Jogos de Tabuleiro - Ticket to Ride [Days of Wonder]

Nem todos curtem. Confesso que há anos que larguei o vício, sobretudo com o advento de outras plataformas, mas quando era puto enchia o quarto de cartolinas feitas à mão com quadradinhos de tanques, infantaria, etc a recrear a WW2 o que dava com a minha mãe em maluca.

Ao longo dos anos apenas havia testado as coisas rascas do costume, de encher chouriços… os Pictionary, os Trivial.

Há um ano experimentei novos jogos em casa de um amigo que tem vários jogos. De tudo oque experimentei recomendo (e comprei) um jogo em especial: Ticket to Ride.

O Ticket to Ride tem aquele condão de agradar não só aos fans de jogos de tabuleiro (os geeks que não se importam de passar tardes de sol agarrados a tabuleiros) como aos light users (quem gosta de jogos mas para serão, no máximo 1 hora de duração, o que é raro num jogo de tabuleiro bom).

Ora o Ticket to Ride é o ideal substituto a toda a trampa do costume. O jogo é rápido (uma hora ou menos para jogos a 4 com pessoal experimentado), é fácil de aprender mas é suficientemente completo e variável para garantir a vontade de voltar. Toda a gente que tem jogado tem gostado, não necessariamente fans de jogos de tabuleiro e tenho amigos que ligam para perguntar quando se faz mais um ticket.

Plot: Boom industrial nos EUA, construcção de linhas férreas pela terra dos americas.

Objectivo: construir linhas de comboio, expressas em locomotivas coloridas, cumprindo objectivos, amealhando pontos de distância. Giro giro é com 3,4 jogadores. 5 nunca experimentei mas deve “doer”, 2 deve ser menos engraçado mas joga-se. A mecânica do jogo mexe tb com cartas, só juntando cartas de certa cor se podem fazer certas linhas, etc.

A produtora do jogo é a Days of Wonder, uma editora peculiar que só lança poucos mas bons jogos, sempre atractivos e relativamente rápidos sem entrarem na rebaldeira dos jogos conhecidos mass market.

Podem encontrar por exemplo na Tema do colombo, mas existem cada vez mais lojas a vender este ou outros jogos do tipo (Bertrand por exemplo) pois a moda está a voltar.

Outras sugestões: Setllers of Catan, Memoir 44, Acquire.

Por acaso não pensei que continuasse a existir evolução nos jogos de tabuleiro. Sempre fui um adepto de jogos de tabuleiro, ainda que os tivesse deixado na passagem para os jogos de pc (com os jogos de Spectrum ainda conseguia conjugar as duas coisas).

Na altura jogava muito um que era o Petróleo, uma versão alternativa do Monopólio que ainda rendia umas horas de jogo diárias. Havia ainda um de automóveis que consistia sobretudo em jogar os dados por cada carro durante x voltas. Claro que fizémos por complicar a coisa, fazendo um campeonato inteiro, com as pontuações e tudo. Era a fase em que a Fórmula 1 assistia a grande duelos de pilotos.

Mesmo assim, pouco satisfeitos com a oferta que havia na altura, ainda nos pusémos a inventar um jogo de tabuleiro. Era um género de jogo de gangsters, com a conquista de zonas de uma cidade. Confesso que até achava algum potencial naquilo, mas os restantes participantes desinteressaram-se rapidamente e lá terminou esse projecto promissor.

E existia o famoso Risk…!!!

Quantas horas perdidas a jogar com os “comprimidos”!!!

Os jogos de tabuleiro mantiveram-se numa espécie de limbo mas a moda está a voltar, ainda há uns dias saiu um artigo na visão ou focus não recordo sobre isso.

A verdade é que desde que comprei o jogo ele tem sido um óptimo motivo para encontro de amigos, que estão sempre à espera de um bom motivo para jogar uma partida. Tudo depende do jogo obviamente, já que para os antigos nunca houve mta paciência ou vontade.

O Risco ainda existe, hoje em novas versões temáticas.

Outra moda que existe é o inverso do que aconteceu no início da era dos jogos de PC: antigamente tansformavam sucessos de tabuleiro em jogos de PC. Hoje é o inverso: existe a conversão do Civilization para PC de Sid Meier para tabuleiro (já existia um civilization mas era diferente), Warcraft, Age of Mithology, vários jogos de PC estão a dar lugar a versões de tabuleiro.

Quem estiver interessado em escolher 1,2 bons jogos para aqueles serões de família ou amigos diferentes ou para aquelas viagens à terra onde não há paciência para ficar o dia a olhar para os bois recomendo o site www.boardgamegeek.com, bem como os jogos que referi.

Nada como o velhinho Monopólio. O problema é que de algum tempo para cá está difícil arranjar quem queira jogar comigo, mas até compreendo que não queiram, é a consequência de sempre deixar os adversários na bancarrota. 8) :smiley:

Por falar nisso a minha mais que tudo ofereceu-me o monópolio star wars. Confesso não ter ficado mto entusiasmado pq acho o monopólio um jogo gasto mas pronto, a qualidade desta versão parece justificar uma joga ou duas.