Ainda há uns meses foi feita uma reformulação de escalões!..
SFF,
ver Deliberação da Assembleia Geral de 4 de Outubro de 2014: http://img713.imageshack.us/img713/6379/d6o6.jpg
ver respectiva Comunicação aos Sócios em Outubro de 2013
Tou a escrever no telemóvel, vamos ver se consigo dizer o que me parece que está a acontecer.
Também já tinha feito a mesma pergunta Viridis, mas agora quando vi a primeira imagem que colocaste houve um pormenor/pormaior;) que me chamou a atenção e penso que estará nele a resposta à dúvida que colocaste e que também é/era minha.
Se repararmos na explicação do significado do * relacionado com as categorias C e D, no primeiro ponto frisa que o acesso/manutenção dessas categorias depende de aprovação do Conselho Directivo.
Ora atendendo à segunda imagem, depreendo que o Conselho Directivo terá deliberado no sentido do acesso à categoria C estar restringindo aos sócios dos Núcleos, e o acesso à categoria D estará, simplesmente, suspenso.
Não sei se esta possibilidade do CD poder deliberar nesta matéria decorre dos Estatutos mas ainda que sim, penso que deveria ter sido comunicada a suspensão/limitação do acesso àquelas categorias de sócio que, sem dúvida, estão previstas nos Estatutos.
Espero ter sido claro na análise que fiz.
Já agora quero frisar que sou sócio A desde 1995, e as minhas duas filhas são-no também desde o primeiro aniversário do SCP, no ano em que cada uma delas nasceu, 2008 e 2013.
Em 2013, após a vitória do Bruno, tornei a minha mãe e o meu pai Sócios B.
Vou começar a moer o juízo aos Sportinguistas que conheço e não são Sócios (obviamente com respeito total pela decisão de cada um).
Parece-me de facto assim SkyWarrior e julgo que dentro dos possíveis podíamos ajudar todos a um SPORTING melhor, vamos ver o que se consegue com a ajuda de todos.
O Efectivo D se não me engano era para os sócios seniores/reformados/veteranos (?) não me lembro como era que se chamava o escalão anterior.
Não sei se foi mantido, mas se é como digo talvez a direcção tenha entendido que não vale a pena fazer publicidade a esse escalão pois só quem já for sócio à bastantes anos ininterruptos é que tem direito a ele, e talvez na altura tenham publicado por motivos exclusivamente informativos, para que não houvessem confusões aquando da troca de escalões.
Eu Era Sócio Correspondente, pagava 52€ anuais, com a mudança passei a sócio efectivo B a pagar os 52€, foi assim que votei o ano passado, agora sou sócio efectibo C a pagar os 52€.
Quero passar a ser sócio efectivo B, perguntei via mail, o que era necessário para isso, passado 3 dias responderam que precisava de pagar 450€ ??? ??? ???, sem qualquer explicação, mandei um mail a perguntar o porque desse valor, estou à espera de resposta.
Tenho as quotas em dia menos a deste ano, por isso não entendo este valor >:( >:(
Eu entendi que a aprovação do conselho leonino tinha a ver com o comprovativo da situação (de desemprego, reforma ou estudante) e não com a aprovação dos escalões. Não me faz muito sentido uma vez que os novos escalões foram aprovados em AG e o CL não se pode sobrepor ao que é decidido em AG. Mas, da forma como decorreu essa votação e de como (não) foram dadas as explicações não consigo dizer nada com certeza.
Estás a baralhar!!! Não é o Conselho Leonino que se pronuncia. É o Conselho Directivo (aka direcção do Clube).
Mas como referi anteriormente:
Não sei se esta possibilidade do CD poder deliberar nesta matéria decorre dos Estatutos mas ainda que sim, penso que deveria ter sido comunicada a suspensão/limitação do acesso àquelas categorias de sócio que, sem dúvida, estão previstas nos Estatutos.
pelo que o meu contributo nesta matéria não pode ir muito além deste!
Esse valor só faz sentido se for para manter antiguidade.
Obviamente (digo eu) podes mudar de escalao e o tempo so passa.a contar agora…mas passas de 52 euros ano para 78 euros
Pois… o CL realmente nunca poderia ser. Mas mantém-se o meu entendimento de que a aprovação, pelo conselho Directivo se prendia apenas com o comprovativo da situação económica e não com a aprovação dos escalões, que já foram aprovados em AG.
Sim. A direcção apenas decide se os sócios podem ou não ter acesso às duas categorias de acesso indirecto… a C e a D. Não decidem nada relativamente aos escalões criados, porque esses já fazem parte dos actuais estatutos.
A questão de no site apenas publicitarem as Categorias A, B e C (e não a D), é que a C e a D são de acesso indirecto, mas a C é permitida a sócios de núcleos do Sporting, sem precisarem de outro tipo de comprovação ou apreciação pelo conselho directo (e portanto está publicitada no site), ao contrário da Categoria D, que julgo que até só é permitida a sócios reformados ou desempregados que já sejam sócios há um determinado tempo… e é por isso que não está publicitada no site do Sporting.
Marinho como é que os 450 fazem sentido?
Sou sócio desde 2008, com as cotas sempre em dia, os tais 52€ anuais, o escalão que agora há de 6€ começou salvo erro o ano passado, ou seja, mesmo que eu não tivesse pago a cota seria só os 78€ mais os 78€ desta época.
Esse valor só fazia sentido SE existisse esse escalão desde 2008,e se eu não tivesse pago as cotas referentes a esses anos.
Assim só perdem, continuarei a ser sócio pelo amor e prazer que tenho pelo Sporting. pois podia contribuir com 78€ em vez dos 52€.
Perguntei o porque dos 450€ e disseram que era devido ao novo escalão, contradisse que o escalão não existia desde 2008, e que tinha pago as cotas, os 52€, mas mesmo assim ainda estava na disposição de pagar a diferença, 78-52=26*7=182, ainda não me responderam ao fim de quase duas semanas!!!
Peço desculpa pois se calhar expliquei me mal.
Só estou a tentar perceber onde pode aparecer esse valor sem conhecimento de causa.
O que quis dizer foi que só percebo esse valor no sentido de teres os plenos direitos como socio efectivo A até a data da criaçao de.escalão. Mas isto é um cenário quase irrealista pois por 450 euros nao vale a pena ganhar votos por ano de associado.
Pois o que acho é que deve haver muita gente a trabalhar no Sporting, que não é Sportinguista, e tasse bem a “obrar” para o Sporting.
Mas vou aproveitar para quando for a Alvalade dar um salto à loja verde, ao primeiro piso para tentar perceber isto. é que não há nada melhor que um frente a frente.