Eles diz que ,quem manda no Sporting são os socios,não os bancos. :roll:
“Apoio por inteiro a candidatura de Filipe Soares Franco”
“Os activos a alienar não têm nada a ver com o futebol. O Sporting tem de diminuir os seus passivos, tem de ter um serviço da dívida menor, de forma a libertar mais dinheiro para a SAD”
ANTÓNIO TAVARES-TELES
Com o mundo sportinguista agitado (embora no bom sentido, é claro) com a apresentação do projecto de Filipe Soares Franco ao Conselho Leonino, e a sua aprovação por esse Conselho de resto, assim como com vitória na Luz sobre o Benfica, procurei na semana passada contactar José Maria Ricciardi, não só um grande “leão” mas igualmente, como se sabe, figura proeminente do Grupo Espírito Santo, parceiro do Sporting, para obter o seu comentário sobre esses dois acontecimentos. Ele encontrava-se porém no estrangeiro, donde o adiamento desta conversa para hoje, de resto já com mais uma vitória (passe a expressão) “no papo” contra o Nacional, e com mais uma derrota do Benfica e um empate do FC Porto para festejar. Resultados esses que recolocaram sem dúvida Paulo Bento e os seus pupilos na rota do título.
Mas vamos à conversa.
-
Que é que se passa? Procurei falar-lhe na semana passada…
-
Não estava cá, estava em Goa, mas acompanhei essa grande vitória lá longe, de resto num local - Goa, justamente - que continua muito ligado ao nosso país, onde é muito comovente até verificar a forma como existe essa ligação a tudo o que é português, inclusive aos nossos principais clubes de futebol.
-
Mas entretanto o Sporting já voltou a ganhar, assim como o Benfica a perder e o FC Porto a empatar… Que me diz a isso?
-
Digo que de facto, ao contrário daquilo que apregoavam algumas aves agoirentas, o Sporting está a trilhar um caminho correcto, e que a escolha do Paulo bento para treinador, mesmo nas circunstâncias em que se verificou, foi acertada, acabando nós por, com uma equipa, digamos assim, económica, estarmos indiscutivelmente a lutar pelo título.
-
Uma boa “performance” do referido Paulo Bento, pois…
-
Exactamente, trata-se de uma excelente "performance da sua parte, ele que é um treinador perfeitamente identificado com a casa, sem esquecer é claro o mérito, num momento difícil, da decisão do dr. Filipe Soares Franco de promovê-lo como promoveu.
-
Outra boa notícia é a de que Liedson vai continuar de verde-e-branco…
-
Pois, é uma coisa que me parece muito importante, porque o Liedson é um dos grandes jogadores do nosso campeonato.
-
Para além disso, Filipe Soares Franco viu aprovado pelo Conselho Leonino o seu projecto para o Sporting, pelo que vai candidatar-se às próximas eleições. Que pensa disso?
-
Entendo que o dr. Filipe Soares Franco é sem dúvida a pessoa que reúne as melhores condições para ser o presidente de que o Sporting precisa. Não querendo eu deixar de aproveitar esta oportunidade para publicamente manifestar por inteiro o meu apoio à sua candidatura, um apoio no qual espero ser aliás acompanhado pelas grandes figuras do Sporting, pois entendo - repito - que o dr. Filipe Soares Franco reúne as múltiplas qualidades que farão dele um excelente presidente.
-
Aprovou o projecto que ele apresentou, está visto…
-
A esse respeito, quero dizer o seguinte. Em primeiro lugar, que muito provavelmente até irei integrar uma das listas que o dr. Filipe Soares Franco apresentar. Em segundo lugar, que o dr. Filipe Soares Franco não só tem uma reputação irrepreensível, como já deu muitas provas da sua capacidade de gestão, recuperando empresas em dificuldade e tornando-as lucrativas, rentáveis, com um grande futuro à sua frente. Para além de que é um homem que ouve os outros e partilha com eles as suas decisões.
-
Mas quanto ao projecto, concretamente?
-
É verdade que passa por uma alienação de activos, mas que são activos que não têm nada a ver com o futebol ou com as outras actividades desportivas, dado que o Sporting tem de diminuir os seus passivos pois, apesar de já apresentar uma exploração completamente equilibrada, tem de ter um serviço da dívida menor, com menos juros, de forma a libertar mais dinheiro para a SAD, com o objectivo de tornar uma equipa de futebol cada vez mais competitiva.
-
Houve, durante a elaboração do projecto de Filipe Soares Franco, alguma concertação com o BES, por exemplo?
-
Não, não houve nenhuma especial concertação, no seguinte inclusive por uma razão: o dr. Filipe Soares Franco tem plena consciência de que existem dois bancos que são os principais financiadores do Sporting - o BES e o BCP - que não querem mandar no clube mas tão-somente, como qualquer outro banco, que os financiamentos concedidos lhes sejam pagos. Estando aí aliás outra razão pela qual o dr. Filipe Soares Franco é um excelente candidato à presidência do Sporting: porque tem uma longa e óptima experiência de lidar com os bancos, nas empresas onde esteve e onde agora está e que, como disse, em circunstância difíceis, recuperou, abrindo-lhes o caminho do futuro.
-
A terminar: é um homem do Grupo BES. Quer pois dizer que o BES também vê com bons olhos a candidatura de Filipe Soares Franco?
-
Eu estou aqui a falar como José Maria Ricciardi, sócio do Sporting, não como banqueiro. Mas não tenho qualquer dúvida de que tanto o BCP como o BES reconhecem altas qualidades de gestão ao dr. Filipe Soares Franco, embora quem escolha o presidente do Sporting não sejam obviamente os bancos, mas sim os sócios do clube.