Pois não é claramente o meu caso
, eu meto vários IRS (trabalho numa empresa de contabilidade) e o que não falta são histórias dessas, hoje já recebi vários pedidos para meter o IRS o mais urgente possível, e o objetivo é esse mesmo, pagar férias, alguns ainda dão uma desculpa (dá logo para ver que é desculpa) para precisar com urgência do IRS, outros dizem logo para o que é. Isto apesar de referirmos sempre que no início pode haver erros e o sistema ainda não estar afinado… E o pincel que é para explicar porque vão receber menos/pagar mais? A história repete-se todos os anos.
Mas este ano é mesmo descarado ![]()
É só pensar no que receberam a mais de outubro a dezembro, por amor de Deus.
O ano passado também… Mas as perguntas são sempre as mesmas, e no fim como não perceberam nada: “Pois eles sabem é muito”.
Malta com uma certa idade eu ainda percebo quando me dão essa resposta, agora malta jovem…
Eu ainda estava com medo de pagar, vou receber menos 30€ que o ano passado
Tenho tido também o problema do acesso ao IRS automático, mas faço de uma outra forma e parece que funciona, em vez de escolherem directamente o IRS automático, escolhem todos os serviços, procuram o IRS automático aí, carregam e comigo deu certo! Não vou entregar já, vou receber 3.700€, mas isso é porque fui despedido o ano passado com a minha mulher, até deveria receber mais, mas como não tenho filhos e despesas suficientes, vou receber isso, mesmo assim é o maior valor que já vou receber de IRS! ![]()
Do ano passado para este ano são menos 750 euros a receber![]()
… isto de quem tem casa própria as prestações não entrar é completamente injusto
Se descontaste menos vais receber menos eu deixo lá os rins e vou buscar 120€.
Não entregues nos primeiros dias porque normalmente no o valor muda para mais (pelo menos para mim é sempre )
Estás a adiantar dinheiro ao estado, isso é que é injusto
Descontei mais até….mas recebi também mais. A indenização que recebi da empresa aumentou os valores . E sem filhos pior ainda
Achas que faça lá para que dia?
Espera uns dias, vai vendo todos os dias se o valor mexe
Se for automático não deve ter erros, mas eu esperava 1 semana, entregava na próxima 4 feira
A mim o ano passado subiu 1 x, há 2 anos subiu 2x
Ok vou fazer isso.sim é automático.e só acrescentar a incapacidade da minha mulher de resto nada mais
Este ano é a primeira vez que não vou submeter o IRS automático porque em 2025 abri uma conta na Trading 212 que funciona como fundo de emergência, então tenho de declarar os juros ganhos com saldo não investido. Por esse motivo tenho algumas questões que agradeço quem as puder esclarecer.
- Ao submeter o IRS automático iria receber cerca de 600€. Tendo feito manualmente e tendo declarado cerca de 7€ de mais valias não consegui fazer a simulação. Acham que irá variar muito dos 600€? Nestas circunstâncias vale a pena fazer englobamento?
- Como não consegui fazer a simulação acabei por submeter. O que significa exatamente isso? Será considerado o IRS final ou após análise da AT e de saber o novo valor a receber posso refazer o IRS e submeter novamente?
- Tendo já submetido, e caso dê para refazer novamente, existe a possibilidade de o valor a receber aumentar devido aos habituais enganos e problemas destes primeiros dias? Caso possa refazer e submeter novamente vale a pena esperar alguns dias/semanas a espera de um possivel ajuste e consequente aumento do reembolso?
É ires simulando uma x por dia e vês se mexe ou não, este ano até acho 4 feira curta , não tou a ver estarem a trabalhar na Páscoa para corrigir erros
Podes sempre fazer uma segunda declaração , normalmente eles dizem para não entregar nos primeiros 15 dias os manuais que é onde costumam haver erros. Eu tenho tido nos automáticos.
Quanto a contas lá fora, tens aqui pessoal que te informará melhor que eu, eu tenho contas lá fora e enviam dados para irs, todos os anos entrego automático, nunca fui chamado, mas tb mais valias nem.a 5€ chega, normalmente é dinheiro que junto para gastar nas férias ou outra coisa para não estourar o dinheiro
O meu já aumentou 4,73€…uma fortuna
Entretanto, está a pagamento o IUC até ao fim do mês.
Nem digas nada. São quase 300€ aqui
Entretanto em iOS chegou a atualização
Para quem tem contas no estrangeiro, nos outros anos, a AT demorou imenso a validar as declarações e atrasou os reembolsos. Uma dica, submetam a declaração sem as contas no estrangeiro, recebem o reembolso e depois submetem uma 2ª declaração, de substituição, para declarar as contas no estrangeiro. Depois a AT faz o encontro de valores, se tiverem a receber mais, recebem, se tiverem de devolver, pagam um DUC. Assim, é escusado esperar semanas para receberem reembolso (se demorar semanas, andam a prometer validar mais rápidos as declarações manuais).
Não usem o IRS automático. O IRS automático dava-me um X a receber mas eu fui ainda assim fazer manual para incluir o IRS Jovem e certificar-me que aquilo batia certo e afinal havia já uma diferença de quase 400 euros a mais para o IRS automático.
Não existindo divergências, e parece que não deve haver, o resto é uma diferença de cêntimos. Portanto “relax”.