Jesus Correia

Uma lenda do desporto nacional!

Praticou simultaneamente futebol no nosso [glow=greenyellow,2,300]SCP[/glow] e hóquei em patins no Paço de Arcos. Terminou a carreira de futebolista aos 28 anos, optando em exclusivo pelo hóquei, modalidade onde foi Campeão Mundial com as cores da Selecção Nacional.

No [glow=greenyellow,2,300]SCP[/glow] realizou 208 jogos e marcou 160 golos. Era ele o extremo direito dos “5 Violinos”.

Com as nossas cores venceu sete Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e dois Campeonatos de Lisboa!

Foi dele o pontapé de saída no jogo inaugural no [glow=greenyellow,2,300]Alvalade XXI[/glow]!

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=QAL-8G340VI[/youtube]

Entre outros, dificilmente um Sportinguista conseguiria dar um nome tão digno para esta secção.

O momento que referes foi dos mais emocionantes da minha vida enquanto Sportinguista. 50.000 de pé e a bater palmas a um dos verdadeiros símbolos do nosso clube, dos que tornaram o Sporting naquilo que ele hoje representa: uma instituição desportiva de significado único.

De uma estirpe de homem e jogador que não mais participará num jogo de futebol profissional.

Um Senhor, com S grande, que tive oportunidade de conhecer pessoalmente, e que inclusivamente me acompanhou quando, ainda muito novo, com 7 ou 8 anos, fui fazer captações aos antigos campos de treino ao pé do estádio.
Que descanse em paz, sempre com o seu Sporting no coração

:arrow:

Apesar de ser novo na altura, foi um grande sentimento aplaudir (na altura) uma lenda viva do Sporting.

A minha avó morreu no ano passado, e nos meses seguintes os meus pais e eu tivemos de fazer o que normalmente se faz nessas ocasiões, isto é, arrumar, deitar umas coisas fora e guardar outras para depois entregarmos a casa. Acontece que a minha avó foi colega de trabalho do Jesus Correia no antigo Grémio dos Armazenistas de Mercearia e, para além de outras coisas interessantes que encontrámos em casa dela, o meu pai descobriu uma fotografia autografada por ele (por sinal é igual à que está postada na abertura deste tópico…), que o próprio Jesus Correia deve ter oferecido à minha avó - o que me leva a escrever este texto.

Lembro-me de a minha avó falar algumas vezes dele, bem como de outros antigos jogadores que também eram colegas dela (como o Canário e o Manecas, também da equipa dos Violinos, ou o Feliciano, do Belenenses). Acima de tudo, fazia-me confusão o facto de nem um dos melhores jogadores portugueses da época conseguir, na altura, sobreviver sem ter outro emprego. Aliás, se não estou em erro, ganhava-se mais num emprego normal do que a jogar futebol, visto que os «salários» que a modalidade pagava na altura eram mais simbólicos (prémios, incentivos, etc…) do que outra coisa. Jogava-se por carolice e por amor à camisola…

Quanto à personalidade do Jesus Correia, a minha avó sempre se referiu a ele como uma pessoa muito simpática, correcta, respeitadora (sempre a aceitou muito bem, numa altura em que era raro as mulheres trabalharem), alegre e de uma grande simplicidade (quando conquistou o terceiro campeonato seguido dizia que era «trili-campeão» :lol:). Escusado será dizer que não tinha nenhum dos tiques de estrela das vedetas de hoje em dia, que se acham superiores ao comum dos mortais só porque dão uns pontapés numa bola, por sinal bem mais leve e aerodinâmica do que naqueles tempos…

Em Fevereiro de 2003 fiz 12 anos e fui com o meu pai ver o jogo do Sporting desse fim-de-semana, um Sporting-Académica cinzentão naquela primeira época do Mourinho no porto em que os tripeiros ganharam tudo. Nessa altura o ambiente no Sporting, para variar, não era famoso: já estávamos a uma distância enorme do 1º lugar, vivíamos no auge da esquizofrenia do Jardel, o Estádio ia ser destruído e já estava sem meia bancada… Acabámos por ganhar 1-0 com um golo do Niculae, mas aparentemente este seria um jogo igual a tantos outros. No entanto, já não me lembro se antes de o jogo começar ou se no intervalo, o meu pai viu o Jesus Correia a conversar no corredor do Estádio com umas quantas pessoas, e resolveu ir lá apresentar-mo. Mesmo não sabendo ainda quem éramos, ele acedeu logo a falar-nos e afastou-se momentaneamente dos seus interlocutores. Só tinha visto o meu pai quando ele era um miúdo, mas assim que o meu pai lhe disse de quem era filho ele lembrou-se logo. Fez uma cara de surpresa total, seguida de um grande sorriso, e perguntou como estava a minha avó. Depois quis conhecer-me e apertei-lhe a mão, emocionado mas um bocado surpreendido por ter sido tão fácil chegar à fala com um senhor tão «importante»…!

Isto passou-se, como já disse, no início de 2003. Nesse Verão lembro-me de o ter visto, pela televisão, a dar o pontapé de saída do primeiro jogo neste novo Estádio (está um vídeo disso aí acima) e, um pouco mais tarde, soube da sua morte. Fiquei triste pelo desaparecimento de um símbolo, mas orgulhoso por ainda o ter conhecido. Gostava de ter perguntado mais histórias dele à minha avó, mas agora infelizmente já não vai ser possível. De qualquer modo quis partilhar aqui estes pequenos episódios, porque é sempre bom saber mais sobre uma figura que nos diz tanto, ainda para mais quando não há grandes informações sobre a equipa dos Violinos…

Nunca mais me hei-de esquecer desse dia em que conheci uma das maiores figuras não só do Sporting mas também do desporto nacional. Por causa disso e, agora, também por causa deste retrato autografado que encontrei, sinto um carinho ainda mais especial pelo Jesus Correia!

[hr]

Aqui fica a fotografia assinada que encontrámos:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/13/jcorreia.png/][img width=607 height=800]http://img13.imageshack.us/img13/4199/jcorreia.png[/img][/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Fantástica história. :clap: :clap:

Excelente! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Obrigado Jesus Correia :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Obrigado pela partilha colega 138 :great:

Jesus Correia – o dois amores

António de Jesus Correia , o «Necas», nasceu a 3 Abril de 1924 em Paço de Arcos e ingressou no Sporting em 1943, representando o Clube até 5 de Outubro de 1952, em partida com vitória do Sporting por 3-2 e um golo de Jesus Correia.
A sua tarde futebolística de maior glória foi em Madrid, a 5 de Setembro de 1948, contra o Atlético de Madrid. O Sporting venceu por 6-3 e Jesus Correia marcou todos os golos da equipa, que chegou a estar a ganhar por 6-0.

O grande jogador de futebol abandonou prematuramente a modalidade, aos 28 anos, por não lhe ser possível conciliar esta actividade com a sua outra grande paixão, o Hóquei em Patins, desporto no qual atingiu os títulos de Campeão da Europa e do Mundo.

Ao serviço do futebol do Sporting Clube de Portugal, Jesus Correia conquistou sete Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal, tendo sido o extremo-direito da mais famosa linha avançada do futebol leonino e nacional: «Os cinco violinos».

Faleceu a 30 de Novembro de 2003.

Parabéns Grande Violino ! :clap: :clap:

(apagar)

:o

esta época de finais dos anos 40 vai sem dúvida para a história graças a Senhores como este!!

Do que tenho lido e visto tivemos muita sorte não só no treinador Joseph Szabo por ter contribuído e muito para todos os títulos, mas também no nosso quinteto fantástico que assombrava qualquer equipa :victory: :victory:

Alguém sabe onde posso, se houver, ver nem que seja pequenos excertos dos cinco violinos ou de cada um individualmente e dados como altura e peso dos mesmos?

Obrigado desde já!

O meu avô contratou o Jesus Correia para o Sporting, era o director de futebol na altura. Se quiserem ponho aqui uma entrevista ao Jornal Sporting de 2000 ou 2001 onde conta a história de como o descobriu! :mrgreen:

Claro :great:

siga :arrow:

Tenho de digitalizar e tirar da moldura…mas a entrevista acaba assim - é uma frase que tenho gravada.

“Agora tenho um grande objectivo que é o de ver o novo estádio e a nova sede. Sim, isso eu quero ver. Depois… já me poderei ir embora. Morrerei feliz.” Jornal do Sporting, 18 de Janeiro de 2000.

Felizmente ainda viveu mais 12 anos de muito Sporting! :mrgreen:

Era incrivel se pudesses postar isso, muito obrigado :great: :great:

Um senhor :clap:

Se conseguires colocar Mariana seria LINDO ;D