Montero já marcou contra o benfica. Um excelente golo, por sinal.
Não percebo a angústia. Sabe-se que Slimani não estava em condições, não treina com os colegas há um mês, não seria certamente titular e mesmo saindo do banco muito dificilmente seria o Slimani de sempre.
Temos que contar com o melhor marcador da equipa. Desta época e da anterior. Ganhámos no Dragao sem Slimani, temos ganho sem ele. Também preferia ter o argelino em campo mas não será pela sua ausência que deixaremos de ganhar.
Temos muita gente com bons números em termos de golos.
E Slimani também já marcou. A época passada e esta.
E Slimani… também já marcou mais que um ao porto.
Queres ir mesmo por aí? Ou o que é que isso que escreveste tem a ver com o que eu escrevi?
Montero, como ponta-de-lança, contra boas defesas é 90% das vezes uma nulidade. São factos. E amanhã não só jogamos contra a melhor defesa do campeonato como contra uma equipa que tem outros argumentos e que precisa de ser confrontada com outro tipo de dificuldades.
Slimani vai fazer falta, mas não muita. Aliás eu mesmo com o slimani convocado apostava na titularidade de montero, e lançava o slimani na 2º parte se houvesse empate ou pior.
Total confiança em montero.
Claro que tem a ver com o que escreveste. Porque Montero já marcou contra o benfica, já assistiu para o golo da vitória no Dragão, já deixou o seu contributo em jogos grandes. Não é um facto que Montero seja uma nulidade, seja em jogos de maior ou menor exigência ou pequenos. Aliás, fez um jogo soberbo na derrota por 3-1 no estádio dos azuis e aí nem marcou nem assistiu.
Obviamente que com Montero, a equipa tem que jogar de outra forma.
Obviamente que com Montero, os defesas contrários não precisam de se preocupar muito com o confronto fisico.
Obviamente que com Montero, o jogo aéreo do Sporting, quando é para o PL, é muito menos perigoso do que com Slimani.
Portanto será uma boa ideia aproveitar a capacidade no jogo interior dos 2 extremos, não os colar junto à linha, longe de Montero e a despejar-lhe bolas.
Não o fazendo, ora é evidente que o Sporting vai ter problemas. Mas não é isso que espero desta equipa.
Equipa que tem Montero com 10 golos, Nani com 8, Carrillo com 7, João Mário com 6, Adrien 5 e até já ambos os centrais molharam a sopa.
Repito. Preferia ter Slimani. Mas como entendo que não estamos dependentes dele ( nem de Montero ), a minha dúvida para amanhã prende-se com o comportamento colectivo.
Se tenho ansiedades relativamente a prestações individuais? Tenho. Várias. E uma grande expectativa. Que os 4 melhores jogadores desta equipa ( RP, William, Nani e Carrillo ) estejam no seu melhor. Destes sim, vejo alguma dependência.
Quando o Montero deixou de marcar golos o ano passado… Apareceu Slimani.
Quando o Slimani teve uma baixa de forma em Outubro/Novembro… apareceu Montero.
Quando o Slim foi para Africa, e Montero nao resolvia… apareceu Tanaka em Braga e na recepcao ao Rio Ave.
Por muito importante que Slimani possa ser, nao ha insubstituiveis. Tanto Montero e Tanaka ja provaram estar á altura dos desafios. Quando foi preciso, eles responderam com golos e golos que nos deram vitorias.
E já agora também esperas que o Sporting jogue sozinho e sem oposição?
Continuas a dizer que ah e tal, preferes Slimani mas sentes essa necessidade de relembrar o nº de golos do Montero… É um bom truque, mas isso mostra exactamente o quê? Que Montero lá teve que marcar uns golitos (o mínimo que se exigia na posição onde joga) uma vez que Slimani não esteve cá?
Se o Sporting pode ganhar jogos com Montero e sem Slimani? Mal seria se isso não fosse possível, tendo Nani e este Carrillo…
O que se fala aqui é estar mais perto da vitória. E contra o benfica, o Sporting jogando com Slimani está sempre mais próximo de causar mais dificuldades aos bons adversários e dessa vitória. Seja com as nuances que quiserem romantizar… porque já está mais que provado que Slimani quebra todos esses mitos que tanto quiseram associar ao seu estilo de jogo ou à forma de jogar da equipa quando ele está lá.
Também não. Para mim, é mesmo um tiro no porta-aviões…
E eu, dado o contexto, até poria o Montero a titular neste jogo.
Mas saber que tinha no banco um trunfo com as características e com a capacidade de mexer com jogo do Slimani, era uma salvaguarda muito boa e, acima de tudo, muito tranquilizadora.
Mas pronto…
Vamos acreditar que só estamos a perder 20 ou 30 minutos de plano B e que o Montero até pode dar mais resultado contra uma equipa com uma dupla de centrais muito alta mas menos móvel.
Nunca estive demasiado confiante para este jogo.
Também não vou agora ficar pessimista.
Temos tudo para ganhar desde que tenhamos a atitude certa.
Isso é que vai ser chave. Ter a atitude certa.
Desculpa lá, Gustavo, mas essa treta ( porque é mesmo treta ) das guerrinhas pessoas por causa de jogadores e em particular esta com Montero/Slimani, já cheira mal por todos os lados.
