tenho internet sem fios com tráfego limitado (relativamente baixo) e por isso costumo andar sempre a controlar a quantidade de dados transferidos… ora ontem á noite fui ver como estava a transferencia e tinha uma quantidade de dados transferidos muito superior (4 ou 5 vezes) ao que seria de esperar…
o youtube faz um trafego considerável, se viste mais videos que o costume pode ser isso. Se for wireless (como me deu a entender) e se não tiveres password configurada para acesso ao router também alguém pode estar a utilizar o acesso…
Que serviço de internet tens e tens configurada a opção de aviso por email quando chegas a determinado limite (se existe essa opção no teu operador, imagino que sim)? Se sim recebeste a mensagem?
é da tmn e avisam-me quando chega aos 90%… ainda nao recebi nada pois o mês começou agora mas por este andar nem consigo chegar a meio do mês… meio?.. nem um quarto…
como é que se vê que está a negrito?.. poderá ser alguma coisa que tenha a ver com a firewall?..
Eu não sou muito entendido, mas parece não ser o teu caso.EU trabalhei uns tempos nnuma operadora de internet a prestar apoio nos famigerados call centers e algumas vezes com routers sem fios as pessoas não protegiam com password o acesso ou seja o serviço ficava disponível para o prédio interiro porque a tecnologia é assim é com ondas rádio (penso que é assim).
COmo imagino que a tua seja com placa (não sei que serviços a TMN tem mais) não deves correr esse risco…
Já agora ou na tua área de clientes (se houver essa possibilidade) ou por contacto deverás poder ter acesso ao volume de trafego efectuado em cada ligação à internet, e se vires algum volume demasiado elevado e se te recordares do que fizeste em cada dia, poderás ter uma ideia do que aconteceu.
EDIT: Só agora reparei que não chegaste ao limite…
Aconteceu-me exatamente o mesmo.
Tb é da TMN.
Á uns meses atras,normalmente,pagava entre 7-10euros e em dois meses foram 55 e 38euros respectivamente.
Mas eu foi de andar e ver a NBA :mrgreen:
Agora voltou ao normal.
Normalmente poderá ser de ver vídeos no Youtube ou algo do género mas se dizes que não o fizeste terá de ser outra coisa.
Tens de controlar também as actualizações do teu antivírus e do Windows porque se estiverem configuradas para se instalarem automaticamente tu nem dás por elas e algumas têm tamanho considerável.
Atenção que não é só o downstream (informação que é recebida da Internet) que conta para os consumos. O Upstream (informação que é enviada para a Internet) também é contabilizado.
Nas férias do Verão também utilizava uma placa dessas aconteceu-me o mesmo. Reparei que a culpa era das constantes horas de conversação no grupo de msn aqui do Forúm. Tive que bloquear o grupo e as coisas voltaram ao normal.