedicado ao maria ricciardi optei por desenterrar este porque realmente não há outro local apropriado para postar esta noticia do publico.

http://publico.pt/1567305

é caso para se dizer que quem brinca com fogo, é iluminado.

Tudo gente seria…

SL

tudo pessoal credivel

Como o primo, esqueceu-se…

[b]Ricciardi corrige IRS em 1,5 milhões de euros[/b]

O presidente executivo do BES Investimento, José Maria Ricciardi, fez três correcções às declarações de IRS, num montante que totaliza mais de 1,5 milhões de euros, noticia o “Correio da Manhã”.

A mesma publicação refere que o banqueiro alterou as declarações de IRS relativas aos anos de 2009, 2010 e 2011.

Em 2009, José Maria Ricciardi terá feito uma correcção de 376 mil euros, como noticiou o “CM, no ano seguinte “subiu consideravelmente”, com uma correcção de 567 mil euros e em 2011 o ajuste foi de 554 mil euros.

Segundo a informação disponibilizada pelo BESI, no ano passado, Ricciardi teve um rendimento de 459.668 euros, pelo que os valores rectificados são, grosso modo e em cada ano, praticamente idênticos ao salário anual.

O CM havia noticiado que José Maria Ricciardi havia sido “constituído arguido no âmbito do processo que investiga as privatizações da EDP e da REN. O banqueiro é suspeito de tráfico de influências e de fraude fiscal”.

A 14 de Março, Ricciardi foi ouvido como testemunha no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), tendo já saído do edifício na qualidade de arguido, escreve o “Correio da Manhã”.

Contudo, também em declarações ao “Correio da Manhã”, fonte oficial do BESI negou que Ricciardi seja arguido neste caso que envolve as privatizações recentes da EDP e a REN.

O CM não conseguiu apurar junto de José Maria Ricciardi se este havia aderido a alguns Regimes Excepcionais de Regularização Tributári (RERT). A mesma publicação recordou que Ricardo Salgado, presidente do BES havia usado aministia fiscal dp Governo RERT III para regularizar em 2012 redimentos no valor de 8,5 milhões de euros.

Ricardo Salgado tinha explicado ao Negócios que o dinheiro não havia sido declarado antes “porque precisava de manter capital fora de Portugalpara fazer face ao investimento do grupo”.


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/ricciardi_corrige_irs_em_15_milhoes_de_euros.html

Não devia estar no separador dos Sócios?

Devia estar era na forca… :twisted: :twisted:

Padrinho Zé Maria Visconde de Courchevel “o Presidente dos Presidentes”,ou “Tu-é-bom-que-tenhas-25-milhões-senão-não-te-deixo-candidatar”(o escadinhas que o diga).

Não percebo porque é que está aqui :inde:

Presidente do BESI nega conspiração e afirma que contactos com ex- -líder do BES Angola se deve a acordo entre bancos e o Sporting José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento e membro do conselho superior do Grupo Espírito Santo (GES), responsabilizou ontem, num comunicado enviado às redacções, Ricardo Salgado, presidente do BES, pelas más relações com Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola: "A invocação da quebra da lealdade institucional no que respeita ao dossiê Banco Espírito Santo de Angola (BESA) / Dr. Álvaro Sobrinho, não tem qualquer sentido, dado que a condução e a responsabilidade que dela emerge coube ao Dr. Ricardo Salgado, não tendo alguma vez o signatário sido chamado a intervir neste processo."

Em resposta à notícia deste domingo, que dava conta de uma alegada conspiração entre Ricciardi e Sobrinho para retirar poder a Salgado dentro do maior grupo financeiro português, o presidente do BESI frisou ainda que os contactos que tem mantido com Álvaro Sobrinho “circunscreveram-se à consolidação de uma plataforma de acordo entre os bancos credores e o Sporting Clube de Portugal que culminaram pela conversão dos créditos do Dr. Álvaro Sobrinho em capital, medida que muito contribuiu para a estabilização financeira” do clube.

Este Sábado, o semanário “Expresso” dava conta de que Ricardo Salgado teria conseguido ver aprovado o voto de confiança na reunião do Conselho Superior do GES, levada a cabo esta quinta-feira, na condição de se iniciar “imediatamente” o processo de sucessão e o modelo de governação. Ricardo Salgado está a ano e meio do fim do mandato.

O processo de sucessão já durará informalmente há mais de um ano, mas foi acelerado depois de o “Jornal de Negócios” ter avançado, na sexta- -feira, com a manchete “Golpe de Estado no BES fracassa”, responsabilizando Ricciardi por “precipitar a saída de Ricardo Salgado”.

Ricciardi reagiu ontem em comunicado, dizendo “não corresponde à verdade a tentativa de golpe de estado gorada atribuída à sua pessoa”. Nesse mesmo texto, confirmou que, na qualidade de accionista do Grupo Espírito Santo, se limitou “a não dar” a Ricardo Salgado “um voto de confiança por ele solicitado para continuar a liderar os interesses do grupo” e por razões que se “dispensa de revelar”, frisando ainda que “sobre os accionistas do grupo não impende o dever de lealdade institucional”. Cabe ao Conselho Superior nomear o candidato da família à liderança do BES.

Na base das alegadas desavenças familiares estarão os maus resultados do BES - prejuízos de 380 milhões nos primeiros nove meses do ano - e os vários processos judiciais a envolver responsáveis do banco, como o i tem noticiado.

Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BESA, é accionista da Newshold, empresa que detém o semanário “Sol” e tem um acordo de gestão com o jornal i.

  1. Saiu do Sporting, precisa de um brinquedo novo.

  2. Pelos vistos continua a imiscuir-se nos assuntos do Sporting.

A guerra pelo controlo do BES, que envolve Ricardo Salgado, o seu primo Zé Ricciard e o nosso investidor Álvaro Sobrinho é absolutamente relevante para a história recente do Sporting.

Não percebo como é isto tem passado ao lado da maioria dos Sportinguistas.

Também tenho seguido com interesse esta guerra de poder no BES e pensado de que forma podemos vir a ser afectados. Sinceramente não tenho ainda uma opinião formada, mas uma coisa posso dizer, esta gente parece que só se sabe mover desta maneira, já no Clube valia tudo para atingir seus fins.

Está-se a preparar um golpe Palaciano no BES…

Rezem para que o Ricciardi não ganhe a “guerra” senão nuvens negras vão voltar a sobrevoar os céus de Alvalade…

Vi esta num post de um amigo no facebook e cai neste tópico que nem uma luva:

A dona Inércia apoia Ricciardi.

Venha masé daí essa auditoria de gestão e enquanto isso eles que se matem todos no BES ao som de:

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=4nsKDJlpUbA[/youtube]