Com os dados do https://www.whoscored.com/, fiz a lista dos jogadores mais utilizados em 2023/24 na Liga Portugal e na Liga Europa:
Não tinha a ideia que o Inácio tinha sido o segundo mais utilizado, nem que o Esgaio foi o 12º jogador com mais minutos! A ideia é depois fazer umas comparações com outros clubes que fizeram também 44 jogos, para ver a tal “profundidade” do plantel.
Quando tiver tempo faço isso. O Bayern, por exemplo, dá para um bom estudo comparativo, fez 34 jogos na Bundesliga e 10 na Champions. Comparando os minutos de utilização do 17º ao 20º jogador.
Também seria uma ideia interessante comparar com a Atalanta que fez mais de 50 jogos na Série A e na Liga Europa, mas é preciso fazer depois a média de minutos por jogo, de modo a analisar a utilização do plantel pelo Amorim e pelo Gasperini.