João Azevedo

No [glow=greenyellow,2,300]SCP[/glow] de 1935/36 até 1952/53.

424 Jogos pelo[glow=greenyellow,2,300] SCP!
[/glow]
7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 2 Campeonatos de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa!

Internacional por Portugal em 19 ocasiões!

Esta lenda do [glow=greenyellow,2,300]SCP[/glow] e das balizas portuguesas representou o Clube durante 18 ( :xock: ) temporadas. Conhecido pela raça e dedicação, teve o momento mais alto e inesquecível quando numa final do Campeonato de Lisboa, frente ao carnide, defendeu durante 45 minutos a nossa baliza, de braço ao peito :xock: devido a uma fractura da clavícula… ganhamos a Final!
Ficou também famosa a final da Taça de 1948 frente aos pasteis azuis, em que fracturou um pé, jogando ao “pé coxinho”, quase toda a partida, tendo sido ainda assim o herói dessa tarde, em mais uma victoria do SCP!

De notar que nessas épocas as substituições não eram permitidas!

Até ao aparecimento de DAMAS, AZEVEDO era a lenda das balizas Leoninas!

Um enorme LEÃO e [glow=greenyellow,2,300]ORGULHO LEONINO[/glow]! Bem que merecia uma homenagem do nível e entrega que sempre demonstrou. Merecia outra gratidão dos nossos dirigentes.

Um HEROI das nossas balizas!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Diz quem o viu que ia buscar bolas impossíveis aos ângulos e tinha uns reflexos espantosos.

Considerado naquele altura o MELHOR DE SEMPRE À baliza.
Nos tempos actuais, meu Deus!

Para mim o ícone do Sportinguismo. Diziam-me os mais velhos (como é óbvio nunca o vi jogar) que, no futebol português e no que diz respeito a GR, existiu um antes-de-Azevedo e um após-Azevedo.

O primeiro grande GR português. Provavelmente um dos melhores até hoje. Quando se baptizou a baliza sul de “Damas”, lembrei-me de Azevedo. Para mim é uma lenda e como tal acho que não é tratado pelo Clube como deveria ser. Muito menos pelos seus adeptos.

Como disse há dias noutro tópico, qualquer melhor onze do Sporting em que ele não dê luta renhida…

Tenho pena de nunca o ter visto jogar. Todos os relatos que li e ouvi indicam que era simplesmente brilhante, um génio naquelas balizas!

:arrow:

Coberto de razão.

Alguns,dos jogadores que lá temos agora,deviam ler este tópico…

:clap: :clap: :clap: :clap: para este Grande Guarda Redes!!

Se o Damas, o Maior, não é do meu tempo, então o Azevedo ainda mais longe é.

Mas a história está, e muito bem, escrita: o jogador do Sporting que mais títulos venceu com a nossa camisola!!!

De facto, o Sporting sempre teve na baliza grandes homens dessa posição, salientando eu três: Azevedo, Carvalho e Damas, todos Leões genuínos.

Pensando na necessidade de erguer uma estátua, sinto-me muito feliz por perceber que temos muitos jogadores merecedores de tão elogiosa distinção. Pode ser que um dia o Sporting Clube de Portugal venha a ter uma espécie de Corredor da Fama Sportinguista, um pátio com estátuas dos Homens que tornaram este clube na mais galardoada instituição desportiva da nação que é oficialmente conhecida como República Portuguesa.

Olhando para a sua fotografia, vislumbra-se ali um rosto de Leão.

Ideia muito interessante :great: Eu preferia ver a zona envolvente ao estádio “coberta” por estátuas, bustos e afins. No entanto a tua ideia é também ela muito boa :great:

Eu tenho receio desse afastamento porque outros de outras cores quererão vandalizar os monumentos, apenas isso. Se não existisse perigo, então adoraria ver as estátuas espalhadas ao longo da zona circundante do Estádio de Alvalade.

A estátua do “Kingue”, por exemplo, está numa zona muito visível, a escassos metros da zona comercial do penico, o que a protege de gente que, sendo a estátua de quem é, teria boas intenções em a tornar menos feia. 8)

Ò @CrashVegas, não serão 18 épocas?

O meu falecido pai dizia que era enorme guarda redes, mas que nunca tinha visto ninguém como Vitor Damas, mas não posso falar sobre isso não vivi nesse tempo no entanto se as pessoas dizem que é um orgulho ter sido do Sporting Clube de Portugal então também o é para mim.

Ups :-[

@ruitrind não é preciso serem as pessoas a dizer… basta olhar para os números :great:

Acrescento Carlos Gomes. O nosso GK dos anos 50 que só não foi maior devido ao seu feitio e vida extra-futebol. Diz quem viu que este sim, foi o maior de sempre.

Uma coisa é certa, tivemos os melhores entre os postes nos anos 40, 50, 60, 70 e 80!

" O destino tem destas coisas. João Azevedo ainda nem tinha 20 anos e as suas defesas no Luso, do Barreiro, já despertavam a cobiça dos maiores clubes de Lisboa. Num dia, meteu-se num barco e foi até às Amoreiras, casa do Benfica, prestar provas.

Vítor Gonçalves, o então treinador dos encarnados, até gostou do que viu mas espalhou-se ao comprido quando Azevedo lhe pediu uns «mérreis» para a viagem de regresso à terra: mandou-o ir receber na sede.

O jovem Azevedo não conseguiu digerir a resposta. «Nunca mais lá voltei», recordou mais tarde. Pouco depois de quase ter sido águia, João Azevedo tornou-se leão. Chegou como terceiro guarda-redes, em 1935, mas no final da primeira época já era o dono da baliza, posto que manteve até aos primeiros anos da década de 50.

Lá de trás, assistiu ao nascimento e ao fim dos Cinco Violinos. Com eles e sem eles ganhou oito campeonatos nacionais, quatro taças de Portugal e nove campeonatos de Lisboa. Foi o primeiro reduto do melhor Sporting da história.

Em 17 épocas defendeu as redes dos leões em 567 jogos, mantendo 159 vezes as redes invioladas.
O tempo apagou muitas histórias de Azevedo. Talvez a maior parte delas, mas uma continua a ser contada nos corredores em Alvalade e nos livros que se vão escrevendo para que a história sobreviva ao desaparecimento das pessoas.

Esta aconteceu a 17 de novembro de 1946, num Benfica-Sporting decisivo para as contas do Campeonato de Lisboa. No final da primeira parte, com o leões em vantagem por 1-0, Azevedo lesionou-se no braço esquerdo. Como as substituições ainda não eram autorizadas, passaram pela baliza dos verde e brancos dois jogadores de campo: Jesus Correia, primeiro, e Veríssimo, na segunda parte. O massagista fez o que pôde e Azevedo, que tinha ficado no balneário, voltou ao jogo a meio da segunda parte de braço ao peito, numa altura em que o jogo estava empatado e o Benfica ameaçava passar para a frente.

Com o regressado Azevedo, o Sporting recuperou o controlo da partida e venceu por 3-1, acabando por vencer o Campeonato e Lisboa. A resiliência do guarda-redes leonino foi narrada de forma quase épica pelo extinto Diário de Lisboa: «Quando o passearam triunfalmente pelo rectângulo premiava-se justamente o seu estilo, a sua inconfundível classe, o seu vincado espírito de sacrifício, mas no fundo era a apoteose do futebol.» O jornal concluía o tributo a Azevedo referindo às «maravilhosas defesas» de um homem «mutilado para o jogo».

Não foi a primeira nem a última vez que acabou um jogo em dificuldades: fraturou vértebras e costelas, jogou com um pé partido e com até com 12 pontos na cabeça.

Considerado por muitos um dos melhores guarda-redes da história do Sporting (a par de Vítor Damas), João Azevedo também deu nas vistas na Seleção Nacional, onde foi 19 vezes internacional. Lá fora também se renderam aos seus dotes. Em Espanha apelidaram-no de «tigre português», ele que já era conhecido como «gato preto» por culpa da elasticidade que revelava entre os postes.

Azevedo deixou a baliza do Sporting em 1952. Nesse ano só fez um jogo: derrota por 4-3 com o Belenenses de Matateu, antes de passar o testemunho a Carlos Gomes, outro «monstro» das redes leoninas. Acabou por sair do clube pela porta pequena, com uma carta de dispensa entregue em mãos num dia em que foi receber o ordenado.

Acabou a carreira em 1954 noutro histórico lisboeta: o Oriental. Esta sexta-feira, 10 de junho de 2015, o «gato português» faria 100 anos.

FICHA DE JOÃO AZEVEDO

Nome: João Azevedo

Data de nascimento: 10/07/1915 (Barreiro). Falecido em 1994.

Posição: guarda-redes

Nacionalidade: portuguesa

Internacionalizações: 19

Período de atividade: 1935-1952

Clubes: Luso, Sporting e Oriental

Principais títulos conquistados: 8 campeonatos nacionais, 4 Taças de Portugal e 9 campeonatos de Lisboa "

Fonte: mais futebol

2 Curtiram

:offtopic: corrige o título. “Há 100 anos”! :great:

O “há 100 anos” está correcto.

O que não está correcto no título é chamar ao homem José, quando ele se chamava João.

O correto é…

João Azevedo nasceu há 100 anos”

:great:

Ok peço desculpa, foi um lapso não reparei. Obrigado pela correção

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1281551999302021120?s=20