Para mim está à frente do Gabi nessa lista de talentos e por alguma margem.
O talento do Gabi é inegável, mas foi prejudicado por 2 temporadas com várias lesões. Isso atrasou a sua evolução, mas continua a demonstrar que pode chegar à equipa A.
A questão do Gabi é em que posição é que pode chegar lá, porque para ser um 9 ainda tem de crescer imenso.
Concordo que o talento dele é inegável, mas o do João é igualmente e vejo-o com muitas mais características ideais para o futebol sénior.
O Felicíssimo também pode vir a dar jogador de equipa A, mas é mais um médio todo o terreno. Contudo, não deixo de notar que tem jogado nos últimos tempos como central na equipa B num esquema de 3 centrais.
Para mim, esta nova posição do Felicíssimo tem dedo do Amorim, que pediu ao João Pereira para o testar nessa posição.
O Gabi pode jogar nas 3 posições de ataque e até é mais perigoso quando não joga como 9. Os seus movimentos de fora para dentro são muito perigosos e é muito forte no ataque à profundidade.
É médio de apoio. Com menos finalização que o Pote… É um 8.
O João é o próximo grande produto Made in Alcochete.
Para estar no patamar onde está, por levar isto muito aserio e não é por acaso que foi capitão nos seus escalões.
É como dizes é um médio tipo o Bragança com mais finalização, mas abaixo do nível do Pote que a finalizar tem poucos como ele
Neste momento acho que o Bragança está fortíssimo a chegar à área e a rematar/assistir.
Mas quando era mais novo, achei que fosse mais um jogador de circulação e assim. Evoluiu muito, na minha opinião.
Pela conversa do Amorim fiquei com a ideia que é o 5º médio do plantel.
É um jogador muito parecido ao Mateus Fernandes. Um médio que pode também jogar mais na frente. Tem tido uma evolução espantosa e têm-se adaptado muito bem a realidades mais exigentes. Tem sido o melhor da equipa B e irá ter minutos na A ao longa da época.
Penso que o João foi uma das razões para termos aceite vender o Mateus, sabia-se que existia um clone na academia.
Creio que semelhança resume-se a não terem pontos fracos assinaláveis.
O Mateus só jogou a 10 e extremo, na B.
O Simões é muito mais versátil, nos juvenis fez vários jogos a lateral esquerdo, 6 e 8 (onde prefiro vê-lo), recentemente, a extremo e ala, sempre com exibições acima da média. Craque…
O Mateus também tinha muita versatilidade, simplesmente n estava a ser tão bem explorada pelo Celikkaya.
Em funções bastante diferentes do q lhe era pedido na B do Sporting no Estoril deu uma resposta q nem eu esperava.
Vamos dar tempo ao tempo, mas se tivesse de arriscar diria q a bitola do Simões está acima do Mateus mas o campo é q fala.
Sempre.
Parece-me um Bragança com maior capacidade física. Será o 4º médio do plantel? Qualidade não lhe falta.
https://x.com/Sporting_Things/status/1839322211976421569
E falta neste resumo o jogo contra a Espanha, onde o João andou para lá a sentar espanhóis.
O quarto médio é o Pote mas na eventualidade de ser necessário será a opção para jogar ali vindo da B.
O percurso dele na Formação é diferente do Bragança, são jogadores diferentes mas o Amorim deve gostar de algumas coisas ali.
O 4º é o Pote, mas à partida deverá ser o 5º médio sim. Foi o que o RA deu a entender depois do jogo com o AVS.
O Pote está bem é lá na frente. Mas sim, compreendo perfeitamente o que estão a dizer. Acho é mal, porque estas lesões de início de época estão a acontecer em jogadores nucleares que jogaram muito o ano passado. Era importante dar minutos ao João Simões sempre que possível e poupar Pote e Hjulmand à medida que formos avançando na temporada.
Depois do 3-0 ao AVS, eu gostava que o Amorim tivesse colocado o João em vez do Esgaio, uns 15 minutos no lugar do Hjulmand.
O meu único receio esta temporada é o desgaste. Se o desgaste for mínimo, o Sporting pode ganhar tudo a nível interno e brilhar na Champions. E aumentar o seu estatuto na Europa e meter em crise profunda os dois rivais de sempre.
Sim, o Simões parece-me mais atlético e mais polivalente que o Daniel. Vamos ver como evolui.
O único receio não é o desgaste, pelo menos para quem tem 2 dedos de testa e não se deixa levar pelo que está a ser este início de época, mesmo assim com o Lille apesar de 1 jogo já deu para sentir as dificuldades.
Falta nos capacidade física nos medios, mesmo jogadores como o Pote vão sentir dificuldade em impor o seu futebol contra as grandes equipas, e devíamos ter alternativas, temos o Maxi que tal como o Pote a jogar so pode fazer 1 posição e nunca duas em.simultaneo como muitas vezes parece na cabeça do Amorim, a alternativa ao Trincão não parece querer muito com isto e traz handicaps á equipa por mais que possa eventualmente ser um craque, raramente o é.
Sim tem de haver maior rotatividade, mas o plantel apesar de muito bom está longe de dar garantias para todos e qualquer contexto.