Jogos de Pré-época 2009/2010

:rotfl: A cassete… no seu melhor… um dejá vu…
Cada vez me convenço mais que quando disse que ter ganho aquela taça no Jamor ao fcp foi a pior coisa que nos podia ter acontecido! Disse-o na altura pois isso significava Paulo Bento ficar. E ficou.

O que tem graça é que esse míudo de 20 anos acompanha o clube dentro e fora de casa para todo o lado! E farta-se de apoiar. Acontece que, apesar de jovem, já percebeu que não vamos a lado nenhum.

Eles juntos a beberem minis e a apanharem “carroças” todas as noites fariam melhor do que o actual plantel do Sporting.

Tal como disseram, num sistema táctico em losango, os laterais têm de ser ofensivos e têm de saber subir. Actualmente, e o melhorzito é o Pedro Silva e mesmo assim não é nada de especial. Os anos passam e este futebol praticado já chateia, e ao que parece há quem goste e que não faça nada para mudar. Ainda há gente que pensa “este ano é que é” ou “vamos deixar andar as coisas…”. Eu digo já, dia 13 de Julho de 2009 e com 2 semanas de preparação: ESTE ANO VAI SER IGUAL OU PIOR QUE O QUE PASSOU!

Não vi o jogo todo!

No sábado fui jantar com a minha namorada, e fiz questão de ir a um sitio que tivesse Sporttv. Enquanto degustava umas codornizes fritas ia vendo o jogo com atenção. Sinceramente do que vi, nada me surpreendeu e a sensação com que fiquei foi que aquilo a que estava a assistir era o normal. Provavelmente por isso nem dei por mim a chamar nomes ao PB nem a certo caruncho que por lá se passeia.

Vi um Djalo cheio de velocidade… mas esse é um cenário recorrente nos inicios de época, para no seguimento da mesma voltar à mediocridade que o caracteriza.

Vi um Abel bastante activo… mas lá está, padece do mesmo mal que o Djaló.
Temos visto um Postiga goleador e muito activo, mas certamente lá para o meio da época ficará ostracizado no banco.

Vi um Pereirinha com a palha toda em certos momentos, e inocuo noutros. A intermitência como nome.

Vi um Veloso cheio de vontade, até à próxima passagem de modelos.

Ainda vi uns minutos de Rochemback todos os inicios de época mais magro (pelo menos é o que dizem) até ao próximo churrasco.

Vi um Ricardo Baptista que nem nos jogos a feijões é convocado, quanto mais estar no banco - algo incompreensivel.

Vim um Mati Fernandez com pouquissima bola, e as vezes que a teve ou fez asneiras, ou fez uma tabelinha muito boa com Liedson. Este, para mim tem todas as condições para ser um grande nº 10… mas realmente, se for para continuar este futebol desligado, vai ter pouca bola, e em consequência vai ser mais um peso morto dentro de campo, o que fará com que tenha o mesmo destino de Romagnoli: o banco!

Continuo também a ver os defensores de PB que, perante as comparações do futebol de PB com as lamparinas, põem a tocar a cassete do costume: que na pré-época os orcs é tudo muito fogo de vista, mas depois não fazem nada. Se posso concordar com isso, face às estatisticas dos ultimos anos, não posso deixar de dizer: é até ao dia!!! É que no fundo, anda por ai muita gente a nivelar-se por baixo e a pensar que os outros também andam acomodados na mediocridade como nós ao 2º lugar e ao facto de ficarmos acima dos orcs.
Este discurso é o espelho da falta de ambição e exigência dos Sportinguistas: perante a mediocridade da sua equipa comparada com a mediocridade dos vizinhos do lado, preferem desvalorizar o vizinho do lado, assobiando para o lado perante a sua. Ano após ano, andamos aqui a dizer que os orcs são os campeões da pré-época mas depois no campeonato vão ficar atrás de nós, e que os porcos por venderem os seus melhores jogadores vão ficar mais fracos, e ai talvez possamos ter uma hipótese. Não existe dinâmica de evolução e crescimento. Mantemo-nos acomodados na nossa mediocridade e pensamos que os outros fazem o mesmo. Ou seja, fia-mo-nos na incompetência dos nossos adversários para almejarmos ficarmos à sua frente. Com os porcos isso não tem resultado, com os orcs, como temos ficado sempre à sua frente, pensamos que a fonte nunca vai secar. Mas um dia pode secar, e este ano têm lá um treinador de jeito, por isso, continuem a fiar-se na fraqueza deles.
Em suma, para nós o importante é ficar à frente dos lampiões porque estes ainda estão piores do que nós, e se o porto deixar eventualmente conseguirmos se campeões.

