Ivanildo Fernandes (Saída: Vizela)

Quando a coisa corre bem “foi uma questão de encarrilhar” // quando a coise corre mal “culpa exclusiva do jogador”, mesmo que tenha sido num contexto de merda, da liga dos kebabs.

Já disse e digo aqui outra vez. Este vai ser mais um Domingos Duarte ou Palhinha, que quando as pessoas o virem a jogar vão perceber que tem qualidade.

3 Curtiram

Era deixá-lo provar o valor (ou a falta dele) nos treinos, em jogos da pré-época…nao se perdia nada.

1 Curtiu

Numa linha de dois não o acho terrível, mas mediano (e claramente inferior ao Domingos Duarte, que também não é fabuloso mas é bonzinho).

Para uma linha de três não consigo de todo imaginá-lo a funcionar sequer a um nível mediano, mas isso sou eu.

Eu não disse que foi. Disse se não terá sido. E explico. O Ivanildo que apareceu no Moreirense foi tremendamente fiável. Diria até que estupidamente fiável face ao que mostrava na equipa B, onde apesar de mostrar qualidades , também apresentava algumas falhas de concentração e abordagem. De repente, chega ao Moreirense e tudo corre bem. Foi uma evolução tremenda.~

Pode ter sido da subida de escalão e de treinar noutro ambiente? Pode sim senhor. E nessa altura nunca me ouviste dizer o contrário. Aliás, aquele jogador, disse-o na altura, entrava no Sporting.

O que aconteceu na Turquia… foi muito mau. E sim, levanta questões. Duvido que tu próprio não fiques com algumas questões. Afinal, que Ivanildo é real? Um, outro, algures no meio? Não sei. Também não sei qual tem aparecido nos treinos, já que eu não vejo os treinos. Se é o do Moreirense, deveria de estar no plantel. É?

Agora, aquele exercício, que repito não gosto anda de fazer, tem única e exclusivamente com o facto de virem para aqui dizer que o jogador tem tudo, que os nos titulares é que enterram. Bem, ele passou uma época e dois clubes a enterrar.

Já agora, a questão do encarrilar e do ir abaixo não é assim tão inocente. Nem desvalorizável. Primeiro, eu não disse que o bom era responsabilidade dos outros, nem que na Turquia foi só ele. Segundo, mesmo que assim seja, que não faltam são jogadores que estão lá em cima quando estão sempre a jogar e em alta motivação, mas que as paragens ou um jogo menos conseguido afetam brutalmente a forma, as decisões, a motivação. E vão por aí abaixo. Os “grandes” não podem ter jogadores assim.

2 Curtiram

Mas viste os treinos?

Eu não percebo simplesmente é porque não dão minutos ao jogador quando ele é o único Gajo com as características certas para jogar onde joga o Feddal

Eu não acho que ele tenha em si as características intrínsecas para ser um jogador naquela posição (também não acho que o Feddal o seja) e não sei o que ele fez nos treinos.

O que para ti é necessário para jogar ali ?

Para mim é preciso ter capacidade de progressão com bola, para permitir o Nuno Mendes dar largura e passarmos para uma situação de superioridade numérica na ala adversária, velocidade para lidar com a profundidade e os duelos com os extremos adversários, e posicionamento/leitura de jogo para perceber os momentos de ajustar ao central de dentro ou ajustar na largura.
O Ivanildo peca no lado tático, que lhe leva a pecar no lado defensivo, mas isso treina-se.
Já o Feddal nem é rápido nem sabe sair a jogar a não ser em passe vertical ou chutão.

Por isso não percebo onde não tem características.
A vir alguém tem de ser um Gajo das características do Ivanildo e nunca do Feddal.

Começa logo pelo que eu acho ser o seu ponto mais fraco: a capacidade de ler o jogo e reagir à movimentação, quer da sua equipa, quer adversária. Não de um adversário, mas de toda a equipa.

Podes ter as capacidades técnicas e físicas, mas sem isso… É uma forma diferente de jogar, a qual nem é natural aos defesas portugueses. Os holandeses trabalham isso, os nossos não. Não é central, não é lateral, a forma como pensa é diferente. As linhas são diferentes, as referências nada a ver.

Podes-me dizer que isso é trabalhado, mas eu respondo que não sei se foi, não vi os treinos.

Sporting empresta Ivanildo Fernandes ao Almería

Clube espanhol fica com opção de compra por 3 milhões de euros

  • […](javascript:void(0))

Ivanildo Fernandes vai jogar no Almería por empréstimo do Sporting até ao final da época. O clube espanhol ficará com opção de compra do passe por 3 milhões de euros.

Se corresponder às expectativas, o defesa central assinará um contrato válido por 4 temporadas com o emblema da Andaluzia, que tem um projeto de subida à La Liga e ocupa, atualmente, o 3.º lugar da 2.ª divisão espanhola.

PUB

O acordo foi consumado nas últimas horas e, sabe Record, será oficializado a qualquer momento.

Ivanildo Fernandes, de 24 anos, concluiu a sua formação no Sporting após passagens por Damaiense, Estrela da Amadora e Casa Pia. Apesar de ter sido chamado por Marcel Keizer ao estágio de pré-época, em 2019/20, e de ter realizado 83 jogos (2 golos) no Sporting B, o amadorense nunca se estreou oficialmente pela equipa principal dos leões. Evidenciou-se no empréstimo ao Moreirense em 2018/19 e na época passada jogou na Turquia, primeiro no Trabzonspor e depois do Rizespor.

Atualmente, Ivanildo estava a trabalhar à parte na Academia, com os restantes jogadores excedentários dos quadros profissionais do Sporting, nomeadamente Rafael Camacho, Ristovski, Tiago Ilori, Lumor e Bruno Gaspar.

A transferência para o Almería é um passo no sentido de relançar a carreira, na linha do que fez Domingos Duarte, com sucesso, no Deportivo e no Granada.

De Almería para Alvalade deverá chegar Pedro Mendes, que tinha sido cedido no verão mas não se adaptou. O avançado não está nos planos de Rúben Amorim, pelo que terá de ser econtrada outra solução na reabertura do mercado, em janeiro.

Vamos emprestar um jogador a uma equipa que nos acabou de devolver 1 emprestado.

Menos um. Que tenha minutos.

Então?

Ficava em Alcochete a ajudar o Paulinho?

Ao menos deixamos de pagar o ordenado e pode ser que pegue por lá (dúvido) e que o clube encaixe 3M€.

Menos 1.

1 Curtiu

Ou muito me engano ou no final da época está de volta.

Agora só faltam colocar uns 6 ou 7 ainda.

Não percebo como este jogador não teve uma oportunidade no plantel…

Desde 2014 no Sporting, varias épocas na equipa B sempre a jogar, emprestado ao Moreirense também fez bastantes jogos, na Turquia numa época em duas equipas diferentes faz 22 jogos…

Actualmente o cenário é este, se for um jogador da formação mas que não dê para vender por largas dezenas de milhões de euros logo de caras é para encostar, emprestar ou dar de graça!!!

E porquê?? Porque preferem comprar lixo porque isso é que dá comissões aos lambuças que mandam no clube e isso é que interessa, encher os bolsos dos empresários e escritorios de advogados dos amigos e familiares e o Sporting que se foda…

Demiral e Domingos Duarte deveriam ser exemplos de como não se gerirem estes casos!

Agora emprestam o jogador a um clube da 2ª liga espanhola que possivelmente sobe à 1ª e o mais certo é ele se destacar dos restantes, e no final da época ficam com um central por 3 M que ao fim de meia época o vendem por 5…

Em vez de sermos nós a tirarmos os dividendos financeiros do investimento feito na formação do atleta ao longo dos anos, precisamente no momento decisivo para o potenciarmos e ganharmos alguma coisa com ele vamos dá lo a outra equipa, um Almeria da 2ª liga espanhola!!

Não o conseguiam por a rodar até ao final da época numa equipa da 1ª liga e no fim do emprestimo regressava a casa? ? Depois de vermos como é que este ano corre em termos de evolução dos miudos, quem sai ou quem fica e aí tomava se uma decisão, não é ter um jogador com potencial desportivo e financeiro parado meio ano…

Não me fodam, se isto não é gestão danosa não é nada!!

SL.

oficializado pelo UD Almeria

Ivanildo Fernandes, nuevo jugador de la UD Almería. El defensa central portugués llega cedido, con opción a compra, hasta final de temporada por el @Sporting_CP

Ivanildo queria jogar fora de Portugal.

Daqui a uns meses volta…não te preocupes.

O ano passado ou ha dois anos talvez tivesses razão, poderiam ter sido dadas mais oportunidades ao Ivanildo. Nesta época parece-me obvio que não tem lugar no plantel principal do Sporting, com Coates, Feddal, Neto, Goncalo Inacio e Quaresma.

Se nao tem lugar no plantel mais vale ir rodar para tentarmos que valorize. Parece-me a opcao mais obvia.

Sobre a qualidade do jogador, ja o tinha dito antes e na minha opiniao nunca foi um jogador que me deslumbrasse ou me fizesse ver um futuro brilhante. A época no Moreirense que falas, apesar de ter sido titular, teve vários erros dele, o mais claro contra o Benfica mas lembro-me também de um outro se nao m engano frente ao Maritimo ou Guimaraes.

1 Curtiu

o unico erro foi não se ter conseguido vender este jogador no final da epoca que fez no Moreirense. Jogador que sempe me deixou em sobressalto. Pensei, de inicio, que era uma questão de adaptação à realidade de um clube grande (tinha chegado do Casa Pia)…mas o tempo passou e a tremideira continuou.

1 Curtiu

preferia ter ficado com este para fazer número e ser suplente chegava , e colocar o Gonçalo a ganhar “Rodagem” .
O Inácio e o Quaresma precisão de sair para jogar ,.
Ganhar a chamada na gíria “estaleca competitiva” para quando voltarem “pegarem de estaca”, ainda são muito novos , e parece-me que acusam muito a pressão ainda, ao contrário de Nuno Mendes e Tiago Tomás que me parece demonstrarem mais maturidade .