Jesualdo Ferreira - Manager do Sporting Clube de Portugal

[center]
[/center]Manuel Jesualdo Ferreira (Mirandela, 24 de Maio de 1946)

Após ter treinado vários clubes, com especial destaque para os resultados obtidos ao serviço do Sporting de Braga, começou a temporada 2006/2007 no Boavista mas com a rescisão de Co Adriaanse no Futebol Clube do Porto, rescindiu contrato com o clube do Bessa para assinar por 2 épocas pelo FC Porto.

Jesualdo ainda criança parte com seus pais para Angola, onde reside até início da adolescência e de onde regressa com seus tios para estudar. Começa por estudar em Chaves, passa por Aveiro sem nunca esquecer a família nem os amigos que encontrava aos fins-de-semana e férias na aldeia de Carvalhais, freguesia do concelho de Mirandela.

Tira o curso de Desporto em Lisboa e, de canudo na mão, inicia um percurso desportivo. De clubes de menor visibilidade a equipas mundialmente reconhecidas, Jesualdo Ferreira sempre respeitou as suas convicções nas decisões pessoais e profissionais, segundo o próprio “abdiquei da minha família, dos meus amigos mas nunca dos meus princípios”. De entre muitas medalhas recebidas, Jesualdo elege a da sua cidade como a que mais o tocou, Mirandela homenageou com a medalha de ouro da Autarquia, no passado dia 23 de Março de 2007, o “Homem que vingou a pulso na vida”.

Jesualdo Ferreira ganhou três títulos de campeão nacional pelo FC Porto em 2006/2007, em 2007/2008 e em 2008/2009 tornando-se assim, no primeiro treinador português a conquistar três títulos consecutivos.

É actualmente um dos treinadores com mais nomeações para prémios a nível nacional. Destacam-se os prémios desportivos e a categoria de melhor treinador nos globos de ouro para as quais tem sido consecutivamente nomeado. Não venceu ainda o galardão dos Globos mas foi recentemente eleito por um estudo/sondagem como o melhor treinador da actual liga portuguesa de futebol.

Tem 192 jogos cumpridos com 82 vitórias, 47 empates, 63 derrotas, 259 golos marcados, 214 golos sofridos e 288 pontos.

Em Junho de 2009, depois de ter conquistado o terceiro campeonato consecutivo e vencido a Taça de Portugal, o FC Porto anunciou a renovação do seu contrato por mais duas épocas. Acabou por rescindir com o Futebol Clube do Porto, após uma época menos conseguida, com o terceiro lugar na Liga Portuguesa, a pesada derrota por 5 - 0 contra o Arsenal. que iria ditar a eliminação da Liga dos Campeões, e da derrota contra o Benfica na final da Taça da Liga. Apenas conseguiu vencer a Taça de Portugal. Foi substituído por André Villas Boas. 2010 cargo que ocupou até ao início de Novembro do mesmo ano, num momento em que a equipa ocupava um modesto 18º lugar da classificação geral.

Carreira:
1981-1982 - Rio Maior
1982-1984 - Torreense
1984-1985 - Académica
1984-1986 - Atlético
1986-1990 - Torreense
1990-1992 - Estrela da Amadora
1995-1996 - FAR Rabat
1996-2000 - Portugal sub-21
2000-2001 - FC Alverca
2001-2003 - SL Benfica
2003-2006 - SC Braga
2006-2010 - FC Porto campeão (06/07; 07/08, 08/09)
2010 - Málaga
2010-2012 - Panathinaikos
2012 - Sporting (manager)

Em relação ao novo cargo, só se sabe, por palavras do próprio:
«Serei o manager, terei a responsabilidade total do futebol do Sporting, desde a formação à equipa principal, Digamos que serei o treinador dos treinadores, com total autoridade para estar no campo, num treino ou simplesmente no gabinete, a tratar da parte organizacional»,

Jesualdo Ferreira assume que «por todas as razões» vai «estar mais perto, nesta fase, da equipa principal, porque é a que mais precisa».

«Os plenos poderes de que vou usufruir permitem-me fazer esta opção e, neste momento, julgo que ninguém terá dúvidas de que é preciso um trabalho direcionado para a equipa principal do Sporting», frisou, acrescentando que os seus «poderes permitirão intervir quando for necessário e a todos os níveis».

Boa sorte!

Mais um boneco. Siga p’ra bingo. :arrow:

:lol:

Boa sorte a Jesualdo Ferreira. Faço das palavras do juziel no outro tópico minhas.

Se eu alguma vez sonhei ver este gajo como fazendo parte da estrutura do futebol do Sporting… :o :o :o
Parece que é necessário ser orc ou lamp para ir para o Sporting. Não há Sportinguistas competentes? No mundo inteiro a unica pessoa que servia para o lugar era um lampião, daqueles que nem nunca se esforçaram para esconder a sua antipatia com o Clube?
Nem estando no Natal eu acredito que um dia possa aplaudir essa pessoa. O Sporting está acima de tudo, mas não estou mesmo a ver.
Para mim, vamos
Parece que é necessário ser orc ou lamp para ir para o Sporting. Não há Sportinguistas competentes? No mundo inteiro a unica pessoa que servia para o lugar era um lampião, daqueles que nem nunca se esforçaram para esconder a sua antipatia com o Clube?
Às vezes parece que quanto pior, melhor! :o :o :o
Esta estratégia é obscura, e não favorece o destino de um Clube que se quer grande, virado para os sócios, e ganhador.
Logo, não serve. E as pessoas que a implementam também não!

Contratado para esconder a incapacidade de Godinho para gerir um Clube de Futebol.

És grande Juju, a Zulmira em Alvalade dá um toque ainda mais chique.

Vão todos para o C.A.R.@.L.H.O.

Lambuças

:arrow:

a malta está tao incrédula, que foi preciso + de 12 horas para abrir o topico, apos o anuncio oficial do presidentezinho. :rotfl:

Tacho. E do bom.

Todos para as montanhas!!

Disse-o no outro tópico, antes de ser encerrado…

[i]O melhor que pode acontecer ao Sporting é o Godinho Lopes, numa última tentativa de auto-preservação, deixar o Manager fazer realmente o seu trabalho.

Dar um orçamento a Jesualdo, estabelecer objectivos. Princípio e fim da intervenção de Godinho Lopes.

Ainda este fim-de-semana li que o Antero Henrique se gaba de que o FC Porto tem uma rede de 250 olheiros espalhados pelo mundo. Nós devemos ter 25 olhos-do-cu, perdidos algures entre a Baixa da Banheira e Alhos Vedros. Indeciso

Jesualdo é um verdadeiro e profundo conhecedor de futebol. Duvido que consiga fazer algum milagre no Sporting, mas certamente terá mais hipóteses do que o GL.

Montar uma rede de scouting digna de um clube com as nossas infra-estruturas, criar uma base competente nas diversas equipas técnicas (e não os amiguinhos de passerelle do amigo Sá…) e assegurar uma coordenação técnica efectiva entre camadas jovens e equipa profissional. Tudo interligado, tudo relacionado, imune a presidências e períodos eleitorais. O presidente pode passar os cheques ao fim do mês e demitir o manager se os objectivos forem falhados. Apenas e só, sem se imiscuir no seu trabalho.

Jesualdo não me cativa nenhuma simpatia pessoal, mas isso não invalida que eu entenda que ele é dos portugueses mais competentes neste tema. Porventura, a sua maior dificuldade neste meio é a relação e exposição à comunicação social, algo que fica claramente facilitado com um trabalho mais de gabinete do que de relvado e chuteiras.

Por mim, que venha, será bem-vindo. Não espero milagres, mas espero certamente alguém que sabe o que realmente se faz neste mundo.

Duvidar do profissionalismo de Jesualdo não faz qualquer sentido. Tomara eu que um qualquer lampião ou tripeiro fosse campeão no Sporting, quanto mais um que fosse tricampeão. Nada nos serve, destes tipos que ganham títulos.

[/i]

bem que achei estranhos os seus elogios ao Sporting quando esteve na RTP informaçao.

disse algo do genero- “O Sporting tem no futuro um papel muito importante no futebol nacional, mais importante do que qualquer um dos outros clubes.”.

O Godinho deve ter ficado entusiasmado e contratou esta formiga que sempre foi odiado pelos adeptos do porto, principalmente na sua ultima epoca, de insultos de adeptos a alguns casos no balneario.

Em termos praticos vamos ter pressao sobre o Frank, que queria um adjunto e tem agora um treinador superior a si na hierarquia e com total liberdade de movimentos.

No meio disto tudo os jogadores devem estar alucinados com este pandemonio.

quanto a uma possivel entrada na europa, para o ano nao basta estar nos lugares de acesso, e preciso mostrar contas e depois de estarmos numa lista negra e perante as dificuldades que temos a pagar a fornecedores e a jogadores (admitido pelo Presidente), duvido muito da possibilidade de estar na europa para o ano, tanto pela vertente desportiva quanto financeira.

O que vem entao o Jesualdo fazer? (para alem de dar mais umas semanitas de “estado de graça” ao Godinho Lopes?

Vai tratar das contrataçoes e vendas, e vai intervir de imediato na equipa principal…

Tudo isto e um deja vu do Couceiro e JEB, um manager que vem para substituir o treinador numa altura em que o presidente e odiado. Ha algumas diferenças no entanto, a situaçao desportiva e pior, a situaçao financeira e pior, o treinador foi contratado recentemente e o Godinho nao tem o groove do JEB com as maracas.

Que continue a dança-

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=i_Vg983j8Gw[/youtube]

e estamos entregues a isto, aos filhos bastardos de uma familia outrora nobre e respeitavel.

Excelente. Partilho da tua opinião. Mas ainda acrescento algo. Se Jesualdo vai cuidar do futebol quer dizer que os advogados, os médicos e os godinhos terão menos dedo e menos possibilidade de asneirar, já não metem o bedelho e limitam-se a passar o cheque. Só isso já é uma melhoria!

Edit. Afinal já o disseste. Perfeito.

Mais uma voltinha, chulos rapam, mas o tacho já está rapado.

Se não há dinheiro nem para pagar aos jogadores este gajo vai receber de onde?

Sabías palavras Juziel,

Quanto a Jesualdo que seja Bem Vindo, e que o Sporting possa beneficiar da experiencia e dos conhecimentos do Professor Jesualdo. É o meu desejo neste momento.

Já tou a imaginar o Flopes a convencer o gajo:

“Prof. Juju nao se preocupe! No Panathinaikos se empatasse em casa tinha de fugir pro balneario? Aqui os nossos notáveis dão-lhe uma palmadinha nas costas e as claques gritam Aperta com eles Juju!”

Siga o circo.

Pois, mas isso nao vai suceder (deixar o Manager fazer o seu trabalho), o Godinho “Anti-Midas” Lopes vai mais tarde ou mais cedo fazer jus ao seu cognome e meter o seu instinto de sobrevivência à frente de quaisquer interesses superiores do Sporting ou do trabalho desenvolvido por A, B ou C na estrutura.

E cheira-me que vai já começar em Janeiro quando for claro que o que o Jesualdo vai querer fazer o Godinho irá querer boicotar e fazer diferente de modo a preservar a sua imagem, isto se o treinador nao bater antes com a porta e antecipar o próximo episódio desta grande comedia, claro.

Quando o Sá Pinto estava para sair, o primeiro nome que me ocorreu foi Jesualdo Ferreira, penso que é um homem do futebol, e sabe muito do assunto. Conhece de perto como se trabalha no Porto e isso joga a favor dele, além disso tem um bom percurso, é respeitado. Não devemos apontar-lhe o dedo por não ser Sportinguista, também não é portista e venceu no dragão…
Por mim tem competência para o lugar, que seja bem-vindo e ponha ordem na casa, até novos episodios, ou então que termine com a novela que era muito bom sinal, mas aqui já estou a sonhar…