José António Saraiva e a homofobia

Não entendeste. :inde:

Explica, só estou de “ouvidos”. :great:

O homem com aquela idade é que deu em observar bichas.
Contestatárias.
Exibicionistas.
E faz disso uma tese. Que diz ser original.
Está no seu direito, variar de temática: no Expresso era só política. Monocórdica.

rebelar verbo transitivo 1. tornar rebelde 2. excitar à rebelião, revoltar verbo pronominal 1. tornar-se rebelde 2. [u]revoltar-se, insurgir-se[/u] (Do latim rebellāre, «idem»)
[url]http://www.infopedia.pt/diciope.jsp?dicio=15&Entrada=Rebelar[/url]

Do que é que os “jovens” se rebelam? Normalmente do que lhes é imposto ou preconcebido.

O que o autor da crónica sugere é que numa época em que não há tanto pelo que se rebelar, a homossexualidade pode funcionar como tal. Por isso é que não vi sentido na tua resposta, pois a heterossexualidade só poderia ser uma forma de rebeldia na ilha de Lesbos, se esta realmente fosse habitada por lésbicas.

Já agora, se o José António Saraiva em vez de dizer que o rapazinho era homossexual dissesse que era (ou que parecesse ser) bissexual, vocês teriam a mesma reacção ao texto?

Mais um que sente o bolso apertado, e quer dar nas vistas…parabéns homem!

Eu deixo de dar crédito a qualquer artigo em que o autor diga que a homossexualidade é uma escolha, uma forma de as pessoas se rebelarem ou uma maneira de fazerem afronta à família.

Dúvida: se não é uma escolha é o quê?

Da mesma maneira que os heterossexuais nascem heterossexuais, os homossexuais nascem homossexuais.
Ninguém escolheria ser homossexual havendo uma via mais “fácil” e considerada normal.

Facebook do José de Pina:

A única coisa esquisita e que me intriga neste texto é o tempo que o arquitecto Saraiva esteve a galar um puto dentro de um elevador.

Não acho que ninguém nasça homo, hetero ou bi. É nitidamente uma questão de escolha.

A pessoa é que escolhe as suas preferências sexuais, e as preferências sexuais são como todas as outras preferências, uma questão de escolha.

Se não for assim, os bissexuais ou são muito confusos ou são verdadeiras aberrações, não sabem se são hetero ou homo.

E já agora os zoófilos também nasceram zoófilos?

E os pedófilos? também nasceram assim?

E os necrófilos? idem aspas?

As opções que se fazem na vida são isso mesmo, opções!

O facto de te sentires atraído por mulheres é uma escolha? Ou seja, se quisesses amanhã conseguirias sentir-te atraído por um homem?

Respondendo à tua pergunta! Não faço ideia!

Mas dou-te um exemplo, mediático e se calhar psicótico, a Lindsay Lohan, primeiro era hetero, depois era homo, depois voltou a hetero. Como é que ficamos? nasceu hetero e depois tornou-se homo. Nasceu homo e viveu como hetero, depois descobriu a sua verdadeira natureza e depois voltou a viver uma mentira?

Ou a Anne Heche, foi casada com um homem, depois teve uma relação com a Ellen Degeneres e depois voltou a casar com um homem.

Ou a Portia de Rossi, que foi casada com um homem e agora vive com a Ellen Degeneres (se calhar a Ellen é que consegue as converter todas).

As pessoas escolhem o que querem ser. Em determinados momentos das suas vidas escolhem que rumo tomar.

Mas aí já entras noutro campo. As escolhas que as pessoas fazem são todas um exercício de possibilidades? Ou seja, não existem escolhas que são inevitáveis?

É que eu não me vejo de outra forma que não seja heterossexual. O próprio acto de estar com um homem causa-me repulsa. Partindo deste princípio, consigo compreender que para muitos homens estar com uma mulher seja igualmente repulsivo (e conheço vários homossexuais assim).

No caso de se mudar de orientação, ao longo da vida também mudei as minhas preferências em relação a várias coisas. Aqui a questão é ser possível escolher de outra forma. Se a partir de algum momento na tua vida começas a sentir-te atraído por homens em vez de mulheres, consideras uma escolha teres uma relação homossexual? Eu não. É uma inevitabilidade.

