JO Pequim´2008 [Basketball]

Retirando um pouco de exagero, é verdade, o miúdo é muito bom e já foi aqui falado. :slight_smile:

[hr]

Em relação aos 2 jogadores [Wade, Lebron] o a32772 e o Pires já deram conta do recado. Eles jogam muito é na NBA, em que não tem + 11 atrás da mesma qualidade e que por vezes, vêem-se obrigados a jogarem “sozinhos” para vencer encontros. Desarmes de lançamento estrondoso é o “pão nosso de cada dia” na NBA [sobretudo o Kevin Garnett]. É como digo, quem está a apreciar estes momentos tem de experimentar ver [ou voltar a ver] a NBA. Eu estou à vossa espera. :slight_smile:

Embora não tenha os teus conhecimentos de NBA, permite-me discordar da tua opinião… :wink:

Eu acho que os EUA para a posição 5 só tem como verdadeira opção o “superman”… O Boozer embora seja um jogador útil, não é daqueles que mais me fascina a jogar, e mesmo na sua equipa prefiro Kirilenko e Deron Williams! Não o considero uma opção ao nível do “superman”!

Já Bosh é realmente um jogador de outra cepa, daqueles que normalmente pelos Raptors faz estragos, carregando a equipa, mas não o considero um jogador para jogar na posição 5, mas sim na 4…

Parece-me realmente a grande pecha da equipa, para além do equívoco que é começarem com Kidd a titular, deixando no banco o homem que “orientou” a excelente época dos Hornets… Kidd já foi um grande jogador, mas Chris Paul nesta altura já é muito melhor e ainda não sabemos o que poderá evoluir! Creio que o seu jogo de 3 pontos ainda deverá ser trabalhado, mas mesmo assim, já é o jogador fantástico que é, e que merece sem sombras de dúvidas o lugar de base da selecção!

Se não houvesse discordância eventualmente nao haviam fóruns não é? Só fico contente com isso.

Estamos mais ou menos de acordo mas eu acho que Bosh pode jogar na posição 5 com alguma facilidade. Boozer não, é um jogador para a posição 4, embora no ataque tenha alguns movimentos próprios de um poste na defesa não é um factor como um poste deve ser ( vê-se isso na falta de desarmes por exemplo ). Agora que os EUA não levaram postes suficientes nisso acho que vamos estar todos de acordo.

Jason Kidd está a titular porque se chama Jason Kidd. Ainda é um grande jogador mas Paul e mesmo Deron Williams já são melhores que ele. A selecção dos EUA é um caso curioso, o seleccionador foi pedindo aos melhores jogadore um compromisso de 3 anos e os que foram aceitando foram ficando. Alguém duvida que há 2/3 anos Jason Kidd era o melhor ( ou um dos 2 melhores ) bases americanos? Mesmo nesta equipa há jogadores que daqui a um ano já não vão estar na selecção como Kobe, Kidd, talvez Boozer e se houver ouro até Lebron James por exemplo.

Parece-me que o que o Pires quis afirmar era que existem + postes [o que elimina a tal necessidade de dar tantos minutos ao Howard]. Eu já tinha dito que este Coach K é demasiado nabo a nivel táctico e depois quando fui ver os adjuntos e encontrei lá o tal “italiano” [Mike D´Antoni] que colocou Phoenix na merda por não saberem defender [Run&Gun] percebi logo tudo.

Existem duas opções para preencher a vaga e esses jogadores são Boozer [também prefiro a power forward] e Bosh. De qualquer das formas, o que está aqui em causa é que existe um “buraco” entre o poste [Superman] e a restante equipa. Como disse, a Angola explorou a determinada altura a melhor maneira de fazerem frente aos Estados Unidos [os atributos técnicos não permitiram grande coisa] que é tentar movimentos interiores, penetrações e jogo no garrafão. Sem qualquer homem na posição 4, não existe ninguém a auxiliar Howard [embora Lebron esteja danado em ser o novo Garnett].

Os Estados Unidos têm de ser pressionados na primeira fase de construção [eles pura e simplesmente não sabem fazer jogadas organizadas], é que é sempre a mesma coisa, sempre que tentam algo devidamente elaborado acabam por meter a bola no “miolo” e o “Supeman” que a meta lá dentro. Há que aproveitar a ausência de jogo exterior [até quando Kobe?] e evitar qualquer tipo de turnover, a grande nota deve ser esta, evitar turnovers ao + alto custo. Em relação ao base [também já aqui tinha falado] ouvi que esta seria a “despedida” de Kidd e aquela braçadeira acaba por valer a titularidade. :wink:

[Edit] - É por isso que toda a gente queria Chandler na selecção [eu pelo menos].

Lebron danado em ser o novo Garnett? Bem, eu acho que ele em campo pode fazer tudo, excepto ser base, porque de resto passem-lhe a bola que ele resolve em qualquer posição! ;D

Para a vez de Howard bastava levar Stoudemire… Era assunto resolvido!

Jason Kidd, pode já não ser o jogador que era mas continua um grande jogador. Escolheu mal a equipa para terminar a carreira, vai ser díficil nos Dallas continuar a sua senda de triplos-duplos nima equipa que vive do individualismo.

Quanto à seleção, a braçadeira ainda é um posto, e Kidd merece entrar no 5 base, nem que seja por tudo o que já deu ao basket. Não nos podemos esquecer que Kidd é o único campeão olímpico da equipa.

Amare recusou o tal compromisso ( devido a lesões graves nos 2 joelhos ). O substituto seria Chandler e aí sim haveria um poste ( 5 ) no banco mas o jogador dos Hornets lesionou-se ao que sei e falhou os jogos.

Epá Dallas nestas duas últimas temporadas não esteve de facto bem nos playoffs (e esta temporada nem na época regular…), mas porra, estás a desvalorizar uma equipa que ainda há dois anos fascinava pelo seu jogo colectivo e isso foi visível nos play-offs! É normal que tenha a sua estrela (Dirk), mas daí a dizer que vivia de individualidades…

Sim, Chandler seria uma boa opção até porque joga de olhos fechados com Paul…

Recusou-se a ir à selecção [faz ele bem que é para ir treinando com o rookie Lopez]. :slight_smile:

Agora é que eu me lembrei, este Coach K [Mike Krzyzewski] foi o tal treinador dos Duke Blue Devils, que tinha uma equipa do catano recheada de talento e jovens promissores, e mesmo assim perdeu tudo evidenciando na altura graves problemas no frontcourt [quem sabe nunca esquece]. Ele só foi “escolhido” porque nunca treinou nenhuma equipa na NBA e quer queiramos quer não, os Olimpicos têm muito mais semelhanças com os seus “college games”.

[hr]

Oh Atlantian, Dallas e individualidades estão muito de ser sinónimos pa. :slight_smile:

O problema de Dallas foi um, falta de experiência. Há 2 anos fascinaram com o seu jogo colectivo [bem podem agradecer ao Avery] e perderam estupidamente no playoff. Ficaram arredados psicologicamente, “tanto trabalho na regular season para nada”. O ano passado estavam-se a borrifar para a regular season [ainda temeram a sua passagem] e nos playoffs foi + do mesmo, com um Dirk a jogar infiltrado e com um Jason Kidd pouco + que útil.

Não sei porquê mas sempre que Stackhouse, George, Terry, Howard e Dirk tocam na chincha parece que querem jogar sozinhos e acabou-se o jogo de equipa. Não se vê ali uma jogada pensada.

Vá, para a NBA existe um tópico próprio.

Hoje temos um jogo de basket mesmo para começar bem a “madrugada” [RTP N]. :mrgreen:

[02:00] - Rússia - Bielorússia

Bem… ando mesmo distraído. ^-^

Basket Feminino

Rússia 71 - 65 Bielorrússia

Deve ter sido a primeira vez que me entusiasmei com um jogo de basket feminino [tirando o das Phoenix Mercury]. A dada altura dava por mim a ver um encontro distrital ali no Algés [tal a quantidade de lançamentos na passada falhados]. Apesar da Rússia ter estado sempre em vantagem, apenas venceu este encontro porque a Bielorrússia deixou. Eu perdi a conta aos lançamentos precipitados, aos falhanços debaixo do cesto, aos contra-ataques inaceitáveis e ao “atrapalhamento” generalizado.

Aquela jogadora 6 [Snytsina] perdoe-me a expressão é uma merda. É verdade que foi das melhores em termos pontuais [15 pontos] mas a rapariga era péssima a defender [4 faltas], era sempre comida num pico de velocidade, sempre que tinha a bola lançava para o cesto [tivesse a 2 ou a 20 metros], atrapalhava as próprias companheiras de equipa na defesa, quando passava a bola era sempre para o pior sitio e quando fazia “fintas” [que de “finta” tinha muito pouco] ficava parada na linha de fundo (!!). Quando eu pensava que não podia haver pior, eis que a aparece a jogadora 4 [Padabed] que não acertou um único lançamento [0/5] mas que não passava a bola a ninguém. Eu já nem vou falar nas jogadoras da posição 4 e 5 [troina, Leuchanka] que no alto dos seus quase 2 metros não sabiam fazer um lançamento na passada.

É mesmo uma pena porque bastava terem acertado metade das que falharam que ganhavam este encontro com uma perna atrás das costas. A Rússia no meio de disparates [18 turnovers] vá, foi + “certinha”. :arrow:

Basket Masculino

Espanha 72 - 59 Alemanha

Apesar desta vantagem [13 pontos] não se pode dizer que a Espanha tenha jogado “bem”. Depois de um 1º período anedótico [12-15] com a Espanha [4/19] e a Alemanha [6/13] a apresentarem-se num nível demasiado baixo, foi preciso entrar o jovem talento [Ricky Rubio] para o jogo animar e para a Espanha liderar. Nem precisou de jogar muito, bastaram 5 minutos em campo [2 pontos, 2 roubos de bola, 2 assistências] para a Espanha tomar a liderança. A Espanha sentiu muitas dificuldades no jogo interior [1º período] sem nenhum poste de “raíz” [Pau Gasol não é poste e Marc Gasol esteve mal] e com um lançamento exterior horrivel [Navarro, Fernandez, Calderon, Garbajosa].

Foi sol de pouca dura até porque a Alemanha quebrou, ficou sem agressividade completamente nenhuma e estendeu uma passadeira para as penetrações [estavam tão mas tão moles no jogo interior que até metia dó] e até permitiram ao “picanito” do Rubio fazer um lançamento na passada em cima do Kaman (!!). A Espanha começou a jogar melhor, foi alternando o jogo defensivo [ora 3-2, ora 2-3, ora 1-3-1] e só tinha um objectivo na mente, meter a bola no Gasol [13 pontos]. A diferença esteve mesmo no “miolo”, o que não deixa de ser curioso se tivermos em conta que a Alemanha tem para aí 4 jogadores com + de 2 metros (!!). É impensável que a Espanha ganhe 14 ressaltos ofensivos e a Alemanha apenas 4. Uma vez em vantagem, nunca + a perderam mas não gostei desta Espanha.

Uma menção honrosa para o Hamman [15 pontos] que tem como principal atributo os seus dotes defensivos, mas que nesta noite, se revelou num nível excepcional [muito atlético]. Jagla [5 pontos] merecia + minutos! A China ainda tem uma palavra a dizer até porque hoje joga contra a Angola [têm de vencer se querem ficar na luta].

[hr]

Participações [14 de Agosto]

[04:15] - Austrália vs Irão
[07:30] - Angola vs China
[09:45] - Lituânia vs Rússia
[13:00] - Grécia vs Estados Unidos da América
[15:15] - Argentina vs Croácia

Recomendo o último jogo até porque a Croácia é apetecível [Run&Gun] e a Argentina ainda tem de demonstrar porque é que é considerada “favorita” com uma mão cheia de jogadores na NBA. Tem transmissão na Eurosport. :arrow:

O que é que se passou com o Jimenez? Ele no jogo anterior saiu lesionado, confirma-se a lesão grave? Eu não vi o jogo completo mas penso que não tenha mesmo jogado.

Ricky Rubio :drool:

Exactamente, ele foi convocado e podia ter jogado mas o treinador optou por deixá-lo de fora. É um jogador interessante e que tem sido muito útil nesta selecção da Espanha, não sendo um desequilibrador, é muito consistente [em tudo].

Eu não percebo é este treinador da Alemanha [aliás estou em desacordo com ele em muitas coisas] que não dá minutos ao talento que tem no “plantel” [Ohlbrecht]. Tem 19 anos, é considerado o “próximo Nowitsky” e é muito mas mesmo muito atlético. É uma pena que esteja + preocupado em melhorar o lançamento exterior em vez de explorar a capacidade que tem em fazer penetrações, lançamentos na passada e afundanços.

Participações [16 de Agosto]

[02:00] - Grécia vs Angola
[04:15] - Rússia vs Austrália
[07:30] - Croácia vs Lituânia
[09:45] - Argentina vs Irão
[13:00] - Alemanha vs China
[15:15] - Espanha vs Estados Unidos da América

Não tem nada que saber, os 2 últimos jogos são a grande atracção da “noite”. A Alemanha e a China vão se cruzar num “duelo de gigantes” onde a passagem à próxima fase será praticamente entregue a quem vencer e a Espanha vai tentar demonstrar que ainda tem uma palavra a dizer no que concerne à medalha de ouro [será?].

Amanhã já não estou cá [vou para o Algarve] mas quando cá chegar em Setembro quero ver este tópico com 15 páginas [no mínimo]. Eu sei que gostam do desporto, por isso, comentem e aproveitem o espectáculo. :slight_smile:

Espanha vs EUA
Realmente deverá ser uma joga valente… O único senão é que a essa hora estarei mais preocupado em ver o Obikas na final! :slight_smile:

Espanha 82 - EUA 119

Resultado normal. A Espanha com muitos turnovers, defesa algo apática, Marc Gasol (alguém me explica o que faz este tipo numa equipa como a Espanha?). De resto actuações positivas de Reyes e do miúdo Ricky.
Nos EUA destaque para os alley hoops.

China 59 - Alemanha 55
Irão 82 - Argentina 97
Croácia 73 - Lituânia 86
Rússia 80 - Austrália 95
Grécia 102 - Angola 61