Inspecção automóvel - dúvida

Peço desculpa à moderação se este não for o local correcto, mas penso que facilmente alguém irá esclarecer uma dúvida relativa a este assunto e por consequente o tópico poderá ser eliminado.

A minha namorada têm de ir este ano à primeira inspecção do seu veículo (ligeiro e 4 anos após a compra), só que ela pensava que a mesma realizava-se no mês da matrícula, desconhecendo que a mesma deveria ser feita até ao dia registado.

A data é 4 de Dezembro, mas ela só irá segunda-feira, dia 5, estando por isso sujeita a coima.

A dúvida é a seguinte: ela pagará efectivamente coima por esse atraso ao apresentar o veículo OU só caso seja mandada parar num auto-stop?

Na realidade, quais as consequências desse atraso?

Só pagas se a polícia te apanhar…

Pois a ideia que tenho é precisamente essa. Não existe qualquer problema tirando esse pequeno/grande pormenor, pois não?

Só os homens do pirilampo azul mandarem parar a donzela!

Como estou a estudar e trabalhar fora de Portugal - não neste momento -, só irei levar o meu veículo na próxima semana. A data foi ultrapassada na primeira metade de Novembro.

Não. A menos que batas com o carro, ou te batam em ti (neste caso no carro da tua namorada). Podes ter problemas com a seguradora nesse caso…

:arrow:

O que se tem de pagar durante o mês da matrícula, independentemente do dia, é o imposto - IUC.

Esse imposto é aquele que foi mencionado no mês passado, quando várias centenas de milhares de contribuintes receberam uma carta registada que os informava de uma multa de 15€?

Eu recebi essa carta.

Curiosidade: a multa datava 2008. :lol:

Por outras palavras, isso não é o “selo”?

Sim , é o que era o selo. Agora já não há selo, apenas um papel que imprimes no site das Finanças.

Ainda ontem o fui “buscar”… É que não pago nada :mrgreen: