Esta podia muito bem ser a história de Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, um menino madeirense que aos onze anos ingressou no Sporting e hoje é de forma unânime considerado o melhor jogador do mundo. Não quero com isto dizer que “andam por aí à solta Cristianos Ronaldos”. Não é isso. Mas, e talvez possam chegar às mesmas conclusões que eu depois de lerem este artigo, a história da ainda curta vida de Iuri Medeiros é muito semelhante à do craque português. A excepção é a origem dos dois jogadores, embora ambos tenham nascido fora do continente: um nasceu no Funchal, na Madeira, o outro na Horta, no Faial, Açores.
Centremo-nos em Iuri Medeiros. Tem 13 anos - faz 14 na próxima quinta-feira dia 10 -, é extremo esquerdo e joga nos iniciados do Sporting, tendo chegado à Academia do clube, em Alcochete, quando tinha apenas dez anos. É um esquerdino dotado de uma técnica apurada, sendo já considerado um dos mais promissores jovens da formação dos leões. Aurélio Pereira, um autêntico “caça talentos do Sporting”, já se rendeu às evidências. O talento do jovem açoriano também não passou despercebido aos clubes estrangeiros, nomeadamente aos ingleses do Manchester United, que já sondaram o menino Iuri, que aos 13 anos é já “uma personalidade” na modesta cidade da Horta.
No palmarés, Iuri já conta, por exemplo, com os troféus de melhor marcador e melhor jogador do Torneio Inter-Associações Lopes da Silva, que terminou sábado no Complexo Desportivo do Jamor. O extremo foi titular na equipa da Associação de Futebol de Lisboa, que conquistou o troféu após bater na final a congénere de Viseu por 1-0. Iuri marcou cinco golos na competição.
Os primeiros passos
E quem melhor que Filipe Medeiros, o irmão de Iuri, para contar como foi que o “menino que andava sempre a jogar à bola” ingressou no Sporting. “Ele jogou três anos no Sporting Clube da Horta, entrou aos sete e saiu aos dez para jogar no Sporting. Ele aqui na ilha marcou para aí uns 70 golos, nem sei quantos foram ao certo, só sei que foram muitos”, começa por dizer ao Academia de Talentos (ADT). “Aqui o que interessa aos treinadores é que os jogadores marquem golos, isso é que é importante. E era isso que ele fazia”, prossegue.
Hoje Iuri veste a camisola número 11 dos leões, mas a primeira vez que o jovem médio saiu da Ilha do Faial foi para ir treinar ao Benfica. “Foi depois de um torneio que há aqui todos os anos, um torneio que é organizado pela escola de futebol do Pauleta. Ele deu nas vistas, foi o melhor marcador, como aconteceu durante a época, e o Benfica interessou-se nele. Esteve cá um senhor a falar connosco e o Iuri foi lá treinar à experiência. Passou primeiro numa fase em que estavam 30 jogadores e depois num grupo mais pequeno de sete miúdos”, explica Filipe Medeiros.
Depois foi a vez de o Sporting também se mostrar interessado. E aí pesou o facto de Iuri e toda a sua família ser sportinguista. “Ele primeiro foi à experiência no Benfica, só depois é que foi ao Sporting. Fez um torneio no campo do Olivais e Moscavide e marcou 11 golos, inclusive dois na final. O Sporting quis logo ficar com ele. Houve um senhor que me ligou e foi logo buscar o Iuri a casa de uma tia nossa em Campo Maior, que entretanto já está a viver nos Açores”, conta o irmão e, para já, gestor da carreira de Iuri. “Vou gerir sempre a carreira dele até dar. Depois, com o tempo, pode ser que seja necessário arranjar um empresário, mas logo se vê”, diz.
Sozinho" na Academia
Iuri vive na Academia desde os dez anos. Sem qualquer tipo de receio, Filipe Medeiros confirma que, apesar de “não ter lá ninguém e de estar sozinho”, o irmão “está muito bem”. “Nunca se queixa de nada. Para ele está sempre tudo bem”, frisa. O pior são as saudades da família, que viu partir em tenra idade para Lisboa um menino de dez anos. “Para nós é muito complicado estar sempre a fazer viagens para ir ter com ele. Nós somos uma família humilde e eu já gastei muito dinheiro para o levar ao continente. Com as passagens e tudo o resto devo ter gasto mais ou menos cinco mil euros. Foi muito complicado, mas acho que valeu a pena”, salienta.
As qualidades de Iuri já chamaram a atenção de equipas europeias. De acordo com o irmão, “já houve contactos por parte de clubes ingleses”, até porque “há muitos olheiros que já pediram dados dele”. Apesar de não saber quem são as formações em questão, Filipe Medeiros abre um pouco o jogo: “Um dos clubes interessados era, em principio, o Manchester United, mas não sei bem.”
Certo é que para já o desejo de Iuri é continuar a representar os leões. Na Academia do clube, o jovem médio está em constante aprendizagem e vai tendo a oportunidade de conhecer alguns dos jogadores profissionais, o que também ajuda a evoluir. “Ele tem um par de botas que lhe foram oferecidas pelo Yannick Djaló e também gosta muito do João Moutinho. Eles cruzam-se muitas vezes na Academia e, muitas vezes, até estão juntos na piscina”, revela Filipe Medeiros.
Depois, conta o irmão de Iuri, o médio está a ser bem acompanhado: “É um dos pontos fortes da formação do Sporting. O senhor Aurélio Pereira já me disse que ele vai ter um excelente futuro, mas é preciso ter calma”, conta, referindo que “recebe em casa uma carta com as notas da escola e com a avaliação da performance.”
Famoso na Horta
Apesar de ter apenas 13 anos, Iuri goza desde cedo de uma enorme reputação na cidade da Horta. “Ele chegou no domingo, para gozar as férias grandes. Veio no mesmo avião que a equipa da Associação de Futebol da Horta que disputou o Torneio Lopes da Silva. Ele chegou e já está a jogar futebol de praia”, diz entre risos o irmão de Iuri. “Não existem muitos habitantes aqui e ele já é muito famoso. Fala-se dele nos cafés”, sublinha.
Como a maioria dos jovens futebolistas portugueses, Iuri sonha atingir o topo, onde já chegou, por exemplo, Cristiano Ronaldo. “Que eu saiba ele não é muito de falar de outros jogadores, mas claro que o Cristiano Ronaldo é uma referência. Até para mim é, que tenho 29 anos”, diz Filipe Medeiros.
Quando questionado sobre se Iuri poderá brilhar ao mais alto nível, o irmão do jovem leão é esclarecedor. Ainda assim, Filipe Medeiros tem os pés bem assentes no chão. “Temos muito orgulho dele, mas vamos ver como as coisas vão correr. Nós achamos que se ele quiser ele pode chegar lá”, conclui. Quem sabe se o açoriano Iuri Medeiros não poderá ser o próximo Cristiano Ronaldo? Sonhar alto e ambicionar ser uma estrela nunca fez mal a ninguém.
Nome: Iuri José Picanço Medeiros.
Clube: Sporting Clube de Portugal.
Posição: Extremo-esquerdo.
Data de nascimento: 10-07-1994.
Nacionalidade: Portuguesa.
Altura: 1,68 metros.
Peso: 58 kg.
Texto: Frederico Gerardo
Imagem: Academia de Talentos