Jogos Olímpicos - Rio 2016 (Geral)

ATLETAS OLÍMPICOS REUNIRAM-SE A 100 DIAS DOS JOGOS 2016
Por Jornal Sporting
27 Abr, 2016
JOGOS OLÍMPICOS
‘Abraço Olímpico’ uniu Portugal a Brasil junto ao Cristo Rei com vários ‘leões’

O comité olímpico, em conjunto com a marinha portuguesa, organizou a 100 dias do início dos Jogos Olímpicos uma reunião de cerca de 30 atletas da equipa olímpica, aos quais se juntaram muitos portugueses interessados em participar no evento e apoiar os desportistas que irão representar Portugal no Rio de Janeiro. A representar o Sporting estiveram presentes vários atletas das mais diversas modalidades, desde o atletismo até ao judo, passando pela canoagem e pela ginástica.

Emanuel Silva, que conquistou a medalha de prata nos Jogos de 2012 e é uma das principais esperanças portuguesas para 2016, foi um dos ‘leões’ que não deixou de marcar presença. Questionado acerca da possibilidade de vir a repetir a proeza conseguida em Londres, o canoísta ‘verde e branco’ exaltou o nível da canoagem portuguesa mas não deixou promessas além do trabalho e vontade em fazer o melhor que garante levar na bagagem. “Na canoagem portuguesa nunca faltou vontade. Vamos para o Rio de Janeiro com muita vontade, tentar repetir os resultados de 2012. Prometer é fácil mas cumprir é difícil. Posso prometer que vamos dar tudo por tudo, e que vamos dar o melhor para o país. Vamos para vencer, para ganhar. Já mostrámos que a canoagem tem mostrado muitos resultados, com títulos mundiais e europeus. Temos uma equipa muito coesa e temos que aproveitar essa equipa que temos”, declarou Emanuel.

O ano de Jogos Olímpicos, por norma, representa uma pressão acrescida para todos os atletas que pretendem garantir presença no maior dos palcos desportivos. Para o conseguirem, têm de dividir o pico de forma para atingir marcas de qualificação e posteriormente se encontrarem bem na competição. Em situação distinta está Patrícia Mamona, recordista nacional do triplo salto, que conseguiu a sua qualificação já no ano anterior. “Tenho mais tranquilidade, sem pressão por ter de fazer a marca para os Jogos Olímpicos, o que me ajuda na minha preparação. Os treinos estão a correr bem e agora vou começar a competir, ganhar forma e se tudo correr bem vou ter o pico no Rio de Janeiro onde o objectivo é fazer melhor do que na última vez. Fui semi-finalista e agora quero ser finalista”, começou por dizer Patrícia, que depois acrescentou: “Depois, sendo finalista, é pensar em coisas maiores. Também quero bater o meu recorde pessoal, que é o recorde nacional”, definiu a atleta ‘leonina’.

Também no atletismo - embora na disciplina de salto com vara – mas com um percurso distinto, Marta Onofre irá estrear-se nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, após um ano memorável em que alcançou recordes nacionais e consecutivas vitórias. Ainda assim, e talvez consciente de que o nível que encontrará dificilmente terá paralelo em qualquer outra competição em que tenha estado presente, a atleta do Sporting diz querer melhorar o seu rendimento nos 100 dias restantes: “Sinto que foi a minha melhor época desportiva até agora, passando pelos recordes nacionais e pela qualificação para os Jogos Olímpicos, e claro que espero conseguir dar continuidade a estes sucessos e ter bons resultados nos Europeus e depois no Rio de Janeiro. Mas ainda não cheguei onde quero. Mas ainda faltam 100 dias e todos os treinos que faço todos os dias é a pensar na melhoria técnica para chegar na melhor forma possível às decisões”, explicou, de forma ambiciosa.

A equipa olímpica nacional terá muitas histórias interessantes dignas de ser contadas, mas uma das mais curiosas será a possibilidade de, na disciplina de marcha, Portugal ser representado por João Vieira e Vera Santos… que são casados e ambos atletas do Sporting. João Vieira tem a qualificação garantida, nas distâncias de 20 e 50 quilómetros, e Vera Santos, apesar de ter a melhor marca de qualificação, está ainda em dúvida devido a uma lesão contra a qual combate. “Os objectivos são fazer o melhor possível e tentar cumprir as duas provas. Apesar de já ter feito 10.º e 11.º lugar em Jogos Olímpicos, o objectivo é sempre melhorar e fazer o melhor possível”, afirmou João Vieira, transmitindo também a sua opinião acerca do facto de haver muitos ‘leões’ qualificados para os Jogos de 2016: “Quem está no Sporting tem todas as condições para preparar os Jogos Olímpicos, e daí termos tantos atletas apurados para o Rio de Janeiro”. Já Vera Santos, que irá determinar em Maio se está ou não presente no torneio olímpico, afirma estar numa situação difícil mas recusa desistir. “Para mim este ano foi um ano diferente, visto que fui operada. Pensei que a recuperação fosse mais rápida e fácil do que foi. Foi tudo mais complicado do que pensámos, com os processos muito lentos. Pensámos que nesta altura já não tivesse limitações nenhumas e há alturas em que me sinto limitada. Tenho a melhor marca de qualificação mas estou em desvantagem porque fui operada. No Campeonado do Mundo de Nações temos a última vaga, onde vou partir e onde vou ter em mim a principal adversária porque sei que vou passar por momentos difíceis, mas a esperança é a última a morrer e acredito ainda conseguir a última vaga”, contou a atleta.

A mais recente adição ‘verde e branca’ à equipa olímpica, Diogo Abreu, conseguiu a qualificação para a prova de trampolins com muita emoção à mistura, tendo batido o colega Diogo Ganchinho por apenas 0,125 pontos. “Ele foi o último a saltar, e quando saiu a nota dele soubemos logo. Abraçámo-nos um ao outro e continuamos amigos, naturalmente”, elucidou o atleta, prosseguindo acerca das expectativas que leva para o Brasil: “Estou a apontar para uma final, que corresponde aos oito primeiros e já era muito bom. O melhor resultado português nos trampolins foi o sexto lugar e eu quero tentar superar isso. As medalhas não são impossíveis mas são muito complicadas”.

Tendo parte considerável dos atletas da equipa olímpica, o Sporting será um dos Clubes mais representados no Rio de Janeiro. Joana Ramos, judoca ‘leonina’, considera que essa presença do Clube é uma consequência da forma como se trabalha em Alvalade. “As palavras de ordem no Sporting são trabalho, trabalho, trabalho. O próprio esforço, dedicação e devoção fazem parte do lema do Clube, de forma a ambicionar a tão desejada glória. Espero que todos consigamos trazer uma boa prestação não só para Portugal como para o Clube em si”, afirmou Joana Ramos, antes de estender os elogios aos atletas portugueses: “Somos uma equipa, é a nação que vai competir. Não a de judo, não a de atletismo, vamos todos. É com muito orgulho que olho para o panorama do nosso país e vejo que conseguimos competir de igual para igual com nações gigantescas como a Rússia, a França ou os Estados Unidos. No judo apurámos tantas ou mais pessoas que esses países”, finalizou.

Rússia banida dos Jogos Olímpicos Atletismo russo castigado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo.

A agência noticiosa russa TASS avança que a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) decidiu expulsar as equipas de atletismo da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em causa estão os testes positivos em controlos de antidoping a vários atletas. O organismo entendeu que não foram levados a cabo esforços suficientes para que fosse assegurado que estes incidentes não voltariam a suceder.

A decisão final irá caber ao Comité Olímpico Internacional, que se irá reunir na próxima terça-feira para debater o assunto.

Tudo aponta para que a Rússia recorra da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), uma vez que os atletas entendem que os seus direitos estarão a ser violados.

Que os expulsem!

:cartao:

Não contesto a decisão, mas a Rússia será uma baixa de peso.

Não era a Isinbayeva que se queria retirar com o ouro no Rio? Pena por ela…

Quanto a estes jogo vai ser mais do mesmo. As medalhas vão teimar em aparecer e tudo vai caír em cima do COP pelos fracos resultados e a dizer que tudo tem que mudar no desporto português. Depois os jogos acabam e só voltam a lembrar disso daqui a 4 anos.
Temos um historial horrível nos JO onde no medalheiro total dos Jogos estamos num magnifico 65º lugar, tendo ao nosso lado países com uma grandiosa história e cultura desportiva como as Bahamas, Algéria, Eslovénia, Nigéria ou o Zimbábue. Lembrar também que só o Phelps tem quase tantas medalhas que nós e só nas de ouro levamos goleada dele…

“Rio de Janeiro declara estado de calamidade pública”, “Grave crise financeira impede cumprimento das obrigações assumidas para os Olímpicos/Paralímpicos”.

Isto significa exactamente o quê?

Sim, ela anunciou a retirada após o Jogos Olímpicos deste ano.

Brasil a ser Brasil?

Mas espera lá, a ver se percebi bem a notícia… :think:

foram apenas os do atletismo, certo? É que quem lê o titulo “Rússia banida dos jogos olímpicos” fica a pensar na globalidade dos jogos, e só lendo a noticia mais a fundo é que percebe que se trata “apenas” dos atletas de atletismo. Lendo o título pensa-se uma coisa, lendo a noticia pensa-se outra.

Mais um exemplo de como ler as letras grandes apenas induz as pessoas em erro, nada que seja novidade por cá… :sick:

A comitiva portuguesa já conta com noventa e três atletas em dezasseis modalidades diferentes… Nos últimos jogos levámos setenta e seis atletas em treze modalidades, sendo que este ano, ao contrário de 2012, só não conseguimos estar representados no remo, mas contamos com representações no futebol, golfe, taekwondo e ténis.

Atletismo - 25 vagas: Ana Cabecinha (20km Marcha Feminina), Cátia Azevedo (400m Femininos), Daniela Cardoso (20km Marcha Feminina), Dulce Félix (Maratona Feminina), Inês Henriques (20km Marcha Feminina), Irina Rodrigues (Lançamento do Disco), João Vieira (20km e 50km Marcha Masculina), Jessica Augusto (Maratona Feminina), Lorene Bazolo (100m e 200m Femininos), Maria Leonor Tavares (Salto com Vara), Marta Onofre (Salto com Vara), Marta Pen (1.500m Femininos), Miguel Carvalho (50km Marcha Masculina), Nélson Évora (Triplo Salto Masculino), Patrícia Mamona (Triplo Salto Feminino), Pedro Isidro (50km Marcha Masculina), Ricardo Ribas (Maratona Masculina), Rui Pedro Silva (Maratona Masculina), Salomé Rocha (10.000m Femininos), Sara Moreira (Maratona Feminina), Sérgio Vieira (20km Marcha Masculina), Susana Costa (Triplo Salto Feminino), Vera Barbosa (400m Barreiras Femininos); Tsanko Arnaudov (Lançamento do Peso Masculino) e Yazaldes Nascimento (100m Masculinos);

Badminton - 2 vagas: Pedro Martins (Singulares Masculinos) e Telma Santos (Singulares Femininos);

Canoagem - 7 vagas: K4 1000m Masculino (Fernando Pimenta), C1 200m Masculino, K1 500m Feminino (Teresa Portela) e K1 200m Feminino; C1 Slalom Masculino (José Carvalho) devido ao apuramento no K4 Masculino, Portugal poderá participar nas provas de K1 e K2 masculino;

Ciclismo - 6 vagas: 4 na Prova de estrada (André Cardoso, José Mendes, Nelson Oliveira e Rui Costa) e Contrarrelógio (Nelson Oliveira); 2 em BTT – David Rosa e Tiago Ferreira;

Equestre - 1 vaga: Luciana Diniz (Salto de Obstáculos);

Futebol - 18 vagas: Prova Masculina;

Ginástica - 4 vagas: Filipa Martins (Artística Feminina), Gustavo Simões (Artística Masculina); Ana Rente (Trampolins Feminino); Diogo Abreu (Trampolins Masculino);

Golfe - 1 vaga: Ricardo Melo Gouveia (Prova Masculina);

Judo - 6 vagas: Joana Ramos (-52kg), Telma Monteiro (-57kg); Sergiu Oleinic (-66kg), Nuno Saraiva (-73kg), Célio Dias (-90kg) e Jorge Fonseca (-100kg).

Natação - 5 vagas: 3 Natação Pura – Nos 200m Estilos, conquistadas por Diogo Carvalho e Alexis Santos, nos 400m Estilos, conquistada por Victoria Kaminskayan e nos 800m Livres, conquistada por Tamila Holub; 1 Águas Abertas – Vânia Neves;

Taekwondo - 1 vaga: Rui Bragança (-58kg);

Ténis - 2 vagas: João Sousa e Gastão Elias (Singulares Masculinos);

Ténis de Mesa - 5 vagas: Fu Yu (Singulares Femininos) e Shao Jieni (Singulares Femininos), Marcos Freitas (Singulares e Equipas Masculinas), Tiago Apolónia (Singulares e Equipas Masculinas) e João Monteiro (Equipas Masculinas);

Tiro - 1 vaga: Irá competir em duas provas: PAC 10m e Pistola 50m;

Triatlo - 3 vagas: João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos (Prova Masculina)

Vela - 5 vagas: Classes 49er (Jorge Lima e José Costa), Laser (Gustavo Lima), Laser Radial (Sara Carmo) e RS:X (João Rodrigues).

Espero que corra tudo bem desportiva e extra-desportivamente.

Clube| Evento de homenagem aos atletas Olímpicos do Sporting Clube de Portugal No próximo sábado, dia 23 de Julho, pelas 11h30, no auditório Artur Agostinho, será realizado um evento de homenagem aos atletas do Sporting que se apuraram para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e todos os sócios e adeptos do Sporting estão convidados a estarem presentes para apoiar a maior representação leonina nuns Jogos Olímpicos. Força Leões! ‪#‎SportingOlympics‬ ‪#‎RoadToRio‬

Redirecting...

Yazaldes Nascimento de fora, por lesão. Ai o karma…

SPORTING CP HOMENAGEIA MAIOR DELEGAÇÃO DE SEMPRE
Por Jornal Sporting
23 Jul, 2016
JOGOS OLÍMPICOS
Serão 30 os leões presentes nos Jogos do Rio 2016. O Clube organizou uma cerimónia de homenagem, apresentando um novo parceiro oficial

Este sábado de manhã, no Auditório Artur Agostinho, decorreu uma cerimónia de apresentação e homenagem da comitiva leonina no Rio de Janeiro, que será a maior de sempre do Clube. O evento começou com uma palestra de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico, que saudou o trabalho feito pelos leões e todos os atletas qualificados. Seguiu-se Vicente Moura, vice-presidente para as modalidades, que vincou o orgulho na aposta do Clube no ecletismo que o caracteriza e, por fim, discursou Bruno de Carvalho.

O Presidente do Sporting CP sublinhou a força dos leões nas mais variadas modalidades e afirmou que o reconhecimento tido extravasa fronteiras. “Também lá fora, o Clube é reconhecido como uma das maiores potências desportivas e basta atentar neste ponto: desde 1976, em dez edições, os nossos atletas ganharam nove medalhas; desde 1912, ano de estreia de Portugal com Stromp a ser o primeiro atleta a competir, foram 124 atletas a competir em 16 modalidades distintas”, disse o líder verde e branco.

