João Assunção

João Assunção destaca chegada ao Sporting: «Vou dar o máximo para recompensar o clube»

Médio de 19 anos, que é filho de Paulo Assunção, chega do Famalicão para reforçar os sub-23 dos leões

João Assunção é reforço do Sporting Clube de Portugal. O médio, de 19 anos, assinou esta segunda-feira contrato com o emblema de Alvalade, depois de na época passada se ter destacado ao serviço da equipa sub-19 do FC Famalicão, pela qual se sagrou Campeão Nacional.

“O Sporting CP é um dos maiores clubes do Mundo, estou muito feliz por estar aqui. Trabalhei muito para estar aqui e vou dar o máximo para recompensar o Clube e os adeptos. Podem esperar isso de mim”, começou por dizer o jovem jogador aos meios de comunicação Leoninos.

Nascido no seio de uma família ligada ao futebol, João é filho de Paulo Assunção, ex-futebolista que actuou vários anos em Portugal e passou por países como Espanha ou Grécia, e irmão de Gustavo Assunção, médio que representa a equipa A do FC Famalicão. Por isso mesmo, o gosto pela bola surgiu de forma natural. “Ao ver o meu pai e o meu irmão em campo, fui ganhando a paixão pelo futebol. Nascemos com o futebol e vamos levá-lo para a vida”, garantiu, admitindo que tanto um como o outro são “referências” para si. “Quando acaba o jogo e chego a casa, já sei que o meu irmão e o meu pai vão dizer que joguei bem, mas que ainda posso aprender mais”.

Devido à carreira do pai, o centro-campista cumpriu parte da formação ao serviço Club Atlético de Madrid e do RC Deportivo de La Coruña, no país vizinho, antes de se mudar definitivamente para Famalicão, experiências essas que lhe trouxeram muitas valias na sua formação enquanto homem e atleta. “No Club Atlético de Madrid aprendi tudo, profissionalmente e na vida. Sou também muito grato ao FC Famalicão por abrir-me estas portas, é um clube top”, salientou.

Na temporada passada, a quarta com as cores famalicenses, João Assunção jogou como adversário em Alcochete pelos sub-19, tendo também representado os sub-23 em nove partidas. Agora, já de Leão ao peito, sabe bem o que pode acrescentar ao Clube. “Dentro das quatro linhas entrego tudo, dou sempre o máximo. Sou um jogador muito agressivo, com qualidade, e tenho chegada à baliza. Já joguei em todas as posições, mas agora estou no meio-campo, é de família”.

A mais recente contratação verde e branca mostrou-se também satisfeita com a aposta que o Sporting CP tem feito na formação. “Todos sabem disso. O míster Rúben Amorim olha para a Academia e vemos isso na equipa A, temos os exemplos do João Muniz ou do Afonso Moreira, que são meus amigos. Já os defrontei e falo com eles. O João Muniz, que conheço desde pequeno, é meu irmão e o Afonso Moreira também”, revelou, admitindo ter “muitos amigos” na Academia.

Apesar de ter acabado de chegar, João Assunção não tem dúvidas dos objectivos que pretende atingir. “O meu sonho é estrear-me na primeira divisão, como qualquer um, e depois afirmar-me. Mas passo a passo, e trabalhando dia-a-dia, vou chegar lá”, frisou, deixando uma promessa aos adeptos: “Vou dar sempre o melhor de mim em campo, espero dar-vos muitas alegrias”.

Não conheço. Alguém já o viu jogar?

Se sair ao pai!

https://x.com/DTransferencias/status/1929630783276286027

Serviria Para compor plantel na B. A não ser que ganhe mais do que a média dos colegas…

Se é só para compor não existem outros mais novos e com mais potencial?

Mais novos há, certamente. Com mais potencial, tenho outras dúvidas.

Mas, se têm mais potencial, não precisam de minutos de jogo? Se não na B, nos Sub23, já que mantemos essa equipa obscura.