Abro este tópico para o caso de quererem partilhar a vossa própria experiência naquele mágico 14/12/1986.
Eu tinha apenas 5 anos e, como já escrevi aqui no fórum, lembro-me perfeitamente do meu pai a ir para o jogo e a voltar todo sorridente e com um bilhete para me dar :D. Será talvez a memória mais antiga que tenho do nosso clube.
Para aqueles que já vivem o Sporting à mais tempo, gostaria de ler o que têm a dizer sobre o jogo. Como é que caracterizariam toda a envolvente do Sporting nessa altura? Foram ao estádio? Como foi o ambiente? Etc…
14 de Dezembro de 1986 - 14 de Dezembro de 2006
Os 20 anos dos 7 - 1 !
A 14 de Dezembro de 1986, o Sporting Clube de Portugal defrontava no Estádio José Alvalade o SL Benfica.
Os sportinguistas, mais uma vez, galvanizaram-se nas bancadas e os jogadores sportinguistas traduziram esse mesmo entusiasmo no relvado com um expressivo 7-1 ao Benfica. Foi há 20 anos.
Sporting 7 - 1 Benfica
Ficha de Jogo:
Quote:
Árbitro: Vítor Correia (Lisboa)
Sporting - Vítor Damas; Gabriel, Venâncio, Virgilio, Fernando Mendes (Duílio); Oceano; Litos (Silvinho), Zinho, Mário Jorge; Meade, Manuel Fernandes.
Treinador: Manuel José
Benfica - Silvino; Veloso, Dito, Oliveira e Álvaro; Shéu (Nunes); Chiquinho Carlos, Diamantino (César Brito), Carlos Manuel, Wando; Rui Águas.
Treinador: John Mortimore
Marcadores: 1-0, Mário Jorge (15m); 2-0, Manuel Fernandes (50m); 2-1, Wando (59m); 3-1, Meade (65m); 4-1, Mário Jorge (68m); 5-1, Manuel Fernandes (71m); 6-1, Manuel Fernandes (82m); 7-1 Manuel Fernandes (86m).
Eu, foi a 1ª vez que fui ao estádio sem o meu pai, fui para a Superior Sul, entrei com duas horas e meia de antecedencia, já o sector da JL na bancada nova (Ponta Sul) estava a abarrotar e aos saltos com a aparelhagem própria a berrar o Sunday bloody sunday. Durante o jogo lembro-me de me custar a acreditar no que se estava a passar, lembro-me dos focos de incendio na Norte com os lampiões a rasgar e queimar cartões, fui apanhar o autocarro de volta à av dos EU e fiz todo o caminho com um sorriso indisfarçavel e a ouvir por todo os lados os sportinguistas a cantar; “A todos um bom Natal”!
Como já não me lembro do que escrevi (se é que escrevi algo) há um ano, umas notas soltas:
estive no Estádio, com o grupo (há muito desfeito) de colegas de Liceu com quem costumava ir aos jogos. Na Bancada Nova, Sul (zona da Juve, pouco mais acima).
das melhores exibições que vi Litos fazer com a camisola do Sporting, mesmo que a figura do jogo tenha sido o Manel. Mas até a abécula do Meade (que precisava de fazer 20 remates à baliza para marcar um golo) brilhou nesse jogo!
lindo os lampiões a queimar cachecóis no Topo Norte. :twisted: :lol:
Tá visto que já na altura precisavas de óculos... :lol:
O Meade era um excelente jogador, foi um dos melhores avançados que vi no Sporting e de forma nenhuma era o esbanjador que queres fazer crer que era.
Diferença de opiniões: o Meade era uma autêntica trampa. Aliás depois o Mortimore levou-o para Sevilha, onde não fez mais que uma época, nem sei se completa. A não ser que me arranjes um currículo posterior com muitos golos marcados em bons campeonatos, fico na minha. :arrow:
Nunca me perdoarei por ter falhado esse jogo só porque resolvi antecipar uns dias as minhas férias de Natal. :oops:
Assim na hora do jogo estava a ver outro da 3ª divisão no velhinho Municipal de Angra, onde se festejaram exuberantemente os golos que nos chegavam pelo relato.
