João Gião - Treinador da Equipa B

João Gião: “Trabalho, dedicação, exigência e rigor”

Por Sporting CP
27 Mar, 2025

Equipa B

Técnico chega ao Sporting CP para assumir o comando da equipa B

João Gião é o novo treinador da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal e terá Pedro Figueiredo, João Peixeiro e Marco Sousa como adjuntos. A nova equipa técnica contará ainda com o treinador de guarda-redes Dário Ezequiel, o analista André Gonçalves e o preparador físico Tomás Azevedo, que transitam da anterior.

Na apresentação como novo técnico Leonino, João Gião sublinhou “a fantástica sensação” de chegar a um “clube com uma enorme história” e mostrou-se “muito feliz pela oportunidade de integrar uma estrutura que em nada deve” à dos melhores emblemas mundiais.

“O Sporting CP é, não de agora, uma referência no futebolde formação. Isso é inegável. A exigência passa por dar continuidade ao que de bom tem sido feito na formação de jovens para o alto rendimento e para patamares de topo do futebol mundial”, assegurou aos meios do Clube.

Com quinze anos de carreira e um percurso transversal no futebol, João Gião apresentou-se aos Sportinguistas. “Esta etapa surge numa linha de continuidade e com alguma naturalidade. Desenvolvi tarefas diversas em várias equipas técnicas, em contextos nacionais e internacionais. Experienciei também contexto de futebol de formação,enquanto coordenador técnico em clubes portugueses e europeus”, afirmou, sublinhando a relevância da sua experiência para o cargo.

“Tudo isto é importante numa equipa com características particulares, que exige alguém com experiência quer a nível de futebol de formação quer a nível de futebol principal”, atirou. A estas características, o novo timoneiro verde e branco somará ainda “muito trabalho, dedicação,exigência e rigor de toda a equipa técnica, de forma aalcançar os objectivos propostos - sobretudo, concluir da melhor forma aquela que é a última etapa que marca a transição para o futebol profissional de um jogador doSporting CP”.

Já com a visita ao recinto do Amarante FC no horizonte, João Gião mostrou-se confiante no processo, apesar do pouco tempo disponível para preparar a partida.

“Há vários jogadores a chegar das selecções jovens e não teremos muito tempo para preparar o jogo. Mas esse é o dia a dia de uma equipa B. Estes contextos internacionais onde os jogadores estão inseridos são fantásticos para o seu desenvolvimento. Nessa linha de raciocínio, há muitos atletas integrados também na equipa A. Portanto, tentaremos preparar o jogo de domingo da melhor forma, sabendo destas condicionantes perfeitamente naturais”, afiançou.

Mostrando-se perfeitamente integrado nas dinâmicas da Academia Cristiano Ronaldo, o técnico não se coibiu de traçar metas claras até ao final da época: “A equipa B tem como principal objectivo servir a equipa A, com os jogadores o mais possível preparados para nela se afirmarem. Depois, e logicamente, num Clube como este a mentalidade passa por entrar para ganhar em todos os jogos. É essa a exigência que vamos colocar aos atletas”, explicou.

A terminar, João Gião sublinhou sobre a importância do carinho dos Sportinguistas, que têm demonstrado caminhar lado a lado com os jovens Leões.

“Nesta fase, os ‘miúdos’ precisam de aprender a gerir as expectativas vindas da bancada - que são sempre muito grandes – e, ao mesmo tempo, sentir esse carinho e esse conforto por parte dos adeptos”, referiu, apelando à sua presença “nesta recta final, e num patamar competitivo de grande exigência como o é a Liga 3”

1 Curtiu

Alguém conhece o seu trabalho? Boa opção?

Não há muito por onde o conhecer. É a sua primeira experiência como treinador principal.
Até agora alternou entre adjunto, preparador físico e coordenador.

Parece sempre que entram “formandos” para ensinar “formandos”…

2 Curtiram

Pior que os últimos dificilmente fará, portanto bem vindo!

Total incógnita que parece vir por indicação do scouting.

Veremos como corre.

Ele foi adjunto durante algum tempo do César Peixoto tendo em conta que foi ele que teve a frente da equipa do Moreirense quando nos perdemos essa época em Moreira de cónegos

1 Curtiu

Não havia por aí uma flash depois de um jogo em que foram muito admiradas as palavras como o adjunto de uma equipa falou? Agora estou na dúvida se era o João Giao ou se foi o adjunto do Famalicão

Acho que era o nosso adjunto quando estava no moreirense com o Borges

Era sim.