JL vs DUXXI - Cânticos vs Petardos e Afins

Posso falar deste assunto pois ele causou-me grande preocupação.

Comprei bilhetes para o meu avô de 82 anos (sócio >500) e a sua irmã de 80 anos irem ver o jogo, ao virem a Lx. Percebi ao chegar ao estádio que iriam ficar colados à claque do benfica. E assim foi.

Apesar dos impropérios e má educação lampiã foi com revolta que acabei por perceber que o maior perigo para a minha família veio de sportinguistas, que classifico de verdadeiros fdp que, por engano, descuido ou puro atraso mental (inclino-me para a última opção) lançaram aquele petardo para o meio dos nossos adeptos (o sector A11 era maioritariamente verde, o sector vermelhor era o A9). Preocupado atravessei o estádio com um steward e perdi a maior parte da segunda parte, tive de passar pelo acesso à bancada dos lampiões e comer com eles aquando do golo do benfica apenas para saber se estava tudo bem com eles pois vi pessoas a sairem de maca. Não me deixaram lá chegar mas asseguraram-me que tinha sido um casal jovem a ser assistido. Nessa altura pensei que o petardo tinha sido lançado por vermelhos (o que era estranho pois até então não tinham lançado nenhum que eu tivesse visto). Vim depois a saber que foi um descuido dos nossos, não percebo como.

A meu ver a utilização dos petardos apesar de dar show é perigosa e irresponsável. Não culpo tanto claques que de “radicais” já demonstraram o suficiente, mas sobretudo o clube e explico porquê: perguntei a um cordenador da STRONG como era possível terem entrado todos aqueles petardos no estádio, sem controle. Foi-me explicado que as claques vão colocar o seu material no estádio na véspera, o que não é controlado, sendo que os stewards apenas controlam o material que entra com os adeptos no dia de jogo.

Isto é ridículo e irresponsável, da parte do clube (que sabe que claques tem) e da polícia (que devia ser a primeira a exigir um controle desta entrega de materiais, mesmo que se fizessem pagar por esse controlo o que acho muito bem).

Eu pertenço ao Directivo e os petardos foram mandados para as bocas de entrada das bancadas onde não estava ninguem. Pouco depois apareceu a polícia, mas foi-se mebora logo a seguir. O petardo que caiu junto aos adeptos sportinguistas foi no sector a11, ao lado do sector visitante. Agora há 2 versoes: a 1ª e que foram os NN bois a mandar, e a outra que foram do Directivo. Eu tava no sector a17 e curiosamente foi arrebentado um petardo mesmo antes do tal que atingiu os adeptos no sector a11.

Na superior Sul foram utilizados petardos, julgo que mandados para o fosso, e outro material pirotecnico( chegou a haver um pequeno incendio nas bancadas),

Não concordo com o número excessivo de petardos, mas como alguém aqui escreveu 1 ou 2 até nem fazia confusão.

O que foi arremessado para o relvado não foram petardos, eram tochas ou algo parecido, isso sim completamente reprovável.

Os estádios têm câmaras de vigilância e eles só não apanham os responsáveis por estes actos porque não querem. Esta é a verdade

O Major valentim prefere receber o dinheiro das multas.

Vejam lá que até por cantar “Em cada lampião há um ■■■■■■” se paga multa.

Eu prefiro os cânticos de apoio ao sporting do que aqueles a ofender o adversário mas isto é absurdo.

A minha opinião sobre o assunto já foi descrita…

Adorei o ambiente intimidatorio e gostava que fosse sempre assim.

Percebo todas as criticas, e sei que vcs têm razão, mas eu sou incorrigivel nestas coisas.

Adorei ver o Moreira todo “cagadinho” e desde que possivel a passar o tempo na meia lua…

Este é o tipo de ambiente com que me identifico, futebol é tribo, futebol é batalha, futebol é intimidação…

Agora há 2 versoes: a 1ª e que foram os NN bois a mandar, e a outra que foram do Directivo. Eu tava no sector a17 e curiosamente foi arrebentado um petardo mesmo antes do tal que atingiu os adeptos no sector a11.

Manda a razão acreditar que foi um engano dos nossos e é isso que me revolta: primeiro não vi os lampiões atirarem um único petardo o jogo inteiro, sinal que provavelmente não os tivessem, já o contrário vi eu todo o jogo, os nossos passaram o jogo a atirar petardos para o fosso, sobretudo a juve. Depois os lampios tinham ´polícia em todo o redor a olhar para eles, tendo inclusive sofrido carga policial logo no início. Duvido que o atirar de um petardo à força de braço fosse algo que passasse despercebido a todos os bófias que os cercavam e também aos stewards.

Eu identifico-me mais com o futebol à inglesa, onde não é necessário ter fossos ou divisórias entre os espectadores e os artistas, como um espectáculo normal, onde se puxa pela equipa onde os cânticos vão além do Allez Allez hoho.

O que é demais é exagero, e no sábado exagerou-se e muito é preciso responsabilizar quem fez o que fez identificando e punindo publicamente a pessoa em causa pra servir de exemplo.

Custa muito seguir os exemplo do 1º mundo? Só seguimos exemplos terceiro mundistas da América Latina?

Não me venham com a história dos queques e pessoas de bem…

Pra mim futebol é estar com a família a ver um jogo no estádio sem me sentir intimidado ou com receio da minha integridade física. Muito me orgulho do meu clube ter muitas mulheres e crianças a ver os jogos, todos os jogos, mas tb mto me envergonham as cenas parecidas com as que se passaram no sábado.

Futebol à inglesa, aquele futebol que inventou o termo hooligan, aquele onde primeiro na Europa morreram adeptos a ver futebol, aquele responsável pela tragédia de Heysel, aquele que em todos os lugares inde vai cria feridos ou mortos, aquele que devido a isso tem a lei repressiva mais forte em toda a Europa?

É a esse futebol a inglesa que se estão a referir e elogiar? :shock:

Eu também gosto do futebol intimidação mas não acho que seja necessário usar petardos e outras coisas para intimidar. Recordo-me do jogo do 6-3, talvez aquele em que vi um clima mais intimidatório, ruidoso e assustador e não me recordo de petardos e very lights. Os leões podem asustar ao rugir e nós temos o melhor estádios dos grandes para isso, não é preciso utilizar objectos perigosos ainda por cima contra os nossos! Foram 3 pessoas assistidas, tava lá o meu velhote com 82 anos, podia ter-lhe dado um treco e depois… alguma coisa paga isto? Nós como clube que sofreu bem na pele o máximo expoente da intimidação, um assassinato a very light temos obrigação de ser diferentes.

• Foram lançados petardos e tochas … nas bancadas[JL] abriu-se fumos também para presentear o inicio de jogo. Os fumos e as tochas fizeram parte da coreografia, além dos rolos de papel higiénico que certamente teve o aval do Sporting com responsabilidade da JL, tal como já aconteceu com o directivo.

• Um petardo é facilimo de entrar e mesmo com revista pode entrar, existem milhentas maneiras … existem alguns poderosos, outros nem tanto[Guimarães x slb à uns anos lembram-se?].

• Petardos no meio de adeptos leoninos. Custa-me a crer que fosse o Directivo a lançar o petardo para perto da zona das claques vermelhas. 1º porque do directivo às claques vermelhas ainda vão bastantes metros.
    2º não estou a ver algum maluco no meio do directivo a tentar mandar petardos para lá … só se tivesse saido do julio de matos, e mesmo assim tinha dúvidas.
    3º se fosse alguém do directivo tinha ido para lá perto e enviado o petardo para lá, o que também me parece pouco provável porque estaria a entregar-se[digamos assim].
    4º já li pela net nn’s a dizer que o petardo que acertou na zona de sportinguistas veio do sector deles. Logo … pouco mais existe para falar sobre de onde veio o petardo.

Bom ambiente … e concordo com o excesso de petardos, a serem usados é em momentos chaves, para acordar e balançar a equipa e a curva para um apoio mais forte.

Futebol à inglesa, aquele futebol que inventou o termo hooligan, aquele onde primeiro na Europa morreram adeptos a ver futebol, aquele responsável pela tragédia de Heysel, aquele que em todos os lugares inde vai cria feridos ou mortos, aquele que devido a isso tem a lei repressiva mais forte em toda a Europa?

É a esse futebol a inglesa que se estão a referir e elogiar? :shock:

Sim aquele onde se vê a claque do Manchester a curtos metros do Lampard e insulta-o mas não se atreve a entrar em campo.

Aquele onde os adeptos à hora do jogo têm que ir pra´esquadra, aquele onde quem não cumpre a lei é castigado.

Sim morreram pessoas mas serviram pra que se aprenda com isso e casos desses não voltem a acontecer, enquanto que cá qtas pessoas teram que sofrer mortes ou ferimentos até que se tomem medidas em condições ???

uma tocha ou um petardo não têm nada a ver com um very-light.

aparentemente, as claques do sporting souberam utilizar os petardos.

não temos é culpa que um lampião tivesse atirado um para o meio dos nossos. que se vejam as cameras de segurança, e se identifique o culpado.

acho que o nosso 12º jogador fez uma bela exibição.

Aos adeptos do estilo inglês:

Era tão bonito ver o estadio todo a cantar, a incentivar a equipa durante os 90 minutos, bem ao estilo inglês, mas só vi isso no jogo contra o newcastle, e já depois de estarmos a ganhar.

Não quero criticar ninguem directamente porque não sei o vosso modo de reagir nos jogos, mas nas centrais ouve-se mais assobios do que canticos para o sporting(não falo deste ultimo jogo).

Nesse mesmo jogo contra o newcastle as bancadas estavam cobertas de plastico se toda a gente colaborou em levanta-los no inicio do jogo.

Quando sao as claques a fazer coreografias e alguem pede às pessoas para levantar as cartolinas ou plasticos, ninguém colabora.

O estilo ingles que tanta gente admira não depende das claques, mas sim de todas as outras pessoas que vão ao estádio.

Em inglaterra também não é perfeito. Estive em Newcastle no jogo da taça dos 1/4 de final da Uefa e não se pode ver o jogo em pé ou estar nas escadas de acesso sob pena de ir preso.

Ontem estive a ver o filme “Football Factory” que fala sobre uma claque do chelsea.
Mais uma vez cheguei a conclusão que JL’s e demais vão aos jogos pelo prazer da “porrada” e não pelo futebol que se pratica, possivelmente a maior parte dos JL nem viram os golos.
Identifique-se quem prevaricou e puna-se, para não voltarmos a chorar por outro RUI MENDES

alemid escreveu:

É a esse futebol a inglesa que se estão a referir e elogiar?

não…é ao futebol inglês pós-repressão!!

ou será que não podemos aprender com os erros dos outros??

Aos adeptos do estilo inglês:

Era tão bonito ver o estadio todo a cantar, a incentivar a equipa durante os 90 minutos, bem ao estilo inglês, mas só vi isso no jogo contra o newcastle, e já depois de estarmos a ganhar.

Não quero criticar ninguem directamente porque não sei o vosso modo de reagir nos jogos, mas nas centrais ouve-se mais assobios do que canticos para o sporting(não falo deste ultimo jogo).

Nesse mesmo jogo contra o newcastle as bancadas estavam cobertas de plastico se toda a gente colaborou em levanta-los no inicio do jogo.

Quando sao as claques a fazer coreografias e alguem pede às pessoas para levantar as cartolinas ou plasticos, ninguém colabora.

O estilo ingles que tanta gente admira não depende das claques, mas sim de todas as outras pessoas que vão ao estádio.

Concordo com tudo o que disseste, herrXXI. :wink: :wink:
Se tudo fosse assim era realmente espectacular! :o

cumps

Desculpem que vos diga, mas existe aqui gente que não sabe do que fala …

Ter um desejo de querer que em Portugal fosse como em Inglaterra é o mesmo que dizer que gostava que acontecesse mais do mesmo do que se passou nos arredores do estádio.

Comparar e guiar-se por um filme[que é fraco e não é ilustrativo de tudo o que se passa em Inglaterra] é a mesma coisa que fazer um filme com um padre a dar a missa[imaginam o filme concerteza].

A mentalidade dos adeptos ingleses é muito positiva a viver o futebol nos termos de apoio, mas tem a parte negativa que em portugal não existe … hooliganismo, adrenalina a cheirar a violência, encontros marcados todos os jogos possiveis e imaginários, a segurança vê-se e deseja-se para combater a onda de hooliganismo que vem de há muito tempo em inglaterra e cada vez se propaga mais.

Imaginem o que é vocês estarem num café, bar, roullotes com a vossa familia a comer descansados e em segundos tudo o que rodeia o vosso espaço estar completamente destruido e irreconhecivel, gritos, terror, destruição, vandalismo … puramente pela adrenalina À violência … digamos que é um hobbie para eles, encontram-se, marcam encontros para a violência, para se rebentarem todos até o outro ficar inanimado no chão, isto não é um filme … é real.

Felizmente em Portugal não se passa nada disto, havendo aqui e ali escaramuças de rivalidades ou de respostas a roubos de material e coisas parecidas.

Há que melhorar em muitos aspectos sim, mas não comparem com o mau … aliás nestes termos, a nivel europeu somos dos mais pacificos.

Cumprimentos.

A mentalidade dos adeptos ingleses é muito positiva a viver o futebol nos termos de apoio, mas tem a parte negativa que em portugal não existe ... hooliganismo, adrenalina a cheirar a violência, encontros marcados todos os jogos possiveis e imaginários, a segurança vê-se e deseja-se para combater a onda de hooliganismo que vem de há muito tempo em inglaterra e cada vez se propaga mais.

Claro que se estava apenas a tirar os aspectos positivos de Inglaterra, CrazySCP. :roll:

cumps

Atenção que comecei por dizer que sou a favor de claques, mas também sou a favor da punição qdo prevaricam, não há vacas sagradas…

Referi aquilo que do futebol inglês gostava de ver por cá, óbvio que comentem por lá erros, mas se podemos melhorar porquê andar pra trás.

Estou completamente a borrifar-me para a porrada e confrontos entre claques, aqui não há santos, são todas iguais e gostam de medir forças como os bois fazem, isso tanto me dá.

Revolta-me que se virem para pessoas isoladas e isso tb já aconteceu, tal como o exemplo dos familiares do Mauras, não tem que haver receio de ir a um jogo acompanhado dos avós, tios netos , filhos, etc.

No sábado esteve em causa a segurança de muita gente e é apenas a isso que me refiro.

O meu sector está na assinatura (A12), precisamente ao lado do sector da Juve, não fico calado durante o jogo e não gosto de ir para a central por isso mesmo, estou lá pra gritar e puxar pela minha equipa e pelo sporting, alinho nas coreografias e até criei algumas que levei a cabo no estádio, sózinho. Assobio, aplaudo, grito, insulto, tudo mas tudo no meu sítio e sem incomodar ou por em risco a integridade física de quem está ao meu lado.

Gostava de levar uma pandeireta pra fazer barulho e puxar pela equipa, mas é proibido, contudo um petardo posso sempre levar e furar os tímpanos a quem está ao pé de mim ou até distrair-me e rebentar uma série deles no mesmo sítio.

Este é o ridículo e que gostava de ver punido exemplarmente e de não voltar a assistir no estádio do meu clube.

Eu gosto dos ambientes de 3º Mundo, como já foram intitulados aqui… :roll:

Devo referir que o que é considerado “comportamento de 3º mundo” tem que ver apenas e só com uma mentlidade diferente, nada mais.

Não sei exactamente que tipos de artefactos existem, assumo que podem ir de simples bombitas (no sentido que até nas mãos podem rebentar sem causar ferimentos) até MOABS… cabe a quem leva esses materiais lá para dentro ter o devido cuidado a utiliza-lo.

Vi vários jogos no 3º Mundo, com um recurso massivo deste tipo de artefactos, e que não vi ninguem ferido.

Ir ao futebol é arriscado? Certamente, mas não é por causa da utilização deste tipo de coisas, repito, se responsavelmente utilizadas.

Por outro lado, mesmo sem ter nada que ver com a ida ao estádio, um inocente transeunte em Telheiras poderia ter tido sérios problemas ontem á tarde e acabar com ferimentos graves na refrega entre adeptos/claques.

Pelo que a conclusão é apenas uma… não é ir ao estádio que é perigoso, é viver em sociedade, porque as sementes da violencia estão aí para todos verem.

Já agora, para os que se apoiam ( e em certo sentido bem) nas leis vigentes, deixo a pergunta:

• Existe alguma lógica da parte daqueles que proibem estes artefactos (sem fazer distinção entre eles) e o tirar a camisola por parte de um jogador qdo marca um golo? É que são os mesmos!!!
Este é o tipo de ambiente com que me identifico, futebol é tribo, futebol é batalha, futebol é intimidação...

Mas não é morte, nem ferimentos, Incitatus. e se queremos que vão mais pessoas ao futebol e que este seja um desporto para todos, temos de assumir o compromisso de acabar com este tipo de manifestações que põem em causa o próprio espectáculo. Aceito os cânticos e até compreendo as ofensas verbais das claques, agora não posso aceitar é que uma pessoa se desloque para assistir a um espectáculo (seja lá ele qual for) e se arrisque a ir parar ao hospital ou pior… :roll:

"Comunicado Directivo Ultras XXI sobre os incidentes ocorridos no Derby - 10 Setembro 05

A Associação Directivo Ultras XXI, gostaria de comentar os
seguintes factos :

• Concentração de uma das claques rivais, junto à Escola Alemã (a menos de 50 m do Estádio José de Alvalade) ??
    De certeza que foram os Steward’s que agendaram essa concentração.

• A chegada da outra claque rival a Telheiras, com apenas um carro de patrulha ??
    A culpa foi também dos Steward’s.

• O petardo que rebentou em cima de adeptos leoninos, foi arremessado pelas claques do benfica, mas quem efectuou a revista foram os Steward’s??
    De certeza, porque a revista da polícia jamais deixaria entrar no estádio tochas, fumos ou petardos ás claques do benfica.

• Os vários petardos que foram rebentados pelas claques leoninas, são arremessadas para o fosso, porque existe a preocupação de não aleijar ninguém.

• Mais uma vez se reparou que a Imprensa Nacional não dá o devido destaque ao Trabalho/Espectáculo dos Grupos Organizados de Adeptos realizado na curva."

Quando nós vamos à Luz vamos rodeados de polícia por todo o lado(e acho bem que seja assim, para segurança de todos). Como é possível que não tenha acontecido assim com a sclaques do benfica?