Não sou eu que tremo/temo/receio ( mais ) um jogo contra o benfica porque falta Slimani. A mesma coisa se faltasse Montero.
Parece que estamos a falar de um super goleador.
Não estamos. Por isso mesmo é bom lembrar que NÃO é o melhor marcador da equipa, como NÃO foi o ano passado. E nem se trata de meter qualquer tipo de farpa, que tanto te abespinha quando se fala de Slimani de forma negativa ou mais depreciativa em relação a Montero. Isto sim, são factos. “Isto”, aquela coisa de ser o melhor marcador. E refiro-o, não por querer vincar um qualquer ponto relativamente à superioridade de 1 por causa dos golos, mas porque FACTUALMENTE e para este jogo É MONTERO o titular, porque o choradinho por um jogador que já se sabia que não ía estar no 11 e se estivesse no banco, nunca estaria em condições?
Já o disse há 2, 3 meses. Se me dessem a escolher um, escolheria Slimani, não porque prefira o seu futebol, não porque o ache superior, quando em pleno, ao melhor Montero mas porque é bem mais regular, tem mais fibra, tem mais personalidade, tem mais carácter.
Eu não concordo com muitas coisas que Gtony diz, mas porra, tem toda a razão quando critica o negativismo e o pessimismo antes destes momentos. Tudo bem que não somos nós, adeptos, que estamos dentro de campo mas a coisa passa dos sofás para as bancadas e depois para o relvado.
Não há Slimani, há Montero, há Tanaka, há Nani, há Carrillo, há João Mário. O que não falta é gente que marca golos.
Já não estamos no tempo do Wolfswinkel, que tanto aqui era criticado, mas meter a bola dentro da baliza, só mesmo ele, porque o resto era um deserto.
Estamos “apenas” a falar do melhor ponta-de-lança do actual Sporting.
Hoje, podes falar nos golos que quiseres. Que eu falarei em médias de golos vs minutos jogados, onde Slimani é superior. E mesmo que não fosse… Slimani continua a ser o melhor ponta-de-lança do actual Sporting.
Isto são factos. E não é pelo Montero marcar 2 golos ao Espinho, aqui e acolá - enquanto Slimani está ao serviço da Selecção - que eu vou passar a pensar diferente.
Guerrinhas, ou que diz ali o gtony… Completamente a borrifar-me para isso. Eu gosto de ver o Sporting ganhar jogos e sei que com Slimani o Sporting está mais perto de ganhá-los. O resto para mim é paleio que apenas me cansa os olhos.
Essa conversa do não joga um, joga outro… É bonita. Não que me falte a esperança ou a gratidão a quem amanhã fizer o que tem de ser feito. Mas lá está… não vou deixar de achar que Slimani faz falta e vai fazer falta, apenas porque alguns acham que é choradinho ou pessimismo ou tretas em que não têm razão nenhuma.
Eu, ao contrário de alguns, gosto de ser coerente com as minhas ideias. E não de escrever as coisas apenas para parecer bem perante os fãs de x ou y. Não tenho ídolos, o meu ídolo é o Sporting. Sempre foi e sempre será.
Strikerr, o problema aqui é que do outro lado estará uma equipa e um (bom) treinador que também sabe ler o jogo, adaptar-se.
Os maiores méritos de Slimani ainda são esses: possuir características que muitas das melhores defesas e dos melhores treinadores não conseguem controlar ou contrariar. E não, isso não faz de Slimani um “jogador de Real Madrid”. Mas nem precisa.
Esta, para mim, é a chave. Espero que estrategicamente a equipa esteja preparada para o fazer. Porque é difícil que eles nos concedem espaço na área ou boas possibilidades de cabeceamento, mas se baralharmos as coisas, fizermos trocas posicionais… pode ser que os defesas deles se “percam” (não esquecer que Jardel é titular pela primeira vez esta época e Eliseu veio agora).
Será muito difícil, têm uma equipa experiente, com gente de grande qualidade e, ao contrário do que se diz, até têm crescido no meio-campo (Samaris está hoje 20x melhor que o que estava há 2/3 meses… e aí estava 20x melhor que quando chegou). Mas não é de todo impossível. Temos uma boa equipa. Parece-me que será um jogo de golos - pelo menos 2. A chave tem que ser saber segurar os momentos em que estivermos por cima e/ou saber reagir (com cabeça fria e com qualidade) aos momentos menos bons que teremos no jogo. Também dependerá da maturidade da equipa. Será um bom teste para a perceber. Mas não pode nunca ditar as análises sobre o trabalho que tem sido feito no Futebol profissional, que tem sido transversalmente (e repito: transversalmente) bom, e transversalmente cada vez melhor. O próprio Presidente, nesse aspecto, já deu o mote.
Sobre o Montero… acredito num belo jogo. Como para todos os jogadores ofensivos da equipa, não será fácil desmontar o reduto do benfica; mas acredito sinceramente que ajudará.
E espero que o Slimani regresse rápido. Vem aí primeiro um ciclo de 2 jogos onde a vitória é absolutamente imperativa, e depois um ciclo com jogos europeus à mistura: todas as boas soluções do plantel serão precisas. Vamos à “Guera”!