A minha avó morreu no ano passado, e nos meses seguintes os meus pais e eu tivemos de fazer o que normalmente se faz nessas ocasiões, isto é, arrumar, deitar umas coisas fora e guardar outras para depois entregarmos a casa. Acontece que a minha avó foi colega de trabalho do Jesus Correia no antigo Grémio dos Armazenistas de Mercearia e, para além de outras coisas interessantes que encontrámos em casa dela, o meu pai descobriu uma fotografia autografada por ele (por sinal é igual à que está postada na abertura deste tópico…), que o próprio Jesus Correia deve ter oferecido à minha avó - o que me leva a escrever este texto.
Lembro-me de a minha avó falar algumas vezes dele, bem como de outros antigos jogadores que também eram colegas dela (como o Canário e o Manecas, também da equipa dos Violinos, ou o Feliciano, do Belenenses). Acima de tudo, fazia-me confusão o facto de nem um dos melhores jogadores portugueses da época conseguir, na altura, sobreviver sem ter outro emprego. Aliás, se não estou em erro, ganhava-se mais num emprego normal do que a jogar futebol, visto que os «salários» que a modalidade pagava na altura eram mais simbólicos (prémios, incentivos, etc…) do que outra coisa. Jogava-se por carolice e por amor à camisola…
Quanto à personalidade do Jesus Correia, a minha avó sempre se referiu a ele como uma pessoa muito simpática, correcta, respeitadora (sempre a aceitou muito bem, numa altura em que era raro as mulheres trabalharem), alegre e de uma grande simplicidade (quando conquistou o terceiro campeonato seguido dizia que era «trili-campeão» :lol:). Escusado será dizer que não tinha nenhum dos tiques de estrela das vedetas de hoje em dia, que se acham superiores ao comum dos mortais só porque dão uns pontapés numa bola, por sinal bem mais leve e aerodinâmica do que naqueles tempos…
Em Fevereiro de 2003 fiz 12 anos e fui com o meu pai ver o jogo do Sporting desse fim-de-semana, um Sporting-Académica cinzentão naquela primeira época do Mourinho no porto em que os tripeiros ganharam tudo. Nessa altura o ambiente no Sporting, para variar, não era famoso: já estávamos a uma distância enorme do 1º lugar, vivíamos no auge da esquizofrenia do Jardel, o Estádio ia ser destruído e já estava sem meia bancada… Acabámos por ganhar 1-0 com um golo do Niculae, mas aparentemente este seria um jogo igual a tantos outros. No entanto, já não me lembro se antes de o jogo começar ou se no intervalo, o meu pai viu o Jesus Correia a conversar no corredor do Estádio com umas quantas pessoas, e resolveu ir lá apresentar-mo. Mesmo não sabendo ainda quem éramos, ele acedeu logo a falar-nos e afastou-se momentaneamente dos seus interlocutores. Só tinha visto o meu pai quando ele era um miúdo, mas assim que o meu pai lhe disse de quem era filho ele lembrou-se logo. Fez uma cara de surpresa total, seguida de um grande sorriso, e perguntou como estava a minha avó. Depois quis conhecer-me e apertei-lhe a mão, emocionado mas um bocado surpreendido por ter sido tão fácil chegar à fala com um senhor tão «importante»…!
Isto passou-se, como já disse, no início de 2003. Nesse Verão lembro-me de o ter visto, pela televisão, a dar o pontapé de saída do primeiro jogo neste novo Estádio (está um vídeo disso aí acima) e, um pouco mais tarde, soube da sua morte. Fiquei triste pelo desaparecimento de um símbolo, mas orgulhoso por ainda o ter conhecido. Gostava de ter perguntado mais histórias dele à minha avó, mas agora infelizmente já não vai ser possível. De qualquer modo quis partilhar aqui estes pequenos episódios, porque é sempre bom saber mais sobre uma figura que nos diz tanto, ainda para mais quando não há grandes informações sobre a equipa dos Violinos…
Nunca mais me hei-de esquecer desse dia em que conheci uma das maiores figuras não só do Sporting mas também do desporto nacional. Por causa disso e, agora, também por causa deste retrato autografado que encontrei, sinto um carinho ainda mais especial pelo Jesus Correia!
[hr]
Aqui fica a fotografia assinada que encontrámos:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/13/jcorreia.png/][img width=607 height=800]http://img13.imageshack.us/img13/4199/jcorreia.png[/img][/URL]
Uploaded with ImageShack.us