Jornal i

terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Afonso de Melo - O avençado dos mil euros volta a atacar


Na passada quinta-feira escrevi sobre o senhor Afonso de Melo e a sua avença por “questões políticas” com o Benfica. Se não leram esse post devem fazê-lo antes de continuarem com a leitura neste post. Podem ler clicando ([url)Mister do Café: Afonso de Melo e os 1000€ de avença por "questões políticas"]aqui[/url]).

É muito interessante constatar que depois da denúncia deste caso nenhum órgão de comunicação social tenha procurado saber mais sobre o assunto. De qualquer das formas estive particularmente atento ao jornal “O Benfica” e ao “jornal i” para perceber se os directores dos jornais ou o próprio Afonso de Melo esclareceriam a situação. Até agora nem uma palavra sobre o assunto. E muito menos da comissão de carteira de jornalista. Não devem ter internet por aquelas bandas…

Não havendo reação sobre esta pouca vergonha, Afonso de Melo tem continuado a espalhar o ódio, senão vejamos.

Análise da jornada

No habitual peça de análise à jornada Afonso de Melo mostra algumas das suas credenciais. Diz o artista que o Sporting está “cada vez mais envolvido nas guerrilhas pessoais do seu presidente que, quer se queira ou não provocam desgaste psicológico na equipa”. É engraçado que este senhor considere que as guerrilhas de Bruno de Carvalho desgastem a equipa do Sporting, mas não achar que acontece precisamente o mesmo com o Benfica relativamente ao caso dos emails. Aliás, Afonso de Melo não sabe sequer que existe o caso dos emails, afinal de contas, o jornal i nunca escreveu uma única linha sobre o assunto. Afonso de Melo pergunta se o Sporting “abana ou não abana?”. Bem, eu gostava era de saber se a comissão de carteira de jornalista vai abanar com este artista retirando-lhe de imediato o estatuto.

Sobre o Porto considera uma “traquibérnia estabelecida com esta historieta da Amoreira, difícil de entender do ponto de vista da harmonia natural de um cérebro que funcione a meio gás”. Classe pura. Mas o mais interessante está mesmo nas questões políticas da coisa. Diz o artólas que “pelo que conheço de Luís Filipe Vieira e da estrutura política que tem instalada no clube, não vai o Benfica ao mercado buscar um jogador que possa fazer o lugar de Krovinovic”. Coincidência ou não foi esta a teoria que foi passada nos programas de ontem pelos cartilheiros do Benfica.

Recordo só que estamos a falar de mesma personagem que no início da época quando o Sporting se encontrava em primeiro lugar, dizia coisas como estas: “Os rapazes de JJ(…) parecem decididos a manterem-se longe das vulgares tranquibérnias do seu presidente e respectivos apaniguados obedientes, arranjando guerras gratuitas a torto e a direito que agora até metem o muitíssimo desconfortável prova provada pelos ingleses de uma oferta por William Carvalho que toda a estrutura de Alvalade jurou a pés juntos de mão estendida sobre o Novo Testamento que nunca teria existido. Enfim. Nada de novo no reino da selva leonina, por esse prisma. Ignorem os jogadores essas trampolinices”.

O que a avença obriga

Para que se perceba melhor o nível da figura, deixo-vos com os títulos e sub-títulos dos artigos que Afonso de Melo escreveu para o jornal “O Benfica” desde o início do mês de Dezembro até à edição da semana passada. Infelizmente, não consegui arranjar jornais mais antigos, mas as últimas 7 crónicas são elucidativas do percurso deste senhor.

É engraçado constarmos que o clube do tal presidente que pede para não se falar dos outros, se dediquem páginas inteiras a atacar os rivais. Normalmente, os ataques ao Porto surgem de Afonso de Melo, ficando os ataques ao Sporting a cargo do pateta do Pragal Colaço.

Sobre os emails, nem uma linha. É o chamado branqueamento à Benfica. Ainda ontem escrevi escrevi um post sobre a coação que o Benfica está a fazer à comunicação social para que não publiquem nada relacionado com o caso dos emails (aqui). Bem, de uma coisa o jornal I e Afonso de Melo estão livres. Contra eles não haverá nenhum processo criminal interposto pelo Benfica por publicarem notícias relacionadas com o caso dos emails, até porque a única notícia que fizeram sobre o assunto foi no dia seguinte às buscas ao estádio da luz e nas residenciais de Luís Filipe Vieira e outros artistas da mesma estirpe.

Ainda há por ai alguém que dúvide da utilidade desta avença por “questões políticas”?

quarta-feira, 14 de março de 2018
"I"nterrrados até ao pescoço

https://twitter.com/Mister_do_cafe/status/973929271788912640

(Vou aproveitar um post do [member=2900]Green Lion 1906 , se ele não se importar)

[spoiler]

Confesso-vos que já estava a achar que o jornal i estava muito calmo nas últimas semanas. Há mais de um mês que não lançavam um daqueles artigos de paródia. Hoje, regressaram em grande, senão vejamos:

O destaque de capa

Vamos lá desmontar isto ponto por ponto.

“Toupeiras dos três clubes grandes geram mal-estar na PJ e no MP”.

Pára tudo! Nos três grandes? Mas então não é só o Benfica que está envolvido nesta “paródia”? Qual foi o Estádio que foi alvo de buscas? De que clube é o assessor jurídico e braço direito de um presidente que foi detido? Mas existe algum processo, indício, ou sequer uma mísera notícia sobre toupeiras judiciais do Sporting e do Porto?

“A clubite nas magistraturas e nos inspectores de investigação está a provocar mal-estar nas estruturas da justiça portuguesa”

Clubite!? Mas haverá alguém com dois dedos de testa que acredite que pessoas cometam crimes e com isso ponham em causa a sua vida pessoal e profissional, por mera “clubite”? No processo “e-toupeira” não está bem claro que existem contrapartidas dadas pelo Benfica? Contrapartidas que até foram confirmadas pelo advogado de José “toupeira” Silva. Se é só clubite para que é que o Benfica dá estas contrapartidas? Mas está tudo louco ou querem-nos fazer de parvos? Não é clubite senhores do jornal i, é corrupção. É por isso que estão a ser julgados.

“Não está em causa corrupção dos agentes de justiça mas o desconforto das fugas que põem em causa os processos”

Como disse? Não está em causa corrupção dos agentes de justiça? Então esperem lá. Temos uma investigação com escutas, vigilâncias e pericias informáticas que são indiciadoras de corrupção. Temos a confirmação - dada pelo advogado de José “toupeira” Silva - que o seu cliente recebeu contrapartidas dadas pelo Benfica. Temos o Ministério público a formalizar o processo e temos um juiz a colocar em prisão preventiva o principal suspeito que conta ainda com mais 4 arguidos. Portanto, diz o jornal i que não está em causa a corrupção, mas sim “desconforto das fugas”. Esta é nova mas é genial. Já estou a ver que o Governo vai ter de aumentar a capacidade das prisões nacionais e que os médicos serão novos juízes. “Ai senhor doutor, tenho aqui uma sensação de desconforto na coluna. Ai é? Vou-lhe receitar 2 anos na Carregueira para lhe resolver o problema.”

“Magistrados, inspectores da PJ e funcionários judiciais são associados aos 3 grandes”

Ah agora sim, o ponto chave. Obviamente, por trás desta cabala contra o Benfica estão os malandros dos magistrados, inspectores da PJ e funcionários judiciais que são todos do Sporting e do Porto. Fica só a faltar saber se os pedreiros, padeiros e jardineiros deste país também são associados aos 3 grandes. Ou melhor, façam um estudo de todas as profissões do país. Bem, não é preciso fazerem de todas. Não vale a pena perderem tempo com os proxenetes, porque já todos sabemos qual será esse resultado.

A notícia
Coloco aqui a notícia na íntegra para que não restem dúvidas.

Tendo em conta o título, fui imediatamente tentar descobrir na notícia quem são as toupeiras de Sporting e Porto e sobre que processos abriram a boca. Qual não foi o mesmo espanto quando cheguei ao final da notícia e não há uma única referência a estas questões. Nada! BOLA!!!

Do Sporting nem uma única vírgula. Sobre o Porto há um recordar do Apito Dourado e do tal aviso que Pinto de Costa terá recebido da PJ, que lhe permitiu fugir para Vigo. Um episódio que é do tempo do arroz de quinze.

Então em que é que a notícia do jornal i se baseia para dizer que “toupeiras dos três clubes grandes geram mal estar na PJ e no MP”? A resposta é simples: “o i sabe”, como se pode ler na 5 linha do primeiro parágrafo.

Que maravilha. O jornal i sabe. Espectáculo. Vejamos o nível de “sabimento” desta gente.

Credibilidade zero!!!

Joana Marques Alves, escriba de serviço para este absoluto nojo diz que o “Mister do Café tem revelado informações relacionadas com processos ligados ao Benfica, que é adepto do Porto e que tem ligações a fontes da investigação e a vários meios de comunicação, através de jornalistas também simpatizantes do Porto”. Ora digam lá que isto não é uma maravilha.

Como é que alguém pode acreditar num notícia destas se esta sujeita nem sequer sabe que este blog é afecto ao Sporting? Esta espécie de jornalista nem sequer sabe isso, mas arroga-se no direito de dizer que eu tenho “ligações a fontes da investigação e a vários meios de comunicação social, através de jornalistas também simpatizantes do Porto”.

Meus senhores, é isto o actual jornalismo português. Depois as pessoas ficam admiradas com o pedido do Presidente Bruno de Carvalho. Deixemo-nos de hipocrisias. O homem tem ou não razão?

Como toda a gente sabe eu não uso fontes, fontinhas, nem fontanários. O que coloco nos posts é sempre informação pública. Não tenho qualquer tipo de ligação com qualquer jornalista. Aliás, a percepção que tenho é que não sou muito apreciado entre a classe. Por que será? É mesmo preciso desmentir as fontes ligadas à investigação? Um blog com fontes na PJ? A sério?

Custava muito ter enviado um email ou uma mensagem para as redes sociais do blog a questionar sobre estas matérias? Não seria mais fácil do que estar a publicar umas invenções? Saber a verdade estragava um pouco a narrativa da coisa, certo?

Para fechar

Não ficam grandes dúvidas no ar que estamos perante uma encomenda para tentar transformar um caso de corrupção num questão de clubite. Esta é a nova narrativa do gabinete de crise, depois de perceber que pelo caminho do “segredo de justiça” não iam a lado nenhum. Agora a ideia é passar que as pessoas cometeram crimes por amor à camisola. Verdadeiros gelados na testa que resultam nos do costume.

O jornal i/Jornal Sol são um dos meus principais temas de conversa. Tenho sido eu a denunciar tudo o que estes senhores andam a fazer. Para quem não tem acompanhado faço um pequeno resumo. O director do jornal i chama o Presidente do Sporting de “arruaceiro sem limites”. Só por ai se vê a estirpe desta gente. Estamos a falar do jornal que dá palco a cronistas como António Galamba (escritor de discursos de Luís Filipe Vieira), António Rola (comentador de arbitragem da Benfica TV) ou Ricardo Costa (antigo presidente do CD da Liga e amigo do Benfica como demonstram os diversos emails que foram tornados públicos). Podem saber mais sobre isto clicando (aqui).

Estamos também a falar do jornal onde Afonso de Melo é redator principal para a secção de desporto. Curiosamente, estamos a falar do mesmo senhor que recebe uma avença do Benfica de 1000€ por questões políticas (aqui).

Para fechar, acabo com um elogio ao jornal i. Na realidade a capa do jornal consegui mostrar algo que corresponde à verdade. Reparem na forma como a toupeira do Benfica está enterrada até ao pescoço. De facto, ai acertaram na mouche.
[/spoiler]

De jornal falido em 2015, a mais um braço do polvo vermelho nos anos seguintes:

Um apanhado das reacções à capa vergonhosa do jornal “i” sobre o caso das toupeiras:

https://www.facebook.com/PasquimDoQuimTonho/posts/2002373119803037

https://twitter.com/lpmpessoal/status/973815812082618368

Um apanhado de outras “escorregadelas” lampiãs do jornal i:

Esta toca a um rival nosso, mas é absolutamente lamentável dirigirem-se assim a um treinador de futebol na capa de um jornal… pergunto se teriam coragem de escrever “Rui Sonso” na capa?

jornalista Bruno Venancio (escreve na secção de Desporto do i, e tb no jornal O Jogo)

Profile de FB de Bruno Venâncio