Concordo em parte com a tese que defende que o futebol sem claques seria cinzento.
Contudo o comportamento das mesmas no jogo de sábado à noite foi vergonhoso e embaraçoso.
Vou falar mais da Juve já que foi a claque que mais próxima de mim se encontrava.
Custa perceber que um petardo de vez em qdo tem graça mas que 20 petardos durante um jogo trás mau ambiente, já não sabem cantar ???
A única coisa que sabem fazer é rebentar bombinhas, então estão no sítio errado, o mesmo em relação aos fumos enviados para o relvado, acho inacreditável, a seguir quem paga é o clube que corre o risco de ficar suspenso de realizar jogos em casa e eu que paguei o meu bilhete pra gritar e cantar pelo meu clube terei que ser castigado por causa de meia dúzia de delinquentes burros e nabos que só estariam bem fechados no fosso com os petardos a rebentar nas orelhas dos meninos.
Eu também acho graça a um ou outro petardo durante o jogo, percebo o seu significado e agrada-me o espirito que transmite quando bem usados.
O que se passou foi o melhor exemplo da sua banalização, funcionou contra quem os usou, virou adeptos contra adeptos, podia e pode ter consequências disciplinares para o clube e no final só restam coisas negativas em relação a este assunto.
Generalizando, as claques podem e devem desempenhar um papel sem igual.Muitas vezes conseguem-no.Quando assim não é, normalmente é pelas piores razões pelo que depende do seus lideres definir que tipo de comportamento querem ter.Espero que neste particular dos petardos, very-lights e afins que os reduzam ao minimo, até porque todos temos as piores recordações desses objectos.
De facto é uma situação que tem que ser revista mas neste caso considero o Sporting culpado, se entrar 1 petardo ou 2 ainda admito que a revista possa falhar em situações esporádicas, agora 15 ou 20 petardos só já lá podiam estar e isso é culpa do clube organizador, as claques são tão importantes como são fontes de problemas, ainda por cima não é difícil reduzir as suas intervenções negativas, basta serem mais interventivos e sobretudo mais vigilantes, é ao próprio clube que cabe controlar as suas claques dentro do estádio e o Sporting no Sábado falhou redondamente!
Sempre que falo de claques sinto a obrigação de elogiar sobretudo a Torcida Verde, mostram que é possível apoiar o clube sem petardos, very-lights, tochas ou foguetes, sobretudo mostram que estão lá para apoiar o clube e não para mandar petardos e afins, mais uma vez os meus parabéns e o meu obrigado, são poucos mas valem bem mais do que os outros todos juntos! :roll: :arrow:
De facto o número de petardos que rebentaram foi incrível. Um ou outro petardo atirado para o fosso ainda é aceitável e pode até ser “intimidatório” para os adversários mas aquilo que aconteceu ontem foi demais. Tivessem atirado 2 petardos e cantado pelos outros todos que atiraram que tinham favorecido muito mais o nosso Sporting! Bem sei que aquelas revistas que fazem à entrada no estádio não é muito eficaz mas não consigo acreditar que passassem tantos, por outro lado também não consigo (nem quero) acreditar que já lá estivessem dentro.
Esperemos que este tipo de atitudes não resulte em jogos à porta fechada…principalmente devido aos “flares”, foguetes luminosos, não sei como lhes chamam, para dentro do campo.
De qualquer forma, a atitude da claque do benfica é bem mais reprovável…a atirarem os petardos para o meio da claque do Sporting.
Mas que história é essa de “um petardo de vez em quando”? Não foi já proibido levar explosivos para dentro dos estádios? Não há já legislação nesse sentido? Ou sou eu que estou equivocado? Se efectivamente é proibido, nem um de vez em quando, nem constantemente. E se as claques não cumprem regras, tomam-se medidas punitivas.
Têm todos a memória curta. Será que já se esqueceram da morte do Rui Mendes? :x
É deploravel a atitude da JL (os que estão ao pé de mim) com os petardos durante o jogo.
Também é deploravel a atitude do Sr. Rui Meireles que no final do jogo elogiou (bem) os adeptos e (mal) em especial as claques, pois devia ter dito em publico que a JL se portou mal, sob pena de ser banida do estádio.
Caso o Sporting seja castigado com algum jogo fora do estadio ou a porta fechada, quero ver quem me restitui o preço do bilhete pois tenho bilhete de epoca.
Caso o Sporting seja castigado com algum jogo fora do estadio ou a porta fechada, quero ver quem me restitui o preço do bilhete pois tenho bilhete de epoca
Castigado? Estádio interdito ou jogo à porta fechada?
Só podem estar a brincar…
Já vi um adepto do Sporting morrer na bancada, o autor do Homicidio é adepto e sócio do benfica, anda fugido da policia e não vi nenhum estádio inteditado!
