Jogadores açorianos com talento conheço muitos, pena os clubes naõ fazerem muito caso dos açores… mas temos bons exemplos Pauleta, Eliseu, Yuri medeiros que pode a vir a ser estrela, mas tem muitos mais…
Os jogadores açorianos têm mais do que oportunidades de se mostrar aos grandes, não há ano que não vão dezenas deles ao Sporting, Porto e Benfica. O problema é depois a concorrência, mas admito que em caso de dúvida, o dos Açores volte mais rápido a casa.
O Santa Clara está a faze rum bom trabalho na formação, se bem que nas outras ilhas também se trabalha bem. Pena que não exista mais harmonia entre as equipas, as rivalidades nos açores são muito exacerbadas e isso prejudica toda a gente.
No que toca a formação nos Açores penso que seja o São Roque o que melhor trabalha a formação.
Sei que costuma ir vários jogadores fazer treinos a qualquer dos 3 grandes(principalmente para as galinhas) e sei também de alguns que já foram para o vitória de guimarães.
Espero que venha aí um futuro grande jogador para o Sporting, para os Açores e para Portugal (estou a falar do Iuri Medeiros)
Eu acompanhei de perto durante algum tempo o União Micaelense. O São Roque trabalha muito bem, são muito organizados, mas o Santa Clara tem vindo a crescer muito em termos de organização. Pena que depois tudo seja tão desiquilibrado, era de todo o interesse ter um União e um Operário bem fortes.
Estas 4 são as que trabalham melhor. Nos infantis a escola do Pauleta também é organizada. Depois há alguns clubes que fazem o que podem, como o Marítimo, mas ficam ali em terra de ninguém.
Acho sinceramente que o futebol jovem em S. Miguel deveria ser mais organizado. Juntando os melhores jogadores de cada equipa estaria ali uma equipa muito competitiva, mas as rivalidades são de tal forma marcantes que toda a gente trabalha de costas voltadas.