No fim foi toda a gente a correr para casa porque a RTP Japão ia transmitir o diferido que gravei. Ainda hoje tenho essa cassete, para além duma gravação em DVD que fiz recentemente na RTP Memória
O Meade era um excelente jogador, foi um dos melhores avançados que vi no Sporting e de forma nenhuma era o esbanjador que queres fazer crer que era.
Diferença de opiniões: o Meade era uma autêntica trampa. Aliás depois o Mortimore levou-o para Sevilha, onde não fez mais que uma época, nem sei se completa. A não ser que me arranjes um currículo posterior com muitos golos marcados em bons campeonatos, fico na minha. :arrow:
Não faço a minima ideia do CV do homem fora do Sporting, mas lembro-me que cá jogou 2 épocas onde deve ter feito uns 50 jogos e marcado bem à vontade mais de 30 golos.
Lembro-me do que marcou nestes 7-1 e de um com o Bilbao (numa das melhores noites europeias de que tenho memoria) e outro com o Barça.
Além do mais, muitos dos golos que o Manel marcou nesta altura (salvo erro numa das épocas foi o melhor marcador do campeonato) deveram-se ao trabalho fisico do inglês na área.
Pergunta ao Manel o que ele acha do Meade e vais ver que não sou só eu que acho que o homem era um excelente avançado.
Não faço a minima ideia do CV do homem fora do Sporting, mas lembro-me que cá jogou 2 épocas onde deve ter feito uns 50 jogos e marcado bem à vontade mais de 30 golos.
Lembro-me do que marcou nestes 7-1 e de um com o Bilbao (numa das melhores noites europeias de que tenho memoria) e outro com o Barça.
Além do mais, muitos dos golos que o Manel marcou nesta altura (salvo erro numa das épocas foi o melhor marcador do campeonato) deveram-se ao trabalho fisico do inglês na área.
Pergunta ao Manel o que ele acha do Meade e vais ver que não sou só eu que acho que o homem era um excelente avançado.
psilva, essa eu também apanhei no Google, mas é muito incompleta, nem sequer mencionando a (meteórica) passagem pelo Bétis, e quase sem informação sobre os golos. Dá apenas para ver que depois do Sporting só jogou em clubes de merda, o que atesta a sua falta de qualidade! :twisted:
psilva, essa eu também apanhei no Google, mas é muito incompleta, nem sequer mencionando a (meteórica) passagem pelo Bétis, e quase sem informação sobre os golos. Dá apenas para ver que depois do Sporting só jogou em clubes de merda, o que atesta a sua falta de qualidade! :twisted:
Tão má ou incompleta que aponta a saída do homem para Março de 89, quando ele saíu em 87, antes do consulado Bigodes.
E ou me falha a memoria, ou ele foi para o Bilbao e não para Sevilha… e quanto muito para o Sevilha propriamente dito e não para o Bétis.
Tão má ou incompleta que aponta a saída do homem para Março de 89, quando ele saíu em 87, antes do consulado Bigodes.
E ou me falha a memoria, ou ele foi para o Bilbao e não para Sevilha… e quanto muito para o Sevilha propriamente dito e não para o Bétis.
Confesso que a memória está longe de ser uma das minhas virtudes e não me lembro de esse moço ter ido para Espanha, e se calhar são os ingleses que (também) não gostam de espanhois mas aqui: http://jkarlsson.netfirms.com/players/m/meade_rj/ também não o referem. Aliás no site do Dundee ele consta como uma das mais caras transferências £200.000 adquirido ao Sporting.
E ou me falha a memoria, ou ele foi para o Bilbao e não para Sevilha... e quanto muito para o Sevilha propriamente dito e não para o Bétis.
Ele foi para o clube que o Mortimore foi treinar quando saiu do Benfica. E esse clube foi o Bétis, como encontras facilmente no Google (nem sempre em páginas com muita qualidade, como por exemplo atesta http://adrybetis.galeon.com/ ).