Jonathan Calleri - A Bola

:arrow: :arrow:

“Não consigo ver a relação/problema da vinda de um avançado que tenha perfil para jogar ao lado de Bas Dost.” Não é que exista um problema de adquirir um AV para jogar ao lado de Bas Dost, simplesmente acho que é desperdicio de recursos porque, a meu ver, neste momento existem 2 jogadores no plantel que podem fazer esse papel e muito bem: B. Fernandes (posição onde mais gosto de o ver) e R. Leão, a juntar a estes 2 há ainda Podence embora para mim Podence tenha mais perfil de extremo porque ao nível da finalização é muito fraco.
Por isso acho que faz mais sentido ter um verdadeiro 9 para ser a sombra de Dost e que, ao mesmo tempo, tenha carateristicas que possibilitem fazer parelha com Dost em caso de aperto no resultado. No onze base B. Fernandes e Leão são as 1º opções.
Quanto ao que dizes de Leão poder ser o “substituto directo” de Dost, eu discordo. Para mim Leão é um jogador que precisa de espaço, precisa de partir de trás embalado para ganhar vantagem no um para um, não o estou a ver ter grande sucesso em espaços curtos, além disso o jogo de cabeça não é o seu forte apesar da altura que tem. Estar confinado à pequena área, metido no meio dos centrais é apriosionar o seu enorme talento. Para mim as caraterísticas de Leão, isto para já que ainda está a ser moldado, são ideais para jogar como 2º AV podendo vir atrás para pegar no jogo como na jogada que deu golo frente ao Moreirense, ou então como ext/av esquerdo num sistema de 4x3x3. Vejo Leão com as mesmas caraterísticas de jogo de Martial, Rashford e Mbappé.
Quanto a Spalvis, vamos ver como se porta até final da época e na pré-época, se corresponder até pode ser o tal 9 para alternar com Bas Dost. Tenho algumas dúvidas mas é uma possibilidade.

Na frente era bas dost, podence, Rafael leão, calleri e Bruno Fernandes (por vezes)

A cena é que eles “partem sempre tudo no Tugão” depois é o que se vê… já deixei disso é melhor não criar expectativas.

Excepto algumas excepções.

:arrow:

É exactamente isto que venho a dizer desde Novembro!

Acrescento que a falta de um 8 tipo Adrien é uma das duas principais razões para que não consigamos ‘ganhar o meio campo’ a equipas médias/fortes, gerir os ritmos de jogo (e evitar perder vantagens de 2 ou mais golos por exemplo) e da utilização excessiva do B. Fernandes.

O que falta? Um extremo esquerdo que faça a diferença e um suplente para o Dost (contando que seja feita uma aposta no Wendel para o ano).