Posso falar deste assunto pois ele causou-me grande preocupação.
Comprei bilhetes para o meu avô de 82 anos (sócio >500) e a sua irmã de 80 anos irem ver o jogo, ao virem a Lx. Percebi ao chegar ao estádio que iriam ficar colados à claque do benfica. E assim foi.
Apesar dos impropérios e má educação lampiã foi com revolta que acabei por perceber que o maior perigo para a minha família veio de sportinguistas, que classifico de verdadeiros fdp que, por engano, descuido ou puro atraso mental (inclino-me para a última opção) lançaram aquele petardo para o meio dos nossos adeptos (o sector A11 era maioritariamente verde, o sector vermelhor era o A9). Preocupado atravessei o estádio com um steward e perdi a maior parte da segunda parte, tive de passar pelo acesso à bancada dos lampiões e comer com eles aquando do golo do benfica apenas para saber se estava tudo bem com eles pois vi pessoas a sairem de maca. Não me deixaram lá chegar mas asseguraram-me que tinha sido um casal jovem a ser assistido. Nessa altura pensei que o petardo tinha sido lançado por vermelhos (o que era estranho pois até então não tinham lançado nenhum que eu tivesse visto). Vim depois a saber que foi um descuido dos nossos, não percebo como.
A meu ver a utilização dos petardos apesar de dar show é perigosa e irresponsável. Não culpo tanto claques que de “radicais” já demonstraram o suficiente, mas sobretudo o clube e explico porquê: perguntei a um cordenador da STRONG como era possível terem entrado todos aqueles petardos no estádio, sem controle. Foi-me explicado que as claques vão colocar o seu material no estádio na véspera, o que não é controlado, sendo que os stewards apenas controlam o material que entra com os adeptos no dia de jogo.
Isto é ridículo e irresponsável, da parte do clube (que sabe que claques tem) e da polícia (que devia ser a primeira a exigir um controle desta entrega de materiais, mesmo que se fizessem pagar por esse controlo o que acho muito bem).