Joana Martins

Alícia Correia, Joana Martins e Andreia Bravo continuam no Sporting CP

Por Sporting CP
16 Jun, 2023

Duas renovações e um contrato profissional no feminino

O Sporting Clube de Portugal renovou os contratos de Alícia Correia e Joana Martins e assinou um vínculo profissional com Andreia Bravo, todas jogadoras da equipa principal feminina de futebol formadas no emblema de Alvalade.

(…)

Joana Martins, de 22 anos e nas seniores desde 2017/2018, também está no Clube desde 2016 e garantiu ser “um orgulho”.

“Sentimo-nos em casa e toda a gente gosta desse sentimento. Quando recebi a proposta para vir nem pensei duas vezes. Depois, as coisas começam a ficar mais sérias e percebi que estava no bom caminho”, referiu a médio, que pretende “ser sempre melhor e ajudar a equipa ao máximo”.

“É um orgulho estar aqui e sentir que posso ser um exemplo para as mais novas. É importante para que elas acreditem que é possível”, frisou.

Para Joana Martins, também internacional portuguesa, “ganhar a última Supertaça foi o momento mais especial” que viveu de Leão ao peito.

3 Curtiram

https://x.com/FutFemSCP/status/1853147927830736997

1 Curtiu

https://x.com/FutFemSCP/status/1872348369408110798

2 Curtiram

https://x.com/FutFemSCP/status/1904132345210249477

1 Curtiu

https://x.com/FutFemSCP/status/1941142453957890428

Joana Martins de verde e branco até 2028

Por Sporting CP
04 Jul, 2025

Futebol Feminino

Médio prolonga a sua ligação ao Clube

Joana Martins vai continuar a vestir a listada verde e branca. A médio de 24 anos renovou contrato com o Sporting Clube de Portugal, prolongando a ligação iniciada em 2016 por mais três temporadas, até 2028.

Um dos nomes mais representativos do plantel feminino de futebol, Joana Martins conquistou já dois Campeonatos Nacionais, duas Supertaças e duas Taças de Portugal, estando agora prestes a iniciar a sua décima temporada de Leão rampante ao peito.

“Estar no Sporting CP é sempre um motivo de orgulho, ainda para mais por ser um Clube que me viu crescer. Esta vai ser já a minha décima época a representar o Sporting CP e é sempre uma decisão fácil quando se trata deste emblema”, começou por dizer a camisola 7, destacando a ambição com que encara a nova temporada.

“É um ciclo novo, mas o mesmo ADN. Entramos sempre em todos os jogos para ganhar e há um título em especial que nos escapa há algum tempo. Queremos muito trazê-lo para casa e vamos trabalhar nesse sentido com certeza absoluta”, apontou, referindo-se, claro, ao Campeonato Nacional.

Mais experiente, Joana Martins assume também a missão de transmitir esse ADN Leonino a quem chega.

“Sou uma das jogadoras há mais tempo no Clube e isso traz-me outra responsabilidade, mas é uma responsabilidade boa: poder ajudar as mais novas e ensiná-las a ser Sporting CP”, explicou.

A médio internacional portuguesa estreou-se pela equipa principal em 2017/2018, partilhando desde então o balneário com nomes como Rita Fontemanha, que também renovou recentemente o seu vínculo aos Leões. Algo com que Joana Martins se congratula.

“É importante manter um núcleo que sabe o que é estar aqui, para passar essa experiência às mais novas”, ressalva.

Persistente e competitiva, Joana Martins promete a mesma entrega de sempre na temporada 2025/2026, com o foco nos títulos e no apoio dos Sócios e adeptos.

“Gosto de ganhar, trabalho sempre no duro e tento ajudar as minhas colegas em qualquer posição. A época passada não foi fácil, mas espero que esta seja melhor e que possamos conquistar títulos. O apoio dos sportinguistas é muito importante e espero que venham em força, porque queremos dar-lhes muitas alegrias”, garantiu, a fechar.

1 Curtiu

Joana Martins associa-se à Escola da Maria

Por Sporting CP
21 maio, 2026

Futebol Feminino

Um projecto de inclusão para crianças com necessidades especiais

Joana Martins tornou-se embaixadora d’A Escola da Maria, um projecto de inclusão para crianças com necessidades especiais e onde as mesmas possam crescer juntas, aprender juntas e participar nos mesmos espaços.

“É um privilégio poder associar-me à Escola da Maria. É um projecto que mostra que a inclusão deve fazer parte do dia-a-dia, tanto na escola como na sociedade, e, como o desporto também tem o poder de incluir e ajudar, faz-me todo o sentido apoiar uma causa como esta”, referiu a futebolista do Sporting Clube de Portugal.

A Escola da Maria nasceu a partir da história real da Maria, uma menina diagnosticada com a síndrome rara de Mowat-Wilson, depois de a família perceber que não havia nenhuma escola verdadeiramente inclusiva e capaz de responder da melhor forma às suas necessidades.

