Jogos (rips) do Sporting 2015/2016

Viva. Como alguns deverão saber, nas últimas duas épocas andei a compilar os jogos (quase) todos do Sporting e colocá-los “online”, para que quem quisesse fazer download. A maior parte dos jogos, nomeadamente os “webrips” foram gravados por mim, os restantes, encontrei-os em vários sites por essa net fora.

Não tenho disponibilidade para poder fazer o mesmo na próxima época, nomeadamente “ripar” os jogos. Poderei ajudar a encontrar alguns jogos que estejam noutros sites, mas gravar, está fora de questão. Sempre foi uma coisa que me meteu muita confusão, não haver Sportinguistas que se disponham a “ripar” jogos e colocá-los online. Por exemplo, sei que há benfiquistas que o fazem de um modo quase “profissional” e creio que há um portista que também o faz.

Não podendo eu o fazer, vou explicar como o fazia, na esperança que haja alguém no nosso universo sportinguista que tenha a disponibilidade de o fazer, por ventura ainda melhor do que eu o fazia…

Como disse, eu fazia “webrips”, ou seja, gravava os jogos a partir da net, usando um pc, obviamente, e utilizando um dos serviços de “gravações automáticas” que os actuais operadores de televisão disponibilizam hoje em dia. Como sou cliente MEO, utilizo o serviço MEO GO, seja “gravando” os jogos em direto (há uma margem de recuo de 3 horas no modo “VER TV” no serviço MEO GO) ou nas Gravações Automáticas (disponibilidade de visualizar programas até 7 dias para trás). Obviamente, também sou cliente SPORTTV MULTISCREEN. (não faço ideia se com o pacote básico também é permitido ver programas SPORTTV no MEO GO).

O programa que utilizo para o efeito é o AUDIALS 10 (já vai na versão 12), um programa “pago” mas que é excelente para o efeito.

Portanto, para quê este tópico? Para apelar a alguém que tenha disponibilidade e paciência, que possa gravar os jogos da próxima época… Além do valor sentimental que tais gravações irão/poderão ter daqui a uns anos, há muitos sportinguistas no estrangeiro que valorizam muito poder ver os jogos do Sporting, pois não têm possibilidade de os ver em direto. Se for alguém que consiga fazer o “rip” box > pc, tanto melhor, senão, há sempre a tal forma “webrip” e aí estarei disponível para ajudar no que for possível.

SL.

*Se a moderação não estiver de acordo com a abertura do tópico nesta secção, peço-vos que o coloquem num local onde esteja ao alcance do maior número de sportinguistas possível. Obrigado.

Tenho uma série de jogos aqui no PC graças a ti, e de vez em quando revejo-os. É pena que não possas continuar.

Alguém que possa que pegue nisto por favor :pray:

PS: Agora que falas nisso os lamps têm tudo ripado, desde futebol a todas as modalidades.

Posso pegar nisso sem problema nenhuma só terás que me explicar como.

Já tive um site do Sporting onde tratei de partilhar no youtube alguns excertos, como exemplo tive este http://www.youtube.com/watch?v=DCmI05u69u4

Infelizmente por falta de disponibilidade deixei, de momento tenho disponibilidade.

Viva, [member=9791]Rubz

Primeiro que tudo, obrigado pela resposta e conteúdo da mesma! Será óptimo se puderes “ripar” os jogos e partilhar com a (nossa) comunidade sportinguista! É claro que ajudarei e explicarei o meu “método” de gravação. Espero é que tenhas noção que o método envolve gravar os jogos “em directo”, ou seja, não poderás utilizar o pc enquanto grava o jogo, pois o método envolve a gravação do que aparece no écran do pc, entendes? Depois, terás de fazer o upload do jogo, algo que, dependendo da tua velocidade de net, poderá demorar algum tempo.

Se mesmo assim quiseres avançar, logo deixarei mais pormenores através de MP ou email. :wink:

SL

EDIT: É óbvio que se tiveres possibilidade de gravar diretamente da box para o pc (coisa que não sei como se faz), isso seria o ideal, pois a qualidade do vídeo será muito melhor do que “webrip”.

[member=9898]Captomente Relativamente à gravação diretamente da box implica mais transtorno mas poderei ponderar. Envia-me MP com o método de gravação através do computador por favor e logo veremos. :great: :great:

Viva, em vez de enviar PM a explicar o processo de gravação, resolvi colocá-lo aqui publicamente, pois poderá haver mais alguém interessado em como o fazer e assim a informação fica disponível para todos.

O processo é o seguinte:

1- Abrir site e escolher vídeo.

