Vamos lá para as análises. É importante para aqueles que não estão muito “familirizados” com esta modalidade e assim já ficam [na medida dos possíveis] por dentro do assunto e já agora, da modalidade.
Grupo A
[Argentina] - Uma equipa que tem uma mão cheia de jogadores na NBA [Nocioni, Ginobili, Scola, Delfino, Oberto] é sempre uma candidata ao título, muito embora, esteja “desgastada” por algumas ausências [Sanchez, Hermmann] e pela “lesão” do seu melhor jogador [Ginobili]. Eu vi o + recente jogo de preparação [vs Austrália] e fiquei impressionado com o Scola. São uma equipa que sabe defender, muito bons no jogo exterior e ligeiramente poderosos no jogo interior [principal lacuna]. Têm de melhorar no jogo interior [saudades do Hermmann] caso contrário, terão alguns “amargos de boca”. Pessoalmente, desejo-lhes tudo de mal porque sou dos Phoenix Suns [rivais dos San Antonio Spurs] na NBA e só aqui tenho 2 “artistas” que durante o ano me irritam solenemente [Oberto, Ginobili].
[Rússia] - Não deposito muita confiança neles [Campeã Europeia]. É uma equipa que se faz valer pelo colectivo e tem 2 jogadores na NBA [Kirilenko, Khryapa] embora Khryapa se encontre lesionado. A Rússia tem alguns jogadores que por esta ou aquela razão não se conseguiram impor na NBA [Monya, Morgunov, Kaun] e a nível individual deixa bastante a desejar. Para vos dar uma ideia, existem aqui jogadores que são um “eterno mistério” [Fridzon], um “eterno molengão” [Savrasenko], um “eterno desconhecido” [Keyru] e um “eterno traidor” [J.R.Holden]. Restam alguns bons jogadores [Pashutin, Samoylenko, Bykov] mas é como digo, deliciem-se é com o colectivo desta equipa.
[lituânia] - Não, não são uma equipa normal. Não, não são uma equipa para fazer número. Sim, estão em 5º lugar no ranking da FIBA (!!). Foram importunados pelas ausências de jogadores importantes [Ilgauskas, Songaila, Macijauskas] e é uma pena porque podiam surpreender muitas pessoas. Têm 1 jogador que é uma “força da natureza” [Siskauskas], 1 jogador que pertence à elite “Não NBA” [Kaukėnas], 1 jogador que é uma “lenda” na Europa [Jasikevicius], 1 jogador que vai partir a loiça toda [Kleiza] e os irmãos que “nascem de momentos” [Darjus, Ksistof]. Para além destes, ainda possuem alguns jogadores que não sendo brilhantes ajudam imenso na defesa [Petravicius , Maciulis, Lukauskis]. É normal que muitos de vocês não os conheçam mas é para isso que eu estou cá. 
[Croácia] - É uma equipa que adora o estilo Run&Gun e só por si, já merecem atenção suficiente. Apuraram-se para os Jogos Olimpicos sem qualquer derrota [agradeçam ao Marko Tomas]. Não têm um único jogador na NBA e a sua filosofia acaba por ser “um todo vale + do que a soma das partes”. Têm 1 excelente “power forward” apesar de ser pequeno demais para aquela posição [Banic], 1 verdadeiro poste que não é atlético mas pontua [Barac], 1 irrequieto por natureza [Kus], 1 que vai dar muito que falar [Markota] e 1 que é filho do Greg Popovich e vá, é pior que o pai [Marko Popovich]. Depois o tal que diziam que ia ter um futuro melhor que o Tony Parker [Zoran Planinic] e a estrela que não vai para a NBA, porque é parvo mas pronto [Marko Tomas]. É uma selecção que me interessa, embora não tenham força para nenhuma medalha.
[Austrália] - Tudo leva a crer que não vão fazer boa figura mas eu até gostei do jogo [vs Argentina]. Os Americanos odeiam-lhes e chamam-lhes uma quantidade de coisas, que a meu ver, são desnecessárias [basta procurarem]. A estrela principal joga na NBA [Bogut] e ele é o “franchise player”, mais nada. Não está mal acompanhado, admiro o jogo interior dos Australianos com 2 jogadores que me preenchem as medidas [Andersen, Anstey], agora, infelizmente precisam de jogo exterior se querem tombar algum “gigante”. Têm igualmente 2 jogadores muito talentosos e que poderão vir a ter um excelente futuro, memorizem os seus nomes porque vão dar que falar [Joe Ingles, Patrick Mils].
[Irão] - Querem mesmo que eu fale deles? A única coisa que posso dizer é que “ainda não é este ano”. Eles têm 9 jogadores [em 12] com menos de 25 anos e talvez sejam capazes de surpreender em 2010 e 2012, mas neste momento, vão lutar para não perder por muitos. Os seus jogos amigáveis dão conta do recado e perderam por 23, 24 e 44 contra a Austrália (!!). Perderam também por 22 e 21 contra a Croácia e perderam por 29 contra a China (!!). Lavaram a cara com a derrota por 10 contra a Argentina mas pronto, não posso dizer muito + e seria 1 erro falar nos seus jogadores.
Amanhã analiso o Grupo B. Espero que tenham gostado, fiz os meus possíveis.