Nesse sentido, este projecto pretende promover a inclusão real através da educação, da saúde, do desporto, da cultura e da participação comunitária e ser um espaço onde as crianças possam ver respondidas as suas necessidades educativas, terapêuticas, emocionais e sociais de forma a poderem ser autónomas e a integrarem-se na sociedade.

Com a filosofia de ‘a inclusão não deve ser excepção nem discurso - deve ser prática diária’, A Escola da Maria não é, no entanto, apenas uma escola, mas sim uma plataforma integrada com várias áreas: escola inclusiva, clínica e terapias, desporto inclusivo, apoio às famílias, actividades de férias, formação, projectos culturais e sociais e estruturas de aventura adaptadas e inclusivas.

Joana Martins ajudará agora o projecto a chegar a mais gente, mas o seu envolvimento vai além disso. Identificando-se com os valores e a missão, a atleta Leonina pretende também ela garantir que nenhuma criança fica excluída por causa das suas diferenças.

1 Curtiu

https://www.instagram.com/p/DZNkedAjQPI/

1 Curtiu

“Estar no Sporting CP é exigência máxima no dia-a-dia”

Por Sporting CP
07 Jul, 2026

Futebol Feminino

Joana Martins abordou primeira semana de pré-temporada das Leoas

A equipa principal feminina regressou ao trabalho, esta terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Para arrancar a segunda semana de pré-temporada, as comandadas de Micael Sequeira realizaram um treino bi-diário, cujas sessões decorreram da parte da manhã e da parte da tarde. Para lá do trabalho físico habitual nesta fase embrionária da época, os aspectos tácticos e os exercícios com bola já têm sido componentes bem presentes nos diferentes momentos do trabalho.

À margem deste treino, a médio Joana Martins, que se prepara para entrar na sua décima época na equipa principal do Sporting CP, fez o primeiro ponto de situação sobre o regresso a Alcochete e o início dos trabalhos em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“No final da temporada queremos todas férias, mas passadas uma ou duas semanas queremos logo voltar e acho que toda a gente está com as baterias carregadas. Todas treinámos nas férias e, por isso, estamos bem fisicamente e mentalmente para conseguir dar uma boa resposta”, assegurou desde logo, dando ainda conta do trabalho intenso que tem sido levado a cabo na Academia Cristiano Ronaldo.

“A pré-época é sempre exigente, tanto a nível físico como mental. Estamos com treinos bi-diários e acho que isso também é importante para preparar a época. É uma fase que mais para a frente nos trará coisas boas. É nisso que estamos focadas, em trabalhar para atingir os nossos objectivos”, apontou a internacional portuguesa de 25 anos.

jl1_2773.jpg

Com 2026/2027 na mira, Joana Martins não tem dúvidas de que ter a continuidade da equipa técnica de Micael Sequeira é uma vantagem, mas não escondeu que “há sempre processos a melhorar”. E é precisamente isso que o grupo procura, juntando as jogadoras que transitam da época passada às caras novas – três (Ana Dias, Ágata Filipa e Madalena Marau) já apresentadas - e às jovens da formação integradas. Todas estão “unidas e focadas”, sublinhou a centrocampista Leonina.

“Acima de tudo, estamos todas com vontade de dar títulos aos adeptos e o grupo está unido e forte. As novas [jogadoras] foram bem integradas e isso nota-se nos treinos, a cada dia que passa, com as coisas a fluir melhor”, afirmou Joana Martins, que apesar da sua juventude entra nesta pré-temporada como uma das jogadoras com mais anos de casa e essa é uma responsabilidade que lhe agrada, confessou.

“É engraçado, porque olho para trás e era uma das mais novas e, agora, sou a jogadora mais velha da casa. Vejo isso com bons olhos e acho que é bom para mim ter esse objectivo de passar o que é ser Sporting CP às mais novas e àquelas que chegam. Gosto da responsabilidade e acho que estamos a fazer um bom trabalho”, reflectiu, acrescentando que nessa transição “as coisas foram surgindo naturalmente”. “Fui aprendendo muito com as jogadoras que cá estavam, com as mais velhas e os conselhos que me deram e é isso que eu tento fazer agora. Se puder fazer isso ainda melhor é o meu objectivo”, frisou, no plano pessoal.

Em plena fase de preparação para a nova temporada, os objectivos colectivos também estão desde já traçados. “Estar no Sporting CP é exigência máxima no dia-a-dia. Temos de entrar em cada jogo e em cada competição para ganhar, mas para isso temos de trabalhar dia-a-dia”, concluiu Joana Martins, rumo à segunda semana de treinos em 2026/2027.

O trabalho em Alcochete, às ordens de Micael Sequeira, vai continuar.