Já estamos de cócoras?

Depois das insignificantes caricaturas dinamarquesas e da comunicação científica (e historicamente correcta) do Papa…

[b]Ópera de Mozart cancelada em Berlim por receio de protestos [/b] A Deutsche Oper de Berlim, uma das três salas de ópera da capital alemã, anunciou na segunda-feira que retirou da sua programação a ópera de Mozart «Idomeneo», por recear que suscitasse protestos de islamitas.

A encenação de Hans Neuenfels, conhecido pelas suas provocações, poderia suscitar algum mal-estar e protestos de islamitas que se sentissem ofendidos, refere um comunicado.

Numa das cenas, Idomeneo, rei de Creta, exibe as cabeças de Poseidon (deus grego dos mares), de Jesus, de Buda e de Maomé e coloca-as em quatro cadeiras, explica a Deutsche Oper.

Apresentada pela primeira vez em Dezembro de 2003, esta adaptação da ópera em três actos de Mozart suscitou vivas reacções do público.

Agora, estavam previstas récitas para os dias 5, 8, 15 e 18 de Novembro.

Diário Digital / Lusa

:evil: #-o

Rebentou a bronca na Alemanha por causa disso. Isto aconteceu a conselho da policia e a classe politica alemâ revoltou-se em massa.

Mas a noticia- como está ai- nâo está correcta: a opera nâo foi cancelada mas “adaptada”. A certa altura deveriam aparecer as cabeças decapitadas de umas quantas figuras religiosas(Jesus Cristo, Mohamed e mais uns quantos) e a de Mohamed foi retirada na versâo que queriam apresentar.

Não sabia da questão da adaptação, tenho lido e ouvido a notícia sempre na perspectiva do cancelamento puro e simples. De qualquer maneira nem sei o que será uma capitulação mais humilhante, se cancelar a exibição da obra, se adulterá-la por medo das reacções.

mea culpa, a opera foi realmente cancelada após a polemica que rebentou devido à adaptaçâo.

Ambas as situaçôes sâo ridiculas, onde estamos a chegar :?

Não sei qual é o problema, são uma religião tão normal e usual como as outras…

Não se despachem que não é preciso… :roll:

Absolutamente ridículo, mas é um bom exemplo do ponto a que se chegou. Mais um golo para os fundamentalistas islâmicos.

Pelo que sei, foi um erro clássico de quem não tem um raciocínio científico e não quer assumir responsabilidades.
A directora da Opera de Berlim teve medo de poder vir a ser responsabilizada por eventuais reacções.
Para se livrar disso inquiriu a polícia, que (exactamente pelos mesmos motivos) lhe respondeu que era possível que viesse a haver reacções.
Se me perguntarem se um meteorito me pode cair em cima da cabeça quando eu fôr a Alvalade ver o jogo com o Bayern, a minha resposta é claramente que esse acontecimento é possível. Mas não é por isso que eu não irei ver o jogo…
Há que saber quantificar a Casualidade e o Risco.

estão a ver os fundamentalistas árabes a cancelar uma ópera por medo de represálias dos europeus…?

De cócoras não, mas de rabinho espetado pronto para o castigo!

estão a ver os fundamentalistas árabes a cancelar uma ópera por medo de represálias dos europeus...?

Não, mas também não os estou a ver a assistir uma ópera :lol: