O treinador está no banco para tomar decisões, não temos que gostar ou concordar com ele, a mim o que me interessa é que as tomadas de decisão dele resultem em vitória.
No futebol há tantas variáveis que podem alterar o jogo, o treinador é apenas uma delas, embora para mim seja uma das mais importantes.
Enfim… Nem justifico a parte do nome, de resto bastava perguntar a todos os jogadores que já treinou a opinião que têm dele. É um respeito enorme. Em Braga é recordado como quase um herói.
Grande erro ao colocar o M Lopes na esquerda. Penso que terá percebido isso ao fazer a primeira substituição. Também pode errar.
Precisamente por o Rojo ser menos ofensivo é que o JF tirou o Cédric. Os 3 que ficassem eram para defender e não para atacar. Assim ficámos a jogar com 3 centrais. Se saísse o Rojo ficávamos com 2 centrais e um ala… Até podia resultar, mas não me parece que fosse muito ortodoxo.
O Cedric foi substituído já numa substituição de “desespero”, ficou o Bruma a fazer todo o corredor e ficámos com dois avançados na área que fizeram o golo da vitória.
O André Martins já mal se mexia e não tinha espaço para acelerar o jogo.
A mim mete-me impressão, o pessoal que acha que o Jesualdo está a fazer um bom trabalho, mete-me impressão que ao ganharmos mais jogos do que perdemos e empatamos (7 vitórias, 3 empates, 3 derrotas), já é considerado um grande trabalho, faz-me impressão a falta de exigência do pessoal.
Sim melhorámos sem dúvidas, com a entrada do Jesualdo (também não era difícil), mas isso significa que está a fazer um bom trabalho?
Somos o Sporting, ou somos o Moreirense?
Eu sei perfeitamente, que era um trabalho complicado para o Jesualdo, tendo em conta em ele ser o 5º treinador em 2 épocas, tendo em conta a estrutura de futebol, tendo em conta a saída e entradas de jogadores. Mas ele podia e devia já ter feito melhor.
Sobre este jogo:
Miguel Lopes titular a defesa esquerdo, um erro. Que foi resolvido na 2º parte, com a substituição pelo Labyad.
Dier no meio-campo, a 8, quando já se viu que ele é o melhor central que temos atualmente, e quando temos melhores jogadores para desempenhar o papel de 8. Erro também corrigido durante o jogo, com a entrada do Labyad e a passagem do A. Martins para 8.
Tira o Cédric, quando estava a fazer um belo jogo, a dar boa profundidade ao lado direito e podia ser útil para parte final do jogo, para haver bons cruzamentos para área.
Podia criticar aqui a entrada do Viola, porque acho que o Rubio é que podia ter dado outra coisa ao jogo, mas como o Viola conseguiu fazer o golo da vitória, não posso criticar! :mrgreen:
A substituição do A. Martins, só percebo pelo cansaço, porque tendo em conta que estávamos empatados e tirar o A. Martins, que é um jogador com características ofensivas, e que estava a jogar bem, para pôr o Schaars, na minha opinião, não faz muito sentido.
Continua a apostar no Rojo a central, quando já se viu, que não devia nesta altura ter lugar a defesa central.
Sobre a CI, enfim, é mais uma á “professor” Jesualdo :shifty:
Mas pronto, ganhámos, e por isso, parabéns ao “professor” pela vitória. :great:
O Schaars rodou a bola com uma qualidade de passe que já não me lembrava. Fiquei de água na boca.
E um óptimo cruzamento ainda a que o Wolfs cabeceou à figura.
Eu fiquei com a ideia que Cedric rebentou e daí a substituição. Pelo menos pareceu-me que ficou nas lonas numa jogada poucos minutos ates da substituição em que Martins pedia a subida de Cedric e este não arrancou e ficou a abanar a cabeça…
Oh mas então se estávamos a precisar de atacar para fazer o 3-2 deixar 3 jogadores defensivos para um avançado do moreirense e entregamos uma ala inteira do ataque a um só jogador que ainda por cima está a fazer o primeiro ano de sénior acho que é defensivo demais… Claro que o Cedric não é o super homem e ia ter dificuldade em subir e descer sempre e isso podia custar caro, mas acho que era um risco que devíamos considerar se quiséssemos ganhar o jogo - perder 2 pontos hoje era igual a perder os 3, até ao final do campeonato não vamos ter nenhum jogo teoricamente mais “acessível” que este.
Mais uma vez escolheu mal o onze inicial. A ver se começa a pôr as peças correctamente de inicio. Rojo tem de ser lateral esquerdo e Dier tem de ser central.
De resto nada a apontar, durante o jogo esteve perfeito.
Esteve bem quando tirou Miguel Lopes e meteu as peças no lugar correcto, Rojo e Dier.
Esteve bem quando tirou o Cédric (grande jogo) para jogar com 3 centrais e ficarmos claramente mais ofensivos.
Esteve bem ao tirar o André Martins que já tinha rebentado, e o Schaars veio dar mais qualidade de passe no tempo que esteve em campo, fez inclusive uma assistência para golo que o Wolfswinkel (homem do jogo) cabeceou à figura.
Se começar a acertar na formação inicial, vamos ter vitorias menos sofridas com certeza.
eu vou contra a corrente. Não metendo em questão as escolhas de jogadores, o futebol que se jogou agradou-me… há muito tempo que não via um jogo com o Sporting mandão, que quem está a ver o jogo sabe que mais cedo ao mais tarde vamos marcar… Os golos sofrido dificultaram um bocado, claramente trabalho a fazer lá atrás.
Se o objectivo é realmente apostar na formação, tornando aqui e ali o plantel mais capaz com opções de valia, acho que Jesualdo Ferreira deve continuar.
Goste-se ou não do estilo, é o treinador mais competente que temos dos últimos anos. As melhorias na organização defensiva e ofensiva da equipa são notórias. Não se vê um erro de posicionamento, vê-se tudo como manda a lei. Posicionamentos, coberturas, reajustamentos, tudo correcto. Quando algo falha é por má decisão ou erro individual de um jogador específico.
As pessoas vão naquela de que agora com o Bruno é que é. Não é não senhor! As coisas estão complicadíssimas e não acho que devíamos a andar a sonhar com Bielsas, Rijkaards e afins, treinadores que por mais capacidade que possam ter, não têem conhecimento do que é o futebol português. Precisamos de criar estabilidade, de ter alguém que ensine aos miúdos com competência e que nos mantenha num patamar competitivo forte. Quem pensar JÁ em títulos, não tem ideia do que é o futebol.
Repito, gostava muito que Jesualdo Ferreira continuasse. Erros de decisão como treinador comete e vai continuar a cometer (quem não comete?), não se duvide é da enorme competência técnica do Professor. Goste-se ou não do estilo, para mim renovava e continuava com ele, formando um projecto com ele e indo recrutando jogadores de qualidade na nossa Liga Portuguesa (André Leão, Josué, Ghillas, Ricardo, etc,), um ou outro estrangeiro e o resto com os meninos que já lá estão. Precisamos de estabilidade e competência táctica. Jesualdo tem isso.
Citando Marcelo Boeck “só um louco não quereria Jesualdo Ferreira continuasse…”
Os maus treinadores do Sporting no passado - continuo a achar que o Domingos foi destruído pela conjuntura e não por incapacidade do próprio - não podem influenciar o presidente na hora de escolher o treinador para a próxima época - o passado a si pertence. Não é argumento algum defender a continuação do Jesualdo “porque os anteriores treinadores eram fracos”. O que interessa saber é se o presidente tem capacidade para ir ao mercado e encontrar um melhor que o actual, que é o Jesualdo.
Se não, então o Jesualdo, obviamente, deve ficar.
Se sim, então adeus Jesualdo Ferreira.
Simples. Estamos diante da oportunidade de iniciar um novo projecto. O treinador é uma das peças mais importantes. No caso do Sporting, interessa muito dar vida a um projecto de vários anos, pelo que eu pergunto se o Jesualdo, por não ser propriamente o mais jovial dos treinadores, pode ser incluído num projecto desta natureza. Eu acredito que não, mas não poderia eu nunca aceitar despedir o Jesualdo só para escolher um treinador jovem.
Não sendo ele um treinador vulgar, acho que aqui tem sido conferido demasiado crédito a um homem que pegou numa equipa que era tudo menos uma equipa de futebol. Melhorar a performance do Sporting (e reconhecendo que as limitações eram penalizadoras e exigiriam sempre muito trabalho para as melhorar) não é propriamente um feito do outro mundo - ainda hoje, não sendo legítimo contestar a vitória do nosso clube, a verdade é que ela esteve a dez segundos de não acontecer.
Sobre o treinador português, acredito, sem qualquer dúvida, que o mesmo tem uma vantagem sobre muitos outros: não existe em Portugal uma escola táctica que subjugue um treinador assim que ele começa a aprender as rotinas da função. O treinador português manifesta a sua grandeza na sua capacidade de adaptação táctica. A nova fornada de treinadores portugueses tem-se definido pela ausência de uma matriz táctica uniforme.