Jornal Sporting - 83 anos depois.

Os colaboradores do Jornal Sporting receberam, “como prenda de Natal”, a noticia que o Sporting não conta com nenhum deles para o próximo ano. O jornal actualmente com 83 anos será gerido futuramente em regime de outsorcing, e em função disso será definido o novo modelo para uma nova publicação do Sporting Clube de Portugal

www.ofensiva1906.blogspot.com

É caso para dizer, Sporting - 100 anos depois. Já ontem tinha lido essa notícia, no vosso blog, e foi com enorme consternação que vi que o veiculo de informação mais antigo do nosso clube, e também o mais antigo do panorama desportivo português irá acabar.
Eu como assinante sinto-me frustrado, pois é com prazer, que todas as 3ª vou ao correio para saber as actualidades do meu clube, que não passam em mais lado nenhum.

Soares Franco desmente notícia de encerramento do jornal.

Filipe Soares Franco, presidente do Conselho Directivo do Sporting afirmou quarta-feira “que não há nenhum indicador que aponte no sentido do desmantelamento do jornal Sporting”.

A declaração foi proferida no seguimento de notícias postas a circular, designadamente pela TSF, segundo as quais o jornal Sporting cessaria a publicação até final de Dezembro. “O jornal tem 83 anos mas nem sempre foi um jornal. É normal que existindo três jornais diários e programas de televisão sobre futebol, o Sporting tenha de se actualizar. Na vida temos de nos adaptar às novas realidades e à competitividade e actualizar a informação do Sporting e aí temos o site.”

Soares Franco, que prestou declarações após a apresentação do livro “Sporting 100 Figuras”, assegurou que “enquanto for presidente o Sporting não vai perder um órgão oficial de informação”.

Acho que as palavras do SF vêm confirmar o primeiro post.

Não me choca esta decisão.
Tivéssemos nós um “site” como deve ser, com regras e periodicidade de actualização apertadas e poucos necessitariam do jornal. Devo dizer que já há cerca de 5 anos, durante umas reuniões que tive a respeito de um projecto de comunicação global para o Grupo Sporting, essa vontade foi manifestada, por motivos que se prendiam com os crónicos deficits apresentados em face de opções de chegada aos sócios mais actuais e “cost effective”.

Penso que o que FSF quer dizer nas suas declarações é que o facto do jornal (eventualmente) acabar sob a sua forma mais ortodoxa, não significa que vá ficar um vazio por preeencher no contacto com os sócios. Seja ela de cariz electrónico ou através de formato papel mais actualizado - uma “newsletter” com a mesma periodicidade, por exemplo.

Outros assuntos, anyone? :wink:

Também acho que deve ser dada maior atenção a novas formas de comunicação, como “newsletters” via e-mail e um “site” oficial de jeito. Mas não me parece uma boa decisão a tomar no curto a médio prazo acabar com o jornal, dado que este continua a ser uma via preferencial de informação para muitos sócios, e não só os da velha guarda, como ilustra o caso do LusitanoSCP. :wink:

Se o jornal tem défice a redução dos custos é necessária. Quanto ao “outsourcing” não me choca, se não seguirmos o exemplo da lampionagem e entregarmos a direcção a um lampião! :twisted:

Também sou assinante do Jornal …
Não é só o Jornal mais antigo de clubes em termos nacionais, mas em termos EUROPEUS!

Espero com calma, e que estas decisões sejam ponderadas.
Penso que pode existir métodos de gestão mais rigorosos, de encontro ao pretendido do clube e sua história, é uma questão da própria gestão.

E quem não tiver internet o que vai fazer?

Uma publicação mais pequena e de maior qualidade seria bem-vinda.

Acho que deveria era haver uma maior publicitação do Jornal. Não me digam que a comunidade Sportinguista não tem 1€ por semana, para estar informada acerca do clube. E acho que também deverá haver uma efectiva renovação do Jornal em si mesmo. Mas nunca fecha-lo!

Acho que deveria era haver uma maior publicitação do Jornal. Não me digam que a comunidade Sportinguista não tem 1€ por semana, para estar informada acerca do clube. E acho que também deverá haver uma efectiva renovação do Jornal em si mesmo. Mas nunca fecha-lo!

Desculpem lá mas aquilo não serve nem nunca serviu (eu lia-o religiosamente na decada de 80) sequer para limpar a peida.

Seria sempre algo a analisar, embora eu já esteja mto escaldado com as analises e os estudos de mercado encomendados pelos nossos dirigentes.

Aceito uma reformulação de metodo, mas exijo sobretudo uma de conteudo.

Eu acho que se devia implementar o talibanismo total à imprensa desportiva, já que a pasquinada nos desrespeita constantemente, ficarem sem o proveito não seria mal pensado. Por outro lado, privilegiar o jornal Sporting, que por sua vez, se deveria unir ao Site e ter uma imagem conjunta.

Mas o mais importante de tudo seria a direcção pensar numa imagem unitária do Clube para passar para o exterior, usando a Comunicação Social em vez de ser usado, que é o que tem acontecido.

Novos desenvolvimentos (ou simples especulações?). Do Correio da Manhã:

O jornal ‘Sporting’ vai mesmo ser transformado em revista. De acordo com o que o CM apurou, o grupo Edimpresa, liderado por Francisco Pinto Balsemão, já apresentou uma proposta aos responsáveis ‘leoninos’ para a criação do formato, mas há, pelo menos, mais um grupo de comunicação interessado no projecto.

João Xara-Brasil, ex-director do jornal ‘Sporting’, considera que a mudança para o formato revista poderá ser benéfica para o clube. “O jornal custa muito dinheiro ao Sporting e o clube não tem condições para suportar o encargo que representa manter um jornal”, diz Xara-Brasil, que dirigiu o órgão durante onze anos, desdramatizando o desaparecimento do jornal ‘Sporting’: “Financeiramente é vantajoso para o clube. No meu tempo, 100 ou 200 contos era um problema. Agora falamos em milhares de contos. Se é jornal ou revista tanto faz. O importante é que continue a ser um órgão de comunicação do clube. Já foi boletim, jornal e agora será uma revista. Não vejo problema nenhum nisso”.

Contactados pelo CM, o grupo Edimpresa e Sporting recusaram comentar o assunto.

Para mim seria uma grande tristeza o jornal do SCP fechar por ser um dos mais antigos patrimónios do clube. Se for transformado em revista…menos mal.

Isto vinha no jornal “OJogo” deste sabado.

«Quanto ao fim do dito jornal “Sporting”: é verdade que, na sua forma actual, vai cessar. E antes de mais porque dá prejuízo, um prejuízo que se cifra actualmente em cerca de 500 mil euros/ano, sem contar que inclui publicidade que poderia, e poderá, ser orientada para outros sectores, no valor de 300 mil euros/ano, igualmente. Ora, por tudo isto, será pois o seu fim, até porque se trata de uma publicação que não vende mais de 8 mil exemplares por edição

Acho que se forem verdade estes numeros é claro que alguma coisa se deve fazer. Num universo tão grande socios e adeptos que o Sporting tem. só se venderem 8 jornais por edicção é de facto muito pouco.

Nota:O bold é meu.

Acho que se forem verdade estes numeros é claro que alguma coisa se deve fazer. Num universo tão grande socios e adeptos que o Sporting tem. só se venderem 8 jornais por edicção é de facto muito pouco.

Se em vez de comprar pasquins comprassem o SPORTING seria melhor.

Estou de acordo com o novo formato.

Isto vinha no jornal "OJogo" deste sabado.

«Quanto ao fim do dito jornal “Sporting”: é verdade que, na sua forma actual, vai cessar. E antes de mais porque dá prejuízo, um prejuízo que se cifra actualmente em cerca de 500 mil euros/ano, sem contar que inclui publicidade que poderia, e poderá, ser orientada para outros sectores, no valor de 300 mil euros/ano, igualmente. Ora, por tudo isto, será pois o seu fim, até porque se trata de uma publicação que não vende mais de 8 mil exemplares por edição

Acho que se forem verdade estes numeros é claro que alguma coisa se deve fazer. Num universo tão grande socios e adeptos que o Sporting tem. só se venderem 8 jornais por edicção é de facto muito pouco.

Nota:O bold é meu.

Porque e’ que eles nao incluiem o jornal nas cotas e cada socio recebia um jornal o que aumentava a tiragem e ia ter mais publicidade.

Vou ser sincero, acho que devo ter comprado esse jornal 1 ou 2 vezes. É o mesmo que comprar o Pravda na russia comunista. Um gajo pensa que o que lê é no mínimo pouco isento.

Mudar de jornal para revista vai fazer descer os custos? :shock: :shock: :shock: Devem pensar que enganam os otários.

De qualquer forma é bom sinal haver grupos editoriais interessados no negócio, significa que pode ser rentável, mas está-se mesmo a ver como: economia de escala. Os jornalistas passarão a acumular tarefas com outras publicações, teremos lampios idefectiveis a comentar os nossos jogos.

Isto vinha no jornal "OJogo" deste sabado.

«Quanto ao fim do dito jornal “Sporting”: é verdade que, na sua forma actual, vai cessar. E antes de mais porque dá prejuízo, um prejuízo que se cifra actualmente em cerca de 500 mil euros/ano, sem contar que inclui publicidade que poderia, e poderá, ser orientada para outros sectores, no valor de 300 mil euros/ano, igualmente. Ora, por tudo isto, será pois o seu fim, até porque se trata de uma publicação que não vende mais de 8 mil exemplares por edição

Acho que se forem verdade estes numeros é claro que alguma coisa se deve fazer. Num universo tão grande socios e adeptos que o Sporting tem. só se venderem 8 jornais por edicção é de facto muito pouco.

Nota:O bold é meu.

Porque e’ que eles nao incluiem o jornal nas cotas e cada socio recebia um jornal o que aumentava a tiragem e ia ter mais publicidade.

Porque, não sei quanto custa cada jornal, mas deve ser 1 EUR, * 52 semanas = 52 EUR/ano, achas que pagavas isso para receber em casa o jornal? A quota actual é, acho 11 EUR * 13, faz as contas.

Eu pago 46€ por ano para receber o jornal. E não me arrependo minimamente. E não há pouca isenção, porque a informação que nos é dada é objectiva e é acerca da vida do nosso Clube. Se calhar é a unica fonte de informação, onde a vida do nosso Clube não é deturpada.

leio o jornal do nosso clube desde criança, desde que começei a ler…o meu velhote é assinante…recordo a mudança no visual, mantendo sempre a para e passo ainda que com algum talibanismo misturado a actualidade do nosso clube…aliás com foi dito é o unico meio de sabermos na globalidade como vão as diversas modalidades…em vez de ser um motivo de orgulho é tratado como mais um futebolista…
se no pack das quotas fosse dado o jornal e aumentada a quantia , será que não seria mais cativante…será que não existe um publico alvo de vários milhares, o dia da distribuição , os conceitos, a imagem (curioso como desde que se reformulou a imagem . começou o descalabro…excepto na venda de packs de equipamentos…)…um jornal de um clube que tem uma massa de adeptos como a nossa tem que ser necessáriamente independente da produção futebolistica…
estão a acabar com toda a alma do clube, mais umas páginas para um museu…

na sequência do post do Mauras, sinto-me triste com isto…ao estado a que chegámos e pior, com uma resignação diria que inevitável…
grandes sads…