Inteligência Artificial generativa - Modelos, plataformas, questões, ideias!

Porquê? Qual a intenção deles com isso?

Controlo, eu acho…

Porque está em risco a segurança global. É bastante óbvio…

Balelas… os sistemas de IA estao a ser completamente sobrestimados.

O risco e, como sempre, o da estupidificacao em massa pois pelo menos numa pesquisa do google temos sempre mais que uma opcao. O que sistemas como o ChatGPT e sucedaneos vao substituir sao tarefas repetitivas e sem grande valor acrescentado.

Sem querer ser xenofobo, o grande perigo do ChatGPT esta mais para os profissionais ‘qualificados’ da India que trabalham para empresas ocidentais…

1 Curtiu

What? :joy:

1 Curtiu

7 Curtiram

A desregulação dos limites que cada um, instituição, impõe no desenvolvimento da tecnologia é um risco de segurança gigante para o mundo. Num mundo em que tudo é conectado informaticamente… A IA pode ser uma arma, num futuro bem próximo para quem quiser fazer ciberterrorismo e, até, no mundo real.
O que o Musk, entre outros, dizem é bastante óbvio. Nem consigo entender sequer como é que desprezam este factor.
Não é o estado em que está essa ferramenta que lançaram ao mundo. É o estado em que pode ficar essa, ou outra, num futuro próximo e por quem será utilizada.

A OpenAI do ChatGPT tem potencial para assistir numa enorme panóplia de tarefas e tornar a vida humana mais facilitada, mas não é ainda uma verdadeira AI, quando muito, e parafraseando o que já vi escrito algures, trata-se de um “autocorrector” muito muito apurado.

(e sim, pode ser usado para fins menos nobres… mas essa utilizacão ainda tem mão humana por trás, ou seja, não é ainda uma verdadeira AI, mas sim uma simples ferramenta na mão de seres humanos)

4 Curtiram

Esse pânico é o novo Y2K… Ainda não estamos nesse nível. Também não estamos no nível dos carros se autoconduzirem e esse senhor também garantiu que sim.

Inteligência artificial é um nome um bocado misleading, a máquina não é inteligente, é apenas muito rápida a processar quantidades de informação absurdas e a identificar padrões e tendências nesse volume enorme que depois resultam numa resposta, que não é obviamente garantidamente correta.
Quanto mais específicos e ao detalhe formos a falar com a máquina, mais probabilidade existe da resposta ser correta.

Se é ou não perigoso, não tenho visto grandes indícios, exceto claro os deepfakes.
Agora o chatgpt? Perigoso em quê?

É uma excelente ferramenta para tarefas lógicas e objetivas, como é a programação.
Ainda ontem tinha um bug num pedaço de código e aquilo em segundos poupou-me o que podia ser praí uma hora atrás de um bug.

3 Curtiram

Yep, é um bom complemento do stackoverflow, por exemplo.

Tal como tu e o @Paracelsus dizem, isto não é AI de todo. É um algoritmo NLP aprimorado para cuspir informação

O car@lhinho é que é…

Bem mais inteligente que 99% dos lampiões. O que não abona muito em favor da IA, na verdade… Ainda assim…

4 Curtiram

Mais alguém com pipocas?

Pelos vistos, bastou uma startup chinesa (DeepSeek) para furar o balão do esquema manhoso que as techs de AI tinham engendrado (ah e tal que são precisos milhões de biliões de dólares para financiar a festa toda do desenvolvimento da AI e o camandro). 5-6 milhões de dolares acho que foi o que os chineses meteram para uma app que é praticamente tão boa como o ChatGPT.

Lá vai o fundraising para o galheiro :sweat_smile:, o Zuckerberg, Bezos e outros vão que começar a suar um bocadinho.

3 Curtiram

Sim, mas copiar é sempre mais barato

E pagar tostões a gajos que trabalham 14 horas por dia também xd

É claro que, como sempre, no mundo ocidental quando uma coisa gera algum buzz não falta gente a tentar disposta a enterrar dinheiro nisso, e obviamente se há quem esteja disposto a dar, vão aparecer muitos dispostos a receber.

Mas a concorrência com o mercado chinês vai sempre ser desleal, daí também a importância das sanções, ou em menos de nada os gajos dominam tudo.

2 Curtiram

Inteligência artificial chinesa no telemóvel? Quem não instala isso sei eu muito bem quem é! :grin:

1 Curtiu

O problema é que instalas nem que não queiras.

1 Curtiu

Como assim?

Acredito que sim, mas vão ter que andar de roda, directos aqui não vêm, eu não instalo isso.

Quando vier nativo ou como parte do sistema operativo, duvido que se consiga fugir.

1 Curtiu