Mas o que realmente é preocupante, é que este é o discurso dos adeptos e sócios que, alienados nesta espiral de mediocridade e falta de ambição, se resignam a este tipo de objectivos condicionados aos falhanços dos nossos adversários em vez de nos apoiarmos em objectivos sustentados no nosso valor e na nossa força.
Eu quero ser CAMPEÃO independentemente dos porcos e da orcalhada estarem bem ou mal. Mais, eu quero ganhar tudo o que houver para ganhar internamente, mesmo que os nossos mais directos adversários estejam em boa forma. Mesmo que os lampios façam uma boa época, nós temos de ser melhores, e não estarmos já a dizer que com eles não nos preocupamos porque vão fazer mais uma má época.

Voltando ao jogo jogado, como disse, parece-me tudo muito normal (e isso é muito mau sinal). Não me entusiasmou, nem me desiludiu… deixou-me indiferente, ao ponto de, jantar terminado, me ter ido embora dar uma voltinha com a namorada, ao invés de ficar a olhar para 11 gajos a correr (objectivamente) atrás de uma bola, sem qualquer designio.

Pelo que me apercebi depois, a 2ª parte não terá sido muito diferente. Uma escolha acertada, portanto, aquela que fiz após uma primeira parte sem sal!
Fazendo uma reflecção interior, sinto-me triste por, perante 4 anos de futebol miserável, este Sporting já nem despertar em mim qualquer tipo de emoção fervorosa. Neste momento, e perante este cenário, aquilo que mais frequentemente me assalta é mesmo a indiferença.

Claro que continuarei a perder anos de vida nos jogos contra os nossos rivais ou outros que despertem em mim ainda aquela paixão, mas cada vez mais frequentemente o meu sentimento perante este futebol de PB é o de indiferença e ausência de paixão. E, tal como aconteceu a época passada, os poucos momentos emotivos que passarei durante os jogos do Sporting serão aqueles em que estarei irritado com PB e os jogadores por não jogarem a ponta de um corno. Parabéns ao PB que conseguiu de facto este feito: deixar-me indiferente perante os jogos do Sporting.

Hasta
Abraço

PS: certamente, melhores dias virão (espero)!

Vim um Mati Fernandez com pouquissima bola, e as vezes que a teve ou fez asneiras, ou fez uma tabelinha muito boa com Liedson. Este, para mim tem todas as condições para ser um grande nº 10… mas realmente, se for para continuar este futebol desligado, vai ter pouca bola, e em consequência vai ser mais um peso morto dentro de campo, o que fará com que tenha o mesmo destino de Romagnoli: o banco!

Continuo também a ver os defensores de PB que, perante as comparações do futebol de PB com as lamparinas, põem a tocar a cassete do costume: que na pré-época os orcs é tudo muito fogo de vista, mas depois não fazem nada. Se posso concordar com isso, face às estatisticas dos ultimos anos, não posso deixar de dizer: é até ao dia!!! É que no fundo, anda por ai muita gente a nivelar-se por baixo e a pensar que os outros também andam acomodados na mediocridade como nós ao 2º lugar e ao facto de ficarmos acima dos orcs.
Este discurso é o espelho da falta de ambição e exigência dos Sportinguistas: perante a mediocridade da sua equipa comparada com a mediocridade dos vizinhos do lado, preferem desvalorizar o vizinho do lado, assobiando para o lado perante a sua. Ano após ano, andamos aqui a dizer que os orcs são os campeões da pré-época mas depois no campeonato vão ficar atrás de nós, e que os porcos por venderem os seus melhores jogadores vão ficar mais fracos, e ai talvez possamos ter uma hipótese. Não existe dinâmica de evolução e crescimento. Mantemo-nos acomodados na nossa mediocridade e pensamos que os outros fazem o mesmo. Ou seja, fia-mo-nos na incompetência dos nossos adversários para almejarmos ficarmos à sua frente. Com os porcos isso não tem resultado, com os orcs, como temos ficado sempre à sua frente, pensamos que a fonte nunca vai secar. Mas um dia pode secar, e este ano têm lá um treinador de jeito, por isso, continuem a fiar-se na fraqueza deles.
Em suma, para nós o importante é ficar à frente dos lampiões porque estes ainda estão piores do que nós, e se o porto deixar eventualmente conseguirmos se campeões.

Mas o que realmente é preocupante, é que este é o discurso dos adeptos e sócios que, alienados nesta espiral de mediocridade e falta de ambição, se resignam a este tipo de objectivos condicionados aos falhanços dos nossos adversários em vez de nos apoiarmos em objectivos sustentados no nosso valor e na nossa força.
Eu quero ser CAMPEÃO independentemente dos porcos e da orcalhada estarem bem ou mal. Mais, eu quero ganhar tudo o que houver para ganhar internamente, mesmo que os nossos mais directos adversários estejam em boa forma. Mesmo que os lampios façam uma boa época, nós temos de ser melhores, e não estarmos já a dizer que com eles não nos preocupamos porque vão fazer mais uma má época.

Voltando ao jogo jogado, como disse, parece-me tudo muito normal (e isso é muito mau sinal). Não me entusiasmou, nem me desiludiu… deixou-me indiferente, ao ponto de, jantar terminado, me ter ido embora dar uma voltinha com a namorada, ao invés de ficar a olhar para 11 gajos a correr (objectivamente) atrás de uma bola, sem qualquer designio.

Pelo que me apercebi depois, a 2ª parte não terá sido muito diferente. Uma escolha acertada, portanto, aquela que fiz após uma primeira parte sem sal!
Fazendo uma reflecção interior, sinto-me triste por, perante 4 anos de futebol miserável, este Sporting já nem despertar em mim qualquer tipo de emoção fervorosa. Neste momento, e perante este cenário, aquilo que mais frequentemente me assalta é mesmo a indiferença.

Claro que continuarei a perder anos de vida nos jogos contra os nossos rivais ou outros que despertem em mim ainda aquela paixão, mas cada vez mais frequentemente o meu sentimento perante este futebol de PB é o de indiferença e ausência de paixão. E, tal como aconteceu a época passada, os poucos momentos emotivos que passarei durante os jogos do Sporting serão aqueles em que estarei irritado com PB e os jogadores por não jogarem a ponta de um corno. Parabéns ao PB que conseguiu de facto este feito: deixar-me indiferente perante os jogos do Sporting.

Hasta
Abraço

PS: certamente, melhores dias virão (espero)!

[/quote]

:arrow:

PS: só espero que os melhores dias não demorem, pois ver-me neste estado em relação ao clube de que sou fanático é deprimente

Carlos, respeito a tua opinião. Não concordo em partes, sobretudo no que referes achar que o Sporting em partes foi a melhor equipa a jogar futebol, mas respeito-a. Obviamente, não podemos ter todos a mesma opinião. Em relação aquilo do jogo dos vizinhos, acredita que é verdade.

Não é por nada, todos temos direito a ter uma opinião contrária aos outros, mas esta conversa constante do “vão engolir um sapo” já mete nojo. Às vezes fala-se de uma maneira em que até pelo simples facto de não dizermos algo que não seja em tom elogioso já é o suficiente para se verem estas tiradas…

De uma vez por todas: somos todos sportinguistas e se há algum sapo que se tem para engolir é quando as outras equipas são campeãs e nós não. Agora se não estamos satisfeitos com o rendimento de determinado jogador, não vejo mal nenhum em dizê-lo, mesmo que depois esse jogador até venha a melhorar! O problema é que se usa essa conversa de sapos para misturar convicções com desejos e isso aí normalmente dá confusão…

Não adianta nada estarem convictos de uma coisa e desejosos de outra. Não acrescentam nada, não melhoram nada e não verão os desejos concretizados.
Isso de dizer que criticam criticam mas se ganharmos os jogos todos da liga não engolem sapos é mentira. Se ganharmos agora 10 jogos seguidos e ao 11º levarmos 5-0 vai voltar a mesma conversa anti-paulo bento.
A vossa relação com o nosso treinador está azedada e não há nada que vos vá fazer mudar.
Assim que possam, mesmo que melhoremos, vão aproveitar para criticar duramente o Paulo Bento.
É injusto na minha opinião. Não há treinador que fizesse melhor com alguns dos cancros metastizados que temos no plantel… A não ser manda-los embora e contratar 5 ou 6 que jogassem como eles já jogaram.
Não sei se me faço entender. O problema do Sporting é que tem muitos jogadores que “potencialmente” são bons, e se fossem mandados embora, para os substituir (em potencial) teriamos de abrir os cordões à bolsa. Então ficamos à espera que eles rendam aquilo que se espera deles.
Eu compreendo isto, embora já esteja farto e pense que é tempo de desistir deles.

Afinal quantos Campeoantos é que já ganhou o Paulo Bento ao serviço do Sporting? É que mesmo que achasse que este ano não seríamos campeões e depois engolisse o sapo, estariam mais 3 ainda em dívida.

