não me parece que o Rúben seja de arriscar muito.
O Paulinho vai jogar em Barcelos
RÚBEN AMORIM COM UM ‘REFORÇO’ NO TREINO
SPORTING 14:30
Na manhã em que foi conhecido mais um caso positivo a Covid-19 (Tiago Tomás), o treinador do Sporting já contou com João Palhinha no treino do plantel, que prepara o jogo com o Gil Vicente, marcado para o próximo sábado.
O médio, recorde-se, falhou os últimos quatro jogos dos leões, depois de ter saído lesionado da partida com o Tondela, a 28 de novembro.
No mais, Rúben Vinagre, Zouhair Feddal, Pedro Porro e Jovane Cabral continuam entregues ao departamento médico, enquanto Ricardo Esgaio, Paulinho e Tiago Tomás estão em isolamento.
Os leões voltam a treinar esta sexta-feira, às 10.30 horas, em Alcochete. Rúben Amorim fará depois, às 16.45, no Auditório Artur Agostinho, do Estádio José Alvalade, a antevisão ao encontro diante do Gil Vicente.
Acho estranho pelo que disse o treinador na terça mas ok.
Se fisicamente estiver apto a competir, com tanta ausência que há, espero que seja integrado e vá ao banco.
Se treinou sem limitaçoes é porque esta apto para competir…
«PALHINHA ESTAVA MUITO CONFORTÁVEL E JÁ NÃO ESTÁ»
SPORTING 17:13
Sobre a lista de indisponíveis para o jogo de amanhã, sábado, com o Gil Vicente, Jovane e Rúben Vinagre continuam afastado, enquanto Palhinha já regressou aos treinos e Rúben Amorim até brincou a rápida recuperação do camisola 6.
«O Jovane até terá pouco tempo, tendo em conta aquilo que pensávamos quando se lesionou. O Vinagre precisa de mais trabalho. Precisa de mais confiança e de treino. Mas estão a voltar e a melhorar muito. Vamos recuperar o Rúben, porque é um jogador em quem acreditamos muito», realçou.
E perante as opções que tem tido, nomeadamente de jovens, o treinador teceu elogios ao plantel: «Não gosto de estar em falar em nomes. Todos têm tido um crescimento muito grande. Penso que o Ugarte foi um jogador que surpreendeu muito porque mesmo naquela semana estávamos divididos entre o Ugarte e o Dani. O Nazinho apresentou-se muito bem. Este ano há falta de treino, porque não temos tantos treinos. Temos o Marsá para central, mas tenho dificuldades em metê-lo a jogar, não pela qualidade, mas pelo treino. Aquilo requer muito treino. O Marsá tem qualidade, mas não tem treino. O Ugarte cresceu muito rapidamente, tem 20 anos… Foi um jogador que me surpreendeu bastante nestas semanas. Isto foi bom porque se calhar o Palhinha estava muito confortável e já não está, daí ter recuperado muito rapidamente [risos] .»
Palhinha estica a manta
Médio recuperou de lesão e diminui lote de baixas para oito. Em Barcelos, recupera a titularidade mas não deve fazer os 90’
A montanha de emoções que o Sporting tem percorrido ao longo das últimas semanas, entre resultados positivos e baixas inesperadas, ainda não parou. Rúben Amorim ficou ontem privado de mais um jogador, Tiago Tomás, por culpa da Covid-19 e está assim privado de oito unidades na preparação para o jogo com o Gil Vicente: além do próprio TT, Esgaio está em isolamento e também é carta fora do baralho; Paulinho só deve ter alta amanhã; Vinagre, Feddal, Porro e Jovane estão lesionados; e Tabata terá de cumprir castigo.
Esta ‘manta’ pintada de ausências e cada vez mais curta conheceu, ainda assim, um ponto positivo nas últimas horas: Palhinha foi reintegrado nos trabalhos sem limitações e apresenta-se, neste cenário, como uma espécie de farol no meio de um mar de adversidades ou, se preferirmos, como uma dose extra e providencial de… pano para esticar as opções. Isto porque, apurou Record, o médio ultrapassou por completo a lesão muscular na face posterior da coxa direita e deve recuperar a titularidade amanhã, em Barcelos. E se é certo que os planos podem mudar, até consoante o resultado, Palhinha dificilmente irá cumprir os 90 minutos, por gestão física. É preciso recordar que o internacional português lesionou-se a 28 de novembro, na receção ao Tondela (2-0) e falhou os quatro duelos seguintes (Benfica, Ajax, Boavista e Penafiel). Acabou, não obstante, por superar as expectativas iniciais dos responsáveis do Sporting, que apontavam a uma paragem que poderia prolongar-se para lá da quadra natalícia, e até as de Rúben Amorim, manifestadas no pós-Penafiel. “Não vejo nenhuma recuperação [a tempo de Barcelos]”, disse o técnico.
Desarmes são com ele
Os 1.587 minutos em todas as provas – só Coates, Paulinho, Adán e Matheus Nunes têm mais – contam parte da influência de Palhinha, algo que ganha maior expressão na estatística do camisola 6. Como se vê no gráfico da Goalpoint, o médio destaca-se nas percentagens de passes certos no terço intermédio (87%) ou duelos aéreos defensivos ganhos (74%), e com outro dado de relevo: mesmo tendo falhado 2 jogos na Liga, ninguém soma tantos desarmes (46). Vítor Costa (45, Marítimo) e Fábio Pacheco (42, Moreirense) completam o pódio.
Ugarte provou ser uma ameaça
A ausência de Palhinha, um dos jogadores fundamentais na espinha dorsal do Sporting, foi aproveitada da melhor forma por Ugarte. No lugar do internacional português, o uruguaio agarrou-se ao onze no teste de fogo na Luz, com o Benfica (3-1), e após a boa exibição deu sequência com outras três titularidades, diante do Ajax, Boavista e Penafiel. Apesar da tenra idade (20 anos), ao longo das últimas duas semanas e meia Ugarte deu provas de que pode ser uma real alternativa a Palhinha e começou a justificar os 6,5 milhões de euros investidos junto do Famalicão.
‘Clone’ Essugo terá de esperar
Logo após a lesão de Palhinha, Rúben Amorim não teve problemas em assumir que “não há” no plantel jogadores com aquelas caraterísticas, mas admitiu que Dário Essugo é “o mais parecido” com o internacional português. Neste período de ausência do ‘6’, e se Ugarte teve um lugar no onze, Essugo integrou as últimas quatro convocatórias e só foi a jogo frente ao Ajax, como suplente utilizado (9’). O ressurgimento de Palhinha pode acabar por restringir o espaço do jovem médio, de apenas 16 anos, mas as recentes chamadas provam que é um projeto para ‘acelerar’.
Não acredito que seja titular, o Ugarte tem estado muito bem… para que arriscar?
Bem vindo de volta, precisamos de todos para ir a luta.
O que é importante é recuperar bem.
Palhinha: suplente em Barcelos e titular na Taça de Portugal
Recuperado de lesão, médio precisa de minutos e Ugarte de descanso. Deve voltar ao onze com o Casa Pia
A manta é curta e a gestão física de Rúben Amorim tem permitido a habituais suplentes e titulares aproximarem-se em termos de minutos de jogo, de forma a ter um plantel preparado para qualquer situação. Na quarta-feira, o Sporting visita o Casa Pia, na Taça de Portugal, e João Palhinha é um dos jogadores que vai entrar na rotação, mas não a ser poupado como habitualmente e sim a jogar de início para recuperar o ritmo que perdeu ao ficar quatro partidas de fora por lesão (Benfica, Ajax, Boavista e Penafiel).
É nas taças que Amorim mais roda a equipa para testar as segundas linhas e dar-lhes ritmo, mas também é ocasião para alguns pesos pesados recuperarem andamento, como já aconteceu no passado com Pedro Gonçalves contra Os Belenenses. A baixa de Palhinha exigiu muito a Ugarte, que assim precisa também de descanso. Contra o Gil Vicente, com um amarelo para o uruguaio, o técnico já promoveu a troca entre as duas unidades, permitindo a Palhinha começar a somar minutos.
Mas, como é habitual, com o Casa Pia as mudanças não se ficam por aí. Tabata, que cumpriu um jogo de suspensão contra o Gil, mais João Virgínia, Nazinho, Bragança e Nuno Santos também devem entrar no onze. No centro da defesa é que as coisas se complicam, dada a indisponibilidade de Esgaio, Porro, Vinagre e Feddal e, agora, de Neto. A rotação é necessária no eixo, mas Coates, Inácio e Matheus Reis ficaram apenas com jovens da B ou dos sub-23 como alternativa.
O Palhinha está tão contente por voltar a jogar, que festejou efusivamente o golo do Coates, e toda a gente pensou que tinha sido ele a marcar.
Depois da lesão ainda não está no nível que nos habitou.
Palhinha: «Eliminar equipas como o Dortmund e o Besiktas não é para todos»
Jogador do Sporting não esconde ambição na Liga dos Campeões
João Palhinha não esconde a ambição do Sporting na Liga dos Campeões, mas segue com os pés bem assentes na terra ou não fosse o Manchester City o próximo adversário dos leões, nos oitavos de final da prova. Em entrevista ao jornal ‘Sporting’, o médio sublinhou que “é este tipo de jogos” que os verde e brancos gostam de disputar.
“O Manchester City é uma das três melhores equipas do Mundo e aquela que joga melhor futebol. Temos de ter muita ambição e vontade, sabendo que tudo é possível no futebol. Não podemos deixar de acreditar apenas por ser o Manchester City, isso pode até dar-nos mais força, tal como aconteceu na fase de grupos e na época passada. (…) Pode haver favoritos no futebol, mas nada está decidido. Desde que apresentemos a mesma atitude e vontade que temos vindo a demonstrar e que são o nosso segredo, vamos encarar esses jogos na máxima força”, afirmou.
E recorda os momentos mais memoráveis da fase de grupos. “Eliminar equipas como o Dortmund e o Besiktas não é fácil e não está ao alcance de todos. (…) Tanto a vitória expressiva na visita ao Besiktas, num ambiente difícil, como o jogo em casa com o Borussia Dortmund foram os momentos mais marcantes. A equipa soube sofrer quando tinha de sofrer. Quanto ao Dortmund, o facto de ser uma equipa com muita qualidade e que disputa o primeiro lugar com o Bayern na liga alemã demonstra por si só o seu valor. Termos eliminado uma equipa dessa grandeza juntamente com o Besiktas, que atua num terreno que todos reconhecem ser difícil de jogar pelo ambiente, deu-nos mais confiança”.
PALHINHA CONTA COMO FOI CONHECER RONALDO NA SELEÇÃO
SPORTING 23-12-2021 19:30
Na entrevista ao jornal do Sporting, João Palhinha falou também da Seleção Nacional e, claro, de Ronaldo.
«O Cristiano [Ronaldo] colocou-me sempre à vontade. Estava habituado a vê-lo na televisão desde pequeno, mas o facto de estar à frente dele fez com a minha primeira chamada se tornasse ainda mais real. Estar na Seleção a privar com ele é um grande motivo de orgulho para qualquer jogador (…) A praxe foi tranquila, tive de cantar, como é hábito, mas ainda recebi algumas palmas [risos] (…) Não consegui pregar olho durante toda a noite [depois da estreia a marcar] Lembro-me depois de ter ligado aos meus pais e eles estavam muito orgulhosos, infelizmente não tenho gravada a reação, pois se tivesse seria algo que guardaria para a vida», afirmou.
A OPINIÃO DE PALHINHA SOBRE MATHEUS NUNES, DANIEL BRAGANÇA, UGARTE E ESSUGO
SPORTING 23-12-2021 19:20
João Palhinha falou sobre os companheiros durante a entrevista ao jornal do Sporting, começando por Matheus Nunes, com quem forma a dupla titular.
«As nossas características complementam-se muito bem. O Matheus é um box-to-box, tem uma enorme qualidade e surpreendeu-me a sua evolução desde a época passada. Esta época está mais maduro, crescido e mais jogador. Tem evoluído a olhos vistos e vai ter uma carreira muito bonita, é um jogador de alto nível que me ajuda a crescer e a destacar-me (…) O Dário [Essugo] está a passar por um processo de crescimento na equipa B pois é ainda um menino. O Dani [Daniel Bragança] e o Ugarte, que já são mais velhos e atravessam uma fase diferente na carreira, também são jogadores de muita qualidade. O Daniel tem um pé esquerdo fabuloso e uma visão de jogo incrível, enquanto o Ugarte é um jogador muito intenso e com características mais parecidas às minhas», expressou.
O JOVEM DE 17 ANOS DA FORMAÇÃO QUE CHAMOU A ATENÇÃO DE PALHINHA
SPORTING 23-12-2021 19:17
Na entrevista ao jornal do Sporting, Palhinha elogia a aposta do clube na formação e, para lá dos nomes mais óbvios, destaca outro jovem que por vezes tem trabalhado com a equipa principal.
«Felizmente, hoje temos uma equipa técnica que aposta muito na formação, isso é visível. A formação tem agora oportunidades que há uns anos não existiam. Hoje o mister não tem problemas em chamar jogadores da equipa B, dos sub-23 ou mesmo dos juniores para treinaram connosco. Já comentei com o Luís Neto e com o Daniel Bragança que na minha altura raramente íamos treinar à equipa principal. Com 17 anos, treinei duas ou três vezes com a equipa principal, que era orientada pelo Jesualdo Ferreira. Isso mudou, para bem do clube (…) Os adeptos podem estar descansados porque temos muitos jovens com qualidade (…) O Dário Essugo e o Gonçalo Esteves, entre outros. Comentei com o Emanuel [Ferro] que também gostei bastante do Mateus Fernandes [médio de 17 anos], tem muita qualidade. Há vários, mas digo estes porque vêm treinar mais connosco, apesar de serem ainda muito novos», vincou.
Mateus Fernandes já jogou esta época pelos juniores (6 jogos), pelos sub-23 (8) e pela equipa B (6).
«RÚBEN AMORIM É UM TREINADOR MODERNO, EDUCADO E NÃO PASSA O TEMPO A GRITAR»
SPORTING 23-12-2021 19:09
Na entrevista ao jornal do Sporting, João Palhinha teceu rasgados elogios ao treinador dos leões, Rúben Amorim.
«O Rúben [Amorim] é um treinador moderno, tem uma ligação muito próxima com os jogadores. O facto de ter estado lá dentro ajuda bastante. Não é daqueles treinadores que passa o tempo a gritar, tem uma forma de estar muito educada e é isso que ele é no fundo. Olhamos para o mister não só como um treinador, mas também como um amigo e isso reflete-se em campo. Quando não percebemos alguma coisa ou ele não está satisfeito tem a frontalidade e o à-vontade para falar connosco. Se tivermos algum problema, podemos sempre falar com ele e isso é muito importante. Todos os jogadores entram em campo sabendo o papel que vão ter de desempenhar, a análise aos adversários é outro dos pontos fortes da equipa técnica», disse.
Recorde-se que foi com Rúben Amorim, com quem já tinha trabalhado em Braga, que João Palhinha se afirmou no Sporting, depois de ter sido emprestado ao Moreirense e ao Belenenses SAD no tempo de Jorge Jesus (exceto na última época do técnico em Alvalade, mas jogou pouco) e também na temporada que começou com José Peseiro, depois substituído por Marcel Keizer, tendo ficado dois anos em Braga.
«SE ALGUÉM ME CONTASSE QUE IRIA TER ESTE PERCURSO…»
SPORTING 23-12-2021 18:38
O médio João Palhinha concedeu uma entrevista ao jornal do Sporting na qual, entre muitos temas, abordou o percurso desde que assinou pelo clube.
«Sempre acreditei que podia chegar longe, mas se no momento em que cheguei ao Sporting com 17 anos alguém me contasse que iria ter este percurso, não sei se acreditaria. Os empréstimos ajudaram-me a crescer muito enquanto jogador, mas também como homem (…) Estou num bom momento, mas espero vir a estar ainda melhor no futuro. Não me quero acomodar, quero evoluir mais (…) Todos têm trajetos diferentes, mas espero que o meu percurso seja um incentivo e uma inspiração para os jovens. Porque tive de dar um passo atrás para poder dar dois à frente.»
Comeu baba de camelo a mais…
É bem verdade que este tipo cresceu montanhas. A nível técnico, táctico, tudo. Este é um bom exemplo para todos os jovens.
E é bem verdade, se há uns anos me dissessem que ele, como médio, se iria tornar assim tão bom, eu também não acreditaria.
Palhinha recebe Prémio Stromp: «Sentimento de grande orgulho»
Médio defensivo do Sporting venceu, a par de Pote, na categoria de ‘Futebolista’
João Palhinha recebeu esta segunda-feira o ‘Prémio Stromp’ na categoria ‘Futebolista’, uma distinção que foi hoje entregue ao médio-defensivo dos leões pelas mãos de Fernando Ferreira, antigo médico do Sporting, e Rogério Beatriz, antigo presidente do Grupo Stromp.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Palhinha mostrou-se orgulhoso pelo prémio recebido. “Um sentimento de grande orgulho receber esta distinção, ainda para mais sendo da formação! Prémio Stromp”, escreveu o camisola 6 dos leões.
Acaba sacrificado por estarmos a perder e precisarmos de marcar e ter outra capacidade ofensiva no meio-campo contrário.
Mas fez, a meu ver, um grande jogo até sair. Um leão em campo. Tem la um corte na defesa absolutamente decisivo.