João Morais, autor do golo que deu ao Sporting a Taça das Taças em 1964 frente ao MTK, o famoso «cantinho do Morais», faleceu esta terça-feira à noite, aos 74 anos.
O Sporting disputou a final da Taça das Taças a 13 de Maio de 1964 - depois de deixar o Manchester United pelo caminho - com o MTK de Budapeste, Hungria, empatando a três bolas, em Bruxelas.
Dois dias depois, no Estádio do Deurne, em Antuérpia, realizou-se uma finalíssima, que ficou resolvida com o famoso golo directo de canto, marcado por João Morais.
João Morais morreu em Vila do Conde, vítima de doença prolongada.
Que descanse em paz… Nunca me hei-de esquecer do orgulho que via no meu avô, que foi quem me passou o bichinho sportinguista, quando o ouvia falar deste senhor e de como naquela altura os jogadores jogavam com amor à camisola.
É graças a este Homem com H grande que temos uma Taça das Taças.
Este é um ano para esquecer.
Deixa-nos um herói e o autor de um dos cantos mais famosos da história do Futebol. O Sporting Clube de Portugal ficou mais pobre.
Descansa em paz, João Morais! O Sporting está mais pobre indubitavelmente pois acaba de perder mais uma das suas grandes referências! Já poucas nos restam, infelizmente.
Não merecia ter-nos deixado e ter ficado ainda para mais com esta ideia do clube para cuja glória outrora contribuiu. Não merecia ver isto, este estado decrépito.
Obviamente que só conheço de nome e pelo canto, claro, e toda a história relativa ao jogo. Desejo que descanse em paz.
Obrigado por tudo.
PS: Depois do Camané, agora isto. E ainda para mais num ano desportivo como este tem sido… Que tristeza.