Espero bem que PB ganhe o Campeonato, mas convenhamos que 1 campeonato em 5 possíveis é mau, sobretudo quando só 3 equipas têm reais condições de o vencer (ou seja, em 5 anos o Sporting tem de vencer pelo menos 2 para se considerar minimamente positivo).

Por sectores começo por achar que estamos relativamente bem servidos de GR. O Patricio tem margem de progressão e tem revelado personalidade e segurança e o Tiago é sem duvida um bom suplente, ja o Ricardo Batista é uma incognita para todos e vai continuar a ser este ano.
Na defesa temos um Carriço de nivel mundial, parece-me que finalmente conseguimos produzir um central melhor que os dos porcos mas que certamente nao vai ficar conosco muito tempo, o Polga continua a ser capaz do melhor e do pior mas cada vez me convenco mais que o homem nao sabe sair a jogar com a bola nos pés (podia ter aprendido com o Beto), o Tonel é um jogador com garra, não é elegante a jogar mas chega para mandar tudo abaixo, é daqueles jogadores que é util em qualquer plantel e tem faro para o golo. O Caneira…bem, pode ser bom rapaz e quando veio emprestado para o Sporting foi sem duvida um elemento valioso mas este seu regresso nao trouxe nada de positivo por mim seguia viagem. Pedro Silva? Enfim, o Pedro é daqueles tipicos brasileiros que gostam de inventar so que este joga a lateral e descompensa a defesa como poucos, ganhou pontos na final da taça da liga mas a realidade é que o arremesso de medalha nao da pontos para o campeonato por isso…
O Abel nao sei que diga, continuo a achar o Abel um lateral fenomenal para equipas do meio, fundo da tabela mas no Sporting nao obrigado. O Grimi foi um negocio à porcos levado a cabo pelo Milão. Desfez-se de um apendice e la temos nos de mamar com ele, é para mim o elo mais fraco das laterais e o rei do pontapé para o ar. Andre Marques pode vir a ser um excelente recurso a um titular indescutivel que nao temos. Para mim neste plantel é titular de caras e sempre podemos dar a desculpa que é jovem e da formaçao. Trincos, temos o gordo que para mim era vendido ao chimarrão e temos o Veloso que se entrar nos eixos e deixar as birras para o pai dele vai ser sem duvida uma mais valia. Tem qualidade de passe e sabe construir como poucos. No meio campo ofensivo Izmailov, Vuckcevic e Moutinho são jogadores de grande nivel e que têm tudo para fazer uma grande epoca. Pereirinha é uma eterna promessa e se calhar pode começar a pensar noutros vôos mas mais baixos. Não tem quanto a mim qualidade para se impor num clube como o Sporting. Matias Fernandez pode vir a ser um grande reforço se conseguir atingir o nivel que teve no Colo-Colo é preciso dar-lhe tempo e nao querer que seja ele o salvador da patria porque nao o é. Na frente Liedson é o rei, Saleiro pode vir a ser um suplente util e o resto, bem, o resto são Postiga e Djalo, quanto a mim nenhum dos dois tem condições para vingar no Sporting. Reconheço qualidades a ambos mas se queremos uma equipa competitiva temos de conseguir ter jogadores que façam a diferença na frente e nenhum dos dois consegue faze-lo a nao ser naqueles dias de inspiração que aparecem uma vez por mes e quase sempre nos treinos e nao nos jogos. Paulo Bento? Continuo a gostar dele mas esta na altura de ler uns livros e tentar uns concelhos junto de quem saiba mais. Ter humildade para aprender pode fazer a diferença e eu acredito que ele tem essa vontade talvez nao se ande é a aconcelhar com as pessoas certas. Enfim, vamos ver se o tempo nos ajuda e ja agora, venham de la alguns reforços porque estamos a precisar como de pao para a boca!

Exactamente o que penso. E não vale a pena dizer que com este plantel não dá, eu acho que um meio campo com Veloso, Moutinho, Izmailov/Vukcevic e Matias Fernandez dá perfeitamente para se praticar um bom futebol.