Em relação a este texto, o que acho mais incompreensível é o facto do autor não se ter apercebido que ainda é difícil assumir preferências sexuais diferentes na sociedade portuguesa. A homossexualidade ainda é alvo de gozo, de escárnio e não é um exercício de mera rebelião. Aliás, acho um perfeito absurdo dizer-se que o sentimento de atracção por alguém do mesmo sexo é um acto de rebelião. Tal como é absurdo dizer-se que a heterossexualidade é um exercício de conformismo.

[url]http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/bissexual[/url]

Definição de Bisexual: “pessoa que se sente atraída por indivíduos de ambos os sexos

Desculpa Atlantian mas isso, na minha opinião, é uma barbaridade.

Faz o seguinte exercício: descreve-te como pessoa. Se és teimoso, persistente, alegre, se gostas de cantar, se odeia dançar, etc. Ao espelho, num papel, onde seja. E depois pensa se isso é uma escolha tua ou se nasceste assim.

Se é certo que nós evoluímos ao longo da vida, parece que a “nossa espinha dorsal” se mantém a mesma.

então é uma espécie de deficiência congénita?

(não me venham é dizer que o “certo” é ser homossexual ou que é tudo a mesma coisa… falo em deficiencia porque, e isto é apenas a minha opinião, a homossexualidade implica a negação da procriação, que é uma das funções vitais para a continuidade da espécie. neste ponto percebo a tal associação ao niilismo )

Matou :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

não vejo nada de homofobico…

é uma divagação sobre a orientação de algumas pessoas, não é uma tese sobre a homosexualidade!

é claro que há pessoas que “experimentam a homosexualidade” por todas as razões e não porque nasceram homosexuais!

é claro que há pessoas que nascem heterosexuais e é claro que há pessoas que nascem homosexuais!

é por estas e outras razões que por vezes há tanto conflito entre hetero/homo, sempre que se toca no assunto e não se diz que está tudo bem e que é tudo perfeito, é-se automaticamente catalogado de homofobico!

Em 2/3 do artigo até concordo com o autor, no entanto a forma como concluiu que o miudo do elevador era homoessexual e generalizou todos os homosexuais quase com base num suposto homossexual é de bredar aos ceus, além disso denoto um certo propósito homofóbico no artigo.

Eu defendo que o meio onde estamos inseridos acaba por nos moldar à sua imagem, e creio eu… que a homossexualidade (não sendo considerada uma deficiência congénita) é resultado disso… existem homens que têm uns certos tiques/postura mais feminina (maneira de cruzar a perna, a forma como falam, a postura quando estão sentados numa cadeiras, a posição das mãos, etc…), porque foram criados por mulheres, ou porque o seu grupo de amigos eram mulheres, ou porque na sua infancia/adolescencia, nunca tiveram uma figura paternal presente etc… tudo isto pode levar a que os próprios gostos sejam alterados/confundidos. Alguém aqui tem gostos inatos? todos os nossos gostos são resultados de influências que tivemos (consciente/ ou inconscient/) e isto não sou eu que digo, está provado.

No entanto sinto-me com dificuldade em explicar alguns casos, em que alguns homens “normais”, alguns até extremamente másculos sejam gays, ou homens que se casaram tiveram filhos e mais tarde se assumiram homossexuais como o caso do Mr.Gay. Talvez exista mesmo um elemento cromossomático que determine a sexualidade.

Eu também não vejo nada de homofóbico, vejo sim algum desprendimento em relação ao politicamente correcto e vejo alguém a emitir a sua opinião, fundamentando a mesma e não tendo problemas em assumir o que pensa sobre o assunto.

Não concordo com o texto, excepto naquela parte dos meninos do papá que se revoltaram e foram para o MRPP, dando o D. Barroso como exemplo, de resto discordo completamente da visão apresentada e não me parece que haja nesta questão uma escolha.

Sobre a homosexualidade, não tenho muito a dizer, ou melhor, tenho o mesmo a dizer sobre a heterosexualidade, bisexualidade, etc, cada um que faça o que bem entender, dentro dos limites da lei e do bom senso, respeitando o próximo e a sua liberdade.