2- Abrir programa Audials

3- Escolhemos a opção “Streaming” > “Save video” (1)

• De seguida, escolhemos o formato do vídeo final (2)
    (para poder depois editá-los no Virtualdub, escolhi o formato .avi e qualidade SD, tal como está indicado na imagem mas são livres de escolherem o que quiserem)

• Depois, escolhemos “Video recording” (3) e depois a opção “Record from screen” (4)

4- Aparece uma “janela” com duas opções: “auto mode” que seleciona o vídeo a gravar automaticamente (funciona quase sempre bem) e a opção “Manual mode”, onde selecionamos nós o que gravar (é a opção que mais utilizo) (5)

5- Aparecerá a área, rodeada de linhas azuis, dentro das quais irá ser gravado o vídeo. Basta “esticar” ou “diminuir” as linhas horizontais e verticais com o rato e ajustá-la ao tamanho da janela do vídeo. (6)

6- Depois de ajustada a área de gravação, metemos o vídeo a correr (play) e depois clicamos em “Record” e veremos o contador acima a funcionar. (7)

7- Assim que as linhas mudarem de cor azul para vermelho, é sinal que está a gravar o vídeo. Atenção ao contador! Se o contador não estiver a funcionar, significa que não está a gravar, apesar das linhas estarem vermelhas! Clicamos em “Stop” e repetimos o processo. Caso esteja tudo OK, é esperar que o vídeo termine e depois clicar no “Stop” assinalado na imagem (8). Atenção: se clicarem em “Stop and re-adjust area” ou no outro “Stop” ao lado (creio) perderão o que foi gravado!

8- Depois de clicarem em “Stop”, conforme assinalado, terão de esperar que o programa converta o vídeo para o formato escolhido no início. Dependendo da duração do vídeo e do formato escolhido, o processo poderá demorar algumas dezenas de minutos.

Julgo que está tudo, se houver alguma dúvida, não hesitem em perguntar!

SL

Irei averiguar então e vou tratar disso. A qualidade de imagem deve-se também ao stream em questão certo? [member=9898]Captomente

Bom tópico, já fiz uns rips há uns anos mas agora não tenho nenhuma transmissão de jeito para fazer isto.

Se conseguissem começar já a ripar no jogo contra o Ajax Cape Town é que era nice :mrgreen:

Força nisso!

Vou utilizar este tópico para dar também as minhas “dicas” relativamente a este assunto. E talvez até valesse a pena criar um tópico só para servir como “Guia” de como gravar os jogos.

Tal como o [member=9898]Captomente já disse, para se fazer um webrip tudo o que é necessário é ter acesso a um stream daquilo que se quer gravar, seja em directo ou pelo sistema de “Gravações automáticas” que existem nos vários operadores e que permitem ver programas passados (por norma dos últimos 7 dias) - e portanto em termos de TV aqui em Portugal temos o Iris Online (na NOS), o Meo GO (no MEO) e a Vodafone e Cabovisão certamente também terão serviços idênticos -, e ter um computador minimamente decente (PC ou portátil ou híbrido ou tablet… whatever) para utilizar um programa que grave o que aparece no ecrã do computador, como este (que é o que uso e aconselho): Replay Video Capture
E facilmente se arranja a versão completa por aí (quem não conseguir encontrar e estiver interessado pode mandar-me PM).

Este programa (nas versões mais recentes) permite agora a gravação em “background”, o que significa que podemos estar a gravar algo e a fazer outras coisas ao mesmo tempo no computador que se sobreponham ao que estávamos a gravar ou que até ocupem todo o ecrã, porque já não é necessário que aquilo que se está a gravar esteja em “foreground”. O que até permite uma menor utilização do processador.
Têm é que se lembrar que não convém que façam outras tarefas que possam produzir áudio no computador enquanto estão a gravar (por exemplo ver vídeos no youtube ou ouvir música), porque o programa grava todo o áudio produzido no computador enquanto está a gravar.
E para que isto funcione bem, aconselha-se o uso do Chrome ou Firefox, nada de Internet Explorer.

Têm aqui um vídeo de introdução ao programa:

http://www.youtube.com/watch?v=WBSfjitpN1c

E aqui um “User Guide” mais detalhado que convém ler (nem que seja por alto) para quem quiser utilizar o programa: Replay Video Capture 7 User Guide
Mas não se assustem com isto, porque não é nada de complicado.

Relativamente ao armazenamento dos jogos (rips) na internet, podem utilizar vários serviços de cloud storage ou “hosts”, mas aquilo que aconselho mesmo é o serviço de “Community Video” do Internet Archive (a mesma organização que tem a “WaybackMachine” que permite ver os vários sites nas suas versões antigas e até sites que já não existem).

Esse serviço, além de permitir gravar os rips para todo o sempre, o sistema deles ainda cria uma página toda “xpto” para o vídeo com um player integrado que permite logo ver o vídeo na página, e ainda permite o download em vários formatos (o sistema deles converte automaticamente o vídeo para vários formatos).
Podem ver um exemplo disso aqui de um jogo nosso com o FCFruta (do tal gajo do FCFruta que costuma fazer rips dos jogos deles): Taça. Liga. 13.14. J 1. Sporting.vs. FC. Porto. TVRi P.x 264.pretender : Free Download, Borrow, and Streaming : Internet Archive

[hr]

Outro método para gravar (que ainda não experimentei) será usar por exemplo o Kodi e instalar certos plugins que permitem ter acesso aos tais streams e permitem também gravar o stream para o computador.

Isto é que eu chamo de serviço público!
Obrigado a todos!

[member=9791]Rubz, as qualidades dos streams dos servições de gravações automáticas da MEO, ZON e VODAFONE, são, suponho, todas de excelente qualidade. O que poderá influenciar a qualidade final da gravação, será a qualidade da máquina onde a farás, leia-se, pc. Por exemplo, quando faço “rips”, costumo desligar todos os programas possíveis, anti-vírus incluído, de modo a não consumir muito CPU.

[member=9345]Green_Heart Muito bom! Obrigado pela ajuda. :wink:

Mesmo com a resposta positiva do [member=9791]Rubz, se houver mais alguém que se disponha a gravar os jogos do nosso Sporting, isso seria excelente - muitos nunca são demais…

SL

Vou tratar do acesso ao Iris Online e começo já a tratar disso. Vou tentar iniciar já na sexta-feira!

Vou dando novidades por aqui. :great: :great:

Enviei MP [member=9345]Green_Heart

Se tudo correr dentro do previsto amanhã já começarei… conto em breve lançar um site onde irei expor todos os rips. O que acham da ideia?

Mas como estás a pensar colocar os vídeos online?
Vê aqui que eu disse no comentário anterior acerca do Community Videos do Internet Archive, é uma boa maneira de colocar os rips online e ficarem logo disponíveis para ver, e ficam guardados para sempre.

Depois sempre podes criar por exemplo um blog teu, onde colocas os links para as várias páginas do Internet Archive onde estão os vídeos, e até é capaz de dar para embeber no blog e tudo.

Seria fantástico! Mas segue o conselho [member=9345]Green_Heart em relação ao hosting, até para te protegeres de eventuais problemas de copyright.

[member=9898]Captomente alguma vez tiveste problemas com direitos de autor por partilhares os jogos online?

Em tempos partilhei por aqui os relatos rádio dos jogos do Sporting (webrip) mas como depressa apareceram “upados” noutros sites e não tinha info. sobre esse assunto dos direitos de autor acabei por deixar de os partilhar porque fugiam facilmente ao meu controlo.

[member=9791]Rubz vais disponibilizar só para visualização ou para baixar?

Em relação ao hosting vou seguir o conselho do Green Heart. [member=8509]Yannick

Não sei como funciona o Comunity Vídeos mas pelo que o [member=9345]Green_Heart disse dará para ver online e fazer download. :great:

Veremos como corre, amanhã servirá como um teste.

[member=11696]bgomes, Não, nunca tive qualquer problemas em disponibilizar os jogos para download (não para visualização - se tenho colocado no Youtube, por exemplo, seriam removidos na hora…). Recordo que coloquei todos os jogos para download na “nuvem” Meo Cloud. A meio da “empreitada”, o [member=9345]Green_Heart deu a ideia do Internet Archive mas como já tinha tudo planeado, continuei a colocá-los no Meo Cloud. É uma boa sugestão, desde que não hajam os tais problemas de “copyright” e se houver opção para fazer download dos vídeos.

[member=9791]Rubz Epah, estou deveras satisfeito pelo teu entusiasmo e vontade em levar isto avante… É refrescante ver que há mais pessoal com espírito de partilha “leonina”! Oxalá corra tudo bem! Força e boa sorte! (A ideia do site é excelente!)

Repito que, dentro dos possíveis, estarei disponível para ajudar no que for preciso. SL

Assim que vi o tópico pensei imediatamente em pegar no projecto, é algo relativamente fácil de fazer e muito útil para todos.

Tenho Iris Online, quando fiz agora o login é que me lembrei que não tenho a SportTV na Iris Online porque é HD… tinha de subscrever a SportTV HD na box para ter acesso… mais € ao fim do mês… sendo assim, infelizmente, vou-me ficar pela intenção.