E estes lampiões merecem sentir medo quando vão a alvalade!!! Derby é derby e gostei de ver o moreira cheio de medo de estar na baliza!
eu estive no estádio nacional e foi assassinado um homem a 50 metros de mim!
suponho que uma grande parte dos adeptos que fazem parte das claques tb lá estivessem, acho de uma estupidez e falta de cultura brutais o que se passou no sábado!
envergonha as claques (a juve mas tb o directivo, os rebentamentos foram divididos pelas duas claques) mas também nos envergonha como adeptos de um clube, que dizemos ser diferente!
gostava de facto de dar uma palavra de apoio à tor ver, que de facto essa sim é uma claque diferente! parabéns tor ver!
espero que o clube seja multado e que a sad tenha a coragem de pedir responsabilidades às claques! o estádio não tem um sistema de video-vigilancia?!?! identifiquem os animais que usaram os petardo e interditem-lhes a entrada no estádio!
Essa conversa de ser diferente já enjoa…mas diferentes porquê???
Somos sportinguistas e acabaou…agora, ser diferente, diferente…só se for por andarmos sempre a ser “comidos”, quer pelo fcp ou slb…
ah!
Num estádio de 5 estrelas, onde existem câmaras de vigilância direccionadas para a bancada, custa-me a crer que não seja fácil identificar os prevaricadores. Mesmo que não seja aconselhável agir no momento, há pelo menos a possibilidade de tomar medidas de prevenção que impeçam essas pessoas de voltar aos estádios por determinado tempo. Lá fora já se usa o método de obrigar a presença numa esquadra de determinados elementos aquando de uma partida do seu clube. Uma medida desse género seria ao mesmo tempo dissuasora para os habituais infractores.
Desde que foram proibidos os petardos são uma raridade. Há uns anos chegou-se a um ponto em que já enjoava, todos os meninos das claques queriam brincar com petardos, até sem ser em dias de jogo eles andavam por aí a rebenta-los. Depois passou a moda, agora ve-se em ocasiões especiais como foi o derby. Desde que sejam atirados para o fosso sem por ninguém em risco, não vejo grande mal. É proibido, se o autor for identificado que sofra as consequências, mas a mim não me incomoda nada.
Isto não é comparavel com o petardo que rebentou no meio do público e que ainda estou para ter a certeza se veio dos lampiões ou mesmo do nosso lado. E por favor não comparem com o very light que eu também vi matar uma pessoa a 50m de mim. Os petardos servem para fazer barulho, e se forem usados esporadicamente com esse fim, que sejam.
Grave foi o que se passou antes do jogo. E também a falta de rigor a revistar os adeptos.
Eu gostava de perguntar ao pmsilva, desde quando e preciso amedrontar o adversario nos jogos do Sporting, com petardos?
Realmente isto soa-me a total irresponsabilidade das consequencias
que podem trazer os petardos.
Ao publico! Ao Sporting!
Parece que certos meninos vao para Alvalade,nao para apoiar a equipa,muito menos para ver o jogo,mas sim para se divertirem com o fogo.
Espero, que as pessoas certas da SAD ou da organizacao dos jogos
castiguem estes meninos.
Porque um jogo de futebol e para viver intensamente,mas nao e uma batalha de petardos.
A juventude que estraga dinheiro nos petardos,pense que e muito mais proveitoso empregar esse dinheiro ajudando quem precisa de ajuda.
E com muita tristeza que vejo claques do Sporting portarem-se desta maneira.
sim, parece-me que se estão a confundir petardos com very-lights…no meu post anterior neste tópico quando disse que o uso de 1 ou 2 petardos até era aceitável (“um ou outro petardo atirado para o fosso ainda é aceitável”) tive o cuidado de referir que deveriam ser atirados para o fosse onde à partida não aleijam ninguém.
vamos lá esclarecer uma coisa! para se trabalhar com explosivos (de qualquer tipo) é necessário ter uma carta de utilizador de explosivos (eu por acaso tenho) essa ideia de os atirar para o fosso é ridicula!! para o atirar para o fosso é necessário acender o rastilho ainda com o explosivo na mão! para não falar que este tipo de explosivos pode ser detonado por fricção ou por ignição, e para quem não saiba rebentam por simpatia! imaginem que no saquinho onde estão os explosivos acontece um acidente e eles rebentam todos por simpatia! teriamos uma explosão ampliada uma série de vezes…
querem fazer barulho levem cornetas, ou qualquer outro tipo de material não perigoso!
quanto ao sermos diferentes! só tenho pena que não sejamos todos! mas a maioria dos sportinguistas é de facto diferente!
o que me entristece é que na véspera do jogo fui jantar ao alvaláxia e propus à minha mulher se ela queria ir ver o derby! ela até estava tentada, mas como está grávida, preferiu não ir! eu disse-lhe:
“em alvalade não há problemas!!”
quando cheguei a casa depois do jogo a primeira coisa que ela me perguntou foi se tinha corrido tudo bem para além do resultado…
Foi lamentavel a atitude por parte de alguns menbros da JL, se queremos que o futebol seja um jogo para levar toda a familia isto ñ pode acontecer, ainda para mais quando dizem que o petardo que arrebentou no meio dos nossos adeptos veio da JL (eu ñ vi tava longe).
Eu gosto das claques, todo aquele ambiente que só uma claque sabe produzir, mas como em todo o lado, existem menbros que ñ têm lá grande coisa na cabeça provocando estas situações.
sim, parece-me que se estão a confundir petardos com very-lights...no meu post anterior neste tópico quando disse que o uso de 1 ou 2 petardos até era aceitável ("um ou outro petardo atirado para o fosso ainda é aceitável") tive o cuidado de referir que deveriam ser atirados para o fosse onde à partida não aleijam ninguém.
Fox,
Ontem, durante um programa desportivo de um canal qualquer, o comentador levou para o estúdio 3 petardos, desde o de mais fraca intensidade, até ao mais potente, para mostrar que era extremamente fácil fazer passar aqueles dispositivos pela segurança dos estádios. Bom, o que interessa aqui focar, é que o mais potente, segundo o comentador, podia perfeitamente abrir um buraco se caísse no relvado.
A pergunta que eu faço, é esta: achas que esse tipo de dispositivos devem ser usados por quem não os sabe manipular, mais a mais, por pessoas num estado de exaltação e euforia? :?:
Caso o Sporting seja castigado com algum jogo fora do estadio ou a porta fechada, quero ver quem me restitui o preço do bilhete pois tenho bilhete de epoca
Castigado? Estádio interdito ou jogo à porta fechada?
Só podem estar a brincar…
Já vi um adepto do Sporting morrer na bancada, o autor do Homicidio é adepto e sócio do benfica, anda fugido da policia e não vi nenhum estádio inteditado!
E estes lampiões merecem sentir medo quando vão a alvalade!!! Derby é derby e gostei de ver o moreira cheio de medo de estar na baliza!
Por falar em jogos à porta fechada, em Guimarães no ano passado aconteceu alguma coisa?
Ontem, durante um programa desportivo de um canal qualquer, o comentador levou para o estúdio 3 petardos, desde o de mais fraca intensidade, até ao mais potente, para mostrar que era extremamente fácil fazer passar aqueles dispositivos pela segurança dos estádios. Bom, o que interessa aqui focar, é que o mais potente, segundo o comentador, podia perfeitamente abrir um buraco se caísse no relvado.
A pergunta que eu faço, é esta: achas que esse tipo de dispositivos devem ser usados por quem não os sabe manipular, mais a mais, por pessoas num estado de exaltação e euforia? :?:
Aí estamos de acordo e sinceramente não conhecia essa potência de um petardo (mas também suspeito que haja aí algum exagero do comentador) e de qualquer forma é bem diferente de um very-light. Um very-light (do pouco ou nada que eu sei sobre o assunto) é praticamente um foguete.
Eu também já aqui disse que a “revista” que nos fazem a todos à entrada do estádio não é eficaz. Não podendo contar com ela, e sabendo que quem quiser entrar com petardos ou outro tipo de coisas entra, resta esperar que as pessoas tenham cabeça. Aí entra o que eu já disse anteriormente, um ou outro petardo (e não os conhecia com a potência que descreveste) atirado para o fosse ainda é como o outro, agora eu nunca defendi que fossem atirados objectos para o relvado, sejam eles quais forem.
O petardo que acertou nos adeptos não era da JL de certeza, como já disse noutro tópico eu estava ao lado da respectiva claque.
Lembro-me perfeitamente de ver as pessoas a levantarem-se e a descer as escadas a correrem até chegarem os seguranças. Estava na outra ponta do estádio, por isso não sei se foi a claque dos orcs ou se foi o Directivo, que está no aldo esquerdo dos adeptos atingidos.
Eu queria era ver se aquela merda tivesse acertado no Moreira. Era estádio interdito, os detentores de gamebox ficavam a arder,etc. Para o fosso ainda va que não va, agora para o relvado, para seres-humanos???
Toda a gente ali se levantou e mesmo depois de assobiados pelo estádio todo a JL continuou como se nada se tivesse passado!
Continuo a achar uma vergonha o que se passou de qualquer uma das partes, espero que sejam encontrados os responsáveis :!: :arrow:
Pelo que me disse um colega que estava na bancada B por cima dos NN bois, foram estes que arremessaram um petardo contra pessoas que pacificamente viam o jogo.
Mas daquela gente pode esperar-se tudo inclusivé um Very light matar um adepto do futebol…
Contudo exijo que o sporting actue contra alguns animais que continuam a pensar que o mundo é uma selva e que a liberdade deles não tem limites.
Há câmaras, há leis, por favor cumpram essas leis…