José Eduardo Bettencourt Presidente do Sporting C.P - Parte 1

É isto mesmo. 100% de acordo. Pessoas que confundem um clube de futebol com uma empresa e matam a paixão com a “gestão”.

A «Teoria da conspiração» é um termo inventado pelos pueris que acreditam em tudo o que lhes põem no prato, devido ao facto de não conseguirem construir um raciocínio lógico com os sinais ou indícios que estão mesmo à frente dos olhos.

1 - A dívida do Sporting é a todos os Bancos que participaram no project finance, mas quem mais tem a ganhar (ou a perder) nesse project finance, é indiscutivelmente o BES. A justificação está nos pontos 4 e 5.
2 - O que é que o facto do BES ser um banco rival tem a ver com a questão? Se O JEBardices estivesse noutro Banco seria de lá que ele saía. O convite feito pelo BES foi a uma pessoa e não a uma entidade e teve o intuito de apresentar um candidato a presidente de um clube - o candidato que lhes convinha.
3 - Esta questão é tão ridícula, que eu nem sei se deva responder; ou então estás de má fé. Comparar todo o project finance acordado entre o Sporting e as entidades bancárias com um simples empréstimo para compra de carro ou até mesmo de habitação, é a mesma coisa que comparar o muro de um quintal com a muralha da China. A prova disso, está no facto do BES ter colocado dentro do Sporting, pessoas que garantiam a esta entidade bancária que as obrigações bancárias do clube não eram desviadas nem 1 Angstrom.
4 - Já lá tinham metido o Ricciardi (ou também achas que é mera coincidência um representante do BES na SAD?), mas ficaram muito preocupados com a possibilidade de eleição de um candidato que era claramente contra o status (PPC) e assim, optaram por alguém que tinha algum crédito junto da massa associativa, mas que iriam poder manipular, porque foi para isso que ele foi escolhido.
5 - Na apresentação da candidatura do JEBardices (salvo erro, no hotel Altis), estava um letreiro à entrada da sala que dizia: «Evento BES». É preciso dizer mais?

Queres discutir de forma séria? Então abre os olhos, analisa todos os indícios como deve ser, rebate-os (se conseguires) e deixa lá de lado a «teoria da conspiração». :arrow:

Diz-me lá em que parte do post eu disse que quem não concordava comigo era acéfalo? Eu falei em toda a massa associativa, da qual eu também faço parte e se isso te torna mais feliz, eu incluo-me também nessa massa acéfala.

Há no entanto, uma coisa que não entendo: dizes que tenho razão quando argumento que a massa associativa é a grande responsável pela tristeza de clube que temos (pelo menos, foi o que eu entendi), mas não concordas que eu opine que a mesma seja acéfala. Então, como a caracterizas?

Aquilo que foi referido pelo próprio, foi que «vinha para o Sporting ganhar metade daquilo que ganhava no BST». Foi ele que o referiu, não fui eu. Eu não sei quanto é que ele ganhava no Banco, mas metade, é sempre metade e representa um corte substancial, qualquer que seja o ordenado. Se eu ganhar 1000 €, é impensável passar a ganhar apenas 500 € e se eu ganhar 50000, passar a ganhar 25000, é igualmente insustentável, por razões distintas. No 1º caso, não consigo fazer face às minhas despesas mensais; no 2º caso, consigo gerir a minha vida, obviamente, mas terei de por de lado todos os luxos e as mordomias a que estou habituado. Ora, se eu não acredito que isso fosse viável sendo o JEBardices solteiro e vivendo só, muito menos acredito sendo ele casado e ainda por cima, tendo vários filhos.

Apesar de não concordar com alguma da forma com que o @SCP Always se refere à massa associativa do Sporting, o que ele diz não deixa de fazer sentido.

Realmente, não acredito que o JEB ou alguém vá para o Sporting ou para qualquer outro clube ou instituição a perder dinheiro. Só acredito em situações dessas em casos em que a pessoa vai tentar salvar um negócio de família ou algo dentro deste género. JEB ganha € 25.000,00/mês? É verdade, mas se ganhava mais no Santander, está neste momento a perder dinheiro e isso eu não acredito.

Ou então, o senhor seria mesmo um mentecapto e isso eu não acredito dada a reputação que pelo visto granjeou na banca portuguesa e que não deve ter sido obtida por sorte e sim por competência.

Por outro lado, toda esta relação “íntima” entre o BES e a Sporting SAD é estranha. Há realmente qualquer coisa que escapa e que nunca nos é contada.

Caracterizo-a como a massa adepta de todos os clubes. Caracterizo-a como todas as massa de seres humanos do planeta. Porque não a acho diferente das demais massas adeptas.