:arrow:

Troca as codornizes por uns chocos fritos e fizeste o retrato da minha noite (mas o chocos demoraram a vir e só acabei de jantar a 15 minutos do fim do jogo, infelizmente…)
T

São uns a fazer isso e outras a arranja desculpas parvas para desculpar o sir bento…

tu irás ser o primeiro a engoli-lo.. >:D

É pena que os restantes sectores não possam fazer o mesmo… :shifty:

O que nos falta é mesmo um avançado que possa dupla com Liedson, um guarda redes ( não voltando ao assunto Stoijkovic, que já vimos que PB embirrou com ele) que possa dar a segurança jogos decisivos ( Saudades do Schmeichel com aquela postura e voz de comando na defesa) e dois laterais…

Já agora…

Não existe nenhum site que promova permutas de treinadores? :dance:

Nao que eu nao acredite no titulo..todos os anos acredito..mas confesso que o futebol praticado nestes ultimos 4 anos vem tirar essa capacidade..de acreditar… A ultima vez que acreditei mesmo em gloria Europeia e Nacional foi com o Pesudo…depois la veio o Paulito e… :wall: :wall:

E nao tenho duvidas que qualquer treinador que tivesse levado o Sporting ah humilhaçao que ele levou na Europa tinha sido demitido de imediato…o que me assusta é que para alem de nao ter sido demitido, foi apaludido por adeptos, usado por um candidato como trunfo eleitoral e espanto dos espantos…ainda ca anda e com pessoas que o defendem…é esta realidade que me assusta no Sporting…

Falam de estabilidade os nossos dirigentes…pois bem, podem meter a estabilidade num sitio que eu ca sei…eu estou farto, quero imprevisibilidade, quero acreditar outra vez…REPITO, O SPORTING NAO É UMA PORRA DE UMA EMPRESA, É UM CLUBE DE FUTEBOL!!!

Ja agora ,eu vi o jogo do benfica (a espacos) e nao vi nada do que voce falam . O trabalho de Jesus vai ser sempre semelhante em toda a sua carreira , ou a equipa é predominante no espaco ofensivo , ou entao joga em forte contencao. O losango do jesus (que para mim é quase um 4-1-3-2 tal é a movimentacao do 10 para zonas recuadas , e dos interiores para as linhas) provoca sempre desiquilibrios e imensos espacos , que levam quer a facilidade de jogo ofensivo , quer a problemas a nivel de desiquilibrios defensivos. As equipas dele quando precisam de defender , sabem no fazer mas depois têm muitas dificuldades na transicao ofensiva…e passa-se exactamente o oposto no outro momento do jogo.

Já vi o losango de Bento fazer muito melhor . É preciso ter muito má memoria para nao se lembrar dos 4 meses fantasticos á duas epocas , onde aquela “rede” veloso/moutinho/nani/roma abalroavam qualquer equipa. O benfas empata com o sion e ja fez mais do que o paulo bento em 4 anos…zé carlos isto é de um exagero sem liimites ;D

Eles marcam 2 golos , um de penalty inexistente e outro de um erro tipico das brincadeiras do Paito (como ele fazia no Sporting) . E o envolvimento apareceu sempre de jogadas individuais do di maria e saviola, e foram mesmo muito pontuais.

O Projecto Desportivo ainda ficaria melhor com a venda de Moutinho ou mesmo Veloso.

Mas o Sporting necessita de um central e de um lateral direito qualidade, na esquerda Caneira/Grimi vão desfarçando quando em forma. Falta um médio que faça bem a lateral ofensiva (como Izmailov faz, e não se sabe quando regressa) e um Avançado que complemente Liedson.

Sinceramente o que eu escrevi no tópico das eleições, sobre os primeiros 3 meses do JEB “PB Forever”, que seriam importantes para o pseudo-projecto desportivo, financeiro do mesmo, parece tomar forma face à falta de investimento desportivo e a tentativa de populista de JEB (apresentação de sócios de “nome”, uma série de actividades de retorno dúbio).

Começa com a 3ª pré-eliminatória da CL, seria bom chegar à fase de Grupos, mas começo desconfiado já na 3ª pré-eliminatória, quando mais a 4ª.
Por fim olho para o inicio da Liga e vejo Nacional e Braga (2 Europeus) logo abrir, pode ser positivo se apanhar-mos o Braga como na época transata onde estavam em baixo de forma pela Intertoto.

Espero estar enganado no que escrevi à 1 mês.

Falas assim porque por certo não viveste os 17 anos de jejum…

Meu amigo, já em 2007 ia engolir e não engoli nada…
em 2008 ia engolir e nada…
em 2009 ia engolir e não engoli ponta dum corno!
Será em 2010?
Se calhar só em 2011…
mas se tivermos calma e acreditarmos todos talvez engula em 2012…
Isto se não houver gente com tomates (qual apoiarei com o meu courato) predisposta a acabar de uma vez por todas com todas esta palhaçada de clube de segunda catregoria!! Estamos a anos luz… dos outros.

Desculpem o off-topic, mas alguém sabe quando é o sorteio da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões?