Estreou-se hoje pelos sub23 na vitória 5-4 contra o Setúbal.
[center]
[/center]
Nome: João Fernandes Oliveira
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 30/01/1999
Posição: Lateral Direito / Médio Centro
Pé preferencial: Direito
Altura: 170 cm
Peso: 65 kg
No Sporting desde: 2008/09
Contrato até:
Cláusula de Rescisão:
Grande joga hoje vs o Feirense. Tecnicamente é um espanto para um lateral, tem um repertório técnico superior a muito extremo de primeira divisão. O problema passará pelo quão seguro será na defesa, normalmente é aí que peca, mas se evoluir nesse aspecto terá muito futuro (e por sinal hoje tem estado bem defensivamente).
Com ele e Thierry estamos bem servidos para o futuro na posição
O rendimento dele varia bastante… Com bola sempre foi fortíssimo, dai jogar várias vezes a interior ou médio ala, mas já fez jogos desastrosos defensivamente.
Talvez achem a comparação descabida, mas eu vejo parecenças no Oliveira com o Cancelo quando andava no Benfica B. Teremos de esperar por jogos que o testem mais defensivamente para se poder ter uma opinião mais conclusiva (estes Nigerianos do Feirense sobra-lhes em vontade o que lhes falta em talento)
Nunca o tinha visto jogar. Fiquei extremamente impressionado. Espero que consiga ultrapassar o estatuto do T. Correia ou que, no limite, o empurre para a esquerda. O Empis está a perder o comboio e podem começar a pensar em deixá-lo sair.
Nunca percebo a razão para nos juniores se pegar num jogador e o por em inúmeras posições completamente diferentes. Este é lateral e pode jogar no meio campo. Porque não se aposta em o tornar num excelente lateral em vez de ter um Paz que desenrasca 10 posições e nenhuma é excelente…
Porque no processo de desenvolvimento de um lateral, é importante ele ir tomando conhecimento das movimentações e dos terrenos ocupados pelos alas. Quase todos, senão todos os laterais passam por fases onde jogam a ala ou até mesmo a extremo, nas camadas jovens. Até por vezes nesse processo, uns descobre-se terem maiores aptidões para jogar em posições mais avançadas e acabam por fazer o resto da carreira como ala ou extremo.
O problema é que já está no final do processo de formação e ainda anda a saltar de posição em posição. Penso que não é a melhor maneira de trazer um jogador para o futebol sénior.
Sim, com uma (grande) diferença: o Cancelo fisicamente é mais alto, mais robusto e mais preparado. Bastante, até. Isto faz a diferença entre uma boa carreira nacional, que penso que o João Oliveira poderá fazer, e uma boa carreira internacional.
É um jogador com alguma qualidade (maioriariamente ofensiva) que penso que precisará de algum tempo para crescer e desenvolver-se. Jogar nesta fase faz-lhe muito bem. Julgo que parte atrás do Thierry (menos virtuoso tecnicamente, mas muito, muito completo), vai crescer com calma.
Pois, tem a polivalência à Esgaio mas tem que se fixar numa posição.
Penso que pode ser lateral ou médio-ala de 4x4x2. De qualquer forma, apostava mais nele a lateral.
No próximo ano, presumivelmente já sem o Thierry nos sub-23, poderia agarrar o lugar em definitivo e mostrar o que vale. Até porque nos júniores o Prego não é incrível.
Ele defende mal como ao raio mas tem um toque de bola excelente, é fácil descartar o tipo como mais um “brinca na areia” mas é raro termos jogadores com tão boa relação com a bola. Devia ser potenciado. E acho que estas valências poderão ser mais úteis e melhor aproveitadas puxando-o para médio centro, um pouco como têm feito com o Tiago Ferreira.
Jogando descaído sobre a direita podia criar umas dinâmicas interessantes com o Thierry, dividindo as tarefas ofensivas e defensivas. Claro que isto falado é tudo fácil, e eu sou um completo ignorante no que toca a treino, mas acho que poderia ser engraçado de experimentar.
Sinceramente , acho o melhor lateral direito…
O rapaz é bom de bola, tem passes curtos, passes longos, cruzamento de qualidade, é forte do 1x1 , faz movimentos interiores que desequilibram, remata bem , e faz golos… e não acho que defenda mal…não é robusto como o Thierry mas defende de maneira diferente e eficaz e com garra. Acho que lhe dessem mais relevância ofensiva ele poderia ser ainda mais útil com mais assistências e golos.
Gosto muito do João. Acho que lhe fazia bem um empréstimo a uma equipa da 1ª liga, onde tinha mais margem para errar (e, consequentemente, melhorar defensivamente, que precisa) e onde se podia destacar pela qualidade ofensiva que dá.
Mesmo com o Thierry a partir à sua frente esta época, tem tempo para crescer. Está no primeiro ano de sénior, nos júniores não há nenhum talento estrondoso pelo que se ficar 2 anos nos sub-23 e for aposta forte no próximo não estará a tapar nenhum diamante mais novo.