JO Pequim´2008 [Basketball]

Games of the XXIX Olympiad, Beijing 2008 - Basketball
Página Oficial: [url]http://en.beijing2008.cn/sports/basketball/index.shtml[/url]

[hr]

Torneio Masculino

Grupo A

Argentina
Austrália
Lituânia
Croácia
Rússia
Irão

Grupo B

Estados Unidos da América
Alemanha
Espanha
Angola
Grécia
China

Torneio Feminino

Grupo A

Bielorrússia
Austrália
Letónia
Coreia
Rússia
Brasil

Grupo B

Estados Unidos da América
República Checa
Nova Zelândia
Espanha
China
Mali

O torneio começa dia 9 [quadro feminino] e dia 10 [quadro masculino] com 2 excelentes jogos na jornada inaugural [China vs USA ; Espanha vs Grécia]. É uma competição de elevado prestigio e muitos acreditam numa possível re-edição da histórica “Dream Team” de Barcelona [1992]. Em ambas as “secções” os Estados Unidos são favoritos [de longe] mas todos sabemos que existe uma dificuldade aparente dos americanos [NBA] se habituarem ao estilo de jogo europeu. Existem selecções capazes de bater as “vedetas” [Rússia, Espanha, Grécia, Argentina] mas até me assusto quando vejo o plantel deles. No quadro feminino, espero ansiosamente pelo espectáculo fornecido pelas Australianas [Campeãs 2006] e pelo calculismo das Russas.

Esta mensagem é meramente informativa, as análises serão fornecidas na próxima mensagem. Adoptei o mesmo “layout” do Da Rocha [obrigado, pa] para que isto fique simples e organizado em simultâneo. Apelo à participação dos mesmos “camaradas” da NBA e espero sinceramente ver por aqui + pessoas, até porque isto promete. :slight_smile:

Nada, Barbosa. :wink:

Uma coisa: tens noção se algum televisão vai transmitir para Portugal os jogos? Eurosport, RTP ou SportTv? É que a RTP parece-me que vai dar muitos diferidos, apenas. Das outras desconheço.

Olhando para os grupos, que pena não podermos ter um Estados Unidos v Irão… :mrgreen:
[é um bocado maldosa esta :-[ ]

Vamos lá para as análises. É importante para aqueles que não estão muito “familirizados” com esta modalidade e assim já ficam [na medida dos possíveis] por dentro do assunto e já agora, da modalidade.

Grupo A

[Argentina] - Uma equipa que tem uma mão cheia de jogadores na NBA [Nocioni, Ginobili, Scola, Delfino, Oberto] é sempre uma candidata ao título, muito embora, esteja “desgastada” por algumas ausências [Sanchez, Hermmann] e pela “lesão” do seu melhor jogador [Ginobili]. Eu vi o + recente jogo de preparação [vs Austrália] e fiquei impressionado com o Scola. São uma equipa que sabe defender, muito bons no jogo exterior e ligeiramente poderosos no jogo interior [principal lacuna]. Têm de melhorar no jogo interior [saudades do Hermmann] caso contrário, terão alguns “amargos de boca”. Pessoalmente, desejo-lhes tudo de mal porque sou dos Phoenix Suns [rivais dos San Antonio Spurs] na NBA e só aqui tenho 2 “artistas” que durante o ano me irritam solenemente [Oberto, Ginobili].

[Rússia] - Não deposito muita confiança neles [Campeã Europeia]. É uma equipa que se faz valer pelo colectivo e tem 2 jogadores na NBA [Kirilenko, Khryapa] embora Khryapa se encontre lesionado. A Rússia tem alguns jogadores que por esta ou aquela razão não se conseguiram impor na NBA [Monya, Morgunov, Kaun] e a nível individual deixa bastante a desejar. Para vos dar uma ideia, existem aqui jogadores que são um “eterno mistério” [Fridzon], um “eterno molengão” [Savrasenko], um “eterno desconhecido” [Keyru] e um “eterno traidor” [J.R.Holden]. Restam alguns bons jogadores [Pashutin, Samoylenko, Bykov] mas é como digo, deliciem-se é com o colectivo desta equipa.

[lituânia] - Não, não são uma equipa normal. Não, não são uma equipa para fazer número. Sim, estão em 5º lugar no ranking da FIBA (!!). Foram importunados pelas ausências de jogadores importantes [Ilgauskas, Songaila, Macijauskas] e é uma pena porque podiam surpreender muitas pessoas. Têm 1 jogador que é uma “força da natureza” [Siskauskas], 1 jogador que pertence à elite “Não NBA” [Kaukėnas], 1 jogador que é uma “lenda” na Europa [Jasikevicius], 1 jogador que vai partir a loiça toda [Kleiza] e os irmãos que “nascem de momentos” [Darjus, Ksistof]. Para além destes, ainda possuem alguns jogadores que não sendo brilhantes ajudam imenso na defesa [Petravicius , Maciulis, Lukauskis]. É normal que muitos de vocês não os conheçam mas é para isso que eu estou cá. :slight_smile:

[Croácia] - É uma equipa que adora o estilo Run&Gun e só por si, já merecem atenção suficiente. Apuraram-se para os Jogos Olimpicos sem qualquer derrota [agradeçam ao Marko Tomas]. Não têm um único jogador na NBA e a sua filosofia acaba por ser “um todo vale + do que a soma das partes”. Têm 1 excelente “power forward” apesar de ser pequeno demais para aquela posição [Banic], 1 verdadeiro poste que não é atlético mas pontua [Barac], 1 irrequieto por natureza [Kus], 1 que vai dar muito que falar [Markota] e 1 que é filho do Greg Popovich e vá, é pior que o pai [Marko Popovich]. Depois o tal que diziam que ia ter um futuro melhor que o Tony Parker [Zoran Planinic] e a estrela que não vai para a NBA, porque é parvo mas pronto [Marko Tomas]. É uma selecção que me interessa, embora não tenham força para nenhuma medalha.

[Austrália] - Tudo leva a crer que não vão fazer boa figura mas eu até gostei do jogo [vs Argentina]. Os Americanos odeiam-lhes e chamam-lhes uma quantidade de coisas, que a meu ver, são desnecessárias [basta procurarem]. A estrela principal joga na NBA [Bogut] e ele é o “franchise player”, mais nada. Não está mal acompanhado, admiro o jogo interior dos Australianos com 2 jogadores que me preenchem as medidas [Andersen, Anstey], agora, infelizmente precisam de jogo exterior se querem tombar algum “gigante”. Têm igualmente 2 jogadores muito talentosos e que poderão vir a ter um excelente futuro, memorizem os seus nomes porque vão dar que falar [Joe Ingles, Patrick Mils].

[Irão] - Querem mesmo que eu fale deles? A única coisa que posso dizer é que “ainda não é este ano”. Eles têm 9 jogadores [em 12] com menos de 25 anos e talvez sejam capazes de surpreender em 2010 e 2012, mas neste momento, vão lutar para não perder por muitos. Os seus jogos amigáveis dão conta do recado e perderam por 23, 24 e 44 contra a Austrália (!!). Perderam também por 22 e 21 contra a Croácia e perderam por 29 contra a China (!!). Lavaram a cara com a derrota por 10 contra a Argentina mas pronto, não posso dizer muito + e seria 1 erro falar nos seus jogadores.

Amanhã analiso o Grupo B. Espero que tenham gostado, fiz os meus possíveis.

Grupo B

[Estados Unidos da América] - Sem dúvida alguma, os grandes favoritos à medalha de ouro. Uma equipa que tem extremos que são considerados como “melhores jogadores da história” [Lebron, Kobe], que tem bases que revolucionam a maneira de jogar basket [Chris Paul, Deron Williams, Dwayne Wade], que tem autênticos animais no jogo interior [Howard, Bosh] e que ainda tem lá nas américas uma quantidade infindável de jogadores que não vieram [Stoudemire, Garnett, Chandler], só pode assumir o seu favoritismo e vencer tranquilamente. Nestes jogos de preparação revelaram o mesmo problema de sempre [enfim], não se preocupam minimamente em defender e são tão mas tão molengões na defesa. Eles que não pensem que “o importante é marcar + que os outros” porque existem equipas capazes de deixar a pele em campo. Atenção.

[Espanha] - Eu estou particularmente curioso para ver a Espanha, até porque neste tipo de competições mundiais [Campeões 2006] só conseguiram uma medalha. O seu percurso na “pré-época” é invejável, com vitórias esmagadoras à Rússia [91-56] e à Argentina [87-62] que também são candidatas a ter em conta. Estão num grupo complicado mas possuem a sua “estrela” pronta para ganhar [Pau Gasol], 2 “guards” que vão dar tanto mas tanto trabalho [Navarro, Calderon], 1 “incansável” no jogo interior [Garbajosa] e 1 jogador que me fascina pessoalmente [Fernandez]. 1 dos seus pontos fortes acaba por ser a diversidade dos jogadores e a grande qualidade nos + variados factores, o que torna, o seu estilo de jogo imprevisível. Não são dependentes de ninguém, embora, tenham estado mal na final do Eurobasket [vs Rússia].

[Grécia] - Não gosto da Grécia, não gosto do seu estilo de jogo, não gosto da sua mentalidade e não gosto do seu calculismo. Contudo, são uma equipa que está em crescimento e já alcançou excelentes resultados [2005, 2006]. Não têm nenhuma medalha nos Jogos Olímpicos e duvido que consigam uma este ano. Têm muitos bons jogadores e são claramente uma equipa a ter em conta. Destaque para o “papa títulos de MVP” [Diamantidis], para o que foi para a NBA demasiado cedo [Fotsis], para aquele que já foi considerado como o “melhor jogador da europa” [Papaloukas], para o “Rocket Man” [Spanoulis] e para o doido por afundanços [Sokoflis]. Esta equipa tem uma particularidade, é que jogam todos na Grécia [excepto o Zisis] muito embora alguns deles tenham passado pela NBA.

[Alemanha] - Dirk! Dirk! Dirk! Não tem nada que saber, esta equipa é Nowitsky + 4. Possuem 1 jogador notável [Ohlbrecht] e que se estivesse + interessado em fazer arrancadas para o cesto com “cestos fáceis” seria temível, pelo contrário, está a levar demasiado a sério a frase que o acompanha “próximo Nowitsky”, mas ainda é novo [19 anos]. Depois têm 2 jogadores que podem ser muito úteis na defesa embora precisem de + massa [Jagla, Zwiener], 1 que já leva 8 campeonato no bolso na Europa [Femerling] e 3 que são “cavalos” no que compete à defesa [Kaman, Greene, Hamann]. O seu principal problema [de longe] é a ausência de um verdadeiro base, apenas levaram 2 e não são nada de especial. Por outro lado, são uma das equipas + fortes no jogo exterior.

[China] - Têm todo um povo atrás deles e à espera que os 2 gigantes da NBA resolvam alguns jogos [Yao Ming, Yi Jianlian], desde já, deixem-me que vos diga que vi alguns jogos dos Houston Rockets [equipa do Yao Ming] em canais chineses, e a quantidade de anúncios que aquele homem tinha era assombrosa [+ que o Dwayne Wade]. Não vou fazer de conta que os conheço, apenas sei algumas coisas e portanto, não tem o mesmo rigor. Têm bons jogadores na linha de 3 pontos [Fanyu, Feng], 1 jogador de quem se espera muito até mesmo na NBA [Chen Jianhua], 1 que já marcou 59 pontos num jogo [li Nan] e depois têm 1 miudo que é dos Lakers (?) mas que joga na ABA, na qual foi considerado o MVP [Sun Yue]. Vamos ver, não conheço o seu estilo de jogo e vai ser igualmente uma surpresa para mim.

[Angola] - Considero-os + fortes que o Irão e pode ser que ainda façam uma “gracinha” e assustem alguém. O seu grande problema é mesmo a altura e ninguém pode treinar esse aspecto. Ainda para +, neste grupo onde vão defrontar autênticas torres em todos os jogos [China, Espanha, Estados Unidos, Alemanha] vai ser muito complicado defender o jogo interior. Os seus bases [2 jovens e 1 veterano] parecem prometer bons resultados, têm jogadores que apenas nasceram para fazer lançamentos de 3 pontos e a “dupla” [Gomes, Cipriano] ainda vai dar muito trabalho. Ponham os olhos no seu “diamante por lapidar” [Felizardo Ambrosio] e vamos lá torcer por eles! Força Angola!

A Eurosport vai transmitir o primeiro dos Estados Unidos [vs China] em directo. A SportTv não vai passar qualquer jogo dos Jogos Olimpicos e limita-se aquilo que tem feito recentemente [WNBA, FIBA Action]. A RTP vai passar bastantes em diferido mas olha que muitos deles só dá mesmo para ver em diferido.

De qualquer das formas, deixo-vos aqui um site que vos possibilita ver todos os jogos [quadro feminino e quadro masculino] em directo. Quem é amigo, quem é? :slight_smile:

[url]http://www.soccer-live.pl/transmisje.php?id=koszykowka[/url]

Este ano os EUA tem muito melhor naipe de jogadores que há quatro anos…

Se não ganharem é uma vergonha! Depois da equipa de 92 esta é provavelmente a melhor equipa deles (individualmente!)… Coloco-os á frente da equipa de 96! É um abuso esta selecção!

Exactamente.

Está bem que 10 [dos 12] jogadores que pertenciam à selecção não participaram nos Jogos Olímpicos [tiveram de “renovar” em cima da hora] e alguns jogadores ainda estavam numa fase “embrionária” da sua carreira [Carmelo, Lebron], mas mesmo assim aquela derrota contra o Porto Rico [73-92] é algo que ainda hoje me faz dar voltas no estômago. :wink:

Eu não sei que equipamentos da Australia sao aqueles mas…gosto! :lol:

Então os Estados Unidos jogam domingo com a China às 15h15 portuguesas, certo?

Se aquilo já é questionável, então o que me dizem do equipamento antigo da Lituânia? :lol:

Exactamente. Preparem-se para um ambiente absolutamente fantástico. :wink:

:rotfl: :lol: espectaculo :lol: :rotfl:

Ps: Em basket feminino a Bielo Russia está a perder com a Australia por 41-53 (5,10 minutos para o fim do 3º tempo)

EDIT: Fim do 3º tempo … Bielo Russia 50-65 Australia

Fim do jogo … Basketball Feminino …

[b][size=14pt]Bielo-Rússia  64-83  Australia[/size][/b]

A Bielo-Rússia ainda chegou a dar luta tendo tido inclusive um 3º periodo favoravel com o parcial de 22-21 (embora sempre longe no que ao resultado total diz respeito) … mas a equipa da Australia acabou por ser melhor e ganhou justamente .

É esse o espírito. :great:

Deixa-me só ser um bocado comichoso, não metas isso centrado [fica feio]. :stuck_out_tongue:

:lol: …

Mas naquela tou á espera da tua analise , até porque és entendido nesta matéria (Basket) coisa que eu não sou , por isso só disse assim muito resumidamente .

Nah nah, fazemos todos. Aqui ninguém sabe + do que ninguém, pa. :wink:

Eu só devo fazer ao dos homens mas se vir um feminino, ás tantas ainda é melhor. :mrgreen:

Tou desejoso de ver o EUA - China :drool:

Agora um grande off topic, no site que o Barbosa deu, alguém reparou neste site: http://www.sportingpoland.com/ ?

Muito bom, o Sporting está em todo o lado. :clap:
Temos é que os ensinar que é Sporting Clube de Portugal e não Sporting Lizbona :lol:

Era engraçado se os convidassemos a participar no forum, não podiam era falar em polaco porque eu não sou muito fluente. :lol:

Fim de :offtopic:

Eu que utilizo este site durante todo o ano [NBA] nunca tinha reparado. ^-^

Participações [10 Agosto]

[02:00] - Rússia vs Irão
[04:15] - Alemanha vs Angola
[07:30] - Espanha vs Grécia
[09:45] - Lituânia vs Argentina
[13:00] - Austrália vs Croácia
[15:15] - China vs EUA

Recomendo 3 jogos nesta jornada [Espanha, Lituânia, EUA] e se estiverem acordados a essa hora, deliciem-se. Já coloquei no horário português para não haver qualquer tipo de problemas. :wink:

Li agora na versão em papel do Record que o Kobe Bryant prometeu que, se não trouxessem o ouro de Pequim, mudava de nome e passava a chamar-se Kobe Giovani. :angel:

Isso deve-se ao tal suposto “interesse” do Kobe em ir para Itália quando terminar contracto [free agent], podendo receber uma quantidade astronómica de dinheiro por ano [50M]. Eu continuo na minha que ele só anda a gozar com a situação do Lebron James [esse já expressou interesse em ir para a Europa em 2010].

O Carmello também disse que mudava de casa e largava as roupas todas. Brinquem Brinquem. :twisted: