Fiquei chocado quando soube. Sem ser um fã devoto, fez parte do meu trajecto Académico pelas Queimas deste país na década de 90 com o projecto Sitiados. Mais recentemente, a originalidade de A Naifa foi bastante do meu agrado.
MORREU JOÃO AGUARDELA
O músico, que ficou conhecido por ser o vocalista dos Sitiados, banda portuguesa que surgiu em 1987, morreu ontem, pelas 18h00, no Hospital da Luz, vítima de cancro.
Para além de dar voz, João Aguardela era também compositor e letrista do grupo que procurou criar uma fusão entre o rock e a música tradicional portuguesa. Em 2000, os Sitiados deixaram de dar espectáculos e o vocalista acabou por se envolver em projectos com Linha da Frente, A Naifa ou ainda, Megafone.
Para recordar os anos de sucesso de João Aguardela ficam êxitos como Vida de Marinheiro ou Vamos ao Circo, entre muitos outros.
O corpo do músico será cremado amanhã, dia 20, às 16h00, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
Estive na produção de um tributo ao João Aguardela na passada sexta-feira, no Musicbox, e o Ribas foi cantar exactamente essa música. Segundo o Ribas, o João foi a primeira pessoa que o pôs a cantar fado e foi também a primeira pessoa que o pôs a cantar sozinho, exactamente naquele espectáculo.
Aqui fica as imagens do Megafone, concerto de tributo a João Aguardela, com a presença de alguns artistas, entre os quais Peste & Sida, Ribas, Velha Gaiteira, etc.