Durante a cerimónia, houve ainda oportunidade para ser apresentado o novo parceiro oficial do Clube para as modalidades nos próximos quatro anos, a WOS - World of Sports -, que se fez representar por Bruna Machado, a Directora Geral da entidade.

Clube| Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016

No passado dia 23 de Julho realizou-se, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, um Evento de Homenagem aos atletas Olímpicos.
Neste evento houve lugar a discursos por parte do Presidente do Comité Olímpico Português José Manuel Constantino, do Vice-Presidente para as Modalidades do Sporting Clube de Portugal Vicente Moura e do Presidente do Sporting CP Bruno de Carvalho. Para além da apresentação dos atletas Leoninos que irão ao Rio de Janeiro, deu-se inicio à preparação do ciclo Olímpico de Tóquio 2020 com a apresentação de um novo parceiro, a World of Sports.
A comitiva que representará o Sporting CP conta com 30 atletas (recorde do clube) com 22 atletas portugueses (valor que iguala recorde de Atlanta 1996), com 7 nacionalidades diferentes (Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Bielorrússia, Nigéria e Colômbia) e 8 modalidades diferentes (Atletismo, Canoagem, Ginástica, Judo, Natação, Ténis de Mesa, Tiro e Futebol).
Os Leões que irão participar nos Jogos Olímpicos 2016 são: Cátia Azevedo, Irina Rodrigues, Jéssica Augusto, Jéssica Inchude, João Vieira, Lorene Bazolo, Maria Leonor Tavares, Marta Onofre - Salto com Vara, Patricia Mamona, Sara Moreira, Sviatlana Kudzelich, Vera Barbosa, Vera Santos, Emanuel Silva, Francisca Laia, Diogo Abreu, JOANA RAMOS -, Jorge Fonseca, Sergiu Oleinic, Taciana Lima Baldé, Alexis Manaças Santos, Pedro Pinotes - Atleta Olímpico, Igor Mogne, ARUNA Quadri, Bode Abiodun, JOÃO COSTA Portuguese Sport Shooter, Teo Gutierrez, Ricardo Esgaio, Carlos Mané e Tobias Figueiredo.
Força Leões! Cá estaremos a apoiar-vos e a acompanhar o vosso Esforço, a vossa Dedicação, a vossa Devoção e a vossa Glória! Nós Acreditamos em Vocês! ‪#‎SportingOlympics‬ ‪#‎RoadToRio‬ ‪#‎AtletismoSCP‬ ‪#‎CanoagemSCP‬ ‪#‎GinásticaSCP‬ ‪#‎JudoSCP‬ ‪#‎NataçãoSCP‬ ‪#‎TénisdeMesaSCP‬ ‪#‎TiroSCP‬

Redirecting...

A delegação de judo Olimpico da Russia (masc/fem) anda a treinar no Tonik Laranjeiras por estes dias

As meninas… :xock:

- YouTube

Deu uma reportagem ontem na televisão sobre a qualidade das águas onde se vão realizar as provas de águas abertas…

Só tenho uma palavra para aquilo: NOJENTO

[admin]Acham que vale a pena abrir um sub-quadro para os JO, abrindo depois uns tópicos para as principais modalidades, um para a delegação portuguesa e outro para atletas do Sporting, mais talvez umas curiosidades e afins ?

Se sim, alguém se oferece para ajudar na criação desses tópicos, como aconteceu com alguns foristas no Euro 2016 ?

Nos outros anos costuma haver apenas um tópico único, e pelo que me lembro não se gerou assim tanto interesse, mas se acharem que vale a pena, tudo bem.[/admin]

Sou sincero. Eu cá preferia. Dá para acompanhar melhor :slight_smile: obrigado por perguntares.