Para mim, se as pessoas não seguem determinado movimento, candidatura, ideal, etc, é porque estes não souberam chegar a essas mesmas pessoas. As massas são o que são e há que adequar a mensagem ao destinatário.

Por outras palavras, mais do que desancar nos 90% que votaram neste presidente e todos os que alimentaram o roquettismo, o foco da oposição devia estar no: “como vamos passar a nossa mensagem?”.

Porque os roquettistas sabem-no fazer, por isso estão lá há 15 anos, mesmo tendo administrações ruinosas.

Como se costuma dizer: Em Roma sê romano.

Vai tu dizer isso aos emproados das bandeirinhas e palminhas que militam sem saber porque no slogan gasto do “somos diferentes”.

De quem raio já eu ouvi dizer isto?..quem??..

:arrow: :arrow:
…frontalidade…

post do ano!!
A pura das verdades.

Parece-me que há aqui grandes exageros e acusações demasiado graves.
Alguém com muito dinheiro pode realmente prescindir de 50% do salário por um capricho.
O problema é que neste caso me parece uma atitude diletante de um incompetente para exercer o cargo.
Tenho esperança que ele próprio já se tenha apercebido da sua incompetência e que para esta época esteja a apostar em gente que lhe pareceu trazer essa competência que lhe falta (Costinha e Jorge Mendes).
Tenhamos esperança e deixemos passar mais algum tempo (pouco) para ver se tenho razão :pray:.

Caro SCP_Always, estamos a falar de alguém que supostamente ganhava perto de 800 mil euros por ano MAIS prémios. Parece-te que a alimentação dos filhos é assim uma preocupação tão grande para quem ganha mais que 99.9% da população portuguesa? Será que passando a ganhar “apenas” 400 mil por ano MAIS prémios durante uns anitos vai passar fome ou vai deixar de poder pagar a educação dos filhos? Será que uma descida dessas vai ter um impacto assim tão grande numa família cuja conta bancária deve ter alguns milhões de euros?

A tua opinião é pertinente, mas baseias-te numa realidade completamente diferente da do cidadão comum e, como tal, só pode ser tida como uma crítica sem qualquer fundamento.

Já alguma vez lidaste com gente deste calibre directamente?..no pensamento deles só ha uma coisa…e te garanto que nao é paixao clubistica…por meia duzia de trocos esta gente come-se viva. O que se passa é que vivemos no país de que quem usa fato e gravata é moralmente superior a tudo o resto e possuidor de virtude imaculada…olha para o estado do país.
Nao bastasse o saloios como o rosto mais nojento de um país com tiques terceiro mundistas , tinhamos agora de copiar e somos tambem o rosto de um país servil que nao faz perguntas.

Peço desculpa, mas 25 mil/mês ainda dá para muitas mordomias. Tanto mais que vários benefícios - cartões de crédito, motorista, viagens, despesas de representação - se mantêm, agora suportadas pela SAD do Sporting. Sinceramente, não acho que passar de 50 mil para 25 mil ponha em causa o estilo de vida de quem quer que seja. As diferenças de utilidade marginal são reduzidas e incomparáveis com as de alguém que passe de 1000 para 500 (ou mesmo de 2000 para 1000). Tirando investimentos ou prodigalidade, é tão difícil imaginar como se gasta 25 mil euros num mês como 50 mil…

Quanto muito, ao reduzir o (enorme) excedente mensal, pode inibir alguns investimentos. Mas isso não só não tem a ver directamente com o estilo de vida como é temporário - duvido que JEB tenha previsto passar mais do que quatro anos como presidente do Sporting. Se ele perde dinheiro durante estes quatro anos? Sim. Mas não ao ponto de afectar o seu estilo de vida. Pelo contrário, é parte do estilo de vida.

Veja-se o contraste curioso e que talvez tenha alguma influência nas diferenças de desempenho para os nossos rivais. Apesar de todos os seus defeitos e vícios, para Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira as cadeiras de presidente do Porto e Benfica são o topo das suas aspirações. Ali jogam a sua realização pessoal e o seu reconhecimento social. Já para homens como Roquette, Soares Franco ou JEB, a presidência do Sporting foi ou é apenas um ponto de passagem, um ritual de distribuição de favores, um jogo de “palhinha mais curta” dentro de um círculo social fechado, um “frete” ou “sacrifício” que se cumpre porque alguém desse círculo tem ficar nominalmente presidente - um bocado como ser administrador de condomínio. Difícilmente compatível com criatividade, ousadia ou exigência. E dificilmente compatível com a grandeza do Sporting Clube de Portugal.

Cabe aos não alinhados arranjar o seu “slogan” e demonstrar que faz mais sentido que o actual, que é mais importante do que ser diferente, que é o caminho.

Em alternativa podemos continuar todos por aqui a escrever posts do ano :wink: .

P.S. - Não tiro mérito a quem se candidatou no passado, apresentando as suas ideias e lutando por aquilo que acredita ser o caminho que o S.C.P. deve seguir. Apenas reafirmo que mais do que achar que as pessoas são acéfalas, devemos tentar entender como lhes podemos chegar.

Afectando muito ou pouco, ou ate mesmo nada, a verdade e que e um ritual de passagem, um servir a vaidade pessoal e servir os patroes.

Eu nao sei se ele ganhava no santander esse dinheiro todo, mas continua a ganhar muito mais do que devia e muito mais do que a sua competencia demonstra.

O que eu acho e engracado a ingenuidade de se pensar que ele foi para ali por “missao”… E riDiculo. E vamos depois ver para onde vai o pardalito depois de ser escorracado a pedrada do SCP… Vamos ver.

Mas estás enganado. Cada massa adepta tem a sua idiossincrasia e a sua maneira de «ver» e sentir o clube que ama. Não é por acaso que dantes se dizia «Nós somos diferentes»; isso acontecia porque nos sentíamos efectivamente diferentes das outras massas adeptas em vários aspectos e com tudo o que isso pode ter de positivo ou negativo. Pessoalmente, já cheguei à conclusão que essa dita «diferença» encerra mais aspectos negativos que positivos.

Isso é tudo muito bonito (eu também concordo com essa tese), mas é quando tanto o emissor como o receptor ainda não estão corrompidos - aí, o emissor tem de ter a inteligência suficiente para saber fazer chegar a mensagem ao receptor. Agora, explica-me como é que convences uma massa associativa como a do Sporting, que estamos a ir pelo caminho errado? Que estes indivíduos que estão à frente dos destinos do clube têm tudo a ver com a pessoa que há 15 anos entrou no clube para começar a destruí-lo? Que a Banca nunca pode ser nossa aliada e que temos de saber negociar em prol dos nossos interesses? Que os que estão à frente dos destinos do clube estão a soldo da Banca e que é por isso que se recusam a renegociar o project finance? Que não é por mero acaso ou coincidência que não há vontade em fazer uma auditoria externa?.. etc., etc., etc.

Olha, tens um outro exemplo paradigmático do que referi acima. Temos o país na situação em que todos sabemos que está e há quantos anos tens Governos da República centralizados em 2 (raras vezes, 3) partidos? Dir-se-ia que desde o 25 de Abril, certo? Agora, vê lá se adivinhas qual é o partido candidato a ocupar o lugar do partido que está actualmente no Governo… Acho que não é preciso dizer mais nada, pois não?..

:arrow: :arrow: :arrow:
Subscrevo por inteiro, palavra por palavra! :clap: :clap: :clap: :clap:

Aconselho-te seriamente a ler Orwell para perceber como é que determinadas “máquinas” funcionam!

Para mim, estás completamente fora da realidade social de um agregado. Volto a repetir: para quem ganha 1000, é completamente impensável passar a ganhar 500, porque deixa de poder fazer face aos seus compromissos mensais. Quem ganha 50000 e passa a ganhar 25000 vê a sua vida completamente alterada, porque deixa de poder fazer a vida para a qual o seu ordenado estava dimensionado. É claro que não estou a dizer com isto que quem vê o seu ordenado reduzido de 50000 para metade, vá morrer à fome, mas terá de dar uma volta de 180º na forma como gere os seus rendimentos, volta essa à qual a esmagadora maioria das pessoas não aceitaria de bom grado, a menos que fossem obrigadas. Se achas que não é assim, vê as coisas do seguinte modo:

Com o que ganhava, o JEBardices poderia estar habituado a ter a seguinte vida no seu agregado:

[b]- Restaurantes do melhor

• Produtos de primeiríssima qualidade a entrarem em casa todos os meses
  • Colégios do melhor para os filhos
  • Facilidade em aquisição de carros topo de gama
  • Depósito(s) do(s) carro(s) atestado(s) sem restrições
  • Férias de luxo à fartazana todos os anos
  • Empregada(s) diversa(s)
  • Mesadas chorudas para os filhos
  • Outros caprichos mensais que o orçamento permite[/b]

Agora imagina que lhe é proposto ganhar metade daquilo que vinha ganhando até então. Achas que ele estaria na predisposição de abdicar de metade daquilo a que vinha estando habituado, fosse por que motivo fosse? Ora olha lá bem para a lista acima. Desculpa lá, mas se acreditas nisso, então